Médico da Unimed de Araraquara é o primeiro a publicar artigo no site da Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica
Compartilhe:

Publicada em: 29/09/2020
Assunto abordado foi a Cisticercose em Crianças, que é causada pelo parasita encontrado na carne de porco e, quando mal cozida pode ser absorvido pelo intestino humano


O neurocirurgião pediátrico Matheus Fernando Manzolli Ballestero, da Unimed de Araraquara, publicou artigo no guia da Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica – ISPN. É a primeira vez que um trabalho brasileiro aparece no periódico médico.
O Guia ISPN é um recurso de neurocirurgia pediátrica desenvolvido para fornecer ao aluno e ao clínico um acesso rápido e fácil a informações relevantes. A publicação está em constante aprimoramento com contribuições de mais de 150 neurocirurgiões pediátricos em todo o mundo.
O artigo, que tem como título “Cisticercose do Sistema Nervoso Central em Crianças” também tem como autores os professores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Dr. Ricardo Santos Oliveira e Dr. Benedicto Oscar Colli, além do presidente da ISPN, Dr. José Francisco Manganelli Salomão.
Ballestero explica que a Neurocisticercose é uma infecção do Sistema Nervoso Central causada pela Taenia solium, parasita encontrado na carne de porco que pode ser absorvido no intestino humano por meio de carne suína mal cozida.
O contágio também pode ocorrer por meio de contato com fezes humanas contaminadas, água não tratada e mãos sujas. “É a infecção parasitária mais comum do Sistema Nervoso Central. Em alguns países cerca de 30% dos casos de epilepsia são causados por Neurocisticercose”, diz o Neurocirurgião.
A publicação pode ser visualizada no site https://www.ispn.guide/infections-of-the-nervous-system-in-children/cysticercosis-of-the-central-nervous-system-in-children-homepage

Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: