Dia Mundial sem Tabaco: quero parar de fumar! Quais os primeiros passos?
Compartilhe:

Publicada em: 29/05/2024
Pneumologista da Unimed Araraquara, Dr. Flávio Arbex lista como dar início ao abandono do tabagismo.

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado no dia 31 de maio com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos à saúde associados ao tabagismo. Não é de hoje que os órgãos de saúde relatam os danos físicos e psicológicos do cigarro à saúde do ser humano. Embora a maioria dos fumantes já tenham enfrentado algum problema relacionado a ele, dar um fim neste hábito é uma tarefa extremamente difícil, cujo sucesso depende de uma série de esforços.

Segundo o pneumologista da Unimed Araraquara, Dr. Flávio Arbex, existem diversos caminhos para o início dessa missão. "O primeiro passo é você querer parar. Depois, você deve identificar hábitos que sejam gatilhos para você fumar, como tomar um cafezinho, acordar e fumar, ligar o computador e acender um cigarro. Isso são hábitos que podemos identificar e tentar tratar", comenta.

Além dessas observações, o especialista pondera. "Também é importante marcar uma data para parar de fumar, o dia D pra parar de fumar. Neste dia, a gente pode conversar e fazer orientações e até associar essa terapia com medicação e reposição de nicotina. Procure sempre um médico para te ajudar neste momento", recomenda.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. As mortes devido ao uso do tabaco atingiram a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil óbitos por dia.


Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: