Sabia que o retinoblastoma pode ser reconhecido através de uma foto com flash?
Compartilhe:

Publicada em: 05/10/2023
A doença tem cura e, quando é diagnosticado em fases precoces, o resultado é excelente e o prognóstico é bom", conta o oftalmologista Dr. Gustavo Pazeto

Câncer comum em crianças, porém raro e que atinge a retina, o retinoblastoma continua sendo assunto aqui no blog da Unimed Araraquara. Também consultado sobre o assunto, o oftalmologista Dr. Gustavo Pazeto, cooperado de Matão/SP, chama a atenção dos pais e responsáveis para um dos primeiros sintomas da doença: a leucocoria, isto é, alteração do reflexo do olho vermelho.

"Mas como ver isso? Quando você usa aquelas câmeras mais antigas, com aquele flash forte, você vê aquele olho vermelho. E quando há a leucocoria, esse reflexo é ausente ou esbranquiçado", comenta.

O desvio ocular da criança também é um sinal importante. "É claro, não estou dizendo que o desvio ocular vai ser um retinolastoma, mas é um dos sinais que mostra pros pais que a criança precisa passar numa consulta oftalmológica. Outros sintomas podem ser: dificuldade em fixar a visão, inflamação ocular e o olho mais vermelho", explica.

Acometendo, com mais frequência, crianças com mais de um ano, o especialista reforça a importância das consultas pediátrias e também uma visita a um oftalmologista entre o primeiro ano de vida. "Lembre-se: o retinoblastoma é uma doença que tem cura e, quando é diagnosticado em fases precoces, o resultado é excelente e o prognóstico é bom", finaliza.

Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: