Psicólogo do Unimed Personal promove reflexão sobre a saúde mental
Compartilhe:

Publicada em: 28/09/2022
Ricardo Dimas Gouvêa Chagas aborda o tema dentro do contexto do Setembro Amarelo

Mês de Prevenção ao Suicídio, o Setembro Amarelo também abre espaço para uma reflexão sobre a saúde mental. O ser humano e sua vida frenética, com tantos afazeres e necessidades de desempenho de tantos papéis num mesmo dia, entre profissionais e pessoais, a busca pela serenidade pode ser um tabu, mas que pode ser superado.

“Nosso cotidiano exige muito. Desempenho no trabalho, na família, compromissos com horários. Muitas vezes, parece que falta tempo para dar conta de tudo. Como está sua autocobrança? Como sua voz interior fala com você? É com carinho, afeto e compreensão, ou é com pressão? Para tentar ajudar, listo abaixo algumas dicas que julgo serem extremamente válidas para esse equilíbrio”, comenta Ricardo Dimas Gouvêa Chagas, psicólogo do Unimed Personal.

Dica 1 - Acolha seus sentimentos

Os sentimentos servem para nos avisar sobre algo, sobre o nosso contexto, ou alguma situação que precisa de atenção, como descanso, pertencimento, valorização ou qualquer outra necessidade. Mas só é possível observar e montar sua estratégia para lidar com isso quando se toma consciência do que ocorre. Uma boa dose autogentileza, sem julgamentos, é de suma importância.

Dica 2 – Cuide de você mesmo!

Não se pressione. Faça o que te energize. Dedique um tempo a você, seja uma atividade física ou convívio social. Vale também curtir um tempinho sozinho, se te ajuda.

Dica 3 - Alimentação saudável e qualidade de sono.

Para cultivarmos a qualidade de vida, é importante fazer ajustes e ponderamentos dentro das possibilidades de cada pessoa. Não podemos abdicar desse cultivo!

Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: