Mês da Consciência da Saúde do Homem faz importante alerta ao câncer de próstata
Compartilhe:

Publicada em: 29/11/2022
Segundo o urologista da Unimed Araraquara Dr. Antonio Helio Baccari, idade acima dos 45 anos, pele negra e histórico familiar são os principais fatores de risco

"Quero chamar a atenção dos homens para uma consulta com um especialista de confiança a fim de manter sua saúde prostática". A fala do urologista da Unimed Araraquara Dr. Antonio Helio Baccari é um alerta para este mês de novembro, voltado à conscientização sobre o câncer de próstata.

Segundo problema mais freqüente entre os homens após os tumores de pele (não-melanoma), quando diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 90%. Quando os sintomas aparecem, na maioria dos casos, a doença está em estágio avançado. "O PSA (exame de sangue) é um ótimo marcador, mas não é perfeito. Temos que lembrar que de 10 a 20% dos tumores são só detectáveis ao toque retal, um exame médico como outro qualquer. O tabu já acabou", comenta.

Esse procedimento é recomendado para aqueles que possuem mais de 45 anos. Outros fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata e pele negra.

"É importante dizer os cuidados devem ser mantidos durante todo o ano. Tenha uma alimentação balanceada, faça exercícios com regularidade, pare de fumar e evite excessos", finaliza.

Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: