UNIVIDA – UNIMED inova atendimento e cria academia para pacientes com doenças crônicas
Compartilhe:

Publicada em: 06/08/2019
Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA iniciou atividades em junho e já atende quase cem pacientes com atividades individualizadas.



Com o objetivo de oferecer um atendimento continuado em atividades físicas para pacientes com doenças crônicas, a equipe do Centro UNIMED de Qualidade de Vida - UNIVIDA, gerenciada pelo diretor de promoção e assistência à saúde da UNIMED Araraquara, Emerson Carlos, instalou nas dependências do Centro, uma academia para atender esse público e assim manter a qualidade de vida e bem estar desses clientes.

Segundo a coordenadora do programa de medicina preventiva do UNIVIDA, Renata Bortolossi, a Academia foi um projeto voltado a clientes com 40 anos ou mais com patologias crônicas como artroses, anormalidades da marcha, diabetes, hipertensão, complicações de cardiopatias, DPOC, fibromialgia, osteoporose, polineuromiopatia, postura anormal, hérnia de disco dentre outras. “O UNIVIDA atende as patologias acima e outras nas diversas atividades que temos na fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, além do Programa de Diabetes e Beneficiário Fragilizado aprovado pela Agência Nacional da Saúde – ANS” pontua Bortolossi.
A coordenadora do programa de medicina preventiva ressalta que tendo em vista a necessidade dos clientes com doenças crônicas, a academia foi criada para proporcionar a esse grupo, através da musculação/exercícios resistidos, a ativação do sistema cardiovascular, aumentando a oxigenação dos músculos e até a manutenção da densidade óssea, prevenindo doenças cardíacas e também controlando o diabetes, pressão arterial, dentre outras doenças.
A academia proporciona um acompanhamento diferenciado e individualizado de forma continua e em consonância com os tratamentos indicados pela equipe médica e fisioterapêutica do UNIVIDA, com o propósito de respeitar os limites de cada indivíduo, com foco em realizar os movimentos das tarefas de vida diária, fortalecimento muscular, estimulação da coordenação motora, equilíbrio e mobilidade, além da interação social e bem estar. “A musculação é uma excelente opção para manutenção da saúde e melhoria na qualidade de vida”, conta Bortolossi.
Estrutura
Em termos de formação de equipe a valorização de perfis diferentes dentro de um mesmo grupo pode ser bastante produtiva para o negócio, já que a inovação só aparece quando “faíscas” são estimuladas no convívio das pessoas.

Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: