Conceito de ‘Atenção Domiciliar’ ganha destaque no Dia Mundial do Idoso
Compartilhe:

Publicada em: 01/10/2021
Presente no leque de atendimentos do Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida), acolhimento multidisciplinar na casa do paciente promove bem-estar e segurança para toda a família

Criado em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Idoso (01/10) tem como grande objetivo chamar a atenção da sociedade para questões associadas ao envelhecimento do ser humano, destacando a necessidade de proteção e dos cuidados para essa faixa etária da população.

Dentro deste contexto, surge o conceito “atenção domiciliar”, um programa especial de acolhimento que também integra o leque de benefícios oferecidos pelo Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida). Nele, uma equipe multidisciplinar atua na casa do próprio paciente, com suportes terapêuticos diversos, sempre ladeados por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, etc.

“Atendemos pacientes idosos acamados, ou com demência senil. Tratamos feridas, diabetes, hipertensão, além do acompanhamento pós-cirúrgico - que utiliza sondas, por exemplo. O agravamento de patologias variadas também é monitorado, usando, algumas vezes, métodos de prevenção”, comenta o médico responsável, Dr. Emerson Ferreira.

Essa assistência pode vir de forma ativa ou por meio do encaminhamento de um especialista da Unimed. “Tudo se inicia com a avaliação de uma enfermeira, que faz o primeiro contato para avaliação das necessidades de cada um. Depois disso, damos início ao processo. Essa análise é constante e define a quantidade de visitas feitas pela equipe”, completa.

Além do atendimento domiciliar presencial, o especialista destaca o serviço de telemonitoramento, que permite um auxílio constante. “Fazemos um trabalho compartilhado com a família de quem recebe os cuidados, formando uma rede de apoio e troca de experiências em busca do conforto, bem-estar, convívio social e, claro, da saúde e segurança do idoso e de todos ao seu redor”, finaliza.

Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: