^

Programa Especial Autismo


De acordo com Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - V (DSM - V) o TEA tem critérios baseados em Déficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação e nas interações sociais, assim como: déficits expressivos no comportamento verbal usados para interação social; falta de reciprocidade social; incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento; padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades; comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns; excessiva adesão/aderência a rotinas e padrões ritualizados de comportamento; interesses restritos, fixos e intensos. Os sintomas devem estar presentes no início da infância, mas podem não se manifestar completamente até que as demandas sociais excedam o limite de suas capacidades.

Cada uma dessas variações envolvem situações, apresentações e graduações diferentes entre si, que vão de leves a graves, razão do uso do termo “spectro”.

A Unimed de Araraquara, através do Centro Unimed de Qualidade de Vida (UNIVIDA), pensando em oferecer aos seus clientes com diagnóstico de TEA, um atendimento diferenciado através de uma avaliação específica e com intervenção multidisciplinar, desenvolveu o PROGRAMA ESPECIAL AUTISMO, visando desta forma proporcionar uma maior qualidade de atendimento.


Objetivos do Programa



Programa Especial AUTISMO

O Univida baseou todo o seu Programa nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Apllied Behavior Analysis), estratégia sistematizada com embasamento científico.

Todos os profissionais envolvidos no Programa Especial Autismo, estão altamente qualificados em suas áreas de atuação e receberam rigoroso treinamento sobre as estratégias e a aplicação da Análise do Comportamento Aplicada.


Atendimento do Programa Especial AUTISMO

Os atendimentos são realizados no Núcleo de Terapias Unimed, em estrutura física criada especialmente para o Programa, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por: Psicólogos, Pedagogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Fisioterapeuta e Educador Físico.

As avaliações são realizadas pelos profissionais de forma individualizada e sistematizada no início do tratamento e são repetidas periodicamente. O processo de avaliação contém o levantamento do histórico de vida (família, escola e pessoa com TEA), através de análises de habilidades de comunicação e sociais, conhecimento das barreiras para aprendizagem, independência e autonomia para realizar as atividades diárias, e só então poderá ser estabelecida a elaboração do Plano Educativo Individual (PEI), que será aplicado por três vertentes: Terapias, Família e Escola, definindo-se a quantidade de horas a serem realizadas por cada segmento.


   


Do Atendimento ao Programa Especial Autismo

Para ser atendido pelo Programa Especial Autismo, o cliente deve possuir um encaminhamento médico, dirigir-se ao Univida para a devida autorização e encaminhamento para a realização do Plano de Avaliação junto a equipe multidisciplinar.


Local de Autorização,Avaliação e Terapias

Univida
Rua Papa João paulo I, 1400 - Jardim Higienópolis
Araraquara-SP
Tel.: (16) 3303-1590


x