Ações humanizadas marcam o Setembro Amarelo no Hospital São Paulo-Unimed Araraquara
Compartilhe:

Publicada em: 03/10/2022
Palestras relacionadas e distribuição de balas decoradas com o tema fizeram parte da programação

O “Setembro Amarelo”, que propõe um diálogo sobre o suicídio e outras questões que envolvem a saúde mental, foi destaque durante todo o mês no Hospital São Paulo - Unimed Araraquara.

“A campanha é importante para a conscientização do adoecimento psíquico e para humanizar assuntos que ainda podem ser tabus. Com ela, fortalecermos o conhecimento e condutas humanizadas ao paciente ou colega que necessita de cuidado emocional”, pontua coordenadora de Psicologia Hospitalar, Giuliana Bratti.

A ação feita no hospital contou com enfeites de girassóis no jardim da área de convivência, painéis sobre o tema, “caixa da esperança” com frases motivacionais nas enfermarias, “caixa do desabafo” para propiciar espaço de fala ao colaborador sobre os seus sentimentos.

Ainda dentro da programação foram distribuídas balas decoradas com frases de incentivo nas duas palestras promovidas aos colaboradores: “Cuidando de quem cuida”, com a Psicóloga Hospitalar Adrielly Luana Silva, e “Ansiedade, vivendo no futuro. Depressão, vivendo no passado”, a cargo de Cyntia de Freitas, da Sescoop/SP.

Segundo Adrielly, Psicóloga do Hospital São Paulo, “é válido lembrar que devemos ter a postura empática e o cuidado ao outro em sofrimento, de setembro a setembro”.Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados por meio do auxílio de profissional. "Realizar ações e atividades com cunho humanizado é uma das preocupações constantes do Hospital São Paulo”, finaliza a enfermeira Rosana Giurizzato Durante, gerente assistencial do Hospital São Paulo - Unimed Araraquara.

Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: