^
Home > Parto Humanizado

Parto Humanizado


Hospital São Paulo cria sala para parto humanizado


09/11/2015

Equipado conforme normas do Ministério da Saúde, distante da movimentação do centro cirúrgico e com equipe de enfermagem preparada para o atendimento às gestantes, novo espaço funciona desde o começo de outubro.

Gestantes da Unimed Araraquara que optam pelo parto humanizado podem realizá-lo com equipe especializada no Hospital São Paulo, sem sair da cidade.


A sala de PPP do Hospital São Paulo (HSP) está pronta e funcionando desde o início de outubro. Foi nela que, pelo parto humanizado, João Antônio veio ao mundo no dia 19.


"“Meu marido acompanhou todo o processo. O João nasceu e eu já pude segurá-lo. Foi um momento inesquecível”", relembra Juliane Maximo Paccini, usuária da Unimed Araraquara.


PPP significa pré-parto, parto e puerpério (o equivalente a pós-parto, que é o período em que as condições da mulher voltam às mesmas observadas antes da gestação).


O quarto do HSP foi equipado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para facilitar o trabalho de parto e promover o bem-estar da gestante. Dispõe de barras e espaço para exercícios com bola, que estimulam as contrações, de cama de parto com ajuste de posições, berço de recepção ao recém-nascido, com sistema de regulagem de temperatura, e banheiro privativo.


Equipe e logística

Para o diretor do HSP, Antonio Carlos Durante, além da estrutura física e tecnológica, o bom andamento do parto normal exige equipe especializada. "“As enfermeiras obstetras do hospital têm conhecimento geral [enfermagem] e específico [obstetrícia]. Estão preparadas para o acompanhamento que a humanização do parto demanda”", afirma.


Juliane conta que, já no contato, sentiu que a equipe de enfermagem do setor estava preparada. "“Fui muito bem acolhida"”, relata.


Durante ressalta ainda a localização estratégica da sala de PPP dentro do hospital. "“Em medicina não existem garantias. Mas é possível minimizar os riscos, e isso é pensar na segurança dos pacientes. O quarto fica na maternidade, ao lado do berçário e da UTI Neonatal”", explica o diretor.



Incentivo


Ginecologista e obstetra com vasta experiência, o médico Leonardo Cunha considera que a sala de PPP do Hospital São Paulo gera o conforto necessário para a gestante nesse momento especial.


"“Ministrei cursos práticos para as profissionais de enfermagem que atuam nos partos normais”, diz. “Agora os médicos precisam incentivar o parto humanizado"”, completa Cunha.


Fonte: Assessoria de comunicação/Unimed Araraquara.