^
Home > Notícias

Notícias Unimed


20/08/2019- GRUPO LEVA MUSICOTERAPIA PARA O HOSPITAL SÃO PAULO – UNIMED DE ARARAQUARA

Musicoterapia

Veja mais fotos

Apresentações são realizadas duas a três vezes por mês e têm o objetivo de dar aos pacientes, visitantes e colaboradores do HSP doses de conforto, bem-estar e emoção.


Há muito se sabe através de experiências científicas, que a música possui efeitos terapêuticos nas pessoas e, por conta disso, músicos da orquestra da Igreja Congregação Cristã de Araraquara fizeram uma parceria com a diretoria do Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara para se apresentarem voluntariamente, duas a três vezes por mês no hospital e, assim contribuir para o bem-estar de pacientes, visitantes e colaboradores.


O HSP é primeiro de Araraquara a receber esse trabalho voluntário, mas o grupo pretende expandir essas ações para outros hospitais e asilos da cidade. Stain fala que o período de permanência no hospital não é simples nem fácil, por isso levar música para o ambiente hospitalar pode promover conforto e alegria para colaboradores, acompanhantes e, principalmente pacientes. “O músico pode não receber por isso, mas ver um sorriso, uma lágrima, provocados pela música, com certeza, faz valer a pena”, ressalta.

O grupo já fez duas apresentações no Hospital São Paulo e a próxima será na quarta-feira (21), às 16h30. Os músicos apresentam um repertório sacro tocado a partir dos seguintes instrumentos: violoncelo, violino, viola de arco, flauta e clarinete. As apresentações tem duração de cerca de uma hora e os músicos visitam espaços em comum do hospital em que a música possa ecoar a todos.

A atual diretoria do hospital da Unimed de Araraquara aprovou prontamente o projeto da musicoterapia principalmente porque vai ao encontro da dinâmica adotada pelo Hospital São Paulo que preconiza o bem-estar e a qualidade do atendimento à saúde com procedimentos humanizados para melhorar a interação com o paciente.



19/08/2019- UNIMED de Araraquara participa da FACIMA 2019

FACIMA

Veja mais fotos

Os cinco dias da FACIMA – Feira Comercial e Industrial de Matão contou com a presença ativa da Unimed de Araraquara com um estande onde os visitantes puderam conhecer os serviços oferecidos pela cooperativa em Araraquara e região assim como adquirir planos de saúde com condições especiais de valores e carências.


Centenas de pessoas estiveram no estande da Unimed de Araraquara e, além de fechar negócios, receberam brindes. Além disso, a Unimed de Araraquara através da parceria com a Mastermed, disponibilizou uma unidade móvel com uma equipe de profissionais da saúde para assegurar atendimento de urgência e de emergência durante todos os dias da FACIMA.

A participação da Unimed de Araraquara na feira reforça sua marca de excelência em atendimento à saúde, o que torna a cooperativa uma referência em qualidade para toda a região. Segundo o presidente do Sincomércio, Antônio Geraldo Giannini, o Toninho, a participação de uma grande marca na FACIMA como é a Unimed é um meio de estreitar relações profissionais e institucionais com a população de uma forma mais direta e simples. “Para nós, a Unimed vem abrilhantar a feira e dar a oportunidade dos visitantes conhecerem os planos e condições para que possam participar dos seus planos através de uma equipe bastante competente na prospecção de clientes”, ressalta Toninho.

O objetivo da Unimed de Araraquara em participar da FACIMA é exatamente reiterar a importância da proximidade com a população, segundo o gestor de mercado da cooperativa, Rodrigo Marine. “A participação da Unimed Araraquara na FACIMA vem, mais uma vez, demostrar o quanto é forte os laços de parceria que tem com a cidade de Matão e com os clientes matonenses, isso porque Matão vem se tornando um polo comercial e industrial dentro de nossa região e queremos oferecer toda a nossa estrutura a população da cidade”, conclui Marine.



12/08/2019- Hospital São Paulo faz homenagem especial aos papais

Dia dos Pais

Veja mais fotos

A coordenadora do programa de medicina preventiva ressalta que tendo em vista a necessidade dos clientes com doenças crônicas, a academia foi criada para proporcionar a esse grupo, através da musculação/exercícios resistidos, a ativação do sistema cardiovascular, aumentando a oxigenação dos músculos e até a manutenção da densidade óssea, prevenindo doenças cardíacas e também controlando o diabetes, pressão arterial, dentre outras doenças.







06/08/2019- UNIVIDA – UNIMED inova atendimento e cria academia para pacientes com doenças crônicas

Academia

Veja mais fotos

Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA iniciou atividades em junho e já atende quase cem pacientes com atividades individualizadas.


Com o objetivo de oferecer um atendimento continuado em atividades físicas para pacientes com doenças crônicas, a equipe do Centro UNIMED de Qualidade de Vida - UNIVIDA, gerenciada pelo diretor de promoção e assistência à saúde da UNIMED Araraquara, Emerson Carlos, instalou nas dependências do Centro, uma academia para atender esse público e assim manter a qualidade de vida e bem estar desses clientes.


Segundo a coordenadora do programa de medicina preventiva do UNIVIDA, Renata Bortolossi, a Academia foi um projeto voltado a clientes com 40 anos ou mais com patologias crônicas como artroses, anormalidades da marcha, diabetes, hipertensão, complicações de cardiopatias, DPOC, fibromialgia, osteoporose, polineuromiopatia, postura anormal, hérnia de disco dentre outras. “O UNIVIDA atende as patologias acima e outras nas diversas atividades que temos na fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, além do Programa de Diabetes e Beneficiário Fragilizado aprovado pela Agência Nacional da Saúde – ANS” pontua Bortolossi.

A coordenadora do programa de medicina preventiva ressalta que tendo em vista a necessidade dos clientes com doenças crônicas, a academia foi criada para proporcionar a esse grupo, através da musculação/exercícios resistidos, a ativação do sistema cardiovascular, aumentando a oxigenação dos músculos e até a manutenção da densidade óssea, prevenindo doenças cardíacas e também controlando o diabetes, pressão arterial, dentre outras doenças.

A academia proporciona um acompanhamento diferenciado e individualizado de forma continua e em consonância com os tratamentos indicados pela equipe médica e fisioterapêutica do UNIVIDA, com o propósito de respeitar os limites de cada indivíduo, com foco em realizar os movimentos das tarefas de vida diária, fortalecimento muscular, estimulação da coordenação motora, equilíbrio e mobilidade, além da interação social e bem estar. “A musculação é uma excelente opção para manutenção da saúde e melhoria na qualidade de vida”, conta Bortolossi.

Estrutura

Em termos de formação de equipe a valorização de perfis diferentes dentro de um mesmo grupo pode ser bastante produtiva para o negócio, já que a inovação só aparece quando “faíscas” são estimuladas no convívio das pessoas.



05/08/2019- “No mês de julho, os pacientes do Hospital São Paulo que fizeram aniversário foram recebidos com muita festa.”

Aniversário HSP

Veja mais fotos

Esta ação busca acolher a todos e valorizar a data importante de cada um. Confira as fotos:














25/07/2019- UNIMED ARARAQUARA PROMOVE PALESTRA PARA EMPRESÁRIOS

Palestra Empresários

Veja mais fotos

Em comemoração aos 48 anos da cooperativa na cidade, a palestra de Waldez Ludwig pontua conceitos com visões diferentes para enfrentar os desafios do mercado.


A história mostra que em todos os momentos da trajetória humana houve obstáculos a serem transplantados e através dessa cronologia o palestrante Waldez Ludwig mostrou para um público de cerca de 450 empreendedores e empresários de Araraquara e região, nesta quarta-feira (24), no CEAR, como enfrentar o mercado atual. O evento foi realizado pela UNIMED Araraquara em comemoração aos 48 anos da cooperativa na cidade, com apoio da Mastermed e UNIMED Seguros. Segundo o presidente da UNIMED Araraquara, José Paulo Luz Lima, a proposta da cooperativa é exatamente manifestar para a comunidade o desejo de contribuir para que a economia local e regional sigam caminhos de pleno desenvolvimento. “Por isso a realização da palestra quer mostrar como a UNIMED Araraquara está em consonância com as demandas dos clientes e da realidade do país”, ressalta Luz Lima.


Sociedade atual

Numa sociedade em que a “midiocracia” impera, segundo Waldez Ludwig, ou seja, onde o mundo virtual mobiliza a atenção e a vida das pessoas, o desafio é tornar as empresas presentes no mercado. Waldez afirma que é preciso acompanhar os sinais que a sociedade produz.

A inovação é um desses sinais, mas Waldez ressalta que no Brasil o investimento é zero em inovação porque o conhecimento não é valorizado. “Para ter talento para inovar é preciso entender o mundo e criar obstáculos”.

Outro ponto destacado pelo palestrante é a necessidade pulsante para qualquer empreendedor ou empresário de conviver com os jovens. “Quem acabou com os vídeos, com os CDs foram os jovens. Eles sinalizam para onde devemos ir”, afirma.


Em termos de formação de equipe a valorização de perfis diferentes dentro de um mesmo grupo pode ser bastante produtiva para o negócio, já que a inovação só aparece quando “faíscas” são estimuladas no convívio das pessoas.

Durante uma hora e meia, Waldez Ludwig mobilizou a atenção do público e mostrou porque em 26 anos como consultor independente especialmente em temas ligados aos novos paradigmas tecnológicos, ações diferenciadas podem trazer melhor eficácia e eficiência para as empresas mesmo em momentos de incertezas.



22/07/2019- GAROTOS DO ESPAÇO CRIANÇA CRISTO REI SÃO CAMPEÕES NA CUP CARAGUATATUBA

Apoio

Veja mais fotos

Campeonato é a principal competição do ano para os garotos da ONG e a primeira que participam após receberem os novos uniformes da UNIMED Araraquara.


Após a incerteza gerada pelo furto dos uniformes que poderia deixar os garotos da ONG Espaço Criança Cristo Rei sem participar da 2ª. CUP Caraguatatuba, eles não só mobilizaram a UNIMED Araraquara, a jogadora da seleção brasileira de futebol feminino Bia e o médico Haroldo Petlik, a doarem os novos uniformes, como foram para o campeonato realizado de 14 a 20 de julho e, voltaram com o título de campeão.


As finais realizadas no sábado deram o primeiro lugar para a equipe sub 9 contra a cidade de Jacareí e o vice-campeonato para os meninos da sub 17 que jogaram contra o time do Paulista de Jundiaí, que disputa o campeonato estadual da categoria.


Segundo um dos gestores da ONG Cristo Rei, Luis Carlos Sechi Filho essas conquistas são a confirmação que os meninos merecem todo o incentivo recebido pelos parceiros que ajudaram as equipes a participar do campeonato que é o principal torneio do ano de futebol amador. “Só podemos agradecer imensamente aos parceiros que nos doaram os uniformes, entre eles a UNIMED porque sem esse incentivo não estaríamos hoje comemorando essa importante conquista dos meninos do Espaço Criança”.

Os atletas da ONG Espaço Criança Cristo Rei conquistaram também o título de artilheiro da competição na categoria sub9 com o Gabriel Bueno que fez quatro gols e de goleiro menos vazado com apenas um gol sofrido por Breno.

FRUTOS

Dois dos talentos revelados pela equipe campeã sub9 do Espaço Criança Cristo Rei, o volante Murilo Medeiros Suplício e o atacante Gabriel Henrique da Silva Bueno, foram convidados pela Sociedade Esportiva Palmeiras a fazer parte da equipe do clube na faixa etária dos nove anos.

O convite aconteceu logo no primeiro jogo da 2ª. CUP Caraguatatuba em que olheiros de clubes como Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Corinthians e Red Bull também manifestaram interesse pelos garotos. “Em comum acordo com as respectivas famílias e a ONG, os garotos irão treinar o próximo semestre no Palmeiras por uma questão de logística. Foi uma grande disputa entre os clubes”, finaliza Sechi Filho



15/07/2019- UNIMED ARARAQUARA DOA UNIFORMES PARA EQUIPES DE FUTEBOL DA ONG CRISTO REI

Uniformes

Veja mais fotos

Entrega foi realizada na véspera das equipes embarcarem para o principal do ano de futebol amador. Doação foi feita após uniformes oficiais serem furtados.


Após um fato triste e sem justificativa, quando na volta de um jogo preparatório em Batatais, as equipes de futebol da ONG Espaço Criança Cristo Rei tiveram os uniformes furtados, a solidariedade mobilizou segmentos da cidade e a UNIMED Araraquara se prontificou a doar os jogos de camisas para que as crianças e jovens dessa organização não governamental.


Segundo o gestor de mercado da UNIMED Araraquara, Rodrigo Marine, quando o furto foi divulgado, a atitude imediata foi de propor à diretoria da cooperativa o auxilio para a reposição dos uniformes para que o trabalho reconhecido da ONG seguisse seu curso. “Nós precisávamos ajudar porque a falta de uniformes não pode desfazer os sonhos das crianças e jovens atendidas pela ONG”, ressalta Marine.


Sonhos esses vividos e realizados pela jogadora da seleção brasileira de futebol feminino, Bia, que foi revelada pela Cristo Rei e, hoje mantêm uma ligação forte com a ONG a ponto de, ao saber da dificuldade criada pelo furto, também se propôs a doar parte dos uniformes utilizados pelas equipes de futebol.

Como a jogadora está na Coréia, os pais Aparecido Donizetti João e Maria José Senerato João estiveram na cerimônia de entrega dos novos uniformes, no último sábado (13), juntamente como representante da UNIMED Araraquara, Rodrigo Marine e o médico endocrinologista Haroldo Petlik, que também contribuiu para repor as camisas de treinos e de jogos das equipes de futebol amador da Cristo Rei.

Um dos gestores da ONG, Luis Carlos Sechi Filho reitera a importância da doação para as equipes. “É imensurável a gratidão a esses parceiros que ajudaram a recuperar os uniformes da Cristo Rei”.

Os uniformes já estão em uso. De 14 a 20 de julho, as equipes da Cristo Rei estão em competição na CUP Caraguatatuba de Futebol Amador, principal competição do ano para esses atletas. “Muitos observadores estarão lá de olho em novos talentos”, conta Sechi.

Na primeira edição da copa realizada no ano passado, o Espaço Criança Cristo Rei ficou em terceiro lugar. Este ano, segundo Sechi, a perspectiva é ser campeã. “Estamos muito estimulados a trazer este título”, finaliza.



11/07/2019- UNIVIDA É DESTAQUE EM VISITA DA UNIMED SÃO JOSÉ DO RIO PRETO À UNIMED ARARAQUARA

Visita

Veja mais fotos

Em junho equipe do intercâmbio da cooperativa de São José do Rio Preto esteve em Araraquara para mostrar e conhecer experiências desenvolvidas nas unidades.


Com o foco em aprimorar e dividir as experiências bem-sucedidas realizadas, representantes das equipes de relacionamento e intercâmbio da UNIMED São José do Rio Preto estiveram em visita à UNIMED Araraquara no mês de junho.


Durante a visita foram abordados os serviços oferecidos por ambas unidades da UNIMED. O representante da Unimed São José do Rio Preto falou sobre os serviços de excelência em Quimioterapia e Pronto Atendimento. Destacou também os serviços inovadores de Vacinação, Clínica Lar, que valoriza a assistência domiciliar de pacientes e Clínica Habitare, que visa a adoção de cuidados paliativos de pacientes terminais, além de programas como Medicina Preventiva e de apoio à gestantes.


Já os representantes da UNIMED Araraquara destacaram a experiência adquirida com o Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA e os programas de cuidados especializados oferecidos por esse importante serviço. Segundo Gabriel Lima dos Passos, do Intercâmbio UNIMED Araraquara, frente ao crescimento da concorrência, o relacionamento entre as Unimeds ainda é o melhor caminho para o fortalecimento da marca, por isso a troca de experiências e fortalecimento de parcerias e tão importante.



27/06/2019- CERTIFICAÇÃO DE EXCELÊNCIA REFORÇA UNIMED ARARAQUARA COMO REFERÊNCIA NO ESTADO EM ATENDIMENTO À SAÚDE

Visita

Veja mais fotos

Depois receber a ONA3, UNIMED Araraquara recebeu visitas das cooperativas de Itapetininga, Bauru e São Carlos para mostrar os fatores que garantiram o reconhecimento para a acreditação.


No fim de maio, uma equipe de profissionais da UNIMED Itapetininga esteve em Araraquara para conhecer os processos que levaram a Hospital São Paulo – UNIMED a receber no início daquele mês, certificação de excelência dado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA3 que garante o reconhecimento da qualidade dos processos de gestão, segurança do paciente e o comprometimento com a melhoria contínua no atendimento.


Essa foi a primeira de três visitas que o HSP recebeu após acreditação de nível 3 pela ONA. Em junho, equipes das UNIMEDs de Bauru e São Carlos também estiveram na cidade para conhecer e trocar experiência que possibilitem a conquista de qualidade e excelência no atendimento à saúde. Segundo a supervisora estratégica da UNIMED Araraquara, Gabriela Arnosti Neves, essa troca de informação é importante independentemente do grau do hospital ou do número de leitos. “A importância de receber esse tipo de visita é aproximar e facilitar o relacionamento entre as UNIMEDs, já que a UNIMED está sempre próxima à realidade do atendimento à saúde que o cliente almeja”, ressalta.


A supervisora estratégica da UNIMED Araraquara revela que cada uma das UNIMEDs visitantes tem um perfil. “A UNIMED Itapetininga tem nível 1 na ONA e a equipe priorizou conhecer a gestão de suprimentos do HSP, principalmente a dinâmica do funcionamento da farmácia e almoxarifado, já que o nosso processo está consolidado no nível 3”.


A UNIMED São Carlos também tem ONA1 e a equipe que visitou o HSP buscou informações sobre a farmácia e, também o SND – Serviço de Nutrição e Dietética, que agrega a cozinha propriamente dita e também a parte de nutrição clínica do hospital.


Já a equipe da UNIMED Bauru que possui o ONA3 e está em processo de nova certificação dentro normas atualizadas estabelecidas pela Organização Nacional de Acreditação veio até o HSP - UNIMED Araraquara para entender as expectativas do manual novo “Nós fomos uma das primeiras UNIMEDs a conseguir o nível 3 no manual novo, então podemos auxiliar outras unidades nesse processo”, finaliza Neves.



Veja mais notícias
18/06/2019- HSP – UNIMED Araraquara realiza segunda edição do Programa Postural de Tronco

Postural

Veja mais fotos

Ação busca melhorar a qualidade de vida dos funcionários do Hospital São Paulo através de avaliações corretas e estímulo a exercícios físicos.


Problemas como dores na coluna e sedentarismo entre os funcionários do Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara foram identificados pela fisioterapeuta do trabalho, Ligia Fernanda de Souza que, em consonância com a diretoria do hospital, iniciou no final de 2018, o Programa Postural de Tronco.


Em maio deste ano, o programa iniciou a segunda turma. Após o período de inscrições, os participantes são submetidos a avaliações de flexibilidade, de grau de simetria de tronco e de amplitude articular das pernas, de forma a identificar limitações a serem trabalhadas e, assim encaminhar cada individuo para turmas especificas. “Esses três testes da coluna são feitos no começo e no fim das atividades desenvolvidas pelo programa e, determinam o grau de flexibilidade de cada individuo e quais exercícios são indicados para desenvolver seu bem estar”, explica a fisioterapeuta do trabalho.


O Programa Postural do Trabalho tem encontros semanais em que os participantes podem usufruir de palestras, treinamentos, exercícios, alongamentos e muitas dicas de ergonomia para melhorar a postura. As atividades são realizadas na Sala de treinamento do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho do HSP.


Segundo Souza, com sessenta participantes, a segunda turma do programa tem o mesmo número da primeira e muitos resultados positivos a somar à iniciativa. “Temos muitos relatos de participantes da primeira edição que comprovam a redução das dores e também a adoção de um exercício físico na rotina dos participantes após o estímulo dado pelo programa, seja subir a escada ao invés de usar o elevador, ir trabalhar de bicicleta, passear com cachorro ou ainda, fazer uma caminhada”, ressalta.


A segunda turma irá encerrar as atividades no dia 16 de julho. O programa tem o apoio do Rádio Saudade de Matão, Max Titanium, Bola 1, HP Digitador Ergonomics, Fernanda Fritz, Elite, Conscience Pilates Estudio, OncoproSar, Habitus, Atma Yoga, Predilecta e TeddeWork.


O programa é aberto a todos os funcionários do Hospital São Paulo e dá prêmios aos participantes. Basta ficar atento ao período de inscrição informado pelos meios internos de comunicação do HSP- UNIMED Araraquara.



17/06/2019- UNIMED Araraquara participa da 1ª. Corrida e Caminhada da Oficina das Meninas

Oficina Meninas

Veja mais fotos

No último domingo, a Oficina das Meninas promoveu a 1ª. Corrida e Caminhada com o objetivo de divulgar o projeto para toda a sociedade de Araraquara e, também estimular a prática de atividades físicas. A UNIMED Araraquara patrocinou o evento que teve a participação de 300 pessoas na corrida de seis quilômetros e 100 pessoas na caminhada de três quilômetros.


A Oficina das Meninas é uma organização sem fins lucrativos, voltada a meninas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto existe há 15 anos e já atendeu 757 crianças e, atualmente acolhe 80 meninas de 6 a 17 anos com atividades complementares ao horário escolar. Outras informações sobre a organização estão disponíveis no site oficinasdasmeninas.org.br




13/06/2019- Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara faz treinamento com equipe para uso de bisturi elétrico

Eletrocirurgia

Veja mais fotos

Com o objetivo de orientar médicos e demais profissionais da saúde, o Hospital São Paulo - HSP – UNIMED Araraquara realizou no último dia 12, um treinamento para o uso do bisturi elétrico em cirurgias. A aula de eletrocirurgia foi ministrada pela representante da empresa fabricante do equipamento Medtronic - Vallylab e Wen, Sandra Ayzava que explicou os riscos que o equipamento pode apresentar quando não utilizado de forma correta.


Segundo Andréa Garcia, enfermeira de educação continuada do HSP, os profissionais devem atentar para o posicionamento do paciente durante o procedimento cirúrgico e qual o melhor local para colocação da placa adesiva de eletrocirurgia. “O principal risco em cirurgias com o uso do bisturi elétrico são as lesões por queimadura, a ideia é sempre reciclar, capacitar e conscientizar a equipe sobre a segurança do paciente”, comenta.



10/06/2019- SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA UNIMED ARARAQUARA TEM GRANDE PARTICIPAÇÃO

Semana Meio Ambiente

Veja mais fotos

Funcionários e clientes da cooperativa tiveram papel fundamental nas ações que promoveram desde distribuição de mudas até participação em palestras.


Durante a semana dedicada ao Meio Ambiente, o Hospital São Paulo - UNIMED Araraquara realizou uma série de atividades para conscientizar tanto funcionários como clientes sobre a importância da preservação do meio ambiente e de como ações conscientes podem colaborar para uma sociedade sustentável.


As ações organizadas pelo Comitê de Gestão Ambiental do Hospital São Paulo – HSP – UNIMED Araraquara teve espaço para a realização de palestras que reuniram cerca de 120 colaboradores. Os temas abordados em dois dias de programação foram “Cuidados com o descarte de Perfurocortantes” e “Consumo e descarte consciente”. As palestras foram realizadas na Sala de Treinamento do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho do HSP.


No dia 6, mil mudas foram distribuídas para funcionários do HSP e, também no Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA para clientes frequentadores das muitas atividades oferecidas no local.


O Comitê de Gestão Ambiental do HSP, formado por Leônidas Móri Junior, presidente e pelos demais membros Rosana Jurisato Zafalon, Maria Aparecida Soares, Doralice de Jesus Souza, Alessandro Souza, Fábio Laroca, Jusilene Santana e Arabela Maria, teve o apoio do Grupo Empresarial de Serviços (SPSP), Natura e Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara.


Do apoio da Natura surgiu uma sessão de beleza para funcionários do Hospital receberam na abertura da programação da semana no dia 4 e, durante toda a semana, os colaboradores puderam participar da brincadeira do Show do Milhão, em que um terminal de computador foi colocado em uma área comum a todos os funcionários do HSP, cerca de 250 participantes puderam responder perguntas relacionadas ao meio ambiente e concorrer a prêmios.



31/05/2019- HOSPITAL SÃO PAULO – UNIMED ARARAQUARA REALIZA TREINAMENTO PARA MELHORAR CUIDADO E CONFORTO DO PACIENTE

Veja mais fotos

Palestra realizada com os lideres de cada unidade tratou de salientar a importância do silêncio na recuperação das pessoas internadas no hospital.


A pneumologista e médica do sono Renata Ferlin Arbex foi a profissional responsável por realizar a palestra no dia 30 de maio sobre “ A Fisiologia do Sono e a recuperação clínica e cirúrgica do paciente”.


A exposição faz parte do treinamento de funcionários do Hospital São Paulo (HSP) – UNIMED Araraquara e tem o objetivo de melhorar as condições de qualidade e conforto no ambiente hospitalar durante o período de internação dos pacientes, principalmente explicando sobre a importância de fatores que colaboram como silencio, luz e funcionamento do intestino na fisiologia do corpo, reduzindo efeitos colaterais da falta deste, quando possível.


Segundo a enfermeira de educação continuada do HSP, Andreia Garcia, é preciso ressaltar para a equipe de profissionais do hospital a importância do sono e de reduzir os ruídos para melhorar o processo de recuperação do paciente. “É um processo de melhoria contínua em que o comportamento dos profissionais de saúde deve ser mantido dentro de padrões que geram conforto ao paciente e favoreçam a sua recuperação mais rapidamente”, explica Garcia.




31/05/2019- Unimed Araraquara recebe visita da Unimed Itapetininga

A Unimed Araraquara recebeu nesta quarta-feira (21) , a visita de profissionais da Unimed Itapetininga para uma visita técnica, com o objetivo de uma ação de Benchmarking para troca de conhecimentos e informações na busca das melhores práticas no cotidiano hospitalar.


Profissionais das áreas de TI, Suprimentos, Almoxarifado, Farmácia e Laboratório da Unimed visitante conhecerem como são realizados os processos destes departamentos no Hospital São Paulo – Unimed Araraquara, a fim de partilhar as boas práticas visando a melhoria de processos.


O supervisor de TI da Unimed Araraquara, Alessandro de Souza recebeu os visitantes nas instalações do Unilab para uma breve apresentação da cooperativa e seus serviços, além dos processos e ferramentas utilizadas para a melhoria continua que contribuem para a certificação do Hospital junto a acreditação da ONA – Organização Nacional de Acreditação.



Após a apresentação, os colaboradores da Unimed Itapetininga acompanharam Souza até o Hospital São Paulo onde foram recebidos pelos responsáveis das áreas em que os processos foram detalhados juntamente com melhorias implantadas.


O supervisor de TI do HSP ressaltou a importância da troca de informações, de ferramentas e formas de administração. “Compartilhar informações dos nossos processos internos revela que estamos adotando medidas corretas no gerenciamento das atividades do Hospital”, afirma.


A Coordenadora de Suprimentos da Unimed Itapetininga, Shirley Penezi juntamente com os colaboradores visitantes puderam trocar ideias e conhecimentos e agradeceram o acolhimento de toda a equipe do Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara durante toda a visita. “Foi muito produtivo para nós conhecermos os processos e as melhorias implantadas nas áreas visitadas. Os processos estão muito bem delineados”, finaliza Penezi.


30/05/2019- UTI ADULTO DO HOSPITAL SÃO PAULO – UNIMED ARARAQUARA RECEBE SELO DE QUALIDADE

Veja mais fotos

Reconhecido pela Associação de Medicina Intensiva, o selo Epimed Monitor certifica qualidade e o desempenho das UTIs por meio da avaliação de indicadores.


Pela primeira vez a Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital São Paulo – HSP – UNIMED Araraquara recebe o selo Epimed Monitor, reconhecido pela Associação de Medicina Intensiva, que certifica a qualidade e o desempenho realizados no setor que garantem a segurança do paciente.


Segundo o coordenador da UTI Adulto Yojiro Sato, a Epimed Monitor é sistema de gestão de informações clínicas, em que são atualizados e compartilhados os indicadores de desempenho e qualidade de serviços de atendimento à saúde, entre eles Unidades de Tratamento Intensivo – UTIs. “São utilizados indicadores comparativos entre unidades semelhantes em termos de quantidade de leitos, equipamentos e que também tenham o mesmo selo de acreditação dado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA”, explica.


No mês de maio, o Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara recebeu o selo de qualidade ONA3, o que confirmou o título de excelência para o hospital. “O selo de qualidade da Epimed Monitor foi apresentado durante o processo de avaliação do ONA no HSP e, também contribuiu como ponto forte para que o hospital recebesse a acreditação de excelência ONA 3”, explica Sato.



A UTI Adulto foi reconhecida pela qualidade e desempenho no mês de abril e a avaliação do Epimed Monitor refere-se aos resultados apresentados no ano de 2018. Entre os indicadores que justificaram o reconhecimento dado pela Associação de Medicina Intensiva por meio do selo de qualidade está o índice de risco do paciente ao entrar na UTI. Sato explica que existem os casos de óbitos esperados e aqueles que podem ser revertidos. “Esse índice de risco de pacientes encaminhados para a UTI deve ser inferior a 1 e a UTI adulto do Hospital São Paulo tem mantido essa taxa sempre abaixo, isso significa que a equipe tem utilizado todos os recursos disponíveis para estabilizar e tratar cada paciente”, conta o coordenador da UTI.


Sato afirma que o HSP- UNIMED Araraquara possui serviços como centro cirúrgico, hemodinâmica e principalmente mão de obra especializada com uma equipe multidisciplinar qualificada em que médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas entre outros contribuem para o processo de melhoria continua que o hospital estabelece. “O próximo passo para a equipe da UTI é conquistar o selo Top Performers da Epimed Monitor e para tanto vamos seguir o processo de melhoria constante do nosso atendimento”, finaliza.



29/05/2019- NO MÊS DAS MÃES, CORAL UNIMED / SICRED REALIZA APRESENTAÇÕES ESPECIAIS

Veja mais fotos

Pacientes e visitantes do Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara e idosos do Lar e Internato Otoniel de Camargo puderam acompanhar o coral regido pelo Maestro Moacir Carlos Jr.


Maio é um mês especial porque se comemora o dia das mães e para homenagear a data, o coral UNIMED / Sicred fez três apresentações com o objetivo de levar músicas e belas mensagens não só para as mães, mas também para todos aqueles que gostam de se encantar com números musicais e belas vozes.


A primeira apresentação foi realizada no dia 8 de maio pelos corredores do Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara direcionada a pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital. Segundo o maestro do coral, Moacir Carlos Jr, a proposta dessas apresentações é levar um pouco de conforto e beleza para pessoas que possam estar atravessando um momento difícil. “Nosso tratamento é diferenciado porque valoriza a beleza da música e leva um pouco de alegria para as pessoas”, reforça o maestro.


Já no dia 18, o coral fez uma apresentação do repertório formado por clássicos da cantora francesa Edith Piaf e também de outros da Música Popular Brasileira para os idosos do Lar e Internato Otoniel de Camargo. O maestro conta que foi muito gratificante ver a reação cheia de emoção dos internos. “Houve emoção dos dois lados tanto dos idosos quanto dos participantes do coral que estavam muito à vontade durante a apresentação”, comenta.



Festival de corais


Além de médicos que são expoentes em várias especialidades em Araraquara e região, outros pontos possibilitaram ao Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara alcançar a acreditação mais alta da ONA dentro do processo de melhoria contínua.


A festa chamada de Arte & Cultura no Progresso teve a duração de uma semana. No dia destinado à música houve um festival com apresentação de vários corais de Araraquara, entre eles estava o coral UNIMED/ Sicred, mas também o Musiarte, do maestro Luiz Piqueira; o Coral Espírita Kardecista “O Consolador”, sob a regência da Dona Nilza; o Coral UNIARA, do maestro Rogério Toledo; o Grupo Seresteiros, sob o comando de Kris Pires e; Encantar II, da professora Luciana Pires. “Foi uma ótima apresentação com um bom público que pôde conhecer a proposta de sempre levar uma mensagem positiva para todos”, finaliza Moacir Carlos Jr.



28/05/2019- HOSPITAL SÃO PAULO UNIMED ARARAQUARA RECEBE CERTIFICAÇÃO DE EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO À SAÚDE

Doaçao HSP

Veja mais fotos

Reconhecimento foi concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é responsável por desenvolver e gerenciar padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.


O Hospital São Paulo (HSP) – UNIMED Araraquara recebeu em maio a certificação de excelência em atendimento à saúde, após processo de avaliação realizado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em que procedimentos adotados pelo hospital foram avaliados e aprovados com o selo de qualidade ONA 3.


Segundo a supervisora estratégica da UNIMED Araraquara, Gabriela Arnosti Neves, esse selo significa que mais um passo importante foi dado em direção à manutenção contínua da qualidade do atendimento à saúde. “O processo de certificação do hospital iniciou-se em 2013 quando o HSP recebeu o selo ONA 1 com a aprovação da infraestrutura oferecida pela instituição. Em 2017 recebemos a acreditação ONA 2 após ser avaliado os processos adotados para garantir a segurança do paciente e, em 2019, o ONA 3 foi conquistado depois da comprovação do comprometimento do hospital e da atual diretoria em estabelecer o processo de melhoria contínua”, explica Neves.


Desde 1999, a ONA trabalha para que instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua).



O diretor hospitalar do HSP, Antônio Carlos Durante ressalta que o selo ONA3 é um acreditação que coloca o hospital em um patamar de qualidade referência na região, já que o Hospital São Paulo é o único que detém esse selo regionalmente. No entanto, também faz com que o processo de manutenção e desenvolvimento da melhoria contínua seja uma busca cotidiana nas atividades realizadas. “Dos 608 hospitais existentes no Estado de São Paulo apenas 56 possuem o selo ONA 3 e, um deles, a partir de agora, é o Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara”, completa


Pontos Fortes


Além de médicos que são expoentes em várias especialidades em Araraquara e região, outros pontos possibilitaram ao Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara alcançar a acreditação mais alta da ONA dentro do processo de melhoria contínua.


Um desses pontos foi a certificação para a realização do procedimento cardíaco inovador de Implante de Válvula Aórtica Percutâneo Transcateter – TAVI pela equipe de cardiologia intervencionista do HSP desde fevereiro deste ano. Com o TAVI, os pacientes com estenose da válvula aórtica, com moderado ou alto risco, considerados, por muitas vezes, casos inoperáveis, têm uma alternativa frente à cirurgia cardíaca de peito aberto, por ser uma opção menos invasiva e, com resultados muito bem fundamentados pela literatura específica.


Além disso, ações com a compra de um carrinho elétrico para humanizar e descontrair o trajeto de crianças do quarto até o centro cirúrgico e a parceria com o grupo Transformação para preparar a equipe do hospital para trabalhar com a perda gestacional e neonatal, foram destaques no processo de melhoria contínua adotada pelo Hospital São Paulo.


A supervisora estratégica da UNIMED Araraquara afirma que depois que o hospital adotou um processo de qualidade, esse nunca termina. “É um processo que não tem volta e a preocupação com a acreditação não é com o selo em si. A diretoria se preocupa como isso pode ser refletido em atender as expectativas dos pacientes”, finaliza.



22/05/2019- HOSPITAL SÃO PAULO – UNIMED ARARAQUARA PROMOVE SEMANA DA ENFERMAGEM

Semana Enfermagem

Veja mais fotos

Programação especial teve palestras, sensibilização à perdas gestacionais e neonatais e até curso de auto maquiagem.


A Semana do Profissional da Saúde, comemorada de 13 a 17 de maio no Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara, teve uma série de atividades para os funcionários.


No primeiro dia foi oferecido um café especial nos três períodos de troca de turnos, para receber os funcionários. No dia 14, foram realizadas as palestras com a nutricionista do Grupo Supley, Rafaela Peres sobre o uso adequado de suplementos alimentares e, também do psicoterapeuta Ricardo Dias, sobre Mindfulness – Atenção Plena.


Já no dia 15, o tema abordado pela psicóloga Janaína Lopes foi Síndrome de Burnout: Conhecer para Prevenir. No dia 16, os funcionários tiveram dois momentos de atividades. O primeiro pela manhã, foi com a palestra sobre alergia alimentar com as nutricionistas Patrícia Carrasco Catanoze e Gabriela Crepaldi Felicio e, à tarde foi o momento para sensibilizar todos os colaboradores de como acolher as mães que internam por perda gestacional e neonatal com o Grupo Transformação.


Para finalizar a programação especial a diretora da Mary Kay, Elisabete Schoubek realizou junto aos profissionais da saúde um curso de auto maquiagem.


Paralelamente às atividades de capacitação, os profissionais de saúde receberam homenagens dos coordenadores e médicos dos diversos setores do HSP com a mostra do reconhecimento do trabalho por eles realizado através da criação de murais com recados e fotos, além da distribuição de presentes.


O tema da semana de enfermagem escolhido deste ano foi “Sempre é tempo de celebrar a vida, a profissão e a qualidade de vida”. A coordenadora geral de enfermagem, Rosana Zafallon afirma que esta semana promoveu uma reflexão sobre o cuidar, tanto interior como do próximo. “Um corpo de enfermagem satisfeito com seu ambiente de trabalho, transmitirá naturalmente essa satisfação ao paciente, como diz Clemente Nobrega”, salienta.

O evento realizado pelo Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara teve o apoio da Mary Kay, do Grupo Transformação e, também do Grupo Supley.



21/05/2019- Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara recebe visita do Bispo da Diocese de São Carlos

Visita bispo

Veja mais fotos

Nesta quarta-feira (21), o Hospital São Paulo (HSP) – UNIMED Araraquara recebeu a visita do Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, em companhia do Pároco da Comunidade Nossa Senhora das Graças de Araraquara, Padre José Roberto e também da pastoral da visitação para visitar pacientes internados, com o objetivo de levar um pouco de fé, esperança e conforto, através da palavra de Deus.


Segundo a coordenadora geral de enfermagem do HSP, Rosana Zafallon, este trabalho realizado pela Comunidade Nossa Senhora das Graças é de extrema importância para o hospital. “É um momento de levar aos pacientes uma palavra amiga, de otimismo, fé e carinho”, ressalta. A coordenadora de enfermagem acompanhou a visita junto com a assistente social do hospital, Aparecida Soares




20/05/2019- UNIMED ARARAQUARA RENOVA PARCERIA COM AS ESCOLINHAS DE ESPORTES DA FUNDESPORT

Doaçao HSP

Veja mais fotos

Em cerimônia realizada no Paço Municipal o contrato foi renovado com a presença diretor-presidente da UNIMED, José Paulo Luz Lima.


A UNIMED Araraquara reforça o fato de fazer parte da comunidade da cidade e renova, mais uma vez, a parceria com o projeto das Escolinhas de Esportes da FUNDESPORT. A renovação da parceria aconteceu nesta quinta-feira (16), em cerimônia realizada no Paço Municipal com as presenças do prefeito Edinho Silva, do diretor presidente da UNIMED Araraquara, José Paulo Luz Lima, do diretor administrativo financeiro da Unimed, Carlos Fernando Camargo, do Gestor de Mercado Unimed, Rodrigo Marine, além do Secretário de Esportes Everson Miguel Inforsato, da Presidente Interina da Fundesport Milena Malheiros Pavanelli e de monitores e atletas do projeto.


Com a parceria, a UNIMED Araraquara fornece recursos para compra de material esportivo e uniformes bem como passes de ônibus para deslocamento para as crianças mais carentes que frequentam as atividades, além de atendimento de urgência e emergência durante o período da prática de atividades esportivas nas escolinhas.


Na cerimônia o diretor presidente da UNIMED Araraquara, José Paulo Luz Lima afirmou que a parceria com o projeto das escolinhas de esportes é, na verdade, um convite dado à UNIMED porque é um prazer fazer parte da iniciativa. “É um projeto social com um apego muito grande e a UNIMED sabe dos benefícios que traz para a cidade e, principalmente para a formação do caráter dos jovens”, ressalta Luz Lima


Já o prefeito municipal Edinho Silva reforçou que o patrocínio e a parceria com a UNIMED Araraquara são muito importantes e que as escolinhas formam a base das equipes da cidade em diversas modalidades. “A UNIMED é nossa parceria hoje no modelo de fazer gestão no esporte porque a gente prioriza o esporte como um instrumento de inclusão social e nós não teríamos um projeto como esse se não fosse a UNIMED Araraquara”, finaliza o prefeito.



17/05/2019- UTI INFANTIL DO HOSPITAL SÃO PAULO RECEBE POLVOS DE CROCHÊ DO GRUPO TRANSFORMAÇÃO

Doaçao HSP

Veja mais fotos

Brinquedo é utilizado para dar conforto e segurança para bebês recém-nascidos em tratamento na UTI. Técnica de humanização nasceu na Dinamarca.


O nascimento de um bebê prematuro normalmente representa a separação do recém-nascido da convivência da mãe para receber cuidados específicos na Unidade de Terapia Intensiva – UTI do hospital. A experiência que antes deixava o bebê solitário na UTI, no Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara, desde 2017, passou a ter uma companhia para o recém-nascido: o polvo de crochê.


Segundo a coordenadora da UTI Neonatal do HSP, Michelle Inowe Dutra, a adoção dessa técnica é algo muito importante para o bebê porque os tentáculos do polvo passam a representar para o recém-nascido, o cordão umbilical, elo que liga ele a mãe. “Com essa técnica de humanização o objetivo é proporcionar conforto e segurança para o recém-nascido durante todo o período que ficar na UTI, longe da mãe”, explica.


A utilização de polvos de crochê em UTIs Neonatais nasceu na Dinamarca e tem se expandido pelo mundo todo. No Hospital São Paulo, inicialmente, os polvos foram confeccionados pela coordenadora da UTI Neonatal juntamente com as funcionárias da unidade, mas após mais de dois anos de utilização, as doações de pessoas da comunidade e também de grupos de voluntários têm ajudado a prática a se manter constante no HSP.


No último dia 7, por exemplo, o grupo Transformação, formado por voluntárias que lutam pelo reconhecimento das perdas gestacionais e neonatais como um processo de luto, doou para a UTI Infantil, trinta polvos de crochê. “Essa foi a terceira doação do grupo para os recém-nascidos do HSP”, afirma Dutra.

As doações também são individuais. Na semana passada, a UTI Neonatal recebeu a doação voluntária de Célia Galvão. A aposentada faz polvos de crochê há quatro anos e já doou os brinquedos para a Maternidade Gota de Leite, Santa Casa, UPA do Santa Angelina e, também para a Maternidade de Havana, em Cuba. Segundo ela, quando alguém pede o polvo para uma criança próxima como netos, sobrinhos ou amigos, ela pede um novelo de linha para fazer dois polvos, um vai para doação. “Eu não faço para vender, faço porque adoro e tudo é com muito amor”, ressalta.


A coordenadora da UTI Neonatal explica que esses polvos são dados aos recém-nascidos na UTI Neonatal, após passarem por um processo de higienização e esterilização e, quando os bebês recebem alta, levam com eles o brinquedo que ajudou a manter o vinculo com a mãe durante o tratamento intensivo.


Os polvos são confeccionados com linhas de 100% algodão e a UTI Neonatal do HSP está aberta a doações.



13/05/2019- Unimed Araraquara realiza semana de higienização das mãos no hospital São Paulo

Carrinho

Veja mais fotos

Semana levou para funcionários do HSP a importância da higienização das mãos para manter o ambiente seguro, por meio de apresentação teatral, dinâmicas, treinamentos e ações práticas.


De 6 a 10 de maio foi realizada a Semana de Higienização das Mãos no Hospital São Paulo – HSP – UNIMED Araraquara, direcionada aos funcionários que tiveram a oportunidade de ter orientações para manter o ambiente seguro a colaboradores e clientes, através de mãos higienizadas adequadamente, de forma a colaborar para uma assistência segura e de qualidade.


A programação foi aberta com uma apresentação teatral “Prevenir é Viver” com música e arte baseada em um alerta sobre a importância da higienização das mãos, realizado por uma equipe do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo – SESCOOP.


A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HSP – SCIH, através do uso de uma caixa preta passou pelos diversos setores do Hospital para verificar e orientar qual a forma correta de higienizar as mãos.


A coordenadora do SCIH do HSP – UNIMED Araraquara, Jaqueline Alexandre explica que os participantes integraram uma dinâmica. “Os funcionários eram convidados a higienizar as mãos utilizando a técnica adequada e, em seguida, as mãos eram colocadas dentro da caixa preta para avaliação da eficácia da higienização. A semana foi realizada para comemorar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorada no dia 5 de maio.”

No dia 7, a enfermeira Vanessa Coelho da empresa Purell, chamou a atenção para a importância de uma lavagem correta das mãos e o uso do álcool gel, contando com a presença do Boneco Purell que interagiu com os funcionários pelos setores do hospital, mostrando a importância e a utilização do álcool gel

Nos dias 9 e 10, ocorreu o treinamento dos 5 Momentos de Higienização das mãos encerrando a semana.



13/05/2019- Atualização - Aplicativo Unimed Araraquara

Prezados Clientes,


Devido a uma alteração no link de dados e aumento da banda larga da Unimed Araraquara ,foi realizado uma atualização corretiva nos aplicativos de celular da Unimed Araraquara, para as plataformas Android e IOS.


A atualização é automática, porém caso ocorra algum problema no acesso, por favor realizem a atualização nas lojas da Apple Store para IOS e Google Play Store para Android.


Qualquer dúvida, por favor, entrar em contato conosco através do nosso SAC 0800 11 32 44.



24/04/2019- UNIMED ARARAQUARA APOIA EVENTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Carrinho

Veja mais fotos

No simpósio organizado pela equipe de Educação Especial da E.E Bento de Abreu, palestras e minicursos abordaram a temática


Com a percepção do crescimento de matrículas de alunos de Educação Especial, a equipe de educadores da Escola Estadual Bento de Abreu - EEBA, em Araraquara, organizou nos dias 23 e 24 de abril o II Simpósio de Educação Especial sobre o tema “Educação Inclusiva trilhando caminhos reais”.


Para tanto, a equipe organizadora contou com o apoio da UNIMED Araraquara, no fornecimento de coffee, pastas e canetas, além da Faculdade São Braz, Choco Kim Cestas Básicas, ATA Imobiliária, TECE – Tecnologia e Ciência Educacional Limitada, Farmácia Princípio Ativo, Mixx Acessórios e Folha da Cidade.


Com cerca de 200 participantes, o objetivo dos dois dias de evento foi discutir como a educação especial deve ser, de fato, inclusiva para tornar-se uma prática efetiva nas escolas e, também no convívio entre alunos e profissionais da educação.


Segundo a Alyne Cristine Domene Martins de Lima, professora da sala de recursos Todos Deficiência Intelectual e TEA ( Transtorno de Espectro Autista), todos os profissionais envolvidos no processo de inclusão devem se comprometer em assegurar condições para o desenvolvimento do aluno e sua interação. “A realização do II Simpósio de Educação Especial foi de grande importância para pensar a prática em sala de aula. A proposta este ano foi vivenciar a teoria abordada pelos palestrantes por meio das oficinas”, avalia.



18/04/2019- Unimed Araraquara recebe clientes no UNILAB

Carrinho

Veja mais fotos

Nesta quarta-feira (17), a equipe de Relacionamento Corporativo recebeu representantes de empresas para um café


O Café com Clientes é uma forma que a UNIMED Araraquara encontrou para mostrar aos clientes tudo o que a cooperativa oferece em termos de serviços e atendimentos de qualidade à saúde. Nesse sentido, no último dia 17, a equipe do Departamento de Relacionamento Corporativo e o gestor de mercado e intercâmbio, Rodrigo Marine receberam representantes das empresas IESA , UNIARA, Graciano , Associação dos Subtenentes e Sargentos, ARAPLAST, Hidrara, Maia Máquinas e Grupo Sadala para uma rápida apresentação sobre a UNIMED Araraquara e, depois um café para confraternizar.


O encontro foi realizado no UNILAB e os clientes puderam conhecer um pouco mais sobre as novidades da UNIMED Araraquara. Entre elas, o Plano Personal, um diferencial entre os serviços da cooperativa.



12/04/2019- Brincar como instrumento terapêutico chega sobre rodas no Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara

Carrinho

Veja mais fotos

Paciente de quatro anos é a primeira criança a usar o carrinho elétrico para ir até o centro cirúrgico.


Uma experiência pode se transformar em uma divertida aventura com os recursos corretos e, segundo profissionais da área de saúde, proporcionar a crianças um ambiente hospitalar lúdico faz com que os pequenos tenham momentos mais leves e menos traumáticos quando passam por um período pelo hospital. Pensando nisso, o Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara colocou à disposição dos pacientes infantis, um carrinho elétrico que pode ser usado pela criança no trajeto do quarto até o centro cirúrgico.


A novidade foi aprovada pela pequena Clara, de quatro anos, que foi a primeira paciente a experimentar a novidade. A mãe Patrícia Souza percebeu a diferença no comportamento da filha depois de ser convidada a dar uma voltinha pelo hospital. “Eu nem imaginava um carrinho assim. Foi uma boa experiência, me deixou um pouco mais tranquila, porque achei que a Clara deu uma aliviada. Ela estava bastante tensa e com medo, mas depois do carrinho, ela ficou mais tranquila”, afirma.

Segundo o diretor hospitalar da UNIMED Araraquara, Antônio Carlos Durante, a ideia é exatamente essa, humanizar. “Às vezes a criança chega triste, com medo, chora, então o carrinho tira esse estresse”, pontua.


Já a gerente da enfermagem do HSP, Rosana Aparecida Jurisato Zafallon conta que a proposta veio de alguns curso realizados com profissionais de vários países entre eles os Estados Unidos, onde se iniciou o uso do carrinho elétrico. No Brasil, atualmente, o carrinho já é utilizado em alguns hospitais, mas na região, o Hospital São Paulo é o primeiro. “A gente quer minimizar os traumas, trazer mais um aconchego para criança, através da redução da ansiedade provocada por estar em um lugar que ela não conhece, com pessoas que ela não convive”, explica.


A gerente de enfermagem reitera que essa proximidade dos brinquedos, dessa parte lúdica, além de diminuir a ansiedade da criança, diminui também a ansiedade da mãe e da equipe. “O ambiente se transforma tanto para a criança quanto para mãe e para a equipe e, é o que a gente quer. Trabalhar com essa humanização em todos os aspectos em toda a linha do cuidado”, finaliza.



03/04/2019- Momento mulher terá participaçao da Unimed Araraquara

Ação acontece na próxima quinta-feira (4) e o Parque Infantil receberá muitas atividades gratuitas

Quem quiser saber sobre amamentação terá a chance de ser atendido gratuitamente por uma profissional de enfermagem UNIMED Araraquara durante o evento Momento Mulher, na próxima quinta-feira (4) das 9h às 17h, no Parque Infantil.


Além de profissionais da saúde, o grupo Gorrinhos Solidários, formado por voluntários clientes, cooperados e funcionários da UNIMED Araraquara, estará no parque para mostrar o trabalho que realiza para confeccionar gorrinhos doados para recém-nascidos carentes da Maternidade Gota de Leite.


O Momento Mulher é um evento aberto ao público em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, fruto do projeto aprovado pela vereadora Juliana Damus. O evento está na 17ª. Edição e leva para o Parque Infantil, música, dança, orientações jurídicas na área de segurança, atendimentos de beleza, além de serviços de orientação e atendimento à saúde realizados por meio de parceiras com vários segmentos.



27/02/2019- Doe lã para o projeto Gorrinho Solidário

Gorrinho

Veja mais fotos

O projeto Gorrinho Solidário que reúne funcionários e clientes do Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA precisa da participação de mais voluntários seja com doação de tempo ou de novelos de lã.

A iniciativa além de promover a socialização dos voluntários participantes, confecciona gorrinhos doados aos recém-nascidos carentes da Maternidade de Gota de Leite. Durante o Verão UNIVIDA, por exemplo, no sábado (23), foi realizada mais uma doação de cerca de 300 gorrinhos para a maternidade.

Para doar, as pessoas podem levar unidades de lãs especiais e antialérgicas para bebês, de preferência linha Cisne – Bebê Confort e ou Super Bebê ao UNIVIDA – UNIMED Araraquara que fica no endereço Rua João Paulo I, 1.400 Jardim Higienópolis. Para participar do grupo ou outras informações através do telefone (16) 3303-1590.



26/02/2019- Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara recebe certificação para realizar procedimento cardíaco inovador no interior do Estado

Natal HSP

Veja mais fotos

Aprovação irá agilizar agendamentos para o Implante de Válvula Aórtica Percutâneo Transcateter – TAVI pela equipe de cardiologia intervencionista do HSP.

O mês de fevereiro foi muito importante para a equipe de cardiologia intervencionista do Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara. A partir de agora, pacientes com estenose (estreitamento) da válvula aórtica e que tenham perfil para se submeterem ao Implante de Válvula Aórtica Percutâneo Transcateter - TAVI poderão fazer o procedimento no Hospital São Paulo – HSP, em Araraquara, sem o monitoramento de equipes externas ao hospital.

A equipe de cardiologia intervencionista do HSP, formada pelos médicos João Orávio de Freitas Jr, Sérgio Luis Berti e Said Assaf Neto, faz esse procedimento desde final de 2017, no entanto, até este mês, havia a necessidade da supervisão de um profissional externo vindo de hospitais de referência na realização do TAVI como a Beneficência Portuguesa, Oswaldo Cruz, Sírio Libanês e Instituto do Coração de São Paulo.

Segundo a equipe de cardiologistas, esse treinamento faz parte do processo de certificação e, com essa conquista a cardiologia intervencionista do hospital passa a ser pioneira no interior do Estado de São Paulo em fazer o procedimento do TAVI.

A certificação reforça a alta capacidade da equipe de cardiologistas intervencionistas do hospital e mostra também o empenho da UNIMED Araraquara em oferecer aos associados, a cobertura de um procedimento que ainda não está credenciado na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, o que coloca a unidade da cooperativa em Araraquara à frente das outras UNIMEDs do Estado de São Paulo.

Indicação


Os pacientes com estenose da válvula aórtica, com moderado ou alto risco, por muitas vezes são considerados casos inoperáveis e o procedimento com o TAVI é a única alternativa para esses casos frente à cirurgia cardíaca de peito aberto, por ser uma opção menos invasiva e, com resultados muito bem fundamentados pela literatura específica.

O TAVI reduz o tempo de permanência do paciente no hospital porque é feito via femoral, por meio de uma pequena incisão na virilha, onde são introduzidos cateteres que dirigem a nova válvula até o local onde irá substituir a válvula nativa danificada. Desde o final de 2017 já foram realizados oito procedimentos de TAVI pela equipe de cardiologia intervencionista do HSP – UNIMED Araraquara.


17/12/2018- Natal no Hospital São Paulo - UNIMED Araraquara tem muita música, dança e contação de histórias

Natal HSP

Veja mais fotos

Programação foi realizada de 17 a 21 de dezembro. Atrações levaram bem-estar e alegria para adultos e crianças.

O Natal do Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara começou no dia 17 de dezembro com uma apresentação de ballet do grupo infantil do Clube Araraquarense dedicada às crianças internadas e adultos acompanhantes ou em visita. A apresentação foi no setor de pediatria do hospital.

Na sequencia, no dia 18, o Coral de Vozes UNIMED/Sicredi Araraquara percorreu os corredores do hospital para levar música de qualidade para as pessoas e funcionários presentes nas instalações.

Já no dia 20, foi a vez do Coral de Vozes da Igreja Ministério de Belém de Araraquara se apresentar a partir das 19 horas, também nos corredores do hospital. Antes, porém, às 15 horas, foi realizada uma apresentação teatral, nas dependências do HSP e às 16 horas, uma mostra de personagens infantis do Grupo Hahaha, na brinquedoteca.

Para finalizar, no dia 21, a programação reservou espaço para a Missa de Natal, no período da manhã, no SESMT – Sala de Treinamento e às 19 horas, para o encerramento das atividades com a Orquestra da Igreja Ministério de Belém de Araraquara, que também percorreu os corredores do hospital.


22/11/2018- UNIMED Araraquara promove ação de prevenção e tratamento da Diabetes no Novembro Azul

Profissionais do Centro UNIMED Qualidade de Vida – UNIVIDA farão evento público na Praça Santa Cruz, neste sábado, das 9 às 13horas

A diabetes é uma doença silenciosa e que, por vezes, é a causa de outros problemas de saúde que podem ser evitados quando esse fator de risco é diagnosticado precocemente. Segundo a coordenadora do programa de Medicina Preventiva do Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA, Renata Adriana Bortolossi, há muito o que falar sobre diabetes e, mesmo assim uma grande parcela da população ignora completamente o que é a doença e o que ela pode causar para o paciente diabético. “Por ser silenciosa, as pessoas não associam a diabetes a um problema de saúde. É possível conviver com a diabetes, mas é preciso tomar medidas para minimizar os efeitos da doença no organismo humano”, explica.

O diabetes, segundo Bortolossi, sabidamente causa problemas cardíacos e renais crônicos, por exemplo, além de provocar diminuição gradativa da sensibilidade nas extremidades do corpo como os pés que podem gerar ferimentos graves com sérios riscos de cicatrização.

Nesse sentido, o mês de novembro em que se comemora o Dia Mundial do Diabetes é um tempo de conscientizar as pessoas sobre o que é a diabetes, o que a doença, de fato, provoca no corpo humano e como manter uma vida saudável quando for diagnosticada a doença.

Prevenção e Tratamento


Uma das prioridades do Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA é atender aos pacientes diagnosticados com diabetes através do serviço de telemonitoramento. “A partir do conhecimento dos casos, os profissionais de saúde do UNIVIDA definem as diretrizes específicas de cada tratamento e esses pacientes são monitorados em períodos pré-definidos, levando-se em conta as condições de locomoção e de saúde dos atendidos”, conta a coordenadora do Medicina Preventiva.

Se houver casos em que há necessidade de atendimento domiciliar, haverá deslocamento regular de equipes até a residência do paciente. Já nos casos em que existe controle da doença, o acompanhamento pode ser feito por telefone e, também pode haver encaminhamento do paciente para atividades em outras especialidades disponíveis no UNIVIDA como atividade física.

Programação


No próximo sábado (24), das 9 às 13horas, na Praça da Santa Cruz, haverá uma grande ação com profissionais da UNIMED Araraquara para conscientizar as pessoas que a diabetes existe e é um problema de saúde que deve ser levado muito à sério. Entre as ações serão realizados testes de pé diabético que podem ajudar no diagnóstico da doença quando houver falta de sensibilidade nas extremidades. Essa ação será aberta ao público e realizada em parceria com a Droga Vem com aferição de pressão e teste de glicemia.


19/11/2018- Programa Felix da Unimed de Araraquara forma mais uma turma em parceria com o Lar Escola Redenção.

Projeto Felix

Veja mais fotos

Programa referendado pela FESP – Federação das Unimeds do Estado de São Paulo introduz crianças e jovens, atendidos pela unidade da instituição no Yolanda Ópice, à tecnologia da informação.

A manhã desta segunda (19) foi um momento especial para as crianças do Lar Escola Redenção do Yolanda Ópice porque receberam o certificado de conclusão do curso de introdução à tecnologia da informação, realizado na unidade em parceria com a UNIMED Araraquara.

Segundo o gestor estratégico da UNIMED Araraquara, Márcio Cocchieri Botelho, esse é um projeto da UNIMED FESP e tem o objetivo de cumprir o papel social e trabalhar junto à comunidade de forma a fortalecer a cidadania.

A parceria com o Lar Escola Redenção do Yolanda Ópice iniciou em 2011 e a UNIMED Araraquara, além de fornecer computadores para a unidade, também mantém os cursos com a cessão de um funcionário da área da TI da cooperativa para ministrar as aulas. “São formadas de uma a duas turmas por ano com essa parceria”, afirma o gestor estratégico da UNIMED Araraquara.

A coordenadora da unidade Maria do Rosário Camargo Sandretti fala da importância dessa parceria para o aprimoramento das crianças atendidas pela instituição. “O projeto com a UNIMED contribui para o crescimento pessoal, profissional e social da nossa criança, por isso ele é muito importante e ajuda muito a nossa instituição”.


Lar Escola Redenção


Com uma história de quarenta anos completados no último dia 29 de agosto, o Lar Escola Redenção possui três unidades em Araraquara. Uma no bairro São José, outra na Vila Xavier em parceria com o Corpo de Bombeiros e a localizada no Yolanda Ópice. Ao todo, a instituição atende a 150 crianças com alimentação e atividades educativas e formativas complementares ao período escolar

O Programa Felix em parceria com a UNIMED Araraquara beneficia as crianças atendidas pela unidade do Yolanda Ópice. Segundo o presidente da instituição Jorge Lorenzetti, a UNIMED não cuida apenas da saúde das pessoas, cuida também da saúde social, moral e cidadã por meio da manutenção do curso de informática que possibilita às crianças e jovens o conhecimento e uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho.


09/11/2018- UNIVIDA faz palestra para funcionários da Usina Santa Fé

Usina Santa Cruz

Veja mais fotos

Atividade faz parte do Programa de Medicina Preventiva do Centro UNIMED de Qualidade de Vida para tratamento e prevenção de doenças

Na sexta-feira (9), a equipe do Centro UNIMED de Qualidade de Vida –, UNIVIDA esteve na Usina Santa Fé para realizar uma palestra sobre alimentação saudável para funcionários e de familiares. A palestra foi dada pela nutricionista Flávia Martini Barbosa.

Segundo a coordenadora do Programa de Medicina Preventiva do UNIVIDA, Renata Adriana Bortolossi, o objetivo da palestra é orientar tanto funcionários quanto as esposas sobre como montar uma marmita saudável. “A maioria dos funcionários da usina leva marmita, então a ideia foi orientá-los sobre a escolha de alimentos que sejam saudáveis para compor as refeições”, conta.

Antes, porém, os presentes participaram de uma dinâmica em grupo com os educadores físicos Leonardo Sanioto Junior, Andrea Nascimento Concion e Lucas de Carlo. “Essa primeira atividade foi para descontrair fazendo com que os funcionários e parentes participassem de uma série de alongamentos”, explica Bortolossi.

Para finalizar as atividades depois da palestra, a equipe de profissionais da saúde do UNIVIDA realizou uma nova dinâmica em grupo para alertar sobre a necessidade de atividade física para a manutenção de uma boa saúde. Teve também sorteio de brindes para as esposas presentes.


A enfermeira do trabalho da Usina, Danila Diman ressalta que apesar do pouco tempo de trabalho realizado pelo educador físico, pela nutricionista e mais recentemente, pelo fisioterapeuta do UNIVIDA, as ações já mostram resultados positivos entre os funcionários. “Foi feita uma série de avaliações desses profissionais junto aos funcionários e na consulta de retorno com a nutricionista, por exemplo, alguns já emagreceram e, mais do que isso, estão dando importância para a mudança de hábito para ter uma boa saúde”, pontua.


Trabalho na Usina


Desde agosto, os funcionários da Usina Santa Fé, em Nova Europa, estão no Programa de Medicina Preventiva desenvolvido pelo Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA para atender clientes da UNIMED Araraquara. O programa iniciou os trabalhos com avaliações físicas de dois grupos específicos: os trabalhadores do armazém de açúcar, mecânica e motoristas..

Paralelamente às análises do educador físico, o programa de medicina preventiva também levou para Usina Santa Fé, o acompanhamento por nutricionista da rotina alimentar dos funcionários e, também de fisioterapia para análise dos setores e alívio das queixas de dores agudas.


09/11/2018- Grupo de mulheres voluntárias do UNIVIDA doa gorros para Maternidade Gota de Leite

Gorros

Veja mais fotos

Doação é feita para recém-nascidos carentes que precisam de aquecimento para manter a temperatura do corpo.

Na última segunda-feira (5), o grupo de mulheres voluntárias do Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA fez mais uma doação de gorros para os recém-nascidos carentes da Maternidade Gota de Leite. Foram entregues 534 gorros, duas mantas, três casaquinhos e um cobertor.

Essa doação é uma iniciativa das clientes e funcionárias da UNIMED Araraquara que se reúnem, periodicamente, para confraternizações e, com essa experiência, confeccionam peças que são doadas para os bebês nascidos na Gota de Leite.

Em junho, o grupo doou cerca de 600 gorros para os recém-nascidos. Em média, nasce na Maternidade Gota de Leite cerca de trezentas crianças por mês.

Valda Rocha - Prestadora de serviços de comunicação da ATMO Propaganda a serviço da UNIMED Araraquara - (16) 9 9167-9899/ 3374-1533



03/10/2018- Unimed Araraquara realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes

SIPAT 2018

Veja mais fotos

De 24 a 28 de setembro a Unimed Araraquara através da CIPA/ SESMT realizou a 17ª. Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT. Durante os dias de evento foram realizadas palestras sobre alergias e intolerâncias alimentares, tabagismo entre outros assuntos.

Além das palestras, os funcionários da Unimed puderam participar da feira de prevenção com atividades como aferição da pressão arterial e verificação do Índice de Massa Corporal – IMC, exposições de produtos de empresas parceiras e uma intervenção teatral chamada “Prevenir é Viver” promovida pela SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.

Os funcionários também puderam participar do Show do Milhão com perguntas voltadas a prevenção e cuidados, além de sorteio de brindes em todos os eventos aos participantes.

Entre empresas parceiras que apoiaram a 17ª. Semana Interna de Prevenção de Acidentes estão Sicredi, Herbalife, Box Araraquara, SPSP, Beep, Ergo Corp, Cetec, Mary Kay, DrogaVen, SESCOOP/SP e Special Dog.

Segundo a coordenadora da semana, a enfermeira Rosana Aparecida Jurisato Zafallon, a ideia da SIPAT é reiterar que todos devem levar uma vida vigilante. “Não se pode levar a vida no automático. Temos que tomar cuidado para garantir a própria segurança e também a do paciente, por isso é necessário nos conscientizar que temos que ser vigilante onde quer que estejamos. No trabalho, em casa, em todos os lugares”, finaliza.



30/09/2018- Dia Mundial do Coração reuniu centenas de pessoas no Parque Infantil em Araraquara

Dia Mundial do coração

Veja mais fotos

Evento realizado pela SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Drogaven e UNIMED Araraquara

Domingo foi dia de cuidar do coração em Araraquara. A SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo realizou, no Parque Infantil, uma ação de orientação da população sobre manobras em pacientes com suspeita de parada cardiorrespiratória que devem ser feitas enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU não chega ao local. A ação foi em comemoração ao Dia Mundial do Coração e teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Drogaven e UNIMED Araraquara.

O objetivo da atividade, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas, foi orientar a população sobre o que fazer enquanto o SAMU não chega já que existem dados alarmantes que revelam que acontecem cerca de 720 paradas cardíacas por dia no país e as pessoas em torno não estão devidamente preparadas para realizar os procedimentos iniciais. Segundo a coordenadora regional da SOCESP e cardiologista, Dra. Argenzia Mestria Bonfá, o evento teve a proposta de orientar a população porque as pessoas ficam desesperadas quanto presenciam essa suspeita de parada e, isso pode prejudicar o paciente.

O evento também contou com um telão onde foi exibido um vídeo com o Chefe do Centro de Treinamento de Emergência da SOCESP, Dr. Agnaldo Piscopo que mostra como atuar em casos de parada cardiorrespiratória e, profissionais da saúde, presentes no local, mostraram, na prática, através do uso de bonecos, como são as manobras que podem salvar a vida de alguém com parada cardiorrespiratória. Além dessas orientações, as pessoas que participaram do evento puderam fazer testes de glicemia e aferição de pressão com as equipes de estudantes da UNIARA.


28/09/2018- Unimed Araraquara realiza homenagem ao dia da secretária

Movimentese 2018

Veja mais fotos

Evento foi realizado em hotel da cidade e na programação teve palestra e um jantar comemorativo.

No último dia 28, o Departamento de Relacionamento com o Cooperado da UNIMED Araraquara organizou uma noite em homenagem às secretárias dos médicos cooperados. No evento, Realizado no Salão Nobre do Gran Hotel Morada do Sol, houve a palestra sobre “A Importância da Secretária no Funcionamento das Clínicas e dos Consultórios” com a palestrante Jeanete Herberg, especialista em Gestão de Negócios.

Na programação, além de jantar comemorativo, houve também sorteio de brindes para as secretárias presentes e muitas homenagens pelos serviços prestados por elas nas clínicas e consultórios de Araraquara. O evento foi realizado em parceria com a SICREDI.




27/09/2018- Parque Infantil terá ação de orientação para população de Treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar

Parque Infantil

Evento será realizado pela SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da UNIMED Araraquara.

No próximo domingo (30), das 8 às 13 horas, no Parque Infantil, a SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo irá realizar uma ação de orientação da população sobre quais manobras em pacientes com suspeita de parada cardiorrespiratória devem ser feitas enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU não chega ao local. A ação é em comemoração ao Dia Mundial do Coração e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da UNIMED Araraquara.


Segundo a coordenadora regional da SOCESP e cardiologista, Dra. Argenzia Mestria Bonfá, a ideia de orientar a população sobre o que fazer enquanto o SAMU não chega está baseado em dados alarmantes que revelam que acontecem cerca de 720 paradas cardíacas por dia no país. “A ideia é orientar a população sobre as manobras cardiorrespiratórias que devem ser realizadas enquanto o atendimento médico não chega, porque, as pessoas ficam desesperadas e isso pode prejudicar o paciente”, explica.


No dia do evento também haverá um telão onde irá passar um vídeo com o Chefe do Centro de Treinamento de Emergência da SOCESP, Dr. Agnaldo Piscopo que mostra como atuar em casos de parada cardiorrespiratória. Além do vídeo, profissionais da saúde estarão no Parque Infantil para mostrar, na prática, através do uso de bonecos, como são as manobras que podem salvar a vida de alguém com parada cardiorrespiratória.

Na oportunidade, equipes de estudantes da UNIARA estarão realizando testes de glicemia e aferição de pressão, com o apoio da DrogaVen/Unimed. O evento é aberto ao público.


20/09/2018- UNIMED ARARAQUARA ESTÁ NA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO, mês dedicado à prevenção do suicídio

A campanha informa os possíveis sinais e como ajudar pessoas com ideação de cometer suicídio.

O mês de setembro trouxe para o Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA a campanha Setembro Amarelo que visa informar a comunidade sobre os sinais e pessoas com riscos de cometer suicídio.


Com laços amarelos espalhados pelas instalações do UNIVIDA, além de um grande banner com informações relevantes sobre características das pessoas em risco de atentar contra a própria vida bem como formas de atuar junto a aquelas que estejam passando por essa situação.


Entre essas informações estão perfis que apresentam maiores riscos de tentativas de suicídio. São homens entre 15-35 anos, ou acima dos 65 anos; moradores de áreas urbanas; desempregados recentes; idosos ou aposentados; solteiros ou separados; portadores de doenças crônicas como HIV, Epilepsia, Câncer, Lesões Desfigurantes ou como problemas psiquiátricos graves entre outros.

A campanha também trabalha dicas de como abordar uma pessoa nesse risco como ouvir o que ela tem a dizer com calma, expressando respeito pelas suas opiniões e valores bem como demonstrando preocupação e afeto.

Segundo a coordenadora do UNIVIDA, Daniela Sanchez Alcalde dos Santos, essa campanha chama atenção para um problema de saúde pública que tem afetado muito nossa atual sociedade. "O Univida tem um compromisso com a promoção e prevenção à saúde, incluindo a saúde mental, com uma equipe qualificada na área da Psicologia, que sugeriu a ação e o movimento de informar nossos beneficiários e familiares e ajudar aos que possam ter a ideação de cometer suicídio"

A campanha Setembro Amarelo quer reforçar para a sociedade que as pessoas em risco de suicídio não estão fazendo drama, nem querem chamar atenção tampouco sentem falta de Deus ou estão fazendo frescura. São pessoas que precisam de acolhimento e auxílio para superar uma situação que para elas pode parecer, naquele momento, insuperáveis, então falar é a melhor solução.


12/09/2018- Unimed Araraquara facilita acesso a informações com novo aplicativo

Clientes podem baixar o aplicativo para ter no celular o conforto e a rapidez que a inovação oferece.

Serviços como guia médico, clínicas credenciadas, acompanhamento das autorizações entre outros estão disponíveis agora no seu celular através do aplicativo da Unimed Araraquara. Clientes tem acesso a essa inovação e por meio dela, a melhorias no atendimento.


Os usuários tem também possibilidade de usufruir de serviços como atualização cadastral, emissão de segunda via de boletos, consultas e links para ligações aos locais de atendimento e de urgência e emergência entre outros, no próprio celular de qualquer lugar e em qualquer hora. Em breve, poderão acessar resultados de exames realizados no Unilab e fazer agendamento on-line.


O aplicativo tem nas versões para celulares Android e Iphone. Baixe agora e facilite seu atendimento na Unimed Araraquara, porque no final das contas, não tem comparação.


10/09/2018- Semana Movimente-se da Unimed Araraquara estimula atividade física

Movimentese 2018

Veja mais fotos

De 10 a 15 de setembro a Unimed Araraquara realizou atividades internas e externas. Ação é realizada nas Unimeds da Federação Nordeste Paulista

A equipe do Centro Unimed de Qualidade de Vida – UNIVIDA da UNIMED Araraquara, de 10 a 15 de setembro, esteve envolvida numa intensa programação da Semana ”Movimente-se”, uma atividade organizada pela Federação Nordeste Paulista da UNIMED e seguida por 17 singulares.

As ações foram desenvolvidas através de aulas práticas e palestras com o objetivo de promover e estimular as atividades físicas para melhorar a qualidade de vida tanto para os funcionários da cooperativa, clientes dos programas do Univida e de algumas empresas clientes, como para o público em geral, em evento realizado no dia 15, no Parque Infantil. Segundo a coordenadora do programa de Medicina Preventiva do UNIVIDA, Renata Adriana Bortolossi, houve aula de alongamento, caminhada e Tai Chi Chuan. “O encerramento foi muito animado e agradecemos os participantes que sempre nos prestigiam com alegria e motivação, pois, além da prática de exercícios observamos a integração entre eles”, afirmou.

A coordenadora da Medicina Preventiva ressaltou também a participação dos funcionários nas atividades de 15min, pois, além de exercitar o físico, se divertiram aliviando o estresse do dia a dia e entenderam que atividade física pode ter uma característica leve e agradável. “É importante motivar as pessoas para prática da atividade física, sem falar do vínculo de amizades que se observa neste programa”.

A Semana Movimente-se tem como objetivo trabalhar o tripé que motiva os programas de Medicina Preventiva do UNIVIDA que são a atividade física, a nutrição e a psicologia.


12/09/2018- UNIMED ARARAQUARA – HOSPITAL SÃO PAULO REALIZA PALESTRA CONTRA A SEPSE

SEPSE

Veja mais fotos

O evento organizado em comemoração ao Dia Mundial da Sepse levou profissionais de saúde e público em geral a conhecer melhor esse problema de saúde pública.

No próximo dia 13 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Sepse e por conta da data a UNIMED ARARAQUARA, através do Hospital São Paulo, realiza durante toda a semana uma programação especial que visa conscientizar profissionais de saúde e público em geral sobre esse problema que é uma questão de saúde pública. Nesse sentido nesta segunda (10), no auditório lotado do Campus da UNIP Araraquara foi realizada a palestra, aberta ao público, “Importância da implementação do protocolo de sepse”, com a enfermeira Mariana Barbosa Monteiro, graduada pela Faculdade de Enfermagem e Pós-graduação em UTI do Hospital Israelita Albert Eisntein com MBA em controle de infecção pela FAMESP e pós-graduação em Ciências da Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Atualmente é enfermeira da empresa Allm.

Segundo a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH do Hospital São Paulo Unimed Araraquara, Jaqueline Alexandre, a palestrante tem vasta experiência em protocolos da sepse e cumpriu o objetivo ao realizar uma palestra em que o foco foi a conscientização sobre a doença e como combatê-la.

A sepse é uma resposta sistêmica a uma infecção capaz de causar disfunção em alguns órgãos humanos, por vezes, podendo levar a pessoa a morte. A UNIMED Araraquara – Hospital São Paulo já tem implantado desde fevereiro de 2017, o protocolo que sistematiza a assistência e o cuidado ao paciente de Sepse. “Este é o segundo ano em que o Hospital São Paulo realiza a semana de conscientização contra a sepse, mas é a primeira vez que é organizada uma palestra, aberta ao público, com o objetivo de levar mais informações sobre este problema de saúde pública”, revela a coordenadora do SCIH.

A semana segue com ações internas de orientação e reforço dos treinamentos dos funcionários nos diversos setores do Hospital São Paulo


05/09/2018- UNIMED Araraquara realiza Semana Movimente-se

Ação é realizada nas Unimeds da Federação Nordeste Paulista. Em Araraquara, no dia 15, a Unimed promove atividades no Parque Infantil, abertas a população.

De 10 a 15 de setembro, a UNIMED Araraquara realiza a Semana ”Movimente-se”, uma atividade organizada pela Federação Nordeste Paulista da UNIMED e seguida por 17 singulares


Em Araraquara, a semana tem atividades físicas destinadas ao público interno da UNIMED, mas também tem o foco na população em geral com evento realizado no próximo dia 15, no Parque Infantil, das 8h30 às 10h30.


Na programação terá alongamentos, caminhada ao redor do Parque Infantil e aula de Tai Chi Chuan, aferição de pressão e teste de glicemia. Todas as atividades com orientação de profissionais


Atividades internas


De 10 a 12 de Setembro, no Centro Unimed de Qualidade de Vida – Univida acontece aulas de atividade física, das 7h30 às 19horas. Já no dia 13, a semana reserva espaço para a palestra “Movimente-se” – A importância da atividade física para sua saúde, em três horários: às 9, 15 e 17h30 horas, no Univida.

No dia 14, as atividades serão realizadas por profissionais da saúde em empresas clientes e também em unidades da Unimed em Araraquara e Matão. Confira a programação:

Horário Local Profissional
8h Operadora Andréa Concion
8h Atendimento Prudente Leonardo Sanioto Jr
9h Gás Brasiliano Andréa Concion
10h Cast Lucia Monachesi
10h NAP Andréa Concion
10h Programa Especial Autismo Andréa Concion
10h30 Unilab Leonardo Sanioto Jr
11h Oncologia Leonardo Sanioto Jr
11h30 Capgemini Leonardo Sanioto Jr
13h Univida Andréa Concion
13h20 e 15h10 Univida Matão Leonardo Sanioto Jr

22/08/2018- Programa Parto Adequado do Hospital São Paulo - Unimed Araraquara é destaque no Conexão Saúde

Na última quarta-feira (22), aniversário de Araraquara, foi ao ar no Programa Conexão Saúde, da TV Cultura Paulista, a entrevista com o diretor hospitalar do Hospital São Paulo, Antônio Carlos Durante e com a gerente de enfermagem, Rosana Aparecida Jurisato Zafallon sobre o Programa Parto Adequado realizado pelo Hospital São Paulo – Unimed Araraquara em parceria com Agência Nacional de Saúde (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e também o IHI – Institute for Healthcare Improvement.
Confira a entrevista no link abaixo:


22/08/2018- UNIMED ARARAQUARA MARCA PRESENÇA NA FACIRA 2018

Cooperativa fará parte também da Feira Agro Comercial e Industrial de Matão- FACIMA com prestação de serviços e uma atração surpresa nos estandes.

De 21 a 26 de agosto, a UNIMED Araraquara estará presente na Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara – FACIRA 2018 com um estande em que os visitantes irão conhecer novos produtos como UNIMED PERSONAL e, também usufruir da participação dos profissionais do Centro Unimed de Qualidade de Vida – UNIVIDA, com a presença de equipes de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, enfermagem e atividade física. Todas essas áreas compõem os serviços prestados pela UNIMED tanto para a medicina preventiva quanto para tratamentos específicos dos clientes do plano de saúde.


Além de mostrar os novos produtos e os serviços prestados pela UNIMED Araraquara, o estande da cooperativa terá todos os dias uma atração surpresa reservada aos visitantes: a presença de um robô e seus movimentos característicos.


Os visitantes da FACIRA também terão a assistência com toda comodidade e segurança através do fraldário e do ambulatório montados na feira.


Em paralelo, a UNIMED Araraquara também estará presente de 23 a 27 de agosto, na FACIMA 2018. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer todos os benefícios de ser um cliente Unimed, além de se divertir com o robô.


A FACIRA acontece no CEAR Pavilhão em Araraquara e a FACIMA, no Conjunto Poliesportivo Décimo Chiozzini, em Matão. Unimed Araraquara. No final das contas, não tem comparação.



12/08/2018- Hospital São Paulo promove programação especial em homenagem aos pais

Dia dos Pais

Veja mais fotos

Além de apresentação do Coral de Vozes UNIMED/Sicredi, foi realizada exposição de fotos dos pais com os filhos recém-nascidos no mural do berçário.

Na semana em que se comemorou o Dia dos Pais, a UNIMED Araraquara realizou no Hospital São Paulo uma série de homenagens para valorizar a participação dos pais na vida dos filhos.


No dia 8, o Coral de Vozes UNIMED/Sicred percorreu os corredores do Hospital São Paulo levando um pouco de música e emoção para todos que estavam no local, visitantes e pacientes. Já no dia 9, foi a vez do Grupo Canto Novo, Voz e Violão, prestar a sua homenagem aos pais. No dia 10, houve uma missa pela manhã, na Sala de Treinamento de funcionários do Hospital São Paulo e no período noturno, nos corredores do hospital, o Grupo da Igreja Adventista da Promessa de Araraquara fez uma apresentação com orações cantadas para enriquecer a data comemorada no domingo.


De 6 a 12 de agosto, a programação reservou espaço para realizar uma exposição com fotos dos pais com os filhos recém-nascidos em mural colocado no berçário. Como um presente aos homenageados da data foi entregue a todos os pais uma cópia da fotografia escolhida para fazer parte da exposição.


Segundo a assistente social do Hospital São Paulo, Deise Alexandrina dos Santos, foi a primeira vez que foi realizada a exposição de fotos. “Os pais ficaram encantados e levaram para casa uma linda recordação do momento do nascimento do filho”, conta.



30/07/2018- Unimed Araraquara Participa da Campanha do Agasalho

Campanha Agasalho

Veja mais fotos

Arrecadação mobilizou profissionais da saúde, funcionários e clientes da cooperativa. As doações foram entregues para o Fundo Social de Solidariedade de Araraquara.

A Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara deste ano contou, mais uma vez, com a participação ativa da UNIMED Araraquara através das doações de funcionários, profissionais da saúde e clientes.


Nesta terça-feira (31), encerra-se a campanha na Unimed que teve postos de arrecadação instalados no prédio administrativo da operadora e, também no Hospital São Paulo, no UNIVIDA – Centro Unimed de Qualidade de Vida e a Unidade de Oncologia.


A Semana Mundial do Aleitamento Materno vai de 1º. a 8 de agosto e entre os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas está informar o modo como a amamentação está ligada à boa nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza, já que a aleitamento é uma maneira barata de alimentar crianças e contribui para a redução da pobreza.



30/07/2018- UNIMED Araraquara participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Entrevista amamentação

Veja mais fotos

O programa UNIVERSO MAIS da TV Cultura Paulista abriu espaço para a pediatra Rosana Smirne falar sobre a amamentação e tirar dúvidas de telespectadores.

Nesta segunda-feira (30), o programa Universo Mais, da TV Cultura Paulista foi dedicado à Semana Mundial de Aleitamento Materno cujo tema deste ano é “A Base da Vida”. A convidada do programa foi a pediatra Rosana Smirne que falou da importância do aleitamento tanto para a criança quanto para a mãe.


Dúvidas como fissuras nos seios, pouco leite entre outros assuntos foram tratados durante a entrevista com a especialista que recomendou que a mãe sempre opte por um acompanhamento regular profissional, principalmente para auxilio na melhor maneira do bebê pegar o bico do seio durante as mamadas. “A pega correta evita problemas, inclusive como as rachaduras das mamas, mas é preciso aprender qual é a forma que o bebê deve mamar”, explica.


Rosana Smirne também ressaltou a importância do leite materno na composição física e mental do bebê além da qualidade essencial que ele tem para uma boa saúde. “O leite materno tem o que o bebê precisa para crescer saudável e o sabor é diferente a cada mamada como se tivesse o café da manhã, o almoço e o jantar”, conta.


A especialista falou ainda do importante trabalho realizado pelo UNIVIDA através do projeto Vida Nova em que uma equipe multidisciplinar acompanha e orienta as gestantes e mães de primeira viagem durante todo o processo da maternidade. Outras informações pelo telefone (16) 3303-1590.


A Semana Mundial do Aleitamento Materno vai de 1º. a 8 de agosto e entre os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas está informar o modo como a amamentação está ligada à boa nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza, já que a aleitamento é uma maneira barata de alimentar crianças e contribui para a redução da pobreza.



26/07/2018- Especialista da UNIMED Araraquara fala sobre Campanha Julho Amarelo

Campanha Julho Amarelo

Veja mais fotos

Entrevista foi realizada no programa UNIVERSO MAIS DA TV Cultura Paulista e destacou os benefícios de fazer o diagnóstico precoce da hepatite B e C.

Nesta quinta-feira (26), o programa Universo Mais, da TV Cultura Paulista recebeu a médica credenciada pela UNIMED Araraquara, Luciana Schraiber, especialista em Gastroentorologia, Hepatologia e Endoscopia Digestiva para falar a importância do diagnóstico precoce da hepatite B e C.


A entrevista abordou a campanha lançada pelo Ministério da Saúde chamada Julho Amarelo que destaca a necessidade de diagnosticar a hepatite o mais cedo possível para encaminhamento para tratamento.


Segundo Luciana Schraiber, existem testes rápidos disponíveis na rede pública para o diagnóstico da hepatite. A especialista explicou que são três tipos de hepatite viral. A hepatite A atinge crianças em idade escolar e depois do tratamento correto tem cura Já as hepatites B e C são transmitidas através de sangue e de relações sexuais. No caso da hepatite C existe tratamento e o paciente, dependendo do caso, pode ser curado da doença. No entanto na hepatite B, o tratamento pode controlar a doença mas a cura é efetiva é improvável.


Com relação aos números, a médica pontuou que na região Sudeste recebe uma quantidade considerável de tratamentos e, por conta disso os números estão diminuindo, porém a hepatologista alertou para a necessidade de prevenção da hepatite com uso de preservativos nas relações sexuais e uso de seringas e outros materiais descartáveis.




25/07/2018- UNIMED Araraquara oferece Café para Clientes

Café com cliente

Veja mais fotos

Nesta quarta-feira (25), a equipe de Relacionamento Corporativo recebeu representantes de empresas para mostrar o que a UNIMED oferece aos clientes.

Desde o ano passado, representantes das empresas clientes da UNIMED Araraquara são convidados a conhecer o que a cooperativa oferece em termos de qualidade no atendimento à saúde. Nesta quarta-feira (25), foi a vez das empresas Epema, ZF, Embraer, Uniodonto, Graciano, Araplast e IESA serem recebidas pela equipe do Departamento de Relacionamento Corporativo e pelo gestor de mercado e intercâmbio, Rodrigo Marine.


Esse é o quinto Café com Clientes realizado pela UNIMED Araraquara. Segundo a coordenadora da equipe do Departamento de Relacionamento Corporativo, Maria Antônia Campilho de Godoy, o objetivo é exatamente mostrar aos clientes o que a UNIMED tem de melhor. “Mostramos o que a UNIMED tem de inovação e aproximamos o cliente do que a cooperativa oferece em termos de qualidade nos serviços”, explica.


O próximo Café com Clientes será realizado em setembro já que em agosto toda a equipe da UNIMED Araraquara irá participar, nos dias 21 a 26, da Feira Agro Comercial e Industrial da região de Araraquara - Facira 2018 e, também da Feira Comercial e Industrial de Matão – FACIMA, entre os dias 23 e 27. Nos eventos, a UNIMED Araraquara terá stands onde serão lançados novos produtos e o público também poderá conhecer todos os serviços oferecidos pela UNIMED quando o assunto é assistência à saúde em Araraquara, Matão e região.



13/07/2018- Unimed Araraquara renova contrato com as escolinhas de esportes da FUNDESPORT

Escolinhas de esportes da FUNDESPORT

Veja mais fotos

Cerimônia foi realizada no último dia 13 no Centro Internacional de Convenção com a presença do diretor-presidente da UNIMED, José Paulo Luz Lima.

No último dia 13, cerca de seis mil crianças e adolescentes que participam de dezesseis modalidades esportivas oferecidas pelas escolinhas de esportes da FUNDESPORT espalhadas por Araraquara receberam, mais uma vez, o apoio da UNIMED Araraquara. O projeto recebe auxilio no fornecimento de recursos para compra de material esportivo e uniformes bem como passes de ônibus para deslocamento para as crianças mais carentes que frequentam as atividades além de atendimento de urgência e emergência durante o período da prática de atividades esportivas nas escolinhas.


Na cerimônia o diretor presidente da UNIMED Araraquara, José Paulo Luz Lima afirmou que acredita nas Escolinhas de Esportes. “A Unimed tem responsabilidade social e investe na cidade. Acreditamos na juventude de Araraquara. Trabalhando assim, estamos utilizando o jovem para uma atividade útil, produtiva, e estamos ajudando eles a serem cidadãos melhores E a Unimed é uma empresa de Araraquara”.


Desde 2000, a UNIMED Araraquara contribui para o desenvolvimento de futuros atletas em Araraquara com a parceria com as escolinhas de esportes.

Já o prefeito municipal Edinho Silva ressaltou que o patrocínio e a parceria com a UNIMED Araraquara são muito importantes. “Fica a minha gratidão à Unimed. As Escolinhas são um projeto que tem um impacto social essencial e que se interliga com ações de Educação, Saúde e Assistência Social. Com novos monitores contratados por concurso, vamos trabalhar para que as Escolinhas cheguem a todos os cantos da cidade”, ressaltou o prefeito.



20/06/2018- UNIMED Araraquara oferece café com cliente em Matão

Café com Cliente

Veja mais fotos

Evento foi realizado na Sociedade Recreativa Matonense – SOREMA e teve a participação de várias empresas e associações da cidade.

Na manhã desta quarta-feira (20), a equipe de Relacionamento Corporativo juntamente com o Gestor de Mercado e Intercâmbio da UNIMED Araraquara, Rodrigo Marine estiveram em Matão para oferecer um café para clientes como Sorema, Sindicato do Comércio Varejista de Matão, Brasilux, Bussola, Citrolife, Agrivito, Elite, Auditec e Bambozi.


O evento foi realizado na sede da SOREMA e teve o objetivo de aproximar a equipe da UNIMED Araraquara dos clientes de forma a ouvir possíveis sugestões e demandas de maneira direta sempre buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados.


Segundo Marine, mais uma vez o café foi uma oportunidade detrocar experiências e expor novidades que a UNIMED oferece. “É sempre importante estarmos juntos aos nossos clientes para acompanhar seus anseios e necessidades para que possamos construir novos caminhos quando o assunto é saúde”, finaliza.


Fonte:Unimed Araraquara


16/06/2018- HOSPITAL SÃO PAULO – UNIMED Araraquara faz parceria com Albert Einstein para redução de cesáreas


Parto Adequado

Veja mais fotos

Projeto Parto Adequado conta com o apoio do IHI - Institute for Healthcare Improvement e a Agência Nacional da Saúde – ANS.

Desde o início deste século, a medicina obstetrícia passou a conviver mais intensamente com o conceito de parto humanizado, contudo há cerca de três anos essa definição passou por reformulações e alguns segmentos da área da saúde adotaram um novo conceito em termos de parto normal: o conceito de parto adequado. Entre esses segmentos está o Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara que aderiu ao projeto Parto Adequado que envolve a Agência Nacional de Saúde (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e também o IHI – Institute for Healthcare Improvement em uma iniciativa que busca identificar modelos de ações que contribuam para a redução de cesáreas desnecessárias entre as instituições participantes.


Nesse sentido, foi instalado no Hospital São Paulo – Unimed Araraquara uma Sala PPP – Pré-Parto e Pós que contêm todos os equipamentos para favorecer o parto adequado, contando com equipe de enfermeiros obstetras 24 horas. A enfermeira obstetra do Hospital, Laura Emilia Franco Ribeiro conta que a sala foi criada justamente pra isso. “Então é uma sala privativa, onde a gestante tem direito de ficar aqui juntamente com o acompanhante e também existem vários métodos para alívio de dor não farmacológicos.”


O médico obstetra Antônio Carlos Durante, diretor hospitalar do Hospital São Paulo, fala de um problema que persiste no Brasil: o número de cesáreas realizadas é bem maior do que o de parto normal. “Existem uma série de nuances que precisam ser mudadas no país. Desde o conceito do parto normal adequado e não a qualquer custo, suas indicações baseadas em evidências científicas e valorização econômica do trabalho realizado pelos profissionais”, ressalta.


Serviço


O Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara oferece às futuras mães uma ótima oportunidade para conhecer toda a estrutura à disposição delas antes de entrarem em trabalho de parto. São visitas guiadas em que a gestante poderá conhecer as instalações físicas do hospital, inclusive a Sala PPP, além da equipe de profissionais. Basta agendar a visita através da assistente social no telefone (16) 3303-3900.

Há também o curso Programa Vida Nova Gestante que aborda vários temas com a participação de médicos, enfermeiros, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e nutricionista. O curso é oferecido pelo UNIVIDA, basta entrar em contato através do telefone (16) 3303-1590 ou comparecer no endereço Rua João Paulo I, 1.400 - Jardim Higienópolis – Araraquara.


Fonte:Unimed Araraquara


15/06/2018- Mulheres da Medicina Preventiva do UNIVIDA doam gorros de lã para bebês da FunGota

Doação FunGota

Veja mais fotos

Grupo confeccionou mais de seiscentos gorros para serem usados pelos recém-nascidos da maternidade.

O resultado da união de cerca de vinte mulheres que frequentam as atividades oferecidas pela Medicina Preventiva do UNIVIDA – Centro UNIMED de Qualidade de Vida Araraquara pôde ser visto nesta sexta-feira (15), quando parte do grupo esteve na Maternidade Gota de Leite para entregar mais de seiscentos gorrinhos para aquecer os recém-nascidos no hospital.


Segundo Ester Vaz, uma das voluntárias do grupo, nada mais gratificante do que doar esse tempo para a Gota ou qualquer outra entidade que necessite de auxilio. “Eu sou professora de crochê e quando o pessoal do UNIVIDA me perguntou se eu podia ajudar, não tive dúvida”, afirma.


Para as voluntárias, o UNIVIDA é um lugar de socialização e bem-estar que promove trocas de experiências e boa convivência nos encontros semanais durante aulas de ginástica bem como nas reuniões de dois em dois meses em que as mulheres realizam um café da tarde para se confraternizarem. Desse relacionamento harmonioso surgiu a possibilidade de fazer algo pelo próximo através da confecção de gorros de lã para recém-nascidos.


Emanuelle Laurenti, diretora técnica da FunGota, a maternidade só tem a agradecer pela parceria. “As pessoas doam seu tempo e os recém-nascidos recebem um gorrinho para ficarem aquecidos já que manter a temperatura de um bebê é de extrema importância nos primeiros dias de vida”, ressalta.


“Essas mulheres cuidam da saúde e não da doença dentro da Medicina Preventiva do UNIVIDA e esse bem–estar gera um movimento de união e solidariedade que faz bem para todo mundo”, revela o educador físico Leonardo Sanioto

Há cerca de um ano de atividade essa foi a quarta vez que o grupo de mulheres doou gorros para Maternidade Gota de Leite. No total já foram doados mais de duas mil peças. O material para a confecção dos gorros é doado por médicos e demais pessoas que colaboram com a iniciativa.


Fonte:Unimed Araraquara


08/06/2018- UNIMED ARARAQUARA PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Semana do Meio Ambiente

Veja mais fotos

Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, a UNIMED Araraquara fez palestras e distribuiu muda de árvores nativas.

De 4 a 8 de junho, a UNIMED Araraquara promoveu uma série de atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. O Comitê de Gestão Ambiental do Hospital São Paulo preparou uma programação diferenciada sobre o tema “A água, bem finito” – Apreciar, desfrutar, cuidar para não faltar.


Dentro das atividades, no dia 5, Dia do Meio Ambiente foram distribuídas mudas de árvores para todos que passaram pelo Hospital São Paulo e UNIVIDA, além da realização da palestra “Gestão e Descarte de Resíduos”, na Sala de Treinamento ao lado do RH, com o professor do curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Logatti de Araraquara e Coordenador da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero.


Os funcionários do HSP puderam também aproveitar as dicas em uma seção de beleza com cosméticos biodegradáveis, no dia 6 e no dia 8, na Sala de Treinamento ao lado do RH, a palestra “Água bem finito” com Gilmar Martins Pereira, químico, formado pela UNESP e gerente de qualidade da Venturo – Análises Ambientais.


Segundo o Leônidas Mori, pequenas ações como plantar uma muda de árvore nativa, descartar corretamente os resíduos, reciclar, reutilizar e recuperar impactam positivamente no meio ambiente e asseguram a sustentabilidade das futuras gerações. “Para o Comitê de Gestão Ambiental a realização do evento mostra a preocupação que a Unimed Araraquara tem com as questões ambientais”, finaliza.


Fonte:Unimed Araraquara


01/06/2018- UNIMED Araraquara participa do Fórum Internacional sobre Sepse

Infecção Hospitalar

Jaqueline Alexandre e Ana Alice

Veja mais fotos

Evento foi realizado em São Paulo com a participação de profissionais internacionais e nacionais.

Nos dias 31 de maio e 1º. de Junho, foi realizado na capital paulista o XV Fórum Internacional de Sepse, realizado pelo Instituto Latino Americano de Sepse – ILAS. Desde 2004 o instituto reúne o conhecimento científico desenvolvido para estabelecer um conjunto de medidas que reduzem a mortalidade e os custos hospitalares provocados pela sepse, que é um quadro de infecção generalizada do paciente.


A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH Unimed Araraquara, Jaqueline Alexandre e a enfermeira Ana Alice Bispo estiveram presentes no evento e apresentaram os resultados do primeiro ano de implantação do protocolo de atendimento de casos de sepse no Hospital São Paulo – Unimed Araraquara.


Segundo a coordenadora do SCIH, a adoção das medidas estabelecidas pelo protocolo de atendimento desses casos deixa claro quais os materiais necessários para a coleta de exames e quais os antibióticos indicados. “A equipe sabe todas as medidas que devem ser tomadas quando da entrada de um paciente com sepse”


O evento teve a participação de profissionais internacionais e nacionais e as representantes do SCIH do Hospital São Paulo Unimed Araraquara receberam elogios quanto aos resultados do primeiro ano de implantação do protocolo. “Nossos resultados foram apresentados e foi uma excelente oportunidade para aprimorar nossas ações de prevenção e o tratamento em tempo adequado, garantindo maior segurança aos nossos clientes, já que as medidas adotadas têm alta taxa de adesão pela equipe da Unimed Araraquara”, finaliza.




Fonte:Unimed Araraquara


30/05/2018- UNIMED ARARAQUARA participa do 10º. Dia Municipal do Brincar

Dia Municipal do Brincar

Veja mais fotos

Evento levou brincadeiras tradicionais para crianças de várias idades no Parque Infantil de Araraquara

Organizado pelo Fundo Social de Solidariedade, pela Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri e diversos parceiros entre eles a UNIMED Araraquara, o 10º. Dia Municipal do Brincar deu às crianças a chance de conhecer brincadeiras que desconheciam, ou ainda, de rever algumas que deixaram de ter acesso no cotidiano como, por exemplo, carrinho de rolimã, bolhas de sabão e pescaria.


A UNIMED Araraquara participou de todas as edições do evento realizado anualmente e, este ano, levou para o Parque Infantil, o Fraldário Unimed para troca e higienização das crianças, além de uma Unidade Móvel UTI, com uma equipe para dar segurança e tranquilidade aos participantes. O público presente também pode acompanhar uma apresentação do Coral Unimed/Sicredi, regido pelo maestro Moacyr Carlos Jr.


O objetivo do Dia Municipal do Brincar, que já faz parte do calendário oficial do município, é proporcionar um momento de diversão, alegria e saúde que envolve toda a família em torno de um único ideal, o brincar.


Fonte:Unimed Araraquara


23/05/2018- Hospital São Paulo - Unimed Araraquara faz cirurgia cerebral por videomonitoramento

Cirurgia videomonitoramento

Veja mais fotos

Equipamento foi utilizado em cirurgia de retirada de tumor. Procedimento raro é realizado uma vez por ano no hospital.

Os avanços tecnológicos têm ajudado as mais diversas áreas e a Medicina não poderia ficar de fora. No caso das cirurgias cerebrais muitos dos procedimentos passaram a ter índices maiores de sucesso por conta da utilização de equipamentos que tornaram mais precisas a localização e retirada de lesões no cérebro.


Nesta quarta-feira (23), uma paciente foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um tumor no Hospital São Paulo com a utilização de um equipamento de videomonitoramento chamado neuronavegação, que mapea a localização da lesão de forma a detectar a região afetada.


Segundo o neurocirurgião Matheus Ballestero, existem alguns procedimentos adotados a partir da avaliação médica para a realização de cirurgias cerebrais. “A que adotamos no procedimento de hoje é com estimulação cerebral direta, ou seja, nós vamos mapear ao vivo o cérebro”, explica.


Mas, o neurocirurgião José Paulo Luz Lima conta que a equipe de médicos da Unimed Araraquara também realiza cirurgias cerebrais, nas quais o paciente fica acordado durante o procedimento. Luz Lima afirma que no caso da cirurgia realizada nesta semana como o tumor estava próximo a regiões do cérebro que coordenam os braços e as pernas, a opção foi pela sedação. “Neste caso o procedimento foi fazer a estimulação cerebral direta, ou seja, tocar em pontos do cérebro que motivem a movimentação dos membros do paciente, mesmo sedado, para monitorar o andamento da cirurgia. No entanto, quando a lesão atinge áreas da linguagem, o paciente é mantido acordado para que fale ou até toque instrumentos musicais de forma que a equipe monitore o andamento da cirurgia”, explica.

As cirurgias cerebrais ainda são raras. “Esses procedimentos são realizados uma vez por ano, em média no Hospital São Paulo e são realizadas há cerca de três anos”, finaliza Luz lima.



23/05/2018- Funcionários do Hospital São Paulo UNIMED / Araraquara são homenageados pelo Sinsaúde

Homenagem Sinsaúde

Veja mais fotos

Cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira, na Biblioteca Municipal da cidade. Homenagem foi feita em comemoração ao Dia do Trabalhador da Saúde.

O funcionário da UTI Adulto, Diego de Lima Silva, a copeira Domenica Tatiane Borges e a escriturária Andreia Alves Domingos estiveram na Biblioteca Municipal “Mario de Andrade” para receber o reconhecimento, cada qual em sua área de atuação dentro do Hospital São Paulo – UNIMED/Araraquara, pelo bom relacionamento com os demais colegas de trabalho e também pela dedicação e profissionalismo nos cuidados da saúde da população.


A copeira Domenica Tatiane Borges disse que a homenagem é uma forma de mostrar a importância que cada profissional tem na sequencia necessária do atendimento ao paciente. “Tem os médicos, tem os enfermeiros e tem também as copeiras e cozinheiras que fazem tudo para atender bem o paciente”. Funcionária da UNIMED/Araraquara há dois anos, Domenica também garante que sempre dá o melhor dela para garantir um bom atendimento aos pacientes. “Tem paciente lá que a gente tem vontade de ficar no quarto com eles. Fazemos amizades que ficam para o resto da vida”, conta.


Já a escriturária Andreia Alves Domingos, funcionária há quatro anos, mas com quase vinte anos de experiência na área de saúde, revela que ficou lisonjeada com a homenagem. “Nós da área da saúde temos que ter amor no que fazemos porque lidamos com pessoas, então essa é a minha receita, faço tudo com amor e com carinho”.


Os homenageados além do certificado recebido pelo Sinsaúde, também foram presenteados com uma lembrança oferecida pela Unimed de Araraquara, como forma de agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados.



23/05/2018- UNIMED Araraquara realiza café da manhã para empresas

Café da manhã empresas

Veja mais fotos

Cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira, na Biblioteca Municipal da cidade. Homenagem foi feita em comemoração ao Dia do Trabalhador da Saúde.

Na noite desta quarta-feira (23), o SinSaúde realizou em parceria com a Câmara Municipal de Araraquara, uma cerimônia para homenagear os trabalhadores da saúde pelo dia 12 de maio dedicado à categoria e entre os profissionais homenageados estavam três funcionários do Hospital São Paulo UNIMED/Araraquara.


O funcionário da UTI Adulto, Diego de Lima Silva, a copeira Domenica Tatiane Borges e a escriturária Andreia Alves Domingos estiveram na Biblioteca Municipal “Mario de Andrade” para receber o reconhecimento, cada qual em sua área de atuação dentro do Hospital São Paulo – UNIMED/Araraquara, pelo bom relacionamento com os demais colegas de trabalho e também pela dedicação e profissionalismo nos cuidados da saúde da população.


A copeira Domenica Tatiane Borges disse que a homenagem é uma forma de mostrar a importância que cada profissional tem na sequencia necessária do atendimento ao paciente. “Tem os médicos, tem os enfermeiros e tem também as copeiras e cozinheiras que fazem tudo para atender bem o paciente”. Funcionária da UNIMED/Araraquara há dois anos, Domenica também garante que sempre dá o melhor dela para garantir um bom atendimento aos pacientes. “Tem paciente lá que a gente tem vontade de ficar no quarto com eles. Fazemos amizades que ficam para o resto da vida”, conta.

Já a escriturária Andreia Alves Domingos, funcionária há quatro anos, mas com quase vinte anos de experiência na área de saúde, revela que ficou lisonjeada com a homenagem. “Nós da área da saúde temos que ter amor no que fazemos porque lidamos com pessoas, então essa é a minha receita, faço tudo com amor e com carinho”.

Os homenageados além do certificado recebido pelo Sinsaúde, também foram presenteados com uma lembrança oferecida pela Unimed de Araraquara, como forma de agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados.


Fonte:Unimed Araraquara


22/05/2018- Coral da UNIMED Araraquara se apresenta no Hospital de Matão

Coral Unimed

Veja mais fotos

Apresentação fez parte das homenagens ao Dia das Mães.

O convite partiu da administração do Hospital Fernando Carlos Malzoni de Matão e na noite de terça-feira (22), o Coral da UNIMED / SICREDI esteve na instituição para levar música de qualidade para os pacientes e parentes que lá estavam.

Segundo o maestro Moacyr Carlos Junior, regente do Coral, a proposta do grupo é levar às pessoas uma mensagem de alento através da música. “No repertório Música Popular Brasileira, músicas internacionais como temas de filmes, além de mensagens de conforto para que as pessoas se sintam melhor”, conta.

Nessa apresentação o coral teve a inesperada presença do Cardeal Sérgio da Rocha, presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que é de Matão e estava em visita a sua mãe, internada no hospital.

O coral da UNIMED/Sicredi existe há cerca de seis anos e foi criado com o objetivo de levar música aos pacientes do Hospital São Paulo em datas especiais como Dia das Mães, dos Pais, Páscoa e Natal. No entanto, o trabalho teve tanta visibilidade que, hoje, o grupo já se apresenta em outros eventos realizados em Araraquara e região como a recepção da nova turma de alunos de 2018 da FATEC e a exposição de Orquídeas de José Américo.

O Maestro Moacyr afirma que a grande preocupação do grupo, formado por cerca de 20 pessoas, é levar música de qualidade para as pessoas e deixa-las mais felizes.


Fonte:Unimed Araraquara


15/05/2018- UNIMED ARARAQUARA PARTICIPA DA 2ª. SEMANA DO EMPREENDEDOR DE MATÃO

2ª Semana do Empreendedor

Veja mais fotos

Além de expor os serviços, a UNIMED também distribuiu brindes e teve representantes presentes nas palestras oferecidas pelo evento.

A 2ª. Semana do Empreendedor de Matão encerra nesta sexta (18) e com ela uma significativa participação de empreendedores bem como da UNIMED Araraquara. Com realização da Prefeitura de Matão, Associação Comercial e Empresarial da cidade, Sincomércio, Ciesp em parceria com o SEBRAE – SP, o evento teve o objetivo de aprimorar conhecimento sobre empreendedorismo, gestão e inovação, além de facilitar a aproximação de setores da economia criando ambientes para networkings.

A UNIMED Araraquara esteve no evento como expositora dos serviços oferecidos bem como participante das palestras como forma de aprimorar o conhecimento do mercado, das relações e do atendimento ao cliente.

Segundo o gestor de mercado e intercâmbio da UNIMED Araraquara, Rodrigo Marine, essa oportunidade é muito importante porque aproxima a UNIMED do cliente e de novos clientes. “Além de gerar prospecção, contatos, podemos ouvir o cliente, suas necessidades assim como o que um possível cliente espera de uma operadora de planos de saúde, por isso é importantíssimo fazermos parte desses eventos”, explica.

Em cada um dos quatro dias do evento foi abordado um tema durante as palestras. Na quinta-feira (17), o tema escolhido foi Inovação e os palestrantes foram João Kepler especialista em Vendas, ecommerce, Marketing, Empreendedorismo e Varejo, Empreendedor Serial; Brand Evangelist, Escritor; Colunista de vários Portais no Brasil; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Mentor e cotista nas Aceleradoras Start You Up; Rosana Jamal, formada em Ciências da Computação pela UNICAMP, possui MBA, pela FIA/USP e especialização em governança corporativa pelo IBGC. Sócia da Baita Aceleradora de Startups; e Laura Gurgel, CEO e Co-fundadora do Clube de Negócios, responsável pelos serviços de mentorias, pré-aceleração e desenvolvimento de networking das empresas parceiras.

O tema escolhido para fechar o evento nesta sexta-feira (18) é Filosofia e Liderança com palestras de Gilclér Regina, bacharel em Administração de Empresas e Marketing, graduado em Dinâmica Humana pelo The National Value Center (Texas / EUA), em Total Quality Manager pela American Society for Quality Control (Wisconsin / EUA) e em Tecnologia de Desenvolvimento Humano pelo The Graves Technology (EUA); Aristeu Silva, graduado em Direito e pós graduado em Direito do Trabalho; Gestor do Regime Próprio de Previdência do Município de Taquaritinga; Diretor e Instrutor do método Master Mind Treinamentos de Alta Performance, com ênfase em liderança, Inteligência Interpessoal, Comunicação e Inteligência Emocional, Oratória de Alto Impacto, Vendas e Negociação; e Fabíola Salmeron, fundadora e diretora da empresa Transforma, psicóloga e Coach, formada em Professional & Self Coaching, Business & Executive Coaching e Master in Coaching, em processo de certificação junto à International Coach Federation

Participações

No dia 15, o tema foi Indústria 4.0 com palestras de João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e sócio controlador do grupo Marchesan Tatu, empresa fabricante de implementos e maquinário agrícola e também de Ricardo Terra, graduado em Pedagogia com PósGraduação em Automação Industrial e Diretor Técnico do SENAI-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

No dia seguinte o assunto em destaque foi “Panorama Econômico e Tendências de Consumo” com as palestras de Paulo Brasileiro, Diretor de Relações Institucionais das Emissoras EPTV e Diretor Regional da EPTV Central, além da gerente de mercado da EPTV, Isabela Crepaldi, Marcus Vinicius Freitas, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, com mestrados em Direito (Cornell University) e Economia e Relações Internacionais (Johns Hopkins University School of Advanced International Studies – SAIS) e Fábio Pina, economista da Fecomércio desde 1998, responsável pelo setor de Inteligência de Mercado da CCDI – Camargo Correa Desenvolvimento Imobiliário e consultor especializado em Análise Econômica e Avaliação de Potencial de Mercado e Estratégias.


Fonte:Unimed Araraquara


11/05/2018- UNIMED Araraquara realiza Semana do Profissional da Saúde

Eventos comemoram o Dia dos profissionais da enfermagem com realização de palestras, treinamentos e também atividades relaxantes como massagens.

Até o próximo dia 18, os profissionais da saúde do Hospital São Paulo terão uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, e também o dia nacional do Técnico e Auxiliar de enfermagem comemorados dias 12 e 20 de maio respectivamente. O tema da semana é “A arte do conhecimento como instrumento de cuidar”.

Nesta quarta (16), a partir das 19h30, acontece na Sala do Treinamento do RH do Hospital São Paulo, a palestra “Cuidados Paliativos” com Maria Carolyna Arbex, geriatra da UNIFESP – EPM e SBGG, mestre pela UNIFESP – EPM, médica assistente do Ambulatório de Dor e Doenças Osteoarticulares da Geriatria da UNIFESP – EPM, Coordenadora do Ambulatório de Memória da UNIARA e Pós-graduanda da especialização em Cuidados Pallium Latino Americana.

Já no dia 17, a programação fica por conta do treinamento “Cuidados com Ostomias” com a enfermeira estomaterapeuta, Fabrícia Maciel, às 9 horas, também na Sala de Treinamento do RH. Na sequencia, às 15 horas, haverá o treinamento “Curativos” com a enfermeira dermatológica Liliane Varella, ambas assessoras técnicas da CHOLMED/ CONVATEC.

No último dia de atividades acontecem dois treinamentos com a enfermeira Rafaela Marques Moutinho, bacharel em Enfermagem pela Faculdade Evangélica do Paraná e especialista em Estomaterapia pela PUC-PR e gerente de contas da 3M do Brasil. O primeiro é às 9horas sobre “Lesão por Pressão e DAI (Dermatite associada à Incontinência)”. Às 15 horas, o tema abordado será “Manutenção da Integridade da Pele”.

Segundo a coordenadora geral da enfermagem do Hospital São Paulo, Rosana Aparecida Jurisato Zafallon, dentro do tema da semana que coloca a necessidade do mundo de se aprimorar cada vez mais, a programação traz palestras e treinamentos que auxiliam nesse propósito. “Temos que aprimorar a cada dia nossa equipe transdisciplinar porque nosso núcleo é o paciente e ele não é da enfermagem, do fisioterapeuta, do cardiologista. Ele é de toda a equipe e o cuidado dispensado a ele deve ser de excelência”.

Abertura

No dia 11 de maio, os profissionais da saúde da UNIMED Araraquara foram convidados a participar de café da manhã, lanche da tarde ou lanche da noite, além de receberem massagens Quick Massage da equipe do ERGOCORP.

No dia 14 houve o atendimento por consultores financeiros da Sicredi na entrada e saída dos turnos bem como a palestra “Planeje e realize” com o consultor Erick Tomazini Sabino.


Fonte:Unimed Araraquara


10/05/2018- Programa Especial de Autismo da UNIMED Araraquara é pioneiro no Sistema Unimed

Semana do Autismo

Veja mais fotos

Outras cidades do Sistema Unimed têm visitado o Centro Unimed de Qualidade de Vida – UNIVIDA para conhecer o modelo do processo adotado.


Segundo a entidade internacional Centers for Disease Control and Prevention (CDC)/Autism Spectrum Disorder (ASD) o autismo é uma deficiência que pode atingir uma criança para cada 59 nascidas. Por conta desse dado, bem como do desafio que é fazer parte de um processo de identificação e atenção recentes desse diagnóstico na história da medicina, o Centro Unimed de Qualidade de Vida – UNIVIDA – Unimed Araraquara investiu em um serviço próprio, o Programa Especial Autismo (PEA), que é pioneiro dentro do Sistema UNIMED.


O PEA atende, atualmente, sessenta pacientes e tem servido de modelo para UNIMED de outras cidades como São Carlos, São João da Boa Vista e Curitiba, que enviaram equipes de profissionais para conhecer o atendimento prestado pelo UNIVIDA.


Segundo Daniela Alcalde, coordenadora administrativa do UNIVIDA, o investimento no PEA foi importante, com adequação do dimensionamento dos recursos humanos e das especificidades profissionais necessárias. “Foi preciso encontrar profissionais com interesse específico pelo autismo que sejam capacitados e especialistas. Também houve a contratação de empresa que treinou a equipe multidisciplinar com aporte teórico-prático e auxiliou na elaboração do protocolo de avaliação e intervenção, do modelo Univida”.

A coordenadora também afirma que o PEA está baseado em estratégias sistematizadas, com evidências científicas, nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Apllied Behvior Analysis).


Os atendimentos contam com uma equipe multidisciplinar formada por: analistas do comportamento, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos. No entanto, o trabalho dessa equipe só começa com o diagnóstico e encaminhamento médicos. “O diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) requer um olhar especializado dos profissionais em identificar os sinais de alerta: falta de contato visual, movimentos repetitivos, ecolalias, preferência ao isolamento, dificuldade na interação social, dificuldade na comunicação, interesses fixos ou restritos”.


Mas, o programa não atende somente as pessoas com autismo. Ele também abre espaço para os pais e cuidadores no Grupo Terapêutico de Apoio. “Esse grupo oferece um momento de atenção para com essas pessoas, de forma a fazer com que exponham suas dificuldades pessoais, seus medos, suas angústias no contato direto com a pessoa com autismo”, explica Daniela Alcalde.


Além das visitas presenciais, o Programa Especial Autismo tem despertado pelo pioneirismo, o interesse de outras cidades do Sistema UNIMED para troca de informações. “O UNIVIDA já recebeu contatos por e-mail e telefone de Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul, Goiânia – Goiás, Cascavel - Paraná e Três Lagoas – Mato Grosso do Sul. Todos querem saber mais do Programa Especial Autismo que busca promover saúde, desenvolver habilidades e melhorar qualidade de vida para as pessoas com autismo e para quem cuida delas”, finaliza.


Valda Rocha-Prestadora de serviços de comunicação da ATMO Propaganda a serviço da UNIMED Araraquara(16) 99167-9899 / 3374-1533.


Fonte:Unimed Araraquara


09/05/2018- Mães são homenageadas pela Unimed Araraquara

Homenagem dia das mães

Veja mais fotos

Programação levou música e conforto para mães nos corredores do Hospital São Paulo.


O mês de maio é um período em que homenagens às mães estão em destaque e na UNIMED Araraquara não é diferente. Durante a semana passada, corais e grupos vocais de entidades e igrejas de Araraquara foram até o Hospital São Paulo para levar mensagens de carinho às mães. Tanto àquelas que, por ventura, estivessem passando por algum procedimento quanto às acompanhantes de filhos e demais parentes.


As homenagens começaram no dia 9 com uma apresentação do Coral de Vozes da Unimed Araraquara/Sicredi, nos corredores do Hospital São Paulo.


Também nesses locais, no dia 10, se apresentou o Grupo Canto Novo de Araraquara e foi celebrada uma missa dedicada às mães pelo Padre Celso Maximino José, da Igreja de Nossa Senhora das Graças e, no dia 11, o Grupo da Igreja Adventista da Promessa de Araraquara

No domingo (13), todas as pacientes que estavam no Hospital São Paulo receberam um cartão parabenizando pelo dia especial junto com o café da manhã.



Fonte:Unimed Araraquara


20/04/2018- Unimed é homenageada pela GasBrasiliano

Homenagem GasBrasiliano

Veja mais fotos

Cerimônia foi realizada na sexta-feira (20) e destacou o trabalho preventivo realizado pelo Univida na empresa.


Desde 2016, os funcionários da empresa GasBrasiliano contam com o trabalho de prevenção da equipe multidisciplinar do Univida – Centro UNIMED de Qualidade de Vida e na sexta-feira (20), o reconhecimento dos resultados alcançados veio na homenagem recebida dos diretores e funcionários da empresa.


Na cerimônia em que foram homenageados funcionários da GasBrasiliano com anos de trabalho dedicado à empresa, a equipe de profissionais que auxilia o bom desempenho desses trabalhadores também fez parte da festa.


Walter Fernando Piazza Júnior, Diretor Presidente da GasBrasiliano, declarou a satisfação da empresa com o trabalho realizado. "Acreditamos muito no projeto do Univida e ficamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos na GasBrasiliano. Os profissionais designados são excelentes, muito experientes e conduzem as atividades com habilidade, envolvimento e descontração, promovendo integração e alcançando os resultados além daqueles esperados"

Além do Univida-UNIMED o trabalho realizado pela Nestlé Araraquara e também projetos sociais patrocinados pela GasBrasiliano foram referendados pelas contribuições efetivas realizadas.


Os resultados atingidos a partir da meta principal foi a melhora no estado nutricional em 40% dos funcionários atendidos. Dessa forma, pode-se concluir que o resultado do programa foi satisfatório, uma vez que 41% melhoraram o IMC e 67% diminuíram a circunferência abdominal, o que hoje em dia é considerado tão importante quanto a redução do peso.


Para Renata Bortolossi, coordenadora do Univida, o projeto foi surpreendente. "Tanto os funcionários da GasBrasiliano como a nossa equipe multidisciplinar aprenderam muito durante todo o projeto. Foi gratificante o grande número de participantes de forma engajada e, claro, ficamos realizados com os resultados obtidos".


As ações


No caso do Univida-UNIMED o trabalho inicial com os funcionários da GasBrasiliano foi o levantamento das Condições Gerais de Saúde dos trabalhadores através da aplicação de questionários e avaliações físicas. Com reuniões semanais, informações sobre doenças metabólicas, obesidade entre outras problemas de saúde foram abordados e, a partir daí a alimentação saudável e a prática de exercícios regulares passaram a ser uma atividade diária para todos os envolvidos.


Em 2017, o estímulo do projeto desenvolvido pelo Univida junto aos funcionários teve tamanha repercussão que foram criados grupos internos na GasBrasiliano que competiam entre si para saber qual deles cumpria melhor as recomendações aprendidas. Segundo o educador físico do Univida, Leonardo Sanioto, nesse momento do projeto os funcionários passaram a ser protagonistas das ações e quem perdeu medidas, ganhou o reconhecimento. “Os funcionários que faziam um prato balanceado ou uma caminhada com a esposa tiravam foto e mandavam para ser colocado no painel da empresa, no site. Tudo isso gerou muito resultado”.


A etapa do projeto este ano é desenvolver atividades preventivas de LER – Lesões por Esforços Repetitivos, também denominada distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho – DORT, que são doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético.


Sanioto conta que para essa nova etapa do projeto na GasBrasiliano um fisioterapeuta, juntamente com as demais especialidades, irá trabalhar questões de ergonomia e ambiente de trabalho.


Fonte:Unimed Araraquara


02/04/2018- Fachadas azuis para o dia mundial do autismo.

Autismo

Veja mais fotos

A Unimed de Araraquara iluminou as fachadas dos seus serviços com a cor azul, que representa o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A ação é alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04).


Pioneira na região, a operadora inovou ao oferecer para seus clientes diagnosticados com TEA um atendimento diferenciado, o Programa Especial Autismo (PEA). O programa ocorre desde agosto de 2017 e é realizado pelo Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida)


Para tal, o Univida baseou todo o seu Programa nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Apllied Behavior Analysis), estratégia sistematizada com embasamento científico.


Todos os profissionais envolvidos no Programa Especial Autismo, estão altamente qualificados em suas áreas de atuação e receberam rigoroso treinamento sobre as estratégias e a aplicação da Análise do Comportamento Aplicada nos treinos para desenvolvimento de novas habilidades dos beneficiários inseridos no PEA.


Os atendimentos são realizados no UNIVIDA Araraquara, em estrutura física criada especialmente para o Programa, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por: Analistas do Comportamento, Psicólogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Fisioterapeutas e Educadores Físicos.


Daniela Alcade, Cood. Adm. do UNIVIDA, está otimista: “Nosso Programa Especial Autismo está muito bem estruturado e crescendo. Há uma demanda grande de novos casos, porém já é possível evidenciar resultados positivos no tratamento dos pacientes com TEA. E destacamos a importância do envolvimento da família e da escola, como preconizado para o melhor desenvolvimento e aquisição de habilidades dos nossos pacientes”.


As avaliações são realizadas pelos profissionais de forma individualizada e sistematizada no início do tratamento e são repetidas periodicamente. O processo de avaliação contém o levantamento do histórico de vida (família, escola e pessoa com TEA), através de análises de habilidades de comunicação e sociais, conhecimento das barreiras para aprendizagem, independência e autonomia para realizar as atividades diárias, e só então poderá ser estabelecida a elaboração do Plano Educativo Individual (PEI), que será aplicado por três vertentes: Terapias, Família e Escola, definindo-se a quantidade de horas a serem realizadas por cada segmento.

No mês de março, a equipe do Univida reuniu em um primeiro encontro, os pais das crianças/adultos participantes do PEA – Programa Especial Autismo. A ideia é proporcionar momentos de trocas de informações entre os pais e os profissionais e também os profissionais do programa. As reuniões acontecerão a cada 3 meses.


A Psicóloga e Analista do Comportamento, Daniela Perine, explica que “A família tem extrema importância no desenvolvimento do indivíduo e no caso do TEA isso não seria diferente. Muitos familiares nos procuram com o intuito de aprender lidar com os filhos, seus comportamentos disruptivos e perguntando como auxiliar no ensino de novas habilidades.


Com esses encontros conseguimos instruir os responsáveis e firmar a parceria com os familiares, esses que são fundamentais para o pleno desenvolvimento do beneficiário. Nosso intuito é que esses familiares estejam cada vez mais próximos de todo processo e que se sintam e se vejam como parte ativa no sucesso do tratamento”.


Fonte:Unimed Araraquara


29/03/2018 - Unimed assina contrato com a Sismar

Veja mais fotos

No dia 29 de março, na sede do Sismar, foi assinado contrato comercial entre a Unimed Araraquara e o sindicato. Estavam presentes representantes da operadora, Rodrigo Marine, Gestor de Mercado, Dr. Cesar Dias, Diretor de Mercado e a Coordenadora Comercial, Solange Goe. E do sindicato, alguns membros da diretoria, o Presidente, Agnaldo Andrade e o Tesoureiro, Valdeci Ap. Vargas.


Com a parceria, a partir desta segunda-feira, dia 02 de abril, os servidores municipais de Araraquara e de toda a região atendida pelo SISMAR podem contratar plano de saúde da Unimed pelo Sindicato.


Serão comercializados dois planos diferentes, um deles, similar ao plano que os servidores de Araraquara tinham antes do corte, com coparticipação a partir da 4ª consulta, a partir do 3º exame de baixo custo e do 2º de alto custo e sem limites para internação.

O servidor não terá carência para adesões entre dia 2 de abril e 31 de maio de 2018, salvo condições de doenças preexistentes.


Disputa judicial


Unimed e São Francisco disputam na Justiça o contrato de plano de saúde dos servidores pela Prefeitura de Araraquara. A São Francisco venceu a licitação, mas a Unimed entrou com recurso e a licitação está parada até que uma decisão judicial seja tomada. Por enquanto, para quem não contratar com o SISMAR, continua valendo o plano da Unimed com subsídio e com pagamento de coparticipação desde a primeira consulta.

Para Rodrigo Marine, Gestor de Mercado “Esta parceria entre a Unimed e o SISMAR já vem de longa data, com um plano antigo que possuímos com o sindicato, porém estes novos planos vêm de encontro ao anseio dos servidores municipais de Araraquara em ter algo diferenciado junto à instituição que os representa na categoria. Essa foi e será sem dúvida uma grande vitória para os servidores.”


Fonte:Unimed Araraquara


28/03/2018 - Projeto Conselheiro Ouvidor chegou no Hospital São Paulo

Veja mais fotos

A Comissão de Ética de Enfermagem - CEE do Hospital São Paulo, juntamente com o Coren - SP, trouxe nos dias 28 e 29 de março até o hospital, o projeto CONSELHEIRO OUVIDOR.


O projeto através desta visita, aproximou o Coren-SP dos profissionais de enfermagem , possibilitando que estes pudessem esclarecer dúvidas e levar demandas diretamente aos representantes do conselho, dentro de seu próprio ambiente de trabalho. Além, de poder renovar sua carteirinha de associado na mesma hora, desde que com os documentos em mãos.


Foram mais de 92 profissionais atendidos. Para Laisa Ruy Turi, colaboradora do Hospital São Paulo e membro da Comissão de Ética, “Este movimento foi muito importante para que todos se sentissem ouvidos e mais próximos do COREN”.


Fonte:Unimed Araraquara


21/02/2018 - Coral Unimed apresenta-se na FATEC da cidade

Veja mais fotos

Depois de sua recente participação no encerramento da programação do 15º Verão Univida ocorrida no Parque Infantil "Leonor Mendes de Barros", onde cantou seu repertório de Marchinhas Carnavalescas, o Coral UNIMED, sob a regência do Prof. Moacyr Carlos Junior voltou a se apresentar na última quarta-feira, dia 21.


Atendendo convite da direção da FATEC, o Coral Unimed cantou nas dependências da escola, dando as boas vindas aos alunos para esta temporada 2018.


Com um repertório variado, os coralistas da Unimed, juntamente com seu regente, proporcionaram momentos de emoção aos alunos, professores e funcionários da importante instituição de ensino de nossa cidade.



Video Coral FatecCoral Unimed

Coral FatecCoral Unimed


Fonte:Unimed Araraquara


15/02/2018 - A Unimed apoiou o Simpósio sobre Autismo

Daniela Perine, Renata Braga, Karina Maia, Tiely Petta, Miryan Buzzetti, Cássia Canatto (Gerente de Educação Especial) E Clélia Santos (Secretária da Educação).


Veja mais fotos

A AMPARA – Associação de pais e amigos dos autistas de Araraquara juntamente com a Secretaria da Educação do Município de Araraquara realizou no dia 15 de Fevereiro, o Simpósio sobre Autismo, direcionado para todos os professores da rede pública, totalizando 600 participantes.


A Unimed Araraquara apoiou o evento, cedendo materiais de apoio e também a palestrante integrante Daniela Perine, psicóloga responsável pelo Programa Especial de Autismo do Univida /Unimed, que explanou sobre uma abordagem geral sobre o autismo (o que é, desenvolvimento infantil típico e sinais de alerta, epidemiologia, comorbidades frequentes no autismo, a importância do diagnóstico e intervenção precoce e escala de avaliação validada no Brasil).


Foram realizadas outras importantes quatro palestras: “Tratamento do TEA – Transtorno do espectro Autista” por Tiely Santyos Peta , pedagoga pós graduanda em TEA; “Adaptação Curricular” tema apresentando por Miryan Cristina Buzetti, doutora em educação especial e “Conhecer para incluir”, explanado por Renata Braga, psicopedagoga clínica e pós graduanda em TEA.


O último tema “A importância da relação escola-família” foi discutido por Karina Maia, presidente da AMPARA, e mãe do Arthur, autista de 5 anos. Para Karina, “O evento foi maravilhoso. Nos sentimos honrados em poder trazer um pouco de informação sobre o autismo, um assunto tão falado ultimamente e tão complexo. Poder expor nossos sentimentos de mãe, nossas dificuldades e inseguranças e poder pedir para que a escola seja ainda mais parceira da família, foi um passo importante para estabelecer essa troca. Com isso, sabemos que, no final de tudo, quem ganha são os alunos autistas, pois a escola se sentirá mais segura e conhecedora do aluno e, nós pais, poderemos contribuir para que essa harmonia se mantenha firme. Meu agradecimento a Secretaria da Educação do Município mais uma vez pela confiança e a Unimed por nos apoiar mais uma vez e estar melhorando cada dia mais o atendimento aos autistas.”


Segundo Daniela Alcalde, coordenadora do univida, “Foi uma oportunidade incrível, para proporcionar alinhamento de conhecimentos relacionados ao Autismo. Precisamos da tríade de apoio em sintonia: Terapias-Família-Escola, para que possamos junto desenvolver habilidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA".


Fonte:Unimed Araraquara


08/02/2018 - 15º Verão Univida promoveu atividades gratuitas para a população no Parque Infantil

Objetivo foi incentivar a prática de exercícios físicos, promover qualidade de vida e apresentar os serviços oferecidos pelo Univida.

A Unimed Araraquara promoveu, de 1 a 7 de fevereiro, a 15ª edição do projeto Verão Univida, no Parque Infantil, sempre das 19h às 20h30. Com diversas atividades gratuitas e abertas a toda a comunidade, o objetivo foi incentivar a prática de exercícios físicos e promover a qualidade de vida.


A população pode praticar alongamento, zumba, dança de salão, fit dancing, dança de salão (samba e forró), ginástica lúdica, tai chi e ginástica localizada, dentre outras atividades.


Os profissionais da saúde realizaram uma apresentação exemplificando um pouco que cada especialidade desenvolve dentro do Univida. As equipes que estiveram no palco explanando sobre suas atividades foram: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicológicas, fisioterapêuticas e nutricionistas. Além de um momento especial com a presença da equipe multidisciplinar responsável pelo Programa Especial Autismo, o mais novo projeto do Centro Unimed de Qualidade de Vida.


Foram realizados sorteios de diversos brindes, distribuição de suco de laranja, e ao todo foram cerca de 2.000 participantes.


Daniela Alcalde, coordenadora do Univida, resume todo o projeto "Nosso Verão Univida 2018 foi muito especial, porque comemoramos 15 anos de realização desse projeto, com a participação de todas as áreas de atuação do Univida - com dicas e informações da equipe multidisciplinar, com uma energia contagiante do publico presente e do apoio de muitos parceiros, que proporcionaram momentos com muita Qualidade de Vida".


CLIQUE AQUI e veja as fotos e vídeos de toda a programação do 15º Verão Univida.


Fonte:Unimed Araraquara


02/01/2018 - Coral Unimed Araraquara divulga seu trabalho em diversas comemorações natalinas

Veja mais fotos

O Coral Unimed de Araraquara participou de uma série de atividades neste final de ano, em comemoração ao Natal. Sob a regência do maestro Moacyr Carlos Júnior, as apresentações foram preparadas a partir de um repertório que levou alegria, amor e emocionou a todos os ouvintes.


O grupo apresentou as canções, “Tempo de paz” do Padre Antonio Maria, “Natal todo dia” do Roupa Nova, e versões das canções de Edith Piaf, “Non, Je ne regrette rien”, “What Wonderful World” de Louis Armstrong e “We are the world” de USA for Africa.


A agenda de dezembro teve início no condomínio Damha I, que reuniu seus moradores para ouvir o grupo e também esperar o Papai Noel. As agências da Sicredi de Américo Brasiliense, Araraquara e Matão receberam além das vozes do coral as bênçãos de padres de paróquias locais. Os pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital São Paulo, foram agraciados em recebê-los na semana que antecedeu o Natal.


“É de uma grandiosidade imensurável o trabalho que fazemos levando um pouco de alegria a todos os nossos ouvintes, que neste repertório especial de fim de ano, participam cantando e acompanhando com palmas. E é neste momento que sentimos o nosso trabalho que desenvolvemos durante o ano recompensado”, diz o maestro.



Fonte:Unimed Araraquara


29/12/2017 - O Hospital São Paulo promove diversas ações comemorativas para o mês de dezembro.

Veja mais fotos

Para celebrar e levar até seus pacientes uma vivência com os festivos do Natal, o Hospital São Paulo, através de seu Serviço Social, e a Brinquedoteca realizou diversas ações próximo ao dia 25 de dezembro, dia do Natal.


A programação percorreu os corredores do hospital: o Coral de Vozes da Unimed apresentou-se com um repertório emocionante, a Igreja Adventista da Promessa de Araraquara levou voz e violão para os pacientes, acompanhantes e colaboradores. O Papai Noel também trouxe a alegria ao ambiente em dois dias de visita. E também o Padre João Vitor, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, rezou uma missa de Natal


A pediatria e brinquedoteca receberam uma belíssima decoração com motivos natalinos, trazendo o clima da época para os corredores do 3º andar do hospital. A programação no andar contou com a apresentação de Balé do Clube Araraquarense; Animadores com contação de estórias, personagens infantis e pinturinhas facial.


Para Mara, assistente social do hospital “trazer as atividades até o Hospital é gratificante também a nós, pois assistimos a felicidade no rosto de nossos pacientes”.



Fonte:Unimed Araraquara


15/12/2017 - A Unimed e o Hospital São Paulo realizaram a 2ª Semana da Qualidade e segurança do paciente

Veja mais fotos

O escritório da qualidade e o núcleo de segurança do paciente do Hospital São Paulo, realizaram a “2ª Semana da Qualidade e Segurança do Paciente”, com o objetivo principal de difundir conhecimento sobre o assunto e alertar sobre os diversos riscos que os pacientes são acometidos diariamente em instituições de saúde. Além de falhas na assistência, inserimos este ano a violência obstétrica, eventos que passaram a ser gerenciados através da adesão do hospital ao Projeto “Parto adequado”. Em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), tem como objetivo de melhorar a assistência da mulher durante o parto cesárea ou normal e alcançarmos 40% de partos normais em gestantes escala robson de 1 a 4 até 2019. Iniciamos o projeto em maio com 3% neste grupo de gestante e conseguimos chegar a 8%.


No decorrer da semana, foram aplicadas intervenções em todos os departamentos do hospital, onde mais de 800 colaboradores receberam um pacote, escrito pão de mel, mas que ao abrir foram surpreendidos por um bombom, com a mensagem: “Nem sempre um erro na comunicação acaba gostoso assim. Fique ligado! ”. A ideia foi chamar a atenção dos colaboradores sobre a falha na comunicação e fortalecer a eficácia desta dentro da instituição.


O Cine Pipoca foi outra atividade muito procurada. Com três diferentes horários, as sessões, regadas a pipoca e guaraná, apresentou vídeos sobre eventos na saúde, violência obstétrica e o parto humanizado, com discussões enriquecedoras ao final de cada horário.


Também foi realizado um concurso cultural, com a finalidade de ampliar a cultura de circunstância de risco na instituição. Para participar cada colaborador deveria apresentar em formulário uma circunstância observada no hospital, ou seja, uma real circunstância, assim como uma barreira para sua correção. Das 20 circunstâncias relatadas, foram premiadas as 5 melhores.


Além dos temas acima, realizamos um cine pipoca com a liderança, com o foco no PDCA, onde de forma descontraída foi reforçado o conceito de melhoria contínua e o incentivo ao uso dessa tão importante ferramenta.


Para a equipe de qualidade e segurança do paciente, a semana atingiu o esperado, “Foram dias de trocas de conhecimento e muito aprendizado, de forma descontraída e que também aproximou pessoas, departamentos e suas funções”.


Fonte:Unimed Araraquara


13/12/2017 - Hospital São Paulo comemora as festas de fim de ano

Veja mais fotos

O Hospital São Paulo (Unimed Araraquara) realiza uma série e atividades para comemorar as festas de fim de ano e trazer um pouco de alegria para os pacientes internados, seus acompanhantes e também colaboradores.


A programação ocorrerá até a semana do Natal, percorrendo os corredores conforme segue: dia 20 às 18h30 apresentação do Coral de Vozes da Unimed, nos dias 21 às 18h presença da musicalidade de voz e violão da Igreja Evangélica e no dia 22 às 18h, é a vez da Igreja Adventista da Promessa de Araraquara. O Papai Noel visitará o hospital nos dias 20 às 18h e 21 às 10h e na Oncologia às 11h. E também a missa de Natal na recepção do hospital dia 22 às 11h30.


A pediatria e brinquedoteca foram decoradas com motivos natalinos, trazendo o clima da época para os corredores do 3º andar do hospital. Para Lucy Correa, coordenadora da brinquedoteca, “É gratificante ver os olhinhos das crianças brilharem ao ver as cores, o Papai Noel e a árvore de natal. Assim, conseguimos fazer do momento inevitável dela aqui no hospital, um pouco mais agradável”.


A programação da Brinquedoteca/Pediatria nos dias de dezembro será a seguinte: dia 13 às 15h - apresentação do corpo de Balé do Clube Araraquarense; Dia 18 às 14h - Cacá Monteiro com contação de estórias; Dia 19 às 15h - Grupo Hahaha com personagens infantis e dia 21 às 15h Cacá Monteiro novamente com pinturinhas facial e mais surpresas.


Fonte:Unimed Araraquara


07/12/2017 - Unimed Araraquara promove ações no mês do Novembro Azul

Veja mais fotos

A Unimed de Araraquara através do serviço de Oncologia realizou diversas atividades durante o mês de Novembro, para fortalecer e compartilhar informações sobre o câncer de próstata e conscientizar a todos da importância da detecção precoce da doença, alertando clientes, funcionários e a sociedade em geral sobre a as ações preventivas, o cuidado com a saúde e a importância do médico e de exames regulares.


A iluminação em azul das fachadas dos seus principais serviços iniciou o mês com grande alegria.


Durante todo o mês de novembro, semanalmente em dias alternados, foi oferecido aos clientes do serviço de Oncologia da Unimed um café da manhã especial, estimulando os pacientes através da alegria, da autoestima e do carinho, a passarem por esta fase de uma forma mais amena, fortalecidos e confiantes.


As empresas Cutrale e Gás Brasiliano receberam a palestra sobre a “Prevenção de câncer”, do Dr. Luis Henrique de Carvalho, médico oncologista e coordenador da Oncologia da Unimed.


Para o Dr. Luis Henrique "As ações junto às empresas e a população se mostram fundamentais para divulgarmos a importância da prevenção e dos cuidados com nossa saúde. O Centro de Oncologia da Unimed estará sempre à disposição. Nossa visão é de constante parceria com nossos pacientes e a comunidade".


O departamento SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho do Hospital São Paulo, distribuiu folhetos informativos sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, além do laço azul alusivo a campanha, para reforçar a conscientização, entre os colaboradores.


E ainda, os funcionários das recepções dos atendimentos da Unimed Araraquara, Matão e Taquaritinga, Univida, Núcleo de Terapias, Unilab, Núcleo de Atendimento Personal, Espaço Família, Oncologia e Hospital São Paulo das Unidades de Emergência Adulto e Infantil e recepção de internação, vestiram lindas camisetas azuis com os dizeres “Preconceito e saúde não combinam”. Também todos os funcionários de todos os serviços usaram o laço azul especialmente confeccionado para esta ação de conscientização.


Fonte:Unimed Araraquara


30/11/2017 - O Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida faz nova doação de gorros para a maternidade gota de leite

Na tarde da última quinta-feira (30/11), através da iniciativa de um grupo de voluntárias, formado por colaboradoras e pacientes do Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, a maternidade Gota de Leite, Vovó Mocinha, foi presenteada com gorrinhos de lãs.


Já na sua quarta entrega as mamães e recém-nascidos atendidos pela unidade hospitalar, foram beneficiados com os gorros confeccionados pelos solidários do Univida. Desta vez foram 421 gorrinhos, além de outras doações voluntárias que somaram cerca de 450 peças.


Junto com a Diretora Hospitalar Fungota, Emanuelle Laurenti, esteve presente na entrega, a representante do Univida, enfermeira auditora, Erica Maris Prado.


Para a Diretora da FUNGOTA, “Esta parceria é extremamente gratificante. Ficamos muito felizes em saber que existem pessoas de bom coração. O maior beneficiário são os nossos recém-nascidos que ganharão uma lembrança de extrema importância na sua vinda ao mundo, que é o fato do aquecimento corporal provindo pelo gorrinho. Com eles, aquecemos todos os recém-nascidos nas primeiras horas de vida, principalmente os prematuros, mantendo a termo a regulação corporal que é essencial para sua sobrevida”.


Desde a primeira entrega realizada em junho deste ano, foram cerca de 1.200 recém-nascidos que receberam a doação.


A Unimed se sente feliz em realizar gestos que fazem a diferença para com o ser humano, promovendo solidariedade e acolhimento.



Fonte:Unimed Araraquara


30/11/2017 - Novo Univida terá espaço mais amplo e aconchegante

Centro de Terapias e Programa Especial Autismo já estão na Unimed/Unidade Canasol, que, a partir de 5 de dezembro, abrigará todos os atendimentos do Centro Unimed de Qualidade de Vida



A partir do dia 5 de dezembro, o Univida (Centro Unimed de Qualidade de Vida) passa a atender os beneficiários da Unimed Araraquara exclusivamente na Unimed/Unidade Canasol – Rua Papa João Paulo I, 1.400, no Jardim Higienópolis. Os atendimentos individuais de psicologia, nutrição, fonoaudiologia e terapia ocupacional do Centro de Terapias e o Programa Especial Autismo já funcionam no Canasol. O espaço destinado à Clínica de Fisioterapia recebeu investimentos para melhorar ainda mais sua estrutura frente às preconizações atuais da especialidade.


A mudança de endereço – da Avenida Bento de Abreu para a Unimed/Unidade Canasol – visa ao melhor atendimento dos clientes da cooperativa. O presidente da Unimed Araraquara, Silvio Cardoso, diz que agora todos os serviços e atividades do Univida estarão concentrados num único local. “Além de já estar estruturado, a área do Canasol é mais do que o dobro da área disponibilizada no prédio da Bento, gerando muito mais conforto para os usuários”, argumenta Cardoso.


Univida


Inaugurado em 2002, o Univida, por meio de equipes multidisciplinares e profissionais especializados, oferece Clínica de Fisioterapia (ortopédica, RPG, respiratória e neurológica); Centro de Terapias (psicologia, nutrição, fonoaudiologia e terapia ocupacional);Medicina Preventiva(programas de prevenção e promoção à saúde, como atividades físicas e as oficinas de orientação Hipertensão, Diabetes, Obesidade Mórbida, Refluxo e Projeto Vida Nova Gestante); e Programa Especial Autismo. O Univida também destina um setor para autorizações de sessões de fisioterapia e terapias, proporcionando mais praticidade para os beneficiários.


Fonte:Unimed Araraquara


22/11/2017 - Unimed Araraquara participou da Facima 2017

Veja mais fotos

A Unimed Araraquara esteve presente na Feira Agro Comercial e Industrial de Matão (Facima). A feira, que não acontecia há 10 anos, retornou no Ginásio de Esportes ‘Décimo Chiozzini’ durante os dias 10 e 15 de novembro, e recebeu cerca de 25 mil visitantes.


Foram 105 estandes de mais de 80 empresas, onde os principais objetivos foram fomentar a economia local e oferecer à população opções de lazer e entretenimento


O stand da Unimed Araraquara na Facima, de 10 m², fortaleceu a marca e reforçou a presença da cooperativa na cidade e na região. As equipes de Vendas e Relacionamento corporativo apresentaram os produtos e serviços aos visitantes e ofereceram uma promoção exclusiva, além de distribuírem materiais informativos e brindes.


O gestor de Mercado da Unimed Araraquara, Rodrigo Marine, analisa positivamente, “A FACIMA foi uma grande oportunidade para fortalecermos ainda mais o vinculo da Unimed com a cidade de Matão e isso podemos perceber com os bons resultados que obtivemos de divulgação e principalmente de venda durante a feira”.


Fonte:Unimed Araraquara


08/11/2017 - Unimed Araraquara cresce como plano de saúde no IDSS

Operadora teve notas acima de 0,8 nos quatro indicadores do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS); na dimensão Gestão de Processos e Regulação (IDGR), cooperativa alcançou a nota máxima


De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS) da Unimed Araraquara em 2017 atingiu uma elevada pontuação (0,8762), reafirmando com isso o comprometimento com a qualidade nos serviços prestados.


O desempenho das operadoras de planos de saúde é calculado a partir de indicadores definidos pela própria ANS:


  • IDGA - Garantia de Acesso (que constitui 25% da nota);
  • IDGR - Gestão de Processos e Regulação (25%);
  • IDQS - Qualidade em Atenção à Saúde (25%);
  • IDSM - Sustentabilidade no Mercado (25%).

Para Silvio Cardoso, presidente da Unimed Araraquara, todos os setores da operadora melhoraram o seu desempenho no último ano em busca de excelência, evidenciada nos quatro critérios de avaliação: todos maiores que 0,8.


“Atingimos a nota máxima em Gestão de Processos e Regulação. Isso demonstra a organização interna em termos de rotinas e sistemas de informação, que auxiliam no cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais da operadora junto à ANS. Somos certificados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e recebemos também o selo Prata de Governança e Sustentabilidade, na operadora, e o selo Prata de Hospital Sustentável, no Hospital São Paulo, emitidos pela Unimed Brasil”, analisa.


Além da acreditação Pleno pela ONA (renomada organização, com metodologia reconhecida internacionalmente, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente) concedida ao Hospital São Paulo e dos selos Prata, a Unimed possui certificados específicos para os serviços de laboratório e esterilização.


Estrutura


A Unimed Araraquara tem mais de 500 médicos cooperados em diversas especialidades e uma rede completa de serviços:


  • Hospital São Paulo;
  • Unidade de Urgência e Emergência 24 horas em Araraquara, Matão e Taquaritinga;
  • Unilab (laboratório de análises clínicas próprio), certificado com o Controlab e PNCQ;
  • Univida (oferece acompanhamento fisioterápico, nutricional e psicológico e programas de prevenção e relativos a hábitos saudáveis);
  • E Oncologia, equiparável à dos grandes centros especializados do País.

O Hospital São Paulo participa e adota as medidas recomendadas pelo projeto Parto Adequado, desenvolvido pela ANS, pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pelo Instituto de Melhoria em Saúde (tradução livre para IHI, da sigla em inglês), com apoio do Ministério da Saúde. O Parto Adequado visa a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação e durante o trabalho de parto e pós-parto, com estrutura adequada e preparo da equipe multidisciplinar.


IDSS 2017 (Dados de 2016) - Unimed Araraquara


  • IDSS: 0,8762
  • Garantia de Acesso (IDGA): 0,8588
  • Gestão de Processos e Regulação (IDGR): 1,000
  • Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS): 0,8173
  • Sustentabilidade no Mercado (IDSM): 0,8285

Fonte:Unimed Araraquara


06/11/2017 - Unimed Araraquara realiza “Café com o Cliente” em Matão

Veja mais fotos

A Unimed Araraquara através de seu departamento de relacionamento corporativo, responsável pela troca de informações e suporte aos clientes pessoa jurídica, realizou na última quarta-feira, dia 25 de outubro, o café da manhã com os clientes da cidade de Matão.


O café foi realizado na sede do sindicato do comércio varejista de Matão, também cliente Unimed, com o objetivo de estreitar relações e apresentar as novidades que estão sendo desenvolvidas e planejadas na estrutura da cooperativa.


Estiveram presentes representantes das empresas Sociedade Recreativa Matonense - Sorema, Bussola Ferramentaria, Confecções Elite, Baldan, Mauser, Citrolife Alimentos, Auditec, Citrosuco e Sindicato dos Servidores Municipais de Matão e foram recepcionados pela equipe Unimed, o Gestor da área, Rodrigo Marine e o diretor de mercado, o Dr. Renato Chediek.


"O café com o cliente tem se mostrado uma oportunidade para estreitarmos mais nossa relação com os nossos parceiros, com a aproximação da diretoria Unimed com os dirigentes e colaboradores das empresas. Em Matão não foi diferente e ainda contamos com a ajuda do nosso grande parceiro, que é o Sindicato do Comércio” comenta Dr. Chediek.


Rodrigo Marine reafirma o sucesso da edição, "Buscamos com esse evento demonstrar mais uma vez o quão importante são nossos clientes. O diferencial do café com cliente é a aproximação da diretoria da Unimed com os representantes das empresas e ouvir as necessidades deles. Em Matão, a parceria que temos com o Sindicato do Comercio Varejista de Matão, fortalece ainda mais a posição da Unimed no mercado.”


Fonte:Unimed Araraquara


03/11/2017 - Unimed Araraquara promove palestra informativa a pedido da Brasilux Tintas

Veja mais fotos

A Unimed de Araraquara, durante o mês de Outubro, realizou diversas atividades para fortalecer e compartilhar informações sobre o câncer de mama, útero e ovário e conscientizar a todos sobre a importância da detecção precoce da doença, alertar clientes, funcionários e a sociedade em geral sobre a as ações preventivas, o cuidado com a saúde e a importância do médico e de exames regulares.


A partir destas iniciativas, a empresa Brasilux Tintas, sediada em Matão, no dia 21 de outubro ofereceu a suas colaboradoras uma palestra intitulada “Câncer de mama” ministrada pelo médico cooperado, ginecologista e obstetra da Unimed, Dr Antonio Carlos Durante. Os participantes foram recepcionados com um café da manhã no Hotel Leiria em Matão e após no auditório do hotel participaram do evento.


Dr. Durante falou sobre dados e estatísticas da epidemiologia do câncer de mama, fatores de risco, diagnóstico, a histologia, a disseminação e as fases de estadiamento da doença, os fatores prognósticos e preditivos, os tipos de tratamento e as principais drogas e efeitos colaterais, além da importância do auto exame como a principal forma de prevenção.


Para Kelly Diniz Bicalho – Diretora do Grupo Brasilux, “O Grupo Brasilux tem uma preocupação e um cuidado constante com a saúde de seus colaboradores. Por esse motivo decidimos este ano fazer novamente um evento para as todas as mulheres com o objetivo de mostrar a importância da prevenção ao câncer de mama e cuidados com a saúde de forma geral. A palestra do ginecologista Dr. Antônio Carlos Durante foi de extrema importância e muito esclarecedora. Mostrou a todas, a relevância de ter práticas de vida saudáveis e alertou a respeito da prevenção. Foi excelente e ficamos muitos satisfeitos com o resultado! No dia 19 de novembro promoveremos a 2ª Caminhada Brasilux pela Vida, em Matão, para alertar aos colaboradores e a população a respeito da importância do combate ao Câncer de Próstata. Buscamos ser uma empresa que contribui com o bem estar da sociedade e queremos cada vez mais promover ações que tragam transformação.”


A Unimed distribuiu as participantes folhetos explicativos com laços rosas, além de sortear camisetas alusivas a Campanha Outubro Rosa. São ações como esta que fazem a diferença no trabalho preventivo e de conscientização para uma vida mais saudável e feliz.


Fonte:Unimed Araraquara


01/11/2017 - A Unimed Araraquara, através do Univida (Centro Unimed de Qualidade de vida), realizou a segunda edição do Programa Univida Empresas na GasBrasiliano.

Veja mais fotos

Assim como no projeto anterior, o objetivo foi promover o gerenciamento do estado nutricional do grupo a fim de minimizar as possibilidades do desenvolvimento de doenças crônicas como: cardiovasculares, obesidade, diabetes, dentre outras, através de índices propostos em cada ciclo de vida.


A partida inicial, realizada em 03 de março, se deu através de um levantamento do perfil epidemiológico por meio de um questionário de condições gerais da saúde. Após a entrega dos formulários preenchidos pelos funcionários, foi feita a tabulação dos dados e apresentados os resultados aos coordenadores da ação, com sugestões de como trabalhar a equipe dentro dos perfis obtidos.


Foram realizadas atividades com orientações sobre hábitos alimentares e incentivos à prática de atividade física, durante os seis meses do Programa, sempre às sextas-feiras, através de avaliações nutricionais, retornos e orientações; ginástica laboral e atendimentos psicológicos.


O Programa foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeira, nutricionista, educadores físicos e psicólogo.


As metas sugeridas para o Programa foram: a redução de IMC e circunferência abdominal; melhora na qualidade de vida e autoestima; aumento na prática de atividade física e o controle de peso. Através de uma competição interna, com divisão de grupos para incentivar ainda mais a busca pelos resultados, os participantes puderam buscar os resultados de forma descontraída, com estímulo dos companheiros de equipe e muitas trocas de experiências.


Tendo como objetivo a melhora do estado nutricional dos funcionários atendidos, podemos concluir que o resultado do Programa foi satisfatório, uma vez que 45% melhoraram o IMC e 69,6% reduziram a circunferência abdominal.


A redução de circunferência abdominal é considerada tão importante quanto a redução de peso, pois, o aumento da gordura abdominal proporciona a elevação, principalmente, da glicemia, dos triglicérides, da pressão arterial, que são fatores de risco para doenças coronarianas.


O programa também pôde contribuir para o esclarecimento de dúvidas dos funcionários em relação a uma alimentação equilibrada e melhor qualidade de vida.


Para Daniela Alcalde, coordenadora administrativa do Univida, "Os resultados do Programa nos deixam muito orgulhosos, pelo profissionalismo, alinhamento dos objetivos, foco na meta, motivação dos envolvidos e de podermos vislumbrar que é possível realizarmos Medicina Preventiva e garantir Qualidade de Vida, esse é o trabalho e o negócio do Univida. Parabéns a todos!"


Walter Fernando Piazza Júnior, Diretor Presidente da GasBrasiliano, declarou a satisfação da empresa com o trabalho realizado. “Uma das principais preocupações da GasBrasiliano é a qualidade de vida de seus empregados. Foi gratificante ver o entusiasmo de todos no Programa implementado pela Univida. O trabalho contribuiu em diversos aspectos da saúde de nossa equipe, em especial quanto aos hábitos alimentares e atividades físicas. Parabéns à Univida pelo Projeto e aos colaboradores pelo engajamento e resultados alcançados”.



Fonte:Unimed Araraquara


01/11/2017 - Unimed Araraquara promove ações no mês do Outubro Rosa.

Veja mais fotos

A Unimed de Araraquara através do serviço de Oncologia, durante o mês de Outubro realizou diversas atividades para fortalecer e compartilhar informações sobre o câncer de mama, útero e ovário e conscientizar a todos sobre a importância da detecção precoce da doença, alertar clientes, funcionários e a sociedade em geral sobre a as ações preventivas, o cuidado com a saúde e a importância do médico e de exames regulares.


A iluminação em rosa das fachadas dos seus principais serviços iniciou o mês com grande alegria.


Durante todo o mês de outubro, semanalmente em dias alternados, foi oferecido aos clientes do serviço de Oncologia da Unimed um café da manhã especial, estimulando os pacientes através da alegria, da autoestima e do carinho a passarem por esta fase de uma forma mais amena, fortalecidos e confiantes.


Para Fernanda Nascimento, enfermeira responsável pela Oncologia da Unimed, “Este mês é especial. Alertamos a todos sobre a importância da prevenção do câncer de mama, e semanalmente pudemos acolher os pacientes através das palavras de acalento dos doutores Luis Henrique e Marina. A nossa preocupação com os pacientes envolve o bem estar físico, emocional, sempre procurando transmitir esperança, perseverança e confiança no sucesso do tratamento”


Dr. Antonio Carlos Durante, ginecologista e obstetra da ministrou uma palestra intitulada “Câncer de Mama”, no Hotel Leiria na cidade de Matão, para as colaboradoras da empresa cliente, Brasilux Tintas a pedido de sua diretora Kelly Diniz Bicalho.


A empresa Gás Brasiliano, recebeu a palestra sobre a “Prevenção de câncer”, do Dr. Luis Henrique de Carvalho, médico oncologista e coordenador da Oncologia da Unimed.


A psicóloga do Univida, Lúcia Monachesi, também realizou palestras com alertas sobre a prevenção nas empresas Embraer e Capgemini.


O departamento SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho do Hospital São Paulo, distribuiu folhetos informativos sobre a importância do Câncer de mama, além do laço rosa alusivo ao câncer de mama, para reforçar a conscientização, entre os colaboradores.


E ainda, os funcionários das recepções dos atendimentos da Unimed Araraquara, Matão e Taquaritinga, Univida, Núcleo de Terapias, Unilab, Núcleo de Atendimento Personal, Espaço Família, Oncologia e Hospital São paulo das Unidades de Emergência Adulto e Infantil e recepção de internação, vestiram lindas camisetas rosas com os dizeres “ Outubro Rosa. Quem se cuida, se ama”. Também todos os funcionários de todos os serviços usaram o laço rosa especialmente confeccionado para esta ação de conscientização.



Fonte:Unimed Araraquara


27/10/2017 - Localização e organização são os principais atributos da nova Central de Atendimento, segundo clientes.

Veja mais fotos

Funcionários da Unimed Araraquara também fizeram comentários positivos, sobretudo em relação à qualidade do atendimento prestado em função da segmentação das diversas demandas dos usuários.


“Sou cliente da Unimed Araraquara há muito tempo, e minha maior dificuldade era autorizar guias no Centro”, diz a biomédica Mariana Marchetti Castro Camargo. O alívio de Mariana ecoa uma reivindicação de grande parte dos usuários da cooperativa.


Em funcionamento no novo endereço –Avenida Prudente de Moraes, 1281, entre as ruas Humaitá (Rua 9) e Pedro Álvares Cabral (Rua 10) – desde o dia 2 de outubro, a atual Central de Atendimento presencial da Unimed Araraquara vem arrancando elogios da maioria dos clientes. A própria Mariana ressalta que estacionar ficou muito mais simples. “Consegui parar meu carro sem nenhum transtorno”, conta.


Além das seis vagas – contra três disponibilizadas no prédio antigo –, encontrar um local para parar o carro nas imediações da nova estrutura é mais fácil do que nas redondezas da Rua Carlos Gomes, onde o movimento é muito maior.


Foram transferidos para a nova central os setores de Atendimento ao Cliente (autorização de guias), Atendimento a Pessoa Física e Jurídica, Auditoria, Ouvidoria e Serviço Social.


Organização


“É a segunda vez que venho autorizar guia aqui. Fiquei impressionado com a qualidade. O espaço é muito mais amplo, temos a impressão de que o ambiente está mais organizado”, relata o empresário César Augusto Prado. A sensação de organização é recorrente dentre os comentários. “Os postos de atendimento estão segmentados, agora a gente sabe para onde tem que ir”, afirma a educadora física Érica Helena Racco. “O local é mais arejado, iluminado e muito mais acessível. A melhora foi de cem por cento”, afirma Érica.


Mas não são só os clientes que estão elogiando. A assistente administrativa da Unimed Araraquara Cátia Regina Moreira diz que a Central de Atendimento ficou mais organizada tanto para os usuários quanto para os funcionários. “Antes, todos os atendimentos eram organizados numa única fila. Agora, conseguimos segmentar as demandas, diminuindo o tempo de espera. A qualidade do serviço prestado já pode ser notada por todos”, diz Cátia, que destaca ainda a acessibilidade do espaço, por meio de rampas para pessoas com deficiência.



Fonte:Unimed Araraquara


26/09/2017 - A 16ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes - Sipat do Hospital São Paulo – Unimed Araraquara.

Veja mais fotos

Tema em 2017: "Cuidando de quem cuida".


Na semana de 18 a 22 de setembro o Hospital São Paulo – Unimed Araraquara realizou a sua 16ª SIPAT, cujo tema foi “Cuidando de quem cuida”.


Com ações pertinentes ao tema a semana iniciou com a palestra sobre prevenção de DSTs, ministrada pela Biomédica Andreia Ribeiro, do setor de vigilância epidemiológica, que tratou sobre a importância do uso da proteção.


No coquetel de abertura Dr. Durante – diretor hospitalar ressaltou a importância dos assuntos prevencionistas e da Sipat para o hospital como forma de reforçar a segurança dos funcionários através do conhecimento.


O presidente da CIPA, Leônidas Mori Junior, informou sobre a redução dos acidentes perfurocortantes e sobre o objetivo do Acidente Zero, apresentando os resultados de 78 anos de pesquisa da Universidade de Harvard, ressaltando que ter bons relacionamentos ajuda a sermos felizes e que a felicidade ajuda na prevenção de acidentes.


No segundo dia, foi realizada a Gincana da Segurança na qual os funcionários respondiam questões prevencionistas e eram presenteados com bombons. Já no período da tarde ocorreu a palestra “Alimentação saudável e consumo de fibras”, ministrada pela nutricionista Ana Carolina Campi Cansiam.


Na quarta-feira foi ministrada a palestra “Estímulos multissensoriais para fortalecimento dos vínculos”, ministrada por Aline Froes Magnabochi, representante da Johnsons Baby Brasil e na sequência ocorreu a feira do Bem Estar, com maquiagem gratuita para os funcionários, distribuição de pipoca e sorvete.


No dia seguinte, o Dr. Luis H. de Carvalho, médico responsável pelo serviço de oncologia Unimed, falou sobre os males do tabagismo. Á noite, na Universidade Paulista – Unip as atividades iniciaram com a Academia de Ballet Art Dance que realizou uma belíssima apresentação da peça Amelie, onde as dançarinas Ana Paula, Gabrielle, Franciely, Maria Inês, Natalia, Maria Júlia, Laura e Gustavo deram um show de graça e beleza.


Na sequencia, o escritor e palestrante Orson Peter Carrara expôs sobre a importância de cuidar de quem cuida e se cuidar, como medida para prevenir doenças e acidentes, ressaltando aos participantes da importância de estar bem consigo mesmo.


Utilizando-se de uma forma nada convencional de palestrar, trouxe sequencias de fragmentos do filme Invictus, que conta a vida de Nelson Mandela, o qual conseguiu manter sua motivação, cuidando de si mesmo e mantendo a motivação, apesar de 27 anos de prisão e que, após sua libertação o levou a tornar-se Presidente da África do Sul mesmo com seus mais de 70 anos, e não apenas governou um país, mas cuidou do seu povo.


Fechando a semana, realizou-se pela manhã a palestra “Oficina do futuro” que tratou sobre da administração financeira, previdência privada e outras ações para uma vida previdente. No período da tarde a advogada Samara Smeili Assaf, discorreu sobre “Alienação Parental e suas consequências Jurídicas”, e ressaltou que quando ocorre a alienação parental, a criança é a mais prejudicada.


Durante todas as atividades da semana, foram sorteados brindes. Para os organizadores da 16ª SIPAT do hospital São Paulo, foi mais um ano muito gratificante e que contou com um grande número de participantes, cerca de 700 pessoas, mas o mais importante, foi conseguirmos conscientizar ainda mais a todos, sobre as diversas formas de cuidar da saúde e da segurança próprias, para poder cuidar ainda melhor da segurança do paciente.



Fonte:Unimed Araraquara


22/09/2017 - Unimed Araraquara e Shopping Jaraguá revitalizam Fraldário

Veja mais fotos

Com acesso mais visível e mais fácil, privacidade para mães que amamentam e novos equipamentos, local para dar suporte aos pais que passeiam com bebês e crianças pequenas passa a se chamar Espaço Família.


Em funcionamento desde 11 de setembro, o Espaço Família – antigo Fraldário – tem arrancado elogios do público que frequenta o Shopping Jaraguá.


A resposta dos usuários vêm ao encontro das expectativas do shopping. Para o superintendente do Jaraguá, Cleiton Martins, a modernidade e o conforto proporcionados pelo novo local visa a elevar o bem-estar das famílias nos momentos de lazer e entretenimento. “É uma facilidade a mais, oferecida gratuitamente, para pais que estão passeando com bebês e crianças pequenas”, diz Martins.


Espaço Família


A melhoria abrange ainda a criação de uma sala de espera, contígua à recepção; o posicionamento do setor de amamentação em ambiente próprio, isolado dos demais, para dar privacidade às mães; a inclusão de purificador de água na copa, que se junta ao micro-ondas e ao frigobar; o aumento de três para quatro trocadores de fralda; a banheira com ducha de água quente para higienização; e o incremento do número de carrinhos, que saltou de 12 para 22. O Espaço Família é totalmente climatizado.


A arquiteta do Shopping Jaraguá, Carol Haddad, explica que a ideia da reforma era cogitada desde 2014. “A princípio, seria uma obra menor, uma adequação. Mas nós fomos percebendo que para alcançar a comodidade que planejávamos oferecer ao público seria necessária uma mudança drástica”, conta Carol. “O setor de amamentação, que era o mais crítico, ficou mais amplo e privativo. A satisfação dos usuários mostra que acertamos na decisão”, completa.


O gestor estratégico da Unimed Araraquara, Marcio Botelho, diz que os valores de saúde afirmados pela cooperativa médica vão além de prevenção, diagnóstico e tratamento. “Simples cuidados que têm a ver com ambientes e serviços apropriados para bebês e crianças e tranquilidade e facilidade para os pais integram nosso conceito de qualidade de vida”, comenta Botelho. “Fica o convite para que as pessoas venham conhecer o Espaço Família”, ressalta.



Fonte:Unimed Araraquara


19/09/2017 - Hospital São Paulo realiza semana da SEPSE

Veja mais fotos

O Hospital São Paulo – Unimed Araraquara em constante ação junto ao seu corpo de funcionários realiza ações que buscam manter a qualidade dos serviços e a segurança dos pacientes.


Em comemoração ao dia mundial da SESPSE, comemorado no dia 13 de setembro, a equipe do SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Paulo, realizou na semana da mesma data, algumas ações para alertar os funcionários da saúde quanto a importância do rápido diagnóstico.


Hoje, a SEPSE que é uma inflamação generalizada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão, pode levar à parada de funcionamento de um ou mais órgãos ou à morte e mata mais do que câncer no Brasil e no mundo.


As ações compreenderam um treinamento relembrando os principais sinais de alerta e disfunções do organismo que podem ocorrer no paciente diagnosticando a SESPSE e os procedimentos internos que devem ser realizados quando o mesmo acontecer.


Os profissionais também puderam assistir a dois vídeos que esclareceram mais dúvidas sobre o assunto.


Para Jaqueline Alexandre, coordenadora do CCIH, “a participação e o interesse dos nossos profissionais nos deixam confiantes de que estamos no caminho certo quanto ao rápido diagnóstico e procedimentos”.



Fonte:Unimed Araraquara


13/09/2017 - Movimente-se: Unimed Araraquara promoveu atividades gratuitas para a população

Veja mais fotos

A Unimed Araraquara através do Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, promoveu de 4 a 9 de setembro, a Semana Movimente-se 2017, uma iniciativa em conjunto com a Federação Unimed – Intrafederativa Nordeste Paulista e suas demais singulares que participam cada qual com suas atividades.


A Unimed Araraquara/Univida participou com muitas atividades abrangendo clientes do Univida, algumas empresas, colaboradores da Operadora, Hospital São Paulo, Oncologia, Univida, Unilab, Núcleo Atendimento Personal e Núcleo de Terapias.


Exames e palestras para os clientes do Univida e colaboradores foram também atividades realizadas na semana, buscando incentivar a prática de atividade física.


No sábado, 09/09, foram realizadas atividades gratuitas e abertas a toda a comunidade no Parque Infantil, das 8h30 às 10h30: aferição de pressão, caminhada, alongamento e exercícios localizados com educadores físicos do Univida, Leonardo Sanioto e Andrea Concion, Zumba com a Profa. Carol e Tai Chi Chuan, com o Prof. Cleiton.


Ao longo de toda a semana participaram da programação cerca de 500 pessoas. Para a coordenadora do Univida, Daniela Sanches, “É sempre gratificante ações como esta, e conferir a participação de um grande número de pessoas. Estas ações orientam todos no cuidado com a saúde através da prevenção e prática de atividades físicas”.


“Este ano conseguimos envolver as nossas outras unidades de centro de qualidade de vida de Américo, Matão e Taquaritinga, que são muito importantes para o nosso resultado final da medicina preventiva”, completa Renata Bortolossi, responsável pelo setor de medicina preventiva.


O evento contou com o apoio e participação de importantes parceiros como Sicredi, Suco Prats, Drogaven e Prefeitura Municipal de Araraquara.



Fonte:Unimed Araraquara


05/09/2017 - Primeiro Café com o Cliente


A Unimed Araraquara através de seu departamento de relacionamento corporativo, responsável pela troca de informações e suporte aos clientes pessoa jurídica, realizou na última quarta-feira, dia 30 de agosto, o primeiro café da manhã com o cliente.


Com o objetivo de estreitar relações e apresentar as novidades que estão sendo desenvolvidas e planejadas na estrutura da cooperativa, foram convidados para este café, os responsáveis pelo setor que implanta e monitora o plano de saúde dentro das corporações.


Estiveram presentes neste primeiro evento os clientes, Luiz Henrique Carlos Scabello e Tatiana (Canasol), Dr. Luiz Lindquist (Cutrale), Geisa (Alúmínio Ramos), Andresa e Julia (Nigro) e Rafaela e Sawani (Grupo Montoro), que foram recepcionados pela equipe Unimed, o Gestor da área, Rodrigo Marine e o diretor de mercado, o Dr. Renato Chediek.


Para o Dr. Chediek, "A possibilidade de estarmos cada vez mais próximos de nossos clientes/parceiros nos leva a um conhecimento maior de suas necessidades, assim como possibilita um caminho de bom relacionamento e de troca de informações para um melhor atendimento do cliente".


Os encontros serão mensais, e o próximo acontecerá no dia 21 de setembro.


Fonte:Unimed Araraquara


17/08/2017 - Unimed Araraquara participa da Facira 2017

Veja mais fotos

A Unimed Araraquara esteve presente na Feira Agrocomercial e Industrial de Araraquara (Facira), retomada em 2017 em comemoração aos 200 anos da cidade. O evento aconteceu durante os dias 17 a 22 de agosto e teve como principais objetivos fomentar a economia local e oferecer à população opções de lazer e entretenimento.


O stand da Unimed Araraquara na Facira, de 40 m², fortaleceu a marca e reforçou a presença da cooperativa na cidade e na região. As equipes de Vendas e Relacionamento corporativo apresentaram os produtos e serviços aos visitantes e ofereceram uma promoção exclusiva, além de distribuírem materiais informativos e brindes.


A Unimed Araraquara também ofereceu todo o suporte médico necessário para o evento, com ambulatório à disposição do público, fraldário e Unidade Móvel de Emergência, em parceria com a Master Med Emergências Médicas.


O gestor de Mercado da Unimed Araraquara, Rodrigo Marine, avaliou a iniciativa como positiva. “A participação da Unimed na Facira contribuiu muito para a exposição da nossa marca, divulgação dos nossos serviços, fomento de novos clientes e parcerias com outras empresas. O retorno da Feira, justamente nos 200 anos da cidade, com certeza criou um marco para que novos eventos como este sejam alavancados em nossa região”.


Fonte:Unimed Araraquara


17/08/2017 - Unimed participa da Semana do Empreendedor em Matão

Veja mais fotos

A partir de uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial, CIESP, Sincomércio e Prefeitura Municipal de Matão/SP, em parceria do Sebrae/SP, foi realizada a “Semana do Empreendedor” entre os dias 22 e 25 de Agosto no Villa Dorana.


Com o objetivo de trocar informações empresariais e fomentar negócios entre os empreendedores da região, a semana contou com temáticas de empreendedorismo, gestão e inovação, dentre as quais se se destacaram diversas palestras, rodada de negócios, consultorias e atendimentos a micro e pequenos empresários.


Para Antonio Geraldo Giannini, presidente do Sincomércio, “a primeira semana do empreendedor foi um sucesso tanto nas palestras como nos depoimentos dos empresários, muita informação, motivação, troca de experiência com muito networking, noites para os empreendedores esquecer da crise arregaçar as mangas da camisa e ir a luta defender o seu negócio é realmente empreender com resultado e quem não aproveitou desta vez já fica o convite para o próximo valeu a pena. Quero agradecer a UNIMED que foi patrocinadora do evento acreditando e empreendendo conosco obrigado”


A Unimed participou como apoiadora do evento, para reforçar ainda mais a marca entre os empresários locais, além de manter durante todos os dias um atendimento presencial com promoção de vendas.


Para encerrar a semana, aconteceu um coquetel entre os participantes, apoiadores e autoridades locais que também contou com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, que se mostrou otimista em relação ao desenvolvimento local e regional.


“Para a Unimed é muito importante a participação desse tipo de evento, pois reforça ainda mais nossa posição de empresa parceira , comprometida com os nossos clientes e preocupada com o desenvolvimento de nossa região”, afirmou Rodrigo Marine, Gestor de Mercado da Unimed Araraquara.


Fonte:Unimed Araraquara


11/08/2017 - O Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida faz nova doação de gorros para a maternidade gota de leite

Veja mais fotos

Na tarde da última sexta-feira (11/08), pela terceira vez, através da iniciativa de um grupo de voluntárias, formado por colaboradoras e pacientes do Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, a maternidade Gota de Leite, Vovó Mocinha, foi presenteada com gorrinhos de lãs.


Com o objetivo de beneficiar mamães e recém-nascidos atendidos pela unidade hospitalar, foram confeccionados pelos solidários do Univida 332 gorrinhos, além de outras doações voluntárias que somaram cerca de 360 peças. A ação também recebeu importante colaboração do Fundo Social, através da Cidinha, que contribuiu com mais 24 gorrinhos feitos à mão, além de outras peças de roupas e fraldas descartáveis.


As gestantes, Letícia Oliveira e Ana Paula Sergio, mamães da Esther e Maria Clara respectivamente, foram algumas das mães receberam os gorrinhos e comemoraram a ação. “As toucas já incorporaram o nosso dia-a-dia, elas já seguem junto com o kit de controle do recém-nascido” disse mostrando em mãos o kit, Emanuelle Laurentti, Diretora Hospitalar Fungota.


Junto com a diretora, estiveram presentes na entrega, a presidente do fundo de solidariedade, Cidinha Silva, os representantes do Univida, Daniela Sanches, os educadores físicos Leonardo Sanioto e Andréa Concion, a enfermeira auditora, Erica Maris Prado, e o Dr. Emerson Carlos, Supervisor de Contas Médicas e Auditoria da Unimed. Desta vez também acompanharam a entrega duas das voluntárias, clientes do Univida, as senhoras Ester e Maria da Penha.


Para o Dr. Emerson Carlos, também Diretor Técnico da Maternidade Gota de Leite, “Esta doação é muito importante pra nós, carentes de material, não só porque aquece os recém-nascidos, mas porque ela chega com uma grande diferença: chega repleta de amor, transmitindo o calor do carinho de quem o confeccionou ou doou”. A Unimed se sente feliz em realizar gestos que fazem a diferença para com o ser humano, promovendo solidariedade e acolhimento.



02/08/2017 - A Unimed / Hospital São Paulo faz doação de cobertores

O Hospital São Paulo (HSP) / Unimed na última sexta-feira, dia 28 de julho, fez a doação de 105 cobertores e mais de 600 peças de roupas para o Fundo Social.


A Assistente Social do Hospital São Paulo, Mara Capparelli Haddad, explica como aconteceu a escolha da instituição, "conhecemos o trabalho deles e também a dificuldade que enfrentam todos os dias, por isso decidimos pelo Fundo Social".


A organização atende várias instituições cadastradas que trabalham desde o acolhimento e encaminhamento para clínica de tratamento, até participarem do processo de ressocialização e apoio para que os acolhidos encontrem um emprego e vida digna na sociedade.


Estavam presentes no recebimento, Maria Aparecida da Silva (Cidinha), presidente e Elenice Mazzola Rezende, assistente social do Fundo de Solidariedade de Araraquara, além dos representantes da Unimed, Mara Caparelli, do Hospital São Paulo, Renata Bortolossi e Daniela Sanches do Univida e José Geraldo Benassi, marketing.


Segundo a Cidinha, "Esta doação é muito importante para o Fundo Social, pois a demanda é muito grande, o frio este ano está intenso e muitas famílias estão necessitando de auxilio. Agradecemos imensamente as pessoas e cooperados da Unimed que se empenharam nesta ação. Praticar a solidariedade é um ato de amor! Nosso muito obrigado".


"Foi com muito orgulho que, Renata e eu, representando nossos colaboradores e clientes UNIVIDA e a operadora Unimed Araraquara, participamos da entrega das doações para Campanha do Agasalho 2017 - Fundo Social - Araraquara. Gratidão a todos que, tocados pelo altruísmo, contribuíram para mais essa ação social", manifesta-se Daniela Sanches, Coordenadora Administrativa do Univida.



26/07/2017 - A empresa Sucocítrico Cutrale participa de projeto Univida Empresas – Unimed Araraquara

A Unimed Araraquara, por meio de sua equipe do Univida (Centro Unimed de Qualidade de vida), está promovendo mais um projeto de medicina preventiva junto às empresas clientes, desta vez na empresa Sucocítrico Cutrale.


O objetivo principal do projeto na Cutrale é promover o gerenciamento do estado nutricional do grupo a fim de minimizar as possibilidades do desenvolvimento de doenças crônicas, como cardiovasculares, obesidade, diabetes, dentre outras, através de índices propostos em cada ciclo de vida.


A partida inicial foi um levantamento do perfil epidemiológico por meio de um questionário de condições gerais da saúde. Após a entrega dos formulários preenchidos pelos funcionários, foi feita a tabulação dos dados e apresentados os resultados aos coordenadores da ação, com sugestões de como trabalhar a equipe dentro dos perfis obtidos.


As atividades com ginásticas laborais são desenvolvidas semanalmente (segunda e sexta) nas unidades PH e RA da fábrica. Os colaboradores também recebem orientações sobre hábitos alimentares e incentivos à prática de atividade física.


O projeto envolve uma equipe multidisciplinar, enfermeira, nutricionista, educadores físico.


Ao final de todas as atividades elencadas inicialmente, serão apresentados os resultados obtidos junto aos colaboradores das unidades e avaliado a necessidade de uma segunda parte deste projeto.


Para Renata Bortolossi, coordenadora da Medicina Preventiva, o projeto sempre traz resultados positivos, "É gratificante ver o grande número de participantes de forma engajada e, claro, esperamos apresentar os resultados positivos para à empresa".


Segundo Marcela de Pauli, enfermeira do trabalho da Cutrale, "O projeto ainda está em andamento, mas vários colaboradores já nos procuraram para relatar a melhoria de condições de saúde. Constatamos a importância dessa ação promovida pela Univida dentro da empresa, na busca fundamental de melhorias dos indicadores de saúde para as doenças crônicas preveníveis."



Fonte:Unimed Araraquara


21/07/2017 - Com apoio da Unimed Araraquara, Ferroviária recebe selo de Clube Formador

Emitido pela CBF, certificado foi entregue pelo presidente da FPF; valores sociais do projeto motivaram cooperativa na consolidação da parceria

Mauro Silva,Dr. Luís Roberto de Moura Neves,Reinado Carneiro Bastos,
Carlos Alberto Salmazo

A Ferroviária Futebol SA recebeu na noite da última quarta-feira(19/7), no auditório da Uniara, o selo de Clube Formador, emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O certificado foi entregue pelo presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinado Carneiro Bastos, ao presidente da Ferroviária, Carlos Alberto Salmazo.


Em seu discurso, Salmazo recordou o histórico recente de jogadores das categorias de formação presentes no elenco adulto em competições oficiais. "Na Copa Paulista [que a equipe disputa neste segundo semestre], são dez atletas oriundos da base", lembrou. "Até agora, fizemos três partidas e estamos com 100% de aproveitamento", completou.


Bastos disse que, incluindo a Ferroviária, apenas 14 clubes em São Paulo e 35 no Brasil possuem o selo. "Não é um pedaço de papel. É uma conquista. Uma glória", comentou.


O prefeito Edinho Silva, o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda, e o ex-jogador Mauro Silva, campeão mundial com a seleção brasileira em 1994, nos Estados Unidos, hoje vice-presidente do Departamento de Integração com Atletas da FPF, também participaram do evento.


Unimed Araraquara


Patrocinadora da Ferroviária, a Unimed Araraquara apoia ainda as categorias de base do clube - sub-15, sub-17 e sub-20. A cooperativa disponibiliza plano de saúde aos meninos da base – a assistência médica aos atletas é um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do selo.


O diretor administrativo-financeiro da Unimed Araraquara, Luís Roberto de Moura Neves, representou a singular no evento. Para Neves, que integrou a mesa de solenidade, como muitos dos jogadores da base, devido ao afunilamento rigoroso inerente à atividade, não chegarão ao profissional, o incentivo ao esporte promovido pela Unimed Araraquara tem valor social.


"O esporte, por meio da coletividade, do respeito aos adversários e das regras que o regem, é importante para a formação de cidadãos. E, pela relação direta com bem-estar, a atividade física tem papel fundamental na prevenção de doenças, que é justamente um dos pilares desenvolvidos pela cooperativa nos cuidados de saúde", argumentou Neves, justificando a parceria.


Fonte:Unimed Araraquara


17/07/2017 - Mais uma Ação Social do UNIVIDA - Centro Unimed de Qualidade de Vida:
doação de itens de beleza e higiene para a Oficina das Meninas

O Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas (CCAOM) recebeu, na última sexta-feira (14/07), a doação de cerca de 500 itens pelas mãos do Univida (Centro Unimed de Qualidade de Vida) através de seus clientes e colaboradores.


Entre eles, estão objetos de higiene pessoal e beleza, todos destinados as garotas que participam do projeto. Durante a entrega, os educadores físicos do Univida, Leonardo Sanioto e Andrea Concion, animaram a festa com uma quadrilha junina.


“Ficamos muitos felizes com essas doações, pois nossa instituição necessita de todo esse carinho. Obrigado a Univida por essa iniciativa. Aproveito para deixar as portas abertas para todos que quiserem colaborar de alguma maneira”, disse a presidente Ana Paula Nunes. Para quem não sabe, a Oficina das Meninas é uma organização sem fins lucrativos somando-se à rede de atendimento a crianças e adolescentes. Tem suas atividades direcionadas a meninas e adolescentes de 6 a 18 anos, priorizando as famílias de baixa renda em que mulheres sejam as provedoras.


O CCAOM conta com uma equipe de profissionais atuando como educadores sociais nas áreas de dança, teatro, inclusão digital, educação para valores, orientação e prevenção em saúde, além do grupo de apoio administrativo e de serviços de alimentação, limpeza e manutenção. A instituição está localizada na avenida Padre Manoel da Nóbrega, 540, no Parque Alvorada, funcionando das 7 às 17h. Mais informações pelo telefone (16) 3322-6232.


Fonte:Unimed Araraquara


07/07/2017 - A Semana do SCIH no Hospital São Paulo desenvolveu ações para garantir os bons resultados apresentados

Para garantir os bons resultados apresentados no último ano e para reforçar junto a todos os colaboradores sobre o papel de cada um no controle e combate aos índices de infecção hospitalar, o departamento SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do hospital São Paulo Unimed, realizou entre os dias 26 e 29 de junho, a Semana da SCIH, com o tema "Arraiá SCIH 2017", aproveitando a ocasião das festividades juninas.


A semana teve iniciou com a presença do boneco Purell, que visitou os departamentos hospitalares alertando os colaboradores sobre o correto uso do produto álcool gel, e a importância da higienização correta das mãos nos cinco momentos.


Outras interações também ocorreram nas barracas de atividades com alusão às festas juninas: pescaria, tiro ao alvo e argolas, onde os funcionários que completavam as provas ganhavam como brindes doces juninos e camisetas comemorativas à Semana e Arraiá da SCIH. No mesmo local foi realizada a dinâmica da caixa preta: as mãos são higienizadas colocadas dentro da caixa preta, e caso as mesmas não tenham sido higienizadas corretamente, a sujidade aparece brilhando na iluminação, visualizando exatamente a área não limpa, reforçando os cuidados e atenção para com todo o processo.


Foi realizado também um concurso cultural de paródia. Para participar os colaboradores deveriam montar um grupo de até seis pessoas e desenvolver uma paródia a partir de uma apresentação em vídeo, com o tema dos "5 momentos da Higienização". O grupo vencedor, formado pelos colaboradores da Unidade de Emergência, Mariana Marques Vieira, Tiago Donisete Marinho, Mayra Diguimar da Silva, Joice Aparecida da Silva, Alessandra da Silva Medeiro, e Rafael Fernando Freire da Silva, recebeu um vale almoço no Restaurante Tijuca da cidade de Araraquara.

Encerrando a Semana SCIH, aconteceram palestras informativas na biblioteca municipal direcionada a funcionários, alunos de instituições de saúde e de ensino. A Dra. Ana Rachel Seni - Infectologista Hospital São Paulo, explanou sobre "Novos desafios no combate de infecção relacionado a assistência à Saúde: Bundles" e o Dr. André Peluso Nogueira - Médico Infectologista Hospital HEAB, apresentou o tema "Inovação em Higienização das Mãos".


Para Jaqueline Alexandre, coordenadora do departamento de CCIH do Hospital São Paulo, "A Semana SCIH foi um sucesso. Participaram das atividades um número expressivo de colaboradores do hospital, além dos estudantes que estiveram presentes nas palestras que foram muito esclarecedoras. Já estamos desenvolvendo um calendário de ações que serão desenvolvidas constantemente".


Fonte:Unimed Araraquara


23/06/2017 - Hospital São Paulo - Unimed de Araraquara realizam a Semana do Meio Ambiente

O dia do meio ambiente é comemorado em 05 de junho, e para relembrar a importância da data, o Hospital São Paulo/Unimed de Araraquara promoveram seções de cinema com filmes sobre o tema para os colaboradores.


A semana aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de junho, e foi organizada pelo Comitê de Gestão Ambiental e o departamento SESMT do Hospital São Paulo - Unimed.


Durante estes dias foram realizadas três seções diárias, manhã, tarde e noite, onde o colaborador podia assistir e participar de discussões sobre o meio ambiente, acompanhadas sempre de pipoca e guaraná


Os filmes foram "Lixo Extraordinário" (Trechos do documentário "Lixo Extraordinário - Depoimentos dos catadores" - Direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. Produzido por Angus Aynsley e Hank Levine), "A História das Coisas - Versão Brasileira" (filme que apresenta os passos da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos que afetam as vidas e comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos), "Repensar, Reduzir e Reutilizar" (Lembretes do que podemos fazer para reduzir e reutilizar materiais) e "Futuro que queremos" (Desenho animado sobre Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza; também apresenta o conceito de Pegada Ecológica). No total, estiveram presentes 114 colaboradores.


Para Leonidas Mori, membro do comitê de gestão ambiental do Hospital São Paulo, "A Semana do meio ambiente sempre alerta a todos sobre o que pode ser feito para preservarmos o meio ambiente, e também serve de conhecimento de quão abrangente é o tema. No hospital, por exemplo, quando descartamos corretamente os resíduos perfurocortantes, nós preservamos o meio ambiente e prevenirmos acidentes".



Fonte:Unimed Araraquara


09/06/2017 - Univida – Unimed Araraquara realiza doação à Maternidade Gota de Leite

Um grupo de voluntárias transformaram novelos de lã em amor às gestantes da Maternidade Gota de Leite, Vovó Mocinha.


A inciativa envolveu os colaboradores e pacientes do Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, através das Tardes Solidárias que ocorreram nas duas últimas sextas-feiras do mês de maio, que se mobilizaram na doação, confecção e compras de peças doadas à Maternidade, com o objetivo de beneficiar mamães e recém-nascidos atendidos pela unidade hospitalar.


Essa foi a primeira ação solidária desenvolvida em conjunto, com o objetivo de envolver a equipe profissional, pacientes e voluntários em ações sociais com benefício ao próximo. Ao total foram doadas 280 peças, sendo 242 gorrinhos dos quais 176 foram feitos, 66 comprados ou doados; 12 conjuntinhos, 12 sapatinhos, 2 pares de luvinhas, 3 pagão e 9 casaquinhos.


A entrega aconteceu na tarde da última sexta-feira (02/06), na Fungota, onde as mães dos recém-nascidos receberam às doações.


As gestantes, Sandra Maria da Silva, mãe das gêmeas Emilly e Kemilly, e Elisa Maia de Lima Alarcão, mãe de Aselle, receberam as touquinhas e comemoraram a ação.


Estiveram presentes na entrega, Emanuelle Laurentti, Diretora Hospitalar Fungota, junto aos representantes do Univida, Renata Adriana Bortolossi, os educadores físicos Leonardo Sanioto e Andréa Concion, e a enfermeira auditora, Erica Maris Prado.


A Unimed se sente feliz em realizar gestos que façam a diferença para com o ser humano, promovendo solidariedade e acolhimento.


Fonte:Unimed Araraquara


30/05/2017 - Unimed de Araraquara participa do 9º Dia do Brincar

O Dia Mundial do Brincar, 28 de maio, foi instituído pela UNESCO, em 1999, para chamar a atenção, em vários países, ao direito de brincar, visando conscientizar e sensibilizar pais, educadores e a sociedade sobre a importância que as brincadeiras têm para o desenvolvimento integral da criança.


Araraquara há nove anos, através da LEI MUNICIPAL Nº 6.795, DE 2 DE JUNHO DE 2.008 de autoria do Vereador José Carlos Porsani, instituiu o Dia Municipal do Brincar a ser comemorado anualmente na data ou no domingo que antecede ou mesmo precede a data.


A Prefeitura Municipal de Araraquara mantém esta iniciativa na cidade em parceria com o Núcleo Araraquara da ABBbri - Associação Brasileira de brinquedotecas, coordenada pela Psicopedagoga e brinquedista Lucy Alves Correia, com o apoio de diversas secretarias, escolas, universidades, instituições privadas, sociais e assistenciais, voluntariado, que movimenta todos os setores da sociedade com o objetivo de reforçar e propagar a importância do brincar na vida do ser humano.


Neste último domingo, 28 de maio, o Parque Infantil, local adotado pelo evento desde o seu início, área central da cidade e cartão postal, devido a sua arborização e contato com a natureza, ficou lotado durante todo o evento, que das 8h às 13 horas recebeu cerca de 15 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, que se divertiram em mais de 100 estações de brincadeiras como pula corda, contação de estórias, confecção de brinquedos, a partir de reciclados, queimada, amarelinha, pião, cavalo de pau, argolas e muitas atividades lúdicas.


"A ideia do Dia do Brincar é resgatar as antigas brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento infantil por meio da criatividade e do lúdico. Atualmente, as crianças brincam sozinhas, dentro de casa, em frente a um computador. Quando elas participam de um evento como este, interagem com outras crianças e até mesmo com a sua família", explica Lucy Alves Correia, Coordenadora do Núcleo de Araraquara da Associação Brasileira de Brinquedotecas e Coordenadora da Brinquedoteca Hospitalar do Hospital São Paulo Unimed.


A Unimed de Araraquara participa do evento desde a sua primeira edição, disponibilizando o fraldário para as mamães cuidarem dos filhos pequenos e ambulância para qualquer eventualidade. Funcionários da Cooperativa são voluntários no evento, assim como toda a equipe do Projeto, que este ano contou com cerca de 500 integrantes dos mais diversos segmentos da sociedade que disponibilizaram algumas horas para levar alegria, brincadeiras e interação.


Fonte:Unimed Araraquara