"Quanto mais precoce for o atendimento de um AVC, melhores são os resultados do paciente”
Compartilhe:

Publicada em: 29/10/2023
Dr. Lucas Eduardo Bonadio, neurocirurgião e coordenador médico do protocolo de AVC do Hospital São Paulo-Unimed Araraquara ensina como reconhecer se uma pessoa está prestes a ter um acidente vascular cerebral.

Segundo a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV), o acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata a população brasileira e mundial. E neste Dia Mundial do AVC (29), o Dr. Lucas Eduardo Bonadio, neurocirurgião e coordenador médico do protocolo de AVC do Hospital São Paulo-Unimed Araraquara dá um importante recado: "Quanto mais precoce for o atendimento, melhores são os resultados do paciente”.

Mas como identificar um AVC? Segundo o Dr. Lucas Eduardo Bonadio, neurocirurgião e coordenador médico do protocolo de AVC do Hospital São Paulo-Unimed Araraquara, os três principais sinais são: S, de sorria: peça para a pessoa sorrir e caso a boca fique torta para um dos lados, pode ser um sinal de AVC; A, de abrace: peça para a pessoa levantar os braços como se fosse dar um abraço e se um dos braços não elevar, pode ser um sinal de AVC; M, de música: peça para a pessoa falar ou cantar alguma música e caso esteja com a fala “enrolada”, pode ser um sinal de AVC;

“E por último, ligue para o serviço de urgência o 192 SAMU, o qual está instruído e capacitado para o atendimento da pessoa com AVC e também a levar o paciente sempre para um hospital de referência. Lembrando que o Hospital São Paulo é o hospital referência na região para o atendimento de pacientes vítimas de AVC", finaliza o especialista.

Vale lembrar que o Hospital São Paulo é certificado, internacionalmente, na categoria Ouro no programa Angels Awards - certificação ofertada, desde 2018, na América Latina, pela Sociedade Iberoamericana de Doenças Cérebro Vasculares em parceria com a Organização Mundial de AVC.

Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: