^
Home > Serviços > Serviços de Imagem

Serviço de Imagem – Hospital São Paulo


O Hospital São Paulo - Unimed de Araraquara, possui vários Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico, dentre elas o serviço de Imagem.


Agendamento

Para agendamento de exames, entre em contato com o Agendamento – Serviço de Imagem e tenha em mãos os dados do paciente e o número do cartão de identificação Unimed. Neste momento serão transmitidas todas as informações necessárias, inclusive se haverá algum preparo para o exame.

De segunda a sexta-feira das 07h00 às 19h00
Sábados das 07h00 às 13h00.
Telefone agendamento – (16) 3303-3916 ou 3303-3900 - ramal 260

No dia do seu exame, previamente agendado, o paciente deverá apresentar o pedido médico do procedimento (autorizado, se necessário), cartão de identificação Unimed e RG.


Conheça os exames que podem ser feitos em nosso serviço:


Ressonância Magnética

A ressonância magnética é um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético. No exame de ressonância magnética não ocorre emissão de radiação.

- A segurança é uma questão muito importante na ressonância magnética. Devido à natureza do equipamento há um forte campo magnético, desta forma os pacientes devem ser examinados cuidadosamente para verificar se têm qualquer objeto metálico como óculos, grampo de cabelo, marca-passo, clipes de aneurisma, implante coclear, neuroestimuladores, aparelho ortodôntico, correntes, etc;

- Se houver necessidade do uso do contraste e o cliente tiver problemas de função renal, trazer carta de autorização do médico nefrologista para a infusão do contraste;

- Se fizer uso de metformina suspender 48 hs antes e 48 hs após o uso do contraste;

Não é indicado que o cliente venha realizar o exame de cabelos molhados e nem que realize uso de cremes hidratantes, pois pode acarretar em artefatos e no comprometimento das imagens.

- No Serviço de Imagem Unimed Araraquara atendemos uma grande variedade de exames de ressonância magnética, inclusive os casos específicos que necessitam de sedação com acompanhamento do médico anestesista e equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, técnicos de radiologia, médico radiologista, enfermeiro e técnico de enfermagem), proporcionando maior segurança para nosso cliente.


Ultrassonografia

A ultrassonografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. A ultrassonografia constitui uma modalidade de imagem sem a utilização de radiação.

- Não existem restrições para a realização dos exames de ultrassonografia.

- Alguns exames podem necessitar de jejum ou, eventualmente, da bexiga cheia.


Radiografia (Raio X)

É uma técnica de exame de imagem que constitui de uma ferramenta importante para o diagnóstico de muitos distúrbios, que utiliza raios X para ver um material cuja composição não é uniforme como o corpo humano. Um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto.

- Não existem restrições ao exame, EXCETO para mulheres grávidas, que devem informar ao técnico sobre sua condição de gestante. Vários exames podem ser realizados em gestantes, desde que haja a DEVIDA PROTEÇÃO radiológica adequada contra radiação no feto.

Alguns exames requerem o uso de contraste iodado, tais como urografia excretora, uretrocistografia, histerossalpingografia e dacriocistografia. Nesses casos, pacientes com alergia conhecida ao iodo não devem realizá-los. Em todos os demais pacientes que realizam esses exames, orientamos um preparo imunológico prévio, visando diminuir a gravidade de uma possível reação alérgica.


Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada (TC) é um exame complementar imagiológico, capaz de evidenciar secções do corpo. Essas imagens são obtidas por meio de um processamento por computador de informações coletadas em seguida à exposição do corpo a uma bateria de raios-X.

A tomografia computadorizada é um exame diagnóstico que produz imagens com grande clareza de qualquer parte do interior do corpo humano. É totalmente indolor e não há contato do aparelho com o corpo do paciente.

Alguns tipos de tomografia computadorizada se faz necessário o uso do contraste, sendo necessário realizar o preparo oferecido no ato do agendamento

Pacientes alérgicos à IODO não tem indicação de realização de exames com uso do contraste.


Biópsias

A biópsia é um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica. Uma biópsia é frequentemente usada para diagnosticar se um tumor é benigno ou maligno.

No Serviço de Imagem Unimed Araraquara contamos com médicos especialistas na execução das seguintes biópsias:

  • Biopsia de Próstata;
  • Biópsia Renal;
  • Biópsia Hepática;
  • Biópsia de tórax guiada por tomografia;
  • Punção de Mama;
  • Punção de Tireoide;


Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame de ultrassom que avalia o funcionamento do coração.

O dispositivo capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do coração do paciente. Não há emissão de radiação para realização do exame.

Tipos de ecocardiograma realizado no Serviço de Imagem – Unimed Araraquara

  • Ecodopplercardiograma Transtorácico Adulto e Infantil;
  • Ecodopplercardiograma Fetal;
  • Ecodopplercardiograma Transesofágico;
  • Ecodopplercardiograma com Estresse Farmacológico;
  • Ecodopplercardiograma Colorido de Vasos Cervicais Arteriais (Carótidas e Vertebrais);