^
Home > Noticias

Notícias Unimed



26/09/2017 - A 16ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes - Sipat do Hospital São Paulo – Unimed Araraquara.

Veja mais fotos

Tema em 2017: "Cuidando de quem cuida".


Na semana de 18 a 22 de setembro o Hospital São Paulo – Unimed Araraquara realizou a sua 16ª SIPAT, cujo tema foi “Cuidando de quem cuida”.


Com ações pertinentes ao tema a semana iniciou com a palestra sobre prevenção de DSTs, ministrada pela Biomédica Andreia Ribeiro, do setor de vigilância epidemiológica, que tratou sobre a importância do uso da proteção.


No coquetel de abertura Dr. Durante – diretor hospitalar ressaltou a importância dos assuntos prevencionistas e da Sipat para o hospital como forma de reforçar a segurança dos funcionários através do conhecimento.


O presidente da CIPA, Leônidas Mori Junior, informou sobre a redução dos acidentes perfurocortantes e sobre o objetivo do Acidente Zero, apresentando os resultados de 78 anos de pesquisa da Universidade de Harvard, ressaltando que ter bons relacionamentos ajuda a sermos felizes e que a felicidade ajuda na prevenção de acidentes.


No segundo dia, foi realizada a Gincana da Segurança na qual os funcionários respondiam questões prevencionistas e eram presenteados com bombons. Já no período da tarde ocorreu a palestra “Alimentação saudável e consumo de fibras”, ministrada pela nutricionista Ana Carolina Campi Cansiam.


Na quarta-feira foi ministrada a palestra “Estímulos multissensoriais para fortalecimento dos vínculos”, ministrada por Aline Froes Magnabochi, representante da Johnsons Baby Brasil e na sequência ocorreu a feira do Bem Estar, com maquiagem gratuita para os funcionários, distribuição de pipoca e sorvete.


No dia seguinte, o Dr. Luis H. de Carvalho, médico responsável pelo serviço de oncologia Unimed, falou sobre os males do tabagismo. Á noite, na Universidade Paulista – Unip as atividades iniciaram com a Academia de Ballet Art Dance que realizou uma belíssima apresentação da peça Amelie, onde as dançarinas Ana Paula, Gabrielle, Franciely, Maria Inês, Natalia, Maria Júlia, Laura e Gustavo deram um show de graça e beleza.


Na sequencia, o escritor e palestrante Orson Peter Carrara expôs sobre a importância de cuidar de quem cuida e se cuidar, como medida para prevenir doenças e acidentes, ressaltando aos participantes da importância de estar bem consigo mesmo.


Utilizando-se de uma forma nada convencional de palestrar, trouxe sequencias de fragmentos do filme Invictus, que conta a vida de Nelson Mandela, o qual conseguiu manter sua motivação, cuidando de si mesmo e mantendo a motivação, apesar de 27 anos de prisão e que, após sua libertação o levou a tornar-se Presidente da África do Sul mesmo com seus mais de 70 anos, e não apenas governou um país, mas cuidou do seu povo.


Fechando a semana, realizou-se pela manhã a palestra “Oficina do futuro” que tratou sobre da administração financeira, previdência privada e outras ações para uma vida previdente. No período da tarde a advogada Samara Smeili Assaf, discorreu sobre “Alienação Parental e suas consequências Jurídicas”, e ressaltou que quando ocorre a alienação parental, a criança é a mais prejudicada.


Durante todas as atividades da semana, foram sorteados brindes. Para os organizadores da 16ª SIPAT do hospital São Paulo, foi mais um ano muito gratificante e que contou com um grande número de participantes, cerca de 700 pessoas, mas o mais importante, foi conseguirmos conscientizar ainda mais a todos, sobre as diversas formas de cuidar da saúde e da segurança próprias, para poder cuidar ainda melhor da segurança do paciente.



Fonte:Unimed Araraquara


22/09/2017 - Unimed Araraquara e Shopping Jaraguá revitalizam Fraldário

Veja mais fotos

Com acesso mais visível e mais fácil, privacidade para mães que amamentam e novos equipamentos, local para dar suporte aos pais que passeiam com bebês e crianças pequenas passa a se chamar Espaço Família.


Em funcionamento desde 11 de setembro, o Espaço Família – antigo Fraldário – tem arrancado elogios do público que frequenta o Shopping Jaraguá.


A resposta dos usuários vêm ao encontro das expectativas do shopping. Para o superintendente do Jaraguá, Cleiton Martins, a modernidade e o conforto proporcionados pelo novo local visa a elevar o bem-estar das famílias nos momentos de lazer e entretenimento. “É uma facilidade a mais, oferecida gratuitamente, para pais que estão passeando com bebês e crianças pequenas”, diz Martins.


Espaço Família


A melhoria abrange ainda a criação de uma sala de espera, contígua à recepção; o posicionamento do setor de amamentação em ambiente próprio, isolado dos demais, para dar privacidade às mães; a inclusão de purificador de água na copa, que se junta ao micro-ondas e ao frigobar; o aumento de três para quatro trocadores de fralda; a banheira com ducha de água quente para higienização; e o incremento do número de carrinhos, que saltou de 12 para 22. O Espaço Família é totalmente climatizado.


A arquiteta do Shopping Jaraguá, Carol Haddad, explica que a ideia da reforma era cogitada desde 2014. “A princípio, seria uma obra menor, uma adequação. Mas nós fomos percebendo que para alcançar a comodidade que planejávamos oferecer ao público seria necessária uma mudança drástica”, conta Carol. “O setor de amamentação, que era o mais crítico, ficou mais amplo e privativo. A satisfação dos usuários mostra que acertamos na decisão”, completa.


O gestor estratégico da Unimed Araraquara, Marcio Botelho, diz que os valores de saúde afirmados pela cooperativa médica vão além de prevenção, diagnóstico e tratamento. “Simples cuidados que têm a ver com ambientes e serviços apropriados para bebês e crianças e tranquilidade e facilidade para os pais integram nosso conceito de qualidade de vida”, comenta Botelho. “Fica o convite para que as pessoas venham conhecer o Espaço Família”, ressalta.



Fonte:Unimed Araraquara


19/09/2017 - Hospital São Paulo realiza semana da SEPSE

Veja mais fotos

O Hospital São Paulo – Unimed Araraquara em constante ação junto ao seu corpo de funcionários realiza ações que buscam manter a qualidade dos serviços e a segurança dos pacientes.


Em comemoração ao dia mundial da SESPSE, comemorado no dia 13 de setembro, a equipe do SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Paulo, realizou na semana da mesma data, algumas ações para alertar os funcionários da saúde quanto a importância do rápido diagnóstico.


Hoje, a SEPSE que é uma inflamação generalizada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão, pode levar à parada de funcionamento de um ou mais órgãos ou à morte e mata mais do que câncer no Brasil e no mundo.


As ações compreenderam um treinamento relembrando os principais sinais de alerta e disfunções do organismo que podem ocorrer no paciente diagnosticando a SESPSE e os procedimentos internos que devem ser realizados quando o mesmo acontecer.


Os profissionais também puderam assistir a dois vídeos que esclareceram mais dúvidas sobre o assunto.


Para Jaqueline Alexandre, coordenadora do CCIH, “a participação e o interesse dos nossos profissionais nos deixam confiantes de que estamos no caminho certo quanto ao rápido diagnóstico e procedimentos”.



Fonte:Unimed Araraquara


13/09/2017 - Movimente-se: Unimed Araraquara promoveu atividades gratuitas para a população

Veja mais fotos

A Unimed Araraquara através do Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, promoveu de 4 a 9 de setembro, a Semana Movimente-se 2017, uma iniciativa em conjunto com a Federação Unimed – Intrafederativa Nordeste Paulista e suas demais singulares que participam cada qual com suas atividades.


A Unimed Araraquara/Univida participou com muitas atividades abrangendo clientes do Univida, algumas empresas, colaboradores da Operadora, Hospital São Paulo, Oncologia, Univida, Unilab, Núcleo Atendimento Personal e Núcleo de Terapias.


Exames e palestras para os clientes do Univida e colaboradores foram também atividades realizadas na semana, buscando incentivar a prática de atividade física.


No sábado, 09/09, foram realizadas atividades gratuitas e abertas a toda a comunidade no Parque Infantil, das 8h30 às 10h30: aferição de pressão, caminhada, alongamento e exercícios localizados com educadores físicos do Univida, Leonardo Sanioto e Andrea Concion, Zumba com a Profa. Carol e Tai Chi Chuan, com o Prof. Cleiton.


Ao longo de toda a semana participaram da programação cerca de 500 pessoas. Para a coordenadora do Univida, Daniela Sanches, “É sempre gratificante ações como esta, e conferir a participação de um grande número de pessoas. Estas ações orientam todos no cuidado com a saúde através da prevenção e prática de atividades físicas”.


“Este ano conseguimos envolver as nossas outras unidades de centro de qualidade de vida de Américo, Matão e Taquaritinga, que são muito importantes para o nosso resultado final da medicina preventiva”, completa Renata Bortolossi, responsável pelo setor de medicina preventiva.


O evento contou com o apoio e participação de importantes parceiros como Sicredi, Suco Prats, Drogaven e Prefeitura Municipal de Araraquara.



Fonte:Unimed Araraquara


05/09/2017 - Primeiro Café com o Cliente


A Unimed Araraquara através de seu departamento de relacionamento corporativo, responsável pela troca de informações e suporte aos clientes pessoa jurídica, realizou na última quarta-feira, dia 30 de agosto, o primeiro café da manhã com o cliente.


Com o objetivo de estreitar relações e apresentar as novidades que estão sendo desenvolvidas e planejadas na estrutura da cooperativa, foram convidados para este café, os responsáveis pelo setor que implanta e monitora o plano de saúde dentro das corporações.


Estiveram presentes neste primeiro evento os clientes, Luiz Henrique Carlos Scabello e Tatiana (Canasol), Dr. Luiz Lindquist (Cutrale), Geisa (Alúmínio Ramos), Andresa e Julia (Nigro) e Rafaela e Sawani (Grupo Montoro), que foram recepcionados pela equipe Unimed, o Gestor da área, Rodrigo Marine e o diretor de mercado, o Dr. Renato Chediek.


Para o Dr. Chediek, "A possibilidade de estarmos cada vez mais próximos de nossos clientes/parceiros nos leva a um conhecimento maior de suas necessidades, assim como possibilita um caminho de bom relacionamento e de troca de informações para um melhor atendimento do cliente".


Os encontros serão mensais, e o próximo acontecerá no dia 21 de setembro.


Fonte:Unimed Araraquara


17/08/2017 - Unimed Araraquara participa da Facira 2017

Veja mais fotos

A Unimed Araraquara esteve presente na Feira Agrocomercial e Industrial de Araraquara (Facira), retomada em 2017 em comemoração aos 200 anos da cidade. O evento aconteceu durante os dias 17 a 22 de agosto e teve como principais objetivos fomentar a economia local e oferecer à população opções de lazer e entretenimento.


O stand da Unimed Araraquara na Facira, de 40 m², fortaleceu a marca e reforçou a presença da cooperativa na cidade e na região. As equipes de Vendas e Relacionamento corporativo apresentaram os produtos e serviços aos visitantes e ofereceram uma promoção exclusiva, além de distribuírem materiais informativos e brindes.


A Unimed Araraquara também ofereceu todo o suporte médico necessário para o evento, com ambulatório à disposição do público, fraldário e Unidade Móvel de Emergência, em parceria com a Master Med Emergências Médicas.


O gestor de Mercado da Unimed Araraquara, Rodrigo Marine, avaliou a iniciativa como positiva. “A participação da Unimed na Facira contribuiu muito para a exposição da nossa marca, divulgação dos nossos serviços, fomento de novos clientes e parcerias com outras empresas. O retorno da Feira, justamente nos 200 anos da cidade, com certeza criou um marco para que novos eventos como este sejam alavancados em nossa região”.


Fonte:Unimed Araraquara


17/08/2017 - Unimed participa da Semana do Empreendedor em Matão

Veja mais fotos

A partir de uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial, CIESP, Sincomércio e Prefeitura Municipal de Matão/SP, em parceria do Sebrae/SP, foi realizada a “Semana do Empreendedor” entre os dias 22 e 25 de Agosto no Villa Dorana.


Com o objetivo de trocar informações empresariais e fomentar negócios entre os empreendedores da região, a semana contou com temáticas de empreendedorismo, gestão e inovação, dentre as quais se se destacaram diversas palestras, rodada de negócios, consultorias e atendimentos a micro e pequenos empresários.


Para Antonio Geraldo Giannini, presidente do Sincomércio, “a primeira semana do empreendedor foi um sucesso tanto nas palestras como nos depoimentos dos empresários, muita informação, motivação, troca de experiência com muito networking, noites para os empreendedores esquecer da crise arregaçar as mangas da camisa e ir a luta defender o seu negócio é realmente empreender com resultado e quem não aproveitou desta vez já fica o convite para o próximo valeu a pena. Quero agradecer a UNIMED que foi patrocinadora do evento acreditando e empreendendo conosco obrigado”


A Unimed participou como apoiadora do evento, para reforçar ainda mais a marca entre os empresários locais, além de manter durante todos os dias um atendimento presencial com promoção de vendas.


Para encerrar a semana, aconteceu um coquetel entre os participantes, apoiadores e autoridades locais que também contou com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, que se mostrou otimista em relação ao desenvolvimento local e regional.


“Para a Unimed é muito importante a participação desse tipo de evento, pois reforça ainda mais nossa posição de empresa parceira , comprometida com os nossos clientes e preocupada com o desenvolvimento de nossa região”, afirmou Rodrigo Marine, Gestor de Mercado da Unimed Araraquara.


Fonte:Unimed Araraquara


11/08/2017 - O Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida faz nova doação de gorros para a maternidade gota de leite

Veja mais fotos

Na tarde da última sexta-feira (11/08), pela terceira vez, através da iniciativa de um grupo de voluntárias, formado por colaboradoras e pacientes do Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, a maternidade Gota de Leite, Vovó Mocinha, foi presenteada com gorrinhos de lãs.


Com o objetivo de beneficiar mamães e recém-nascidos atendidos pela unidade hospitalar, foram confeccionados pelos solidários do Univida 332 gorrinhos, além de outras doações voluntárias que somaram cerca de 360 peças. A ação também recebeu importante colaboração do Fundo Social, através da Cidinha, que contribuiu com mais 24 gorrinhos feitos à mão, além de outras peças de roupas e fraldas descartáveis.


As gestantes, Letícia Oliveira e Ana Paula Sergio, mamães da Esther e Maria Clara respectivamente, foram algumas das mães receberam os gorrinhos e comemoraram a ação. “As toucas já incorporaram o nosso dia-a-dia, elas já seguem junto com o kit de controle do recém-nascido” disse mostrando em mãos o kit, Emanuelle Laurentti, Diretora Hospitalar Fungota.


Junto com a diretora, estiveram presentes na entrega, a presidente do fundo de solidariedade, Cidinha Silva, os representantes do Univida, Daniela Sanches, os educadores físicos Leonardo Sanioto e Andréa Concion, a enfermeira auditora, Erica Maris Prado, e o Dr. Emerson Carlos, Supervisor de Contas Médicas e Auditoria da Unimed. Desta vez também acompanharam a entrega duas das voluntárias, clientes do Univida, as senhoras Ester e Maria da Penha.


Para o Dr. Emerson Carlos, também Diretor Técnico da Maternidade Gota de Leite, “Esta doação é muito importante pra nós, carentes de material, não só porque aquece os recém-nascidos, mas porque ela chega com uma grande diferença: chega repleta de amor, transmitindo o calor do carinho de quem o confeccionou ou doou”. A Unimed se sente feliz em realizar gestos que fazem a diferença para com o ser humano, promovendo solidariedade e acolhimento.



02/08/2017 - A Unimed / Hospital São Paulo faz doação de cobertores

O Hospital São Paulo (HSP) / Unimed na última sexta-feira, dia 28 de julho, fez a doação de 105 cobertores e mais de 600 peças de roupas para o Fundo Social.


A Assistente Social do Hospital São Paulo, Mara Capparelli Haddad, explica como aconteceu a escolha da instituição, "conhecemos o trabalho deles e também a dificuldade que enfrentam todos os dias, por isso decidimos pelo Fundo Social".


A organização atende várias instituições cadastradas que trabalham desde o acolhimento e encaminhamento para clínica de tratamento, até participarem do processo de ressocialização e apoio para que os acolhidos encontrem um emprego e vida digna na sociedade.


Estavam presentes no recebimento, Maria Aparecida da Silva (Cidinha), presidente e Elenice Mazzola Rezende, assistente social do Fundo de Solidariedade de Araraquara, além dos representantes da Unimed, Mara Caparelli, do Hospital São Paulo, Renata Bortolossi e Daniela Sanches do Univida e José Geraldo Benassi, marketing.


Segundo a Cidinha, "Esta doação é muito importante para o Fundo Social, pois a demanda é muito grande, o frio este ano está intenso e muitas famílias estão necessitando de auxilio. Agradecemos imensamente as pessoas e cooperados da Unimed que se empenharam nesta ação. Praticar a solidariedade é um ato de amor! Nosso muito obrigado".


"Foi com muito orgulho que, Renata e eu, representando nossos colaboradores e clientes UNIVIDA e a operadora Unimed Araraquara, participamos da entrega das doações para Campanha do Agasalho 2017 - Fundo Social - Araraquara. Gratidão a todos que, tocados pelo altruísmo, contribuíram para mais essa ação social", manifesta-se Daniela Sanches, Coordenadora Administrativa do Univida.



26/07/2017 - A empresa Sucocítrico Cutrale participa de projeto Univida Empresas – Unimed Araraquara

Veja mais fotos

A Unimed Araraquara, por meio de sua equipe do Univida (Centro Unimed de Qualidade de vida), está promovendo mais um projeto de medicina preventiva junto às empresas clientes, desta vez na empresa Sucocítrico Cutrale.


O objetivo principal do projeto na Cutrale é promover o gerenciamento do estado nutricional do grupo a fim de minimizar as possibilidades do desenvolvimento de doenças crônicas, como cardiovasculares, obesidade, diabetes, dentre outras, através de índices propostos em cada ciclo de vida.


A partida inicial foi um levantamento do perfil epidemiológico por meio de um questionário de condições gerais da saúde. Após a entrega dos formulários preenchidos pelos funcionários, foi feita a tabulação dos dados e apresentados os resultados aos coordenadores da ação, com sugestões de como trabalhar a equipe dentro dos perfis obtidos.


As atividades com ginásticas laborais são desenvolvidas semanalmente (segunda e sexta) nas unidades PH e RA da fábrica. Os colaboradores também recebem orientações sobre hábitos alimentares e incentivos à prática de atividade física.


O projeto envolve uma equipe multidisciplinar, enfermeira, nutricionista, educadores físico.


Ao final de todas as atividades elencadas inicialmente, serão apresentados os resultados obtidos junto aos colaboradores das unidades e avaliado a necessidade de uma segunda parte deste projeto.


Para Renata Bortolossi, coordenadora da Medicina Preventiva, o projeto sempre traz resultados positivos, "É gratificante ver o grande número de participantes de forma engajada e, claro, esperamos apresentar os resultados positivos para à empresa".


Segundo Marcela de Pauli, enfermeira do trabalho da Cutrale, "O projeto ainda está em andamento, mas vários colaboradores já nos procuraram para relatar a melhoria de condições de saúde. Constatamos a importância dessa ação promovida pela Univida dentro da empresa, na busca fundamental de melhorias dos indicadores de saúde para as doenças crônicas preveníveis."



Fonte:Unimed Araraquara


21/07/2017 - Com apoio da Unimed Araraquara, Ferroviária recebe selo de Clube Formador

Emitido pela CBF, certificado foi entregue pelo presidente da FPF; valores sociais do projeto motivaram cooperativa na consolidação da parceria

Mauro Silva,Dr. Luís Roberto de Moura Neves,Reinado Carneiro Bastos,
Carlos Alberto Salmazo

A Ferroviária Futebol SA recebeu na noite da última quarta-feira(19/7), no auditório da Uniara, o selo de Clube Formador, emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O certificado foi entregue pelo presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinado Carneiro Bastos, ao presidente da Ferroviária, Carlos Alberto Salmazo.


Em seu discurso, Salmazo recordou o histórico recente de jogadores das categorias de formação presentes no elenco adulto em competições oficiais. "Na Copa Paulista [que a equipe disputa neste segundo semestre], são dez atletas oriundos da base", lembrou. "Até agora, fizemos três partidas e estamos com 100% de aproveitamento", completou.


Bastos disse que, incluindo a Ferroviária, apenas 14 clubes em São Paulo e 35 no Brasil possuem o selo. "Não é um pedaço de papel. É uma conquista. Uma glória", comentou.


O prefeito Edinho Silva, o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda, e o ex-jogador Mauro Silva, campeão mundial com a seleção brasileira em 1994, nos Estados Unidos, hoje vice-presidente do Departamento de Integração com Atletas da FPF, também participaram do evento.


Unimed Araraquara


Patrocinadora da Ferroviária, a Unimed Araraquara apoia ainda as categorias de base do clube - sub-15, sub-17 e sub-20. A cooperativa disponibiliza plano de saúde aos meninos da base – a assistência médica aos atletas é um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do selo.


O diretor administrativo-financeiro da Unimed Araraquara, Luís Roberto de Moura Neves, representou a singular no evento. Para Neves, que integrou a mesa de solenidade, como muitos dos jogadores da base, devido ao afunilamento rigoroso inerente à atividade, não chegarão ao profissional, o incentivo ao esporte promovido pela Unimed Araraquara tem valor social.


"O esporte, por meio da coletividade, do respeito aos adversários e das regras que o regem, é importante para a formação de cidadãos. E, pela relação direta com bem-estar, a atividade física tem papel fundamental na prevenção de doenças, que é justamente um dos pilares desenvolvidos pela cooperativa nos cuidados de saúde", argumentou Neves, justificando a parceria.


Fonte:Unimed Araraquara


17/07/2017 - Mais uma Ação Social do UNIVIDA - Centro Unimed de Qualidade de Vida:
doação de itens de beleza e higiene para a Oficina das Meninas

Veja mais fotos

O Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas (CCAOM) recebeu, na última sexta-feira (14/07), a doação de cerca de 500 itens pelas mãos do Univida (Centro Unimed de Qualidade de Vida) através de seus clientes e colaboradores.


Entre eles, estão objetos de higiene pessoal e beleza, todos destinados as garotas que participam do projeto. Durante a entrega, os educadores físicos do Univida, Leonardo Sanioto e Andrea Concion, animaram a festa com uma quadrilha junina.


“Ficamos muitos felizes com essas doações, pois nossa instituição necessita de todo esse carinho. Obrigado a Univida por essa iniciativa. Aproveito para deixar as portas abertas para todos que quiserem colaborar de alguma maneira”, disse a presidente Ana Paula Nunes. Para quem não sabe, a Oficina das Meninas é uma organização sem fins lucrativos somando-se à rede de atendimento a crianças e adolescentes. Tem suas atividades direcionadas a meninas e adolescentes de 6 a 18 anos, priorizando as famílias de baixa renda em que mulheres sejam as provedoras.


O CCAOM conta com uma equipe de profissionais atuando como educadores sociais nas áreas de dança, teatro, inclusão digital, educação para valores, orientação e prevenção em saúde, além do grupo de apoio administrativo e de serviços de alimentação, limpeza e manutenção. A instituição está localizada na avenida Padre Manoel da Nóbrega, 540, no Parque Alvorada, funcionando das 7 às 17h. Mais informações pelo telefone (16) 3322-6232.


Fonte:Unimed Araraquara


07/07/2017 - A Semana do SCIH no Hospital São Paulo desenvolveu ações para garantir os bons resultados apresentados

Veja mais fotos

Para garantir os bons resultados apresentados no último ano e para reforçar junto a todos os colaboradores sobre o papel de cada um no controle e combate aos índices de infecção hospitalar, o departamento SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do hospital São Paulo Unimed, realizou entre os dias 26 e 29 de junho, a Semana da SCIH, com o tema "Arraiá SCIH 2017", aproveitando a ocasião das festividades juninas.


A semana teve iniciou com a presença do boneco Purell, que visitou os departamentos hospitalares alertando os colaboradores sobre o correto uso do produto álcool gel, e a importância da higienização correta das mãos nos cinco momentos.


Outras interações também ocorreram nas barracas de atividades com alusão às festas juninas: pescaria, tiro ao alvo e argolas, onde os funcionários que completavam as provas ganhavam como brindes doces juninos e camisetas comemorativas à Semana e Arraiá da SCIH. No mesmo local foi realizada a dinâmica da caixa preta: as mãos são higienizadas colocadas dentro da caixa preta, e caso as mesmas não tenham sido higienizadas corretamente, a sujidade aparece brilhando na iluminação, visualizando exatamente a área não limpa, reforçando os cuidados e atenção para com todo o processo.


Foi realizado também um concurso cultural de paródia. Para participar os colaboradores deveriam montar um grupo de até seis pessoas e desenvolver uma paródia a partir de uma apresentação em vídeo, com o tema dos "5 momentos da Higienização". O grupo vencedor, formado pelos colaboradores da Unidade de Emergência, Mariana Marques Vieira, Tiago Donisete Marinho, Mayra Diguimar da Silva, Joice Aparecida da Silva, Alessandra da Silva Medeiro, e Rafael Fernando Freire da Silva, recebeu um vale almoço no Restaurante Tijuca da cidade de Araraquara.

Encerrando a Semana SCIH, aconteceram palestras informativas na biblioteca municipal direcionada a funcionários, alunos de instituições de saúde e de ensino. A Dra. Ana Rachel Seni - Infectologista Hospital São Paulo, explanou sobre "Novos desafios no combate de infecção relacionado a assistência à Saúde: Bundles" e o Dr. André Peluso Nogueira - Médico Infectologista Hospital HEAB, apresentou o tema "Inovação em Higienização das Mãos".


Para Jaqueline Alexandre, coordenadora do departamento de CCIH do Hospital São Paulo, "A Semana SCIH foi um sucesso. Participaram das atividades um número expressivo de colaboradores do hospital, além dos estudantes que estiveram presentes nas palestras que foram muito esclarecedoras. Já estamos desenvolvendo um calendário de ações que serão desenvolvidas constantemente".


Fonte:Unimed Araraquara


23/06/2017 - Hospital São Paulo - Unimed de Araraquara realizam a Semana do Meio Ambiente

O dia do meio ambiente é comemorado em 05 de junho, e para relembrar a importância da data, o Hospital São Paulo/Unimed de Araraquara promoveram seções de cinema com filmes sobre o tema para os colaboradores.


A semana aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de junho, e foi organizada pelo Comitê de Gestão Ambiental e o departamento SESMT do Hospital São Paulo - Unimed.


Durante estes dias foram realizadas três seções diárias, manhã, tarde e noite, onde o colaborador podia assistir e participar de discussões sobre o meio ambiente, acompanhadas sempre de pipoca e guaraná


Os filmes foram "Lixo Extraordinário" (Trechos do documentário "Lixo Extraordinário - Depoimentos dos catadores" - Direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. Produzido por Angus Aynsley e Hank Levine), "A História das Coisas - Versão Brasileira" (filme que apresenta os passos da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos que afetam as vidas e comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos), "Repensar, Reduzir e Reutilizar" (Lembretes do que podemos fazer para reduzir e reutilizar materiais) e "Futuro que queremos" (Desenho animado sobre Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza; também apresenta o conceito de Pegada Ecológica). No total, estiveram presentes 114 colaboradores.


Para Leonidas Mori, membro do comitê de gestão ambiental do Hospital São Paulo, "A Semana do meio ambiente sempre alerta a todos sobre o que pode ser feito para preservarmos o meio ambiente, e também serve de conhecimento de quão abrangente é o tema. No hospital, por exemplo, quando descartamos corretamente os resíduos perfurocortantes, nós preservamos o meio ambiente e prevenirmos acidentes".



Fonte:Unimed Araraquara


09/06/2017 - Univida – Unimed Araraquara realiza doação à Maternidade Gota de Leite

Veja mais fotos

Um grupo de voluntárias transformaram novelos de lã em amor às gestantes da Maternidade Gota de Leite, Vovó Mocinha.


A inciativa envolveu os colaboradores e pacientes do Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, através das Tardes Solidárias que ocorreram nas duas últimas sextas-feiras do mês de maio, que se mobilizaram na doação, confecção e compras de peças doadas à Maternidade, com o objetivo de beneficiar mamães e recém-nascidos atendidos pela unidade hospitalar.


Essa foi a primeira ação solidária desenvolvida em conjunto, com o objetivo de envolver a equipe profissional, pacientes e voluntários em ações sociais com benefício ao próximo. Ao total foram doadas 280 peças, sendo 242 gorrinhos dos quais 176 foram feitos, 66 comprados ou doados; 12 conjuntinhos, 12 sapatinhos, 2 pares de luvinhas, 3 pagão e 9 casaquinhos.


A entrega aconteceu na tarde da última sexta-feira (02/06), na Fungota, onde as mães dos recém-nascidos receberam às doações.


As gestantes, Sandra Maria da Silva, mãe das gêmeas Emilly e Kemilly, e Elisa Maia de Lima Alarcão, mãe de Aselle, receberam as touquinhas e comemoraram a ação.


Estiveram presentes na entrega, Emanuelle Laurentti, Diretora Hospitalar Fungota, junto aos representantes do Univida, Renata Adriana Bortolossi, os educadores físicos Leonardo Sanioto e Andréa Concion, e a enfermeira auditora, Erica Maris Prado.


A Unimed se sente feliz em realizar gestos que façam a diferença para com o ser humano, promovendo solidariedade e acolhimento.


Fonte:Unimed Araraquara


30/05/2017 - Unimed de Araraquara participa do 9º Dia do Brincar

Veja mais fotos

O Dia Mundial do Brincar, 28 de maio, foi instituído pela UNESCO, em 1999, para chamar a atenção, em vários países, ao direito de brincar, visando conscientizar e sensibilizar pais, educadores e a sociedade sobre a importância que as brincadeiras têm para o desenvolvimento integral da criança.


Araraquara há nove anos, através da LEI MUNICIPAL Nº 6.795, DE 2 DE JUNHO DE 2.008 de autoria do Vereador José Carlos Porsani, instituiu o Dia Municipal do Brincar a ser comemorado anualmente na data ou no domingo que antecede ou mesmo precede a data.


A Prefeitura Municipal de Araraquara mantém esta iniciativa na cidade em parceria com o Núcleo Araraquara da ABBbri - Associação Brasileira de brinquedotecas, coordenada pela Psicopedagoga e brinquedista Lucy Alves Correia, com o apoio de diversas secretarias, escolas, universidades, instituições privadas, sociais e assistenciais, voluntariado, que movimenta todos os setores da sociedade com o objetivo de reforçar e propagar a importância do brincar na vida do ser humano.


Neste último domingo, 28 de maio, o Parque Infantil, local adotado pelo evento desde o seu início, área central da cidade e cartão postal, devido a sua arborização e contato com a natureza, ficou lotado durante todo o evento, que das 8h às 13 horas recebeu cerca de 15 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, que se divertiram em mais de 100 estações de brincadeiras como pula corda, contação de estórias, confecção de brinquedos, a partir de reciclados, queimada, amarelinha, pião, cavalo de pau, argolas e muitas atividades lúdicas.


"A ideia do Dia do Brincar é resgatar as antigas brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento infantil por meio da criatividade e do lúdico. Atualmente, as crianças brincam sozinhas, dentro de casa, em frente a um computador. Quando elas participam de um evento como este, interagem com outras crianças e até mesmo com a sua família", explica Lucy Alves Correia, Coordenadora do Núcleo de Araraquara da Associação Brasileira de Brinquedotecas e Coordenadora da Brinquedoteca Hospitalar do Hospital São Paulo Unimed.


A Unimed de Araraquara participa do evento desde a sua primeira edição, disponibilizando o fraldário para as mamães cuidarem dos filhos pequenos e ambulância para qualquer eventualidade. Funcionários da Cooperativa são voluntários no evento, assim como toda a equipe do Projeto, que este ano contou com cerca de 500 integrantes dos mais diversos segmentos da sociedade que disponibilizaram algumas horas para levar alegria, brincadeiras e interação.


Fonte:Unimed Araraquara