Outubro Rosa: "Com o diagnóstico precoce do câncer de mama, o tratamento é de cura", afirma especialista da Unimed
Compartilhe:

Publicada em: 20/10/2022
Segundo a Dra Rafaela Cristina Lopes Garcia, o cenário ideal de prevenção une o autoexame com consultas anuais ao ginecologista

"Mulher, não tenha medo de diagnosticar o câncer de mama. Não tema pela sua qualidade de vida após essa descoberta. O quanto antes você descobrir esse problema o tratamento é de cura".

É com essa mensagem positiva e encorajadora que a ginecologista e obstetra da Unimed Araraquara Dra Rafaela Cristina Lopes Garcia abre sua explanação sobre o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle da doença, responsável por 28% dos novos casos de tumores malignos no Brasil.

“O autoconhecimento da mulher e o seu corpo é extremamente importante, fazendo sempre o autoexame em suas mamas. Porém, nada substitui uma consulta com um médico, que deve ser feita uma vez por ano, ao menos", recomenda.

Segundo a especialista, esse tipo de câncer carrega consigo alguns detalhes que merecem sempre uma atenção extra, como caroço na mama, nodulação, alteração da pele, além de fatores hereditários.

"A adoção de um estilo de vida saudável, com a realização de atividades físicas regulares e uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e carnes magras são aliados nesse processo de prevenção", finaliza Dra Rafaela Cristina Lopes Garcia.


Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: