Hospital São Paulo-Unimed Araraquara celebra o Setembro Amarelo com ações humanizadas
Compartilhe:

Publicada em: 28/09/2023
Rodas de conversas e distribuição de cartilhas com o tema fizeram parte da programação

O “Setembro Amarelo”, que propõe um diálogo em prevenção ao suicídio e outras questões que envolvem a saúde mental, foi destaque durante todo o mês

O Hospital São Paulo - Unimed Araraquara realizou, durante todo o mês, ações humanizadas relativas ao “Setembro Amarelo”, campanha que propõe um diálogo em prevenção ao suicídio e outras questões sobre saúde mental.

“Falar sobre essa campanha exige cuidados. E a equipe de Psicologia do hospital se colocou a disposição dos colaboradores caso sintam necessidade. O tema deste ano fala sobre essa busca por ajuda. Por isso trabalhamos com essa conscientização, a fim de reduzir estigmas e propiciar espaço para acolhimento e assim também melhorar o que ofertamos ao outro”, pontua a coordenadora de Psicologia Hospitalar Giuliana Bratti.

A ação feita no hospital contou com enfeites de girassóis na entrada do local e, no jardim da área de convivência, foram colocados painéis- entre eles um interativo para o colaborador incentivar os demais sob o tema ‘vale a pena viver’. A distribuição da cartilha “como ajudar?” e a “caixa do desabafo” - espaço para o colaborador falar sobre os seus sentimentos - somam-se às ações.

Ainda dentro da programação, foram feitas rodas de conversas nos setores internos do hospital com colaboradores da equipe da Psicologia Hospitalar. Também foram distribuídas balas decoradas com frases de incentivo e lacinhos amarelos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados por meio do auxílio de profissional. "Realizar ações e atividades com cunho humanizado é uma das preocupações constantes do Hospital São Paulo”, finaliza a enfermeira Rosana Giurizzato Durante, gerente assistencial do Hospital São Paulo - Unimed Araraquara.

Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: