Notícias Unimed


19/06/2021 - Unimed Araraquara doa mil mudas para drive thru ambiental na cidade de Matão

Além de arrecadar lixo eletrônico, iniciativa também contou com a entrega de mudas, na manhã deste sábado (19/06). Nesta ação no Município, o Comitê de Gestão Ambiental da Unimed Araraquara contou com a parceria da Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos.

O Comitê de Gestão Ambiental da Unimed Araraquara realizou, neste sábado, 19/06, das 9h às 15h, em Matão, a doação de mil mudas de plantas frutíferas e nativas para o drive thru em prol da natureza promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Híbridos da cidade. Nele, os voluntários matonenses realizaram a entrega de lixo eletrônico e, como mimo, puderam levar pra casa uma plantinha.

“Nossa preocupação extrapola a retórica de que o meio ambiente preservado é importante para um viver saudável. As ações de preservação contemplam o gerenciamento de resíduos de uma forma exemplar, partindo para a educação ambiental dos colaboradores através de práticas como o plantio de árvores e o recolhimento de lixo eletrônico. Atuamos, localmente, mas em benefício de todos”, Leônidas Móri Junior, Presidente da Comissão de Gestão Ambiental - Unimed Araraquara

Segundo Maria Ap. Bellintani, Diretora do Departamento da Prefeitura de Matão, ao fim das trocas, as mudas restantes foram encaminhadas ao Grupo Matão + Verde. As mesmas serão destinadas ao reflorestamento do Pulmão Verde, espaço verde em Matão que conta com um córrego. “Essa área, integrante do plano diretor da cidade, é reservada para plantio”, comenta Maria, que também é membro do Grupo Matão + Verde.

Fundado em 2005, o Grupo Matão + Verde conta com voluntários oriundos de profissões distintas. Atua em diversas causas ambientais, como recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, educação e proteção ambiental, entre outras.

Atualmente, integram o Comitê de Gestão Ambiental da Unimed Araraquara: Leônidas Móri Junior, Fábio José Laroca, Alessandro Wiliam Souza, Arabela Beatriz A. Maria, Daniela Simone Felice Botelho, Renata Bortolossi, Denise Aparecida Zampieri, Doralice de Jesus Souza, Jaqueline Alexandre, Lilian B. Costa, Maria Aparecida Soares, Rosana Aparecida Jurisato Zafallon, Wagner Felisberto da Costa, Sandra Lopes de Souza e Sandro Rogério de Souza.




15/06/2021 - Unimed Araraquara fornece mil máscaras de proteção para a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e Região (AAPMR)

“Agradecemos a oportunidade de colaborar neste momento tão crítico da pandemia”, comenta Rodrigo Marine, Gestor de Mercado

Uma das principais ferramentas de combate à COVID-19 e de uso obrigatório, por lei, em espaços coletivos, no Estado de São Paulo, a máscara de proteção garante uma defesa ao ser humano nesses tempos de pandemia. O seu uso é mais que um ato em nome da saúde: é sinônimo de empatia com a sociedade, de uma maneira geral.

Ciente dessa importância, em um ato solidário em nome da segurança de seus beneficiários, a Unimed Araraquara, que completa 50 anos de existência, entregou mil máscaras à diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e Região (AAPMR).

Essa iniciativa reforça o compromisso da cooperativa com a população das cidades que fazem parte do seu atendimento. Receberam as máscaras Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho) e Aljamar de Lázari, presidente e tesoureiro da AAPMR. Rodrigo Marine, Gestor de Mercado, representou a diretoria da Unimed Araraquara.

“É com muita honra que fazemos essa doação aos associados. Agradeço, em nome da diretoria da Unimed, a oportunidade de colaborar neste momento tão crítico da pandemia. Que todos tomem os devidos cuidados com a saúde”, pontua Rodrigo Marine, Gestor de Mercado.

O presidente Cidinho ressalta que a Unimed é uma grande parceira da AAPMR, colaborando sempre com os seus projetos e ações. “Agradecemos às doações e ressaltamos o sucesso dessa sinergia, na qual a cooperativa também nos oferece um ótimo desconto em planos de saúde aos nossos associados”, finaliza.




14/06/2021 - Especialista da Unimed Araraquara aponta a importância da doação de sangue na pandemia

"Protocolos seguros de saúde garantem tranquilidade ao doador", pontua o Dr. Reinaldo Bonfá – Coordenador Médico do Laboratório de Análises Clínicas Unimed.

O Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara, parceiro do Hemonúcleo Regional de Araraquara – Unesp, na voz do Dr. Reinaldo Bonfá – Coordenador Médico do Laboratório de Análises Clínicas Unimed, reforça, neste Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06), que fazer a doação de sangue continua sendo um processo seguro, mesmo em tempos de pandemia. Inclusive, no atual momento, esse processo precisa ser intensificado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que a hesitação causada na população pela Covid-19, resultou, no Brasil, uma diminuição de cerca de 15 a 20% no total de doações em comparação a 2019. O principal risco deste cenário seria um possível desabastecimento e o conseqüente comprometimento da assistência.

Para garantir a segurança dos doadores durante a pandemia, o Hemonúcleo Regional de Araraquara segue mecanismos e protocolos para evitar qualquer tipo de contaminação.

"Tudo é muito tranqüilo e criterioso. Não podemos esquecer que, mesmo com a pandemia, os outros atendimentos, como por exemplo, de urgência e emergência, no hospital, continuam. Com esse gesto solidário, é possível salvar vidas de pessoas submetidas a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves que necessitam de reposição ou transfusão", pontua Dr. Reinaldo Bonfá.

Em paralelo ao assunto, Dr.Bonfá também faz questão de lembrar que o Hemonúcleo recebe a doação do plasma convalescente, que é retirado de voluntários curados da Covid-19 e aplicado em pessoas acometidas pela doença.

Realizada pela Unimed Araraquara em parceria a Unesp, a estratégia desenvolvida pelo Instituto Butantan, colhe, atualmente, resultados promissores. "Os anticorpos presentes no plasma estimulam o infectado a se defender da doença até que o organismo tenha tempo de reagir e montar a sua resposta imune", finaliza.




11/06/2021 - Unimed Araraquara doa cobertores para a Campanha do Agasalho de Matão

‘Nossa boa intenção com a cidade não se restringe apenas ao beneficiário. Queremos ajudar toda a população’, pontua o Diretor de Mercado da Unimed, Dr. Emerson Carlos

Após beneficiar os Fundos Sociais de Solidariedade de Araraquara, Américo Brasiliense e Taquaritinga, a Unimed Araraquara fez, na manhã desta sexta-feira, 11/06, a doação de cem cobertores a fim de aliviar os impactos do vindouro inverno na população mais carente de Matão.

A ação potencializa o compromisso com os moradores das cidades localizadas dentro da área de atuação da cooperativa, que neste ano completa 50 anos de existência.

A entrega contou com a presença de Cido Ferrari, Prefeito de Matão, Hélio Prandi, Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, e Márcia Ferrari, Presidente do Fundo Social de Solidariedade. Representaram a Unimed: Dr. Emerson Carlos, Diretor de Mercado, e Rodrigo Marine, Gestor de Mercado.

“É um prazer enorme para a Unimed Araraquara contribuir com a campanha do agasalho da cidade. A parceria com Matão não se restringe apenas ao nosso beneficiário. Essa boa intenção visa ajudar toda a população. Muito obrigado pela oportunidade”, afirma Dr. Emerson Carlos.

"Quero agradecer à Unimed por essa contribuição. Normalmente, após essas chuvas, o frio deve chegar. Muito obrigado pela parceria e cuidado com Matão”, comenta o Prefeito Cido Ferreira. “Convidamos a população para participar da campanha do agasalho. Contamos com a solidariedade de todos”, finaliza Hélio Prandi, Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social.




09/06/2021 - Unimed Araraquara doa 200 cobertores para a Campanha do Agasalho da cidade

Fundos Sociais de Solidariedade de Américo e Taquaritinga também foram beneficiados; nesta sexta-feira, ação integrante dos 50 anos da cooperativa, ocorre na cidade de Matão

Com o objetivo de amenizar o frio das pessoas mais carentes neste inverno que se aproxima, a Unimed Araraquara fez a doação de 200 cobertores para o Fundo Social de Solidariedade da cidade.

“Ficamos extremamente felizes por participar, mais uma vez, da Campanha do Agasalho. Estamos sempre focados em realizar ações sociais em prol de toda a nossa comunidade”, comenta o Dr. Emerson Carlos, Diretor de Mercado.

O prefeito Edinho Silva reforçou que a Unimed é sempre parceira da Prefeitura em campanhas humanitárias. “É um gesto muito bonito de uma instituição comprometida com a população de Araraquara e com quem mais precisa”, pontua.

“A população está muito carente. Temos muitas demandas. Doações como essa são importantes para a nossa causa. No site da Prefeitura estão marcados todos os pontos para recolhimento dos agasalhos. Ajude-nos a ajudar quem mais precisa”, completa Cidinha Silva, presidente do Fundo Social de Solidariedade. A entrega dos cobertores também contou a presença de Jacqueline Barbosa, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Taquaritinga e Américo Brasiliense também fizeram parte dessa ação, integrante dos 50 anos da Unimed Araraquara. A cidade de Matão será a última do roteiro, cuja entrega será realizada nesta sexta-feira, 11/06.




08/06/2021 - Unimed Araraquara ameniza o frio da população carente de Taquaritinga com a doação de cobertores

'Agradecemos à Prefeitura pela oportunidade de colaborar com a campanha do agasalho da cidade', comenta Rodrigo Marine, Gestor de Mercado.

Depois de Américo Brasiliense, chegou à vez do Fundo Social de Solidariedade de Taquaritinga receber a doação de cem cobertores pelas mãos da Unimed Araraquara. “Em nome de toda a diretoria, agradecemos a oportunidade de ajudar quem mais precisa, ainda mais neste momento complicado de pandemia. Não poderíamos ficar de fora de uma campanha tão importante quanto a do agasalho”, comenta Rodrigo Marine, Gestor de Mercado.

A entrega contou com a presença de Vanderlei Mársico, prefeito de Taquaritinga, Luiz Fernando Coelho da Rocha, vice-prefeito, e Patrícia Mársico, Presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade. “Só temos a agradecer a Unimed que, além de atender a nossa população com seu plano de saúde, nos fez essas doações”, pontua o prefeito.

“Vivemos um momento tão difícil e gestos de amor, como esse da Unimed, nos alegra. Esses cobertores ajudarão a amenizar o frio de muita gente nesse inverno que se aproxima”, comenta Luiz Fernando Coelho da Rocha, vice-prefeito. “Asseguro que todas essas doações serão encaminhadas às famílias que mais precisam. Agradeço a gentileza da Unimed em lembrar da gente”, arremata Patrícia Mársico, Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Taquaritinga.

Integrante dos 50 anos da Unimed Araraquara, essa ação fortalece o compromisso da cooperativa com a população das cidades localizadas dentro de sua área de atuação. Matão e a Morada do Sol também receberão, nos próximos dias, as doações dos cobertores




04/06/2021 - Unimed Araraquara doa cobertores ao Fundo Social de Solidariedade de Américo Brasiliense

‘Esperamos contribuir para amenizar o frio da população mais carente da cidade’, pontua o diretor de mercado da Unimed, Dr Emerson Carlos

A Unimed Araraquara realizou, na manhã desta sexta-feira, 04/06, a doação de cem cobertores ao Fundo Social de Solidariedade de Américo Brasiliense. A ação, integrante das comemorações dos 50 anos da Unimed Araraquara, reforça o compromisso com a população das cidades localizadas dentro da área de atuação da cooperativa.

A cerimônia contou com a presença de Dirceu Pano, prefeito de Américo Brasiliense, Maria Eunice Pano, Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Américo e Valquíria Ventorin, do Departamento de Promoção Social de Américo. Representaram a Unimed: Dr Emerson Carlos, diretor de mercado, e Rodrigo Marine, gestor de mercado.

"A Unimed Araraquara, que este ano completa 50 anos, tem como objetivo fazer parte não só daquela comunidade que ela atende diariamente, bem como colaborar, de alguma forma, com ações em cidades do seu entorno. Represento, com muita alegria, a diretoria da Unimed. Esperamos contribuir para amenizar o frio da população mais carente de Américo Brasiliense", pontua Dr Emerson Carlos.

O prefeito Dirceu Pano fez questão de ressaltar a importância dessa iniciativa. "Agradeço a doação da Unimed Araraquara. Ela é significante para ajudar a população de Américo que mais precisa. Estou, profundamente, agradecido. Muito obrigado", finaliza.

Além de Américo Brasiliense, o Fundo Social de Solidariedade das cidades de Taquaritinga, Matão e Araraquara também receberão, nos próximos dias, as doações dos cobertores.




03/06/2021 - Em tempos de pandemia, atenção com a obesidade infantil deve ser redobrada

Os alertas são da pediatra e da endocrinologista/metabologista da Unimed Araraquara, Dra Regina Barbieri e Dra Isabela Tavares

Os bloqueios impostos em todo o mundo devido à pandemia da COVID-19, como o confinamento em casa e o fechamento das escolas, por exemplo, impactaram, negativamente, a dieta, as atividades físicas e também as relações sociais das crianças, em especial aquelas que estão próximas a pré-adolescência

Nesse contexto, a má alimentação, o sedentarismo, além do estresse e a ansiedade aparecem como fatores significativos para um ganho excessivo de peso, uma preocupação constante dos pais que, neste momento, devem ser intensificada.

Esse cuidado especial é reforçado pela pediatra Dra. Regina Barbieri e pela endocrinologista/metabologista Dra. Isabela Tavares, ambas da Unimed Araraquara, neste Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil. No Brasil, 4,4 milhões de crianças estão acima do peso, de acordo com o Ministério da Saúde.

Segundo a Dra Regina Barbieri, alguns dos vilões mais comuns do cardápio de muitas famílias, são, na maioria dos casos, as bebidas adoçadas (refrigerantes e sucos de frutas) e os alimentos ultra processados (salgadinhos e bolachas). Todos são ricos em açúcar e gordura, com alta densidade calórica, pobres em fibras e cheios de aditivos químicos.

"O ideal é que crianças com menos de 3 anos não tenham contato com alimentos desse tipo. Uma nutrição balanceada deve ser incentivada pelos pais, que servem como exemplos. Além disso, os mesmos devem reforçar a prática de atividades físicas, uma arma que também é importante contra o estresse e a ansiedade, sentimentos comuns, porém aquecidos nessa pandemia, e que também desequilibram uma dieta", pontua.

Para a endocrinologista Dra Isabela Tavares, além da observação simples dos pais, as consultas regulares a um médico são de suma importância, pois o mesmo saberá informar quando é o momento de procurar a ajuda de um especialista para um tratamento específico, levando-se em consideração outros detalhes, como a herança genética, elevação da glicemia, baixo crescimento e o mau rendimento escolar- que pode ser resultado de alguma alteração hormonal, como hipotireoidismo ou mesmo diabetes.

“O descontrole do peso pode ter conseqüências graves no futuro adulto, como diabetes do tipo 2, doenças cardiovasculares e hipertensão, entre outras doenças crônicas não transmissíveis. Maus hábitos na infância podem ter conseqüências sérias ”, ressalta.

Dra Regina Barbieri faz questão de pontuar que o atendimento oferecido pela Unimed é singular, pois o mesmo abre a possibilidade do acompanhamento do paciente desde os primeiros anos de vida até a fase adulta. "Esse vínculo, no qual conhecemos bem o histórico de cada um, é muito importante", finaliza.




26/05/2021 - Silencioso, o glaucoma pode levar à cegueira

Neste dia nacional de combate à doença, quem faz o alerta é a oftalmologista da Unimed Araraquara, Dra. Nicole Silva Beato

Diagnóstico precoce. Este é o principal recado a ser pontuado no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado neste 26/05 em todo o Brasil. Principal causa de cegueira irreversível no mundo, isto é, uma vez perdida, não há mais o que fazer, a doença é, na maior parte das vezes, silenciosa.

Quem assina essa ponderação é a Dra Nicole Silva Beato, oftalmologista da Unimed Araraquara. Segundo ela, boa parte dos casos são assintomáticos. Quando o paciente começa a perceber, de fato, as complicações da doença, ela, lamentavelmente, já está em estágio moderado a avançado.

Logo, a melhor precaução é consultar-se com um médico com freqüência. "Os casos suspeitos de glaucoma podem ser triados nas consultas de rotina com exames de fundoscopia e pressão do olho e, uma vez identificados, exames específicos são solicitados para o correto diagnóstico. Assim, as chances de perder a visão diminuem consideravelmente", conta.

Idade acima dos 40 anos, histórico familiar positivo, raça negra, alto grau de miopia, pessoas que tenham sofrido traumas oculares, uso prolongado de medicamentos a base de corticóides e pressão intraocular elevada são alguns dos fatores de risco. "O tratamento depende da gravidade. Nos casos avançados ou de difícil controle, às vezes, é necessário cirurgia", pontua.

Doença que afeta o nervo óptico, o glaucoma tem vários subtipos, sendo o glaucoma primário de ângulo aberto o mais comum, representando 80% dos casos.




21/05/2021 - Orientação nutricional tem importante papel na recuperação de pacientes curados da COVID-19

‘Quem passou por um processo de intubação precisa de uma dieta ainda mais específica’, pontua Laís Loreto, nutricionista do Univida- Centro Unimed de Qualidade de Vida

A alimentação correta é uma das principais soluções para o fortalecimento do sistema imunológico do ser humano. Sendo assim, neste atual cenário de pandemia de COVID-19, uma dieta específica, orientada por um nutricionista, torna-se uma forte aliada na recuperação dos pacientes que venceram a doença.

Segundo Laís Loreto, Nutricionista no Univida - Centro Unimed de Qualidade de Vida, as pessoas que passaram por uma intubação prolongada precisam de cuidados ainda mais pontuais.

“Normalmente, há dificuldade na deglutição após um período como esse, sendo necessário modificar a consistência dos alimentos, priorizando alimentos pastosos como purês, frutas raspadas ou amassadas, carne vermelha, frango ou peixes desfiados.

Muitos pacientes perdem massa muscular, por isso a suplementação de proteína como a proteína do soro do leite (whey), se faz necessária, na maioria dos casos. Avaliar os níveis de vitamina D, junto ao médico, é de extrema importância.

“Aumentar o consumo de alimentos probióticos também é importante para melhorar a microbiota intestinal, já que durante o período de tratamento foi feito uso de antibióticos. Algumas opções de alimentos são: kefir, iogurtes naturais, coalhadas, kombucha ou fórmulas manipuladas", conta.

Recomendação não só para aqueles que tiveram a COVID-19, bem como para todas às pessoas, a ingestão adequada de água, boas noites de sono e uma prática freqüente de exercício são companheiros essenciais para quem busca uma vida saudável. "Consulte sempre um profissional para que o mesmo te oriente em todos esses passos”, finaliza a nutricionista Laís Loreto.




15/05/2021 - Unimed Araraquara comemora 50 anos e mostra força em cenário desafiador

Excelência do atendimento da cooperativa supera as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19. “É uma vitória de todos”, pontua o diretor presidente Dr. José Paulo Luz Lima

Toda a trajetória da Unimed Araraquara nessas cinco décadas de fundação foi marcada por um árduo trabalho, com muita prosperidade e inúmeras conquistas. Décima terceira cooperativa do sistema Unimed criada, iniciou seu trabalho com 41 cooperados. Hoje, conta com a dedicação e cooperativismo de 512 e um leque de atendimento de mais cem mil vidas, todas ladeadas por profissionais gabaritados nas mais diversas áreas da saúde.

E nos últimos meses, mais precisamente a partir de março do ano passado, quando a pandemia de Covid-19 desembarcou no Brasil, nunca se falou tanto em saúde. A importância de contar com um plano de saúde que não poupa esforços para salvar vidas ficou externada.

Assim, dentro desta perspectiva emergencial recheada de novos desafios, que a Unimed Araraquara comemora 50 anos. E a sensação é de dever cumprido e reafirmação do compromisso com a saúde de todos os clientes da Morada do Sol, Matão, Américo Brasiliense, Taquaritinga, e demais cidades da sua área de atuação, que somam dez em toda a região.

“Passamos por momentos críticos durante a pandemia, mas em nenhum momento perdemos essa batalha. Aumentamos os leitos – enfermagem e UTI – para Covid no Hospital São Paulo – Unimed Araraquara; criamos o Centro Epidemiológico para atendimento especializado, bem como contratamos novos colaboradores para suprir toda essa demanda”, pontua o diretor hospitalar Dr. Antonio Carlos Durante.

A parceria com a Prefeitura de Araraquara e o Instituto Butantan para o uso do plasma convalescente no tratamento do novo coronavírus é mais uma ação histórica de pioneirismo do Hospital São Paulo em todo o interior do Estado. “É uma terapia que carrega ótimos resultados”, completa Dr. Durante.

“Somos destaques em todo o Brasil”

O diretor presidente da Unimed Araraquara, Dr. José Paulo Luz Lima, reforça que toda a trajetória de sucesso da cooperativa foi construída através de muito empenho e luta. São inúmeros prêmios e certificações que comprovam a qualidade dos serviços ofertados.

"Ressalto e agradeço aos visionários médicos que colocaram a idéia em prática em 1971. Hoje, com muito trabalho, somos referência como cooperativa em todo o Brasil. Agradeço a todos os envolvidos e também a Deus. É uma vitória de todos”, completa.

Sempre visando novas expansões, o diretor garante que a capacitação dos profissionais da Unimed, bem como a compra de novos equipamentos será sempre uma máxima. "Vamos sempre buscar a assistência médica adequada. Estamos em constante transformação para sempre cuidar, da melhor maneira, de nossas vidas", finaliza o Dr. José Paulo Luz Lima.




12/05/2021 - Café da manhã marca o Dia Mundial dos Profissionais da Saúde no Hospital São Paulo Unimed Araraquara

Para comemorar o Dia Mundial dos Profissionais da Saúde, celebrado em 12/05, o Hospital São Paulo Unimed Araraquara ofereceu um café da manhã especial para todos os colaboradores atuantes no local.

A atividade foi dividida em duas: uma na quarta-feira e outra na quinta, 13/05. O objetivo é abranger todos os plantonistas, diurnos e noturnos.

De acordo com a enfermeira Rosana Giurizzato Durante, gerente assistencial do Hospital São Paulo - Unimed Araraquara, essa data é lembrada junto ao Dia do Enfermeiro, uma homenagem a inglesa Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna e fundadora da primeira escola de enfermagem da história.

Por conta do crescimento dos hospitais e áreas ligadas à saúde, a Unimed Araraquara homenageia o Dia Mundial dos Profissionais da Saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, entre outras áreas.

“Todos esses profissionais representam a alma do ambiente hospitalar. Cuidar dos pacientes é muito mais que apenas saúde. É carinho e atenção. O ser humano precisa de tudo isso. Aproveito para agradecer, de maneira especial, todo esforço extra feito por todos que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Parabéns pela dedicação”, finaliza Rosana.




09/05/2021 - Semana do Dia das Mães no Hospital São Paulo – Unimed Araraquara é marcada por ações humanizadas

Cartões e vídeos fazem parte do programa, que segue todos os protocolos de saúde relacionados à contenção da transmissão da Covid-19

Por conta do Dia das Mães, a ser comemorado neste domingo, 09/05, as mamães internadas no Hospital São Paulo - Unimed Araraquara ganharam, durante toda a semana, diversas homenagens através de uma série de ações humanizadas promovidas pelo corpo de profissionais atuantes no local.

"Essas iniciativas visam o acolhimento do paciente/acompanhantes no intuito de amenizar o sentimento de estar em um ambiente hospitalar. Devido à pandemia, adaptamos nosso programa dentro dos protocolos de saúde de contenção da Covid-19", conta Dr. Antonio Carlos Durante, diretor hospitalar da Unimed Araraquara.

As mães internadas no hospital ganharam um cartão com uma mensagem de parabéns. Já as “novas mamães”, que tiveram seus filhos durante a semana, foram também agraciadas com um cartão, este com o carimbo do pezinho dos bebês, além de um balão amarrado no berço dos mesmos. Nas redes sociais, a equipe de marketing da Unimed Araraquara publicou as fotos dos recém-nascidos.

A equipe de psicologia e serviço social também entrou em contato com as famílias dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal, que gravaram mensagens emocionantes às mamães dos bebês, que assistiram, emocionadas, ao vídeo, no tablet do hospital. Por fim, o departamento de recursos humanos da Unimed Araraquara presenteou todas as mamães da empresa com chocolates.

Mamães colaboradoras

Veja mais fotos

Mamães internadas

Veja mais fotos

Decoração especial

Veja mais fotos




29/04/2021 - Lavar corretamente as mãos é essencial não apenas no combate à COVID-19

“Hábito deve fazer parte do cotidiano das pessoas mesmo com o controle da pandemia”, pontuam enfermeira e infectologista da Unimed Araraquara

Bem antes da explosão da pandemia de COVID-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que lavagem correta das mãos previne o ser humano da contaminação por diversas doenças, principalmente as adquiridas pela via respiratória (pela ingestão ou pela mucosa). Entre elas, estão: gripes, resfriados, pneumonias, infecções intestinais e até mesmo conjuntivites.

Neste Dia Mundial de Higienização das Mãos (05/05), a enfermeira Rosana Giurizzato Durante , gerente assistencial do Hospital São Paulo - Unimed Araraquara, pontua que a forte exposição desta medida como essencial no combate ao novo coronavírus, ajudou a conscientizar às pessoas sobre a importância deste hábito para a vida do ser humano, mesmo com o controle da pandemia.

"Essa higienização está inserida entre os três pilares principais na luta contra à COVID-19. Além dela, nunca podemos esquecer do uso correto de máscaras e o distanciamento social. Mas vale sempre lembrar que lavar às mãos nos previne de outras patologias. Talvez, a rotina do dia a dia nos fazia esquecer desse detalhe tão importante, que salva vidas”, comenta Rosana Giurizzato Durante.

Maria Fernanda do Valle Chiossi, infectologista da Unimed Araraquara, completa a afirmação. "É um meio eficaz e barato de controle de infecções, inclusive àquelas associadas à assistência hospitalar. Vamos torcer para que seja intensificada por todos”, afirma.

Ainda segundo a enfermeira, o procedimento correto de aplicação do álcool gel 70% leva de 20 a 30 segundos, até o líquido secar. Já uma limpeza completa com água e sabão pode levar cerca de 40 a 60 segundos. “Lembre-se sempre de lavar bem entre os dedos e também os punhos”, finaliza.




29/04/2021 - Unimed de Araraquara recebe certificado de participação no Projeto Qualificare de Atenção Primária à Saúde

‘A APS é o caminho para uma medicina mais humanizada’, comenta Dr. Emerson Carlos, diretor de mercado

Com o objetivo de qualificar recursos próprios, a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (FESP) investe em programas e ferramentas para a melhoria contínua do Sistema Unimed paulista. Uma dessas ações é o Qualificare de Atenção Primária à Saúde (APS).

E a Unimed Araraquara, através da Unimed Personal, foi agraciada com um certificado de participação nesse programa, que visa desenvolver ações de melhoria contínua, bem como a certificação de boas práticas, de acordo com a RN 440 da ANS.

De acordo com Dr. Emerson Carlos, diretor de mercado, este reconhecimento é resultado de muito trabalho e investimento, sempre visando uma melhoria contínua na saúde dos nossos beneficiários.

“Conseguimos fazer uma gestão integrada com este modelo de cuidado, no qual o foco é totalmente voltado para o paciente, isso é possível baseado na relação de confiança entre o paciente e o seu médico de referência. É uma satisfação recebermos este certificado. Atenção Primária à Saúde é o caminho para uma medicina mais humanizada”, comenta.

Com uma equipe formada por médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos, além da equipe administrativa e da recepção, a Unimed de Araraquara inaugurou seu serviço de APS, o Unimed Personal, em 2016. Nele, uma estrutura física de atendimento concentra-se em um único local, com consultórios médicos. O atendimento, hoje, engloba 4.900 beneficiários.




26/04/2021 - Cuidados com a pressão arterial devem ser intensificados durante a pandemia da COVID-19

Neste Dia Nacional de Combate à Hipertensão, quem faz esse alerta é a Dra Argenzia Mestria Bonfa, cardiologista da Unimed Araraquara

O estresse e a depressão, intensificados pelos inúmeros impactos da pandemia de COVID-19 na vida das pessoas, são vilões no equilíbrio da pressão arterial, podendo alterá-la, levando a um aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Essa doença é conhecida, popularmente, como hipertensão.

A afirmação é assinada pela Dra Argenzia Mestria Bonfa, cardiologista da Unimed, neste 26/04, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.

"Por isso é sempre muito importante fazer o acompanhamento e monitoramento com o seu médico, pois, em algumas vezes, essa doença é silenciosa", pontua.

Principal causa de morte em todo o mundo, respondendo por 10,4 milhões de óbitos por ano, a pressão arterial elevada pode apresentar complicações graves, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio ou mesmo doença renal crônica.

A médica também salienta outras importantes causas da hipertensão, como a obesidade, sedentarismo, envelhecimento, histórico familiar, e também o consumo alto de sal e, por conseqüência, hábitos alimentares ruins. "Fique sempre atento a sintomas como tontura, visão alterada, palpitações e falta de ar", alerta.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) os valores para designar a pressão como normal, baixa e alta podem mudar de país para país. No Brasil, o valor ideal é abaixo de 120 por 80.

"É preciso se cuidar. Seja consciente e mude o seu estilo de vida: faça exercícios físicos, evite alimentos gordurosos, abandone o cigarro, consuma, moderadamente, bebidas alcoólicas e viva momentos de prazer. Qualquer problema, procure sempre um médico", finaliza Dra Argenzia Mestria Bonfa.




14/04/2021 - Neurologista pediatra da Unimed reforça a importância da vacinação das crianças contra a meningite.

No Dia Mundial de combate à doença, a doutora Ana Claudia de Paula Souza pontua a letalidade da mesma.

Inflamação grave por vírus ou bactérias nas membranas que envolvem o sistema nervoso e a medula (as meninges), a meningite, segundo dados recentes do Ministério da Saúde atinge, aproximadamente, duas mil e quinhentas pessoas por ano no Brasil, sendo a maioria crianças até quatro anos e idosos. A transmissão acontece por meio do contato com saliva e/ou secreções respiratórias de uma pessoa contaminada.

E neste Dia Mundial de combate à doença, 24/04, a neurologista pediatra da Unimed Araraquara, Ana Claudia de Paula Souza, faz um importante alerta aos pais: a vacinação das crianças, no primeiro ano de vida, e também na adolescência, (quando é aplicada a segunda dose) é a principal via de prevenção.

“Esse programa de imunização é de suma importância. A meningite é letal e causa muitas seqüelas para todas as idades. A vacina é uma forte aliada nessa luta”, pontua.

As vacinas, com exceção da eosinofílica, contra a qual não há imunização, fazem parte do programa Nacional de Imunização (PNI), isto é, são oferecidas gratuitamente pelo SUS. Também existem variações disponíveis em centros de imunização privados. Para bebês prematuros e condições especiais, as recomendações de vacinação podem mudar. Siga a orientação do seu pediatra.




14/04/2021 - Projeto Gorrinho solidário do Univida – Unimed de Araraquara faz nova doação.

Voluntariado mantém ação durante a pandemia e como resultado 503 gorrinhos são entregues a Maternidade Gota de Leite

O projeto Gorrinho Solidário teve início em 2018, quando o atual diretor de Mercado, antes diretor de Promoção e Assistência à Saúde da Unimed Araraquara, Emerson Carlos, estava em atividades profissionais na Maternidade Gota de Leite e notou que muitos recém-nascidos não tinham gorrinhos de lã. “A criança perde muito calor pela cabeça ao nascer. Ela sai do corpo quentinho da mãe, vai para o ambiente e, perde calor muito rapidamente, então todas as crianças são protegidas com gorros instantaneamente assim que nascem. Elas são todas embrulhadinhas e a cabeça também é protegida com gorro”. Segundo ele, muitas famílias de bebês nascidos na Gota de Leite não tinham condições de levar gorrinhos.

Desse contexto somado ao fato que o Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida estava, à época, na busca por oferecer atividades aos acompanhantes e também aos próprios pacientes em terapia, nasceu o grupo de voluntários que dá vida e mantém o Projeto Gorrinho Solidário. Hoje o projeto conta com cerca de 20 voluntários entre clientes, funcionários e não clientes que abraçam essa causa em prol dos recém-nascidos, que mesmo em meio a pandemia e não podendo se reunirem, continuaram com os trabalhos em casa, que que também ajudou-as a se sentirem úteis.

O Projeto Gorrinho Solidário já realizou a entrega de mais de cinco mil gorrinhos aos recém-nascidos da Gota de Leite. Por mês, em média, nascem aproximadamente 200 bebês na maternidade e esses recém-nascidos precisam cada vez mais da solidariedade de pessoas.

Caso você deseja ser um voluntário, seja na confecção ou na doação de material, entre em contato com o Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, através do telefone (16) 3303-1590 e faça parte dessa corrente de solidariedade e amor.




04/04/2021 - HOSPITAL SÃO PAULO - UNIMED DE ARARAQUARA realiza ação de pascoa com bebês.

Bebês e seus familiares celebram a páscoa no Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara

No último final de semana (04/04/2021), as equipes da UTI Neonatal, berçário e setor de psicologia presentearam os bebês com touquinhas personalizadas de coelho, ambiente decorado e porta-retratos personalizados em celebração à Páscoa.

A celebração de datas comemorativas é uma ação frequente da Unimed/Araraquara que tem como foco a humanização do atendimento através do cuidado, acolhimento e compartilhamento de momentos especiais entre pais e seus filhos.

A festividade proporcionou aos familiares um momento de leveza, alegria e estímulo aos sentimentos de renovação e renascimento despertos pela data alusiva à páscoa, ações que contribuem para o enfrentamento destas famílias meio a tantas incertezas e fragilidades.




02/04/2021 - Programa Especial Autismo, da Unimed Araraquara, atende, hoje, 187 crianças

“O ganho de aprendizagem das crianças é extremamente relevante e gratificante”, afirma a Dra Karin Franco Pinotti

Formado por uma equipe multidisciplinar especializada e composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e implementadores, o Programa Especial Autismo, uma realização da Unimed de Araraquara através do Univida (Centro Unimed de Qualidade de Vida), assiste, atualmente,187 crianças. Desde a sua fundação, em 2017, ocrescimento foi expressivo, afinal, o projeto começou tímido, com apenas 34.

Segundo a Dra Karin Franco Pinotti, cirurgiã torácica da Unimed e uma das participantes do grupo de implementação do Programa Especial Autismo, o acolhimento é feito em estrutura física criada especialmente para execução de todos os treinamentos.A base do programa baseia-se na análise do comportamento aplicada, conhecida como método ABA (AppliedBehaviorAnalysis, sigla em inglês).

“Inicialmente é definido o plano educativo individual (PEI). Depois disso, são iniciados os tratamentos, sempre mantendo o tripé: família, terapia e escola. O ganho de aprendizagem das crianças é extremamente relevante e gratificante pra nós e, especialmente, para as crianças e suas famílias”, relata.

Para mais informações, clientes Unimed devem procurar o Univida, localizado na Rua Papa João Paulo I, 1.400 - Jardim Higienópolis - Araraquara / SP. O contato telefônico é (16) 3303-1590.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nesta sexta-feira, 02 de abril, o mundo pede uma reflexão mais intensa paraesta doença de causa desconhecida, definida como uma pré-disposição genética que tem um amplo aspecto de apresentação, variando desde quadros leves a quadros graves.

“Ela é caracterizada por um déficit de comunicação e integração social que pode ter um repertório restritivo estereotipado e repetitivo em interesses e atividades”, finaliza a Dra Karin Franco Pinotti.




27/03/2021 - Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara realiza procedimento pioneiro para correção de Aneurisma toracoabdominal - tipo 3

Equipe coordenada pelo doutor em cirurgia vascular Michel Nasser aponta infraestrutura do Hospital São Paulo como principal responsável pelo sucesso da cirurgia

O Centro de Hemodinâmica do Hospital São Paulo– Unimed de Araraquara é o responsável pelo primeiro procedimento de correção de um aneurisma toracoabdominal – tipo 3 (classificação de Crawford) na cidade. A cirurgia, antes realizada apenas em outras localidades da região, foi comandada pela equipe do doutor em cirurgia vascular Michel Nasser.

Esse aneurisma, potencialmente fatal e de complexo reparo, acomete duas regiões distintas: tórax e abdômen. Sua extensão envolve diversos ramos nobres e vai desde o sexto espaço intercostal até a bifurcação aorta-ilíaca. Segundo estudos, é o tipo mais prevalente, atingindo até 48% dos casos.

“Esse procedimento inédito se deve ao empenho da diretoria do Hospital São Paulo - Unimed de Araraquara em disponibilizar uma excelente infraestrutura, com tecnologia de ponta e uma equipe auxiliar devidamente capacitada”, afirma Nasser.

O paciente submetido a cirurgia é do sexo masculino, 76 anos, diabético, hipertenso, cardiopata e dislipêmico.Durante a consulta detectou- se massa palpável abdominal, sugestiva de aneurisma. Após a realização de ultrassom, confirmou-se o diagnostico um aneurisma abdominal com 8 cm de dilatação – o normal seria 2 cm. Para melhor elucidação das características desse aneurisma, foi realizada investigação tomográfica, concluindo-se necessidade do procedimento cirurgico para Aneurisma toracoabdominal - tipo 3, visando às correções dos aunerismas torácico e abdominal , bem como a reconstrução de vasos mesentéricos, tronco celíaco e artérias renais.

Devido à pandemia de COVID-19 e a grande morbimortalidade dessa doença, optou-se pela correção endovascular. “A cirurgia foi um sucesso. De forma minimamente invasiva, foram feitas apenas três pequenas incisões, sendo uma subclávia direita e duas inguinais. Todos os vasos foram revascularizados. O paciente não apresentou complicações neurológicas, pulmonares e renais. Foram quatro horas e meia de cirurgia e apenas 5 dias de internação. O pós-operatório será realizado com acompanhamento de ultrassom, comenta Nasser.

“Nós, do Hospital São Paulo, estamos orgulhosos em poder realizar uma cirurgia como essa sob o comando de uma equipe tão competente. No ano passado, fizemos um investimento para trocar todo o nosso equipamento de hemodinâmica. E agora, temos os resultados. Vale à pena investir. Vale à pena investir nos médicos, que são nossos parceiros. Meus parabéns para todos”, comenta Dr. Antonio Carlos Durante, diretor hospitalar.




04/12/2020 - Unimed do Brasil confere selo diamante de sustentabilidade para Hospital São Paulo e selo ouro de governança e sustentabilidade para a Operadora da Unimed de Araraquara

Avaliações são bienais e o reconhecimento, revelado pelos selos, significa que existe ascensão contínua no trabalho realizado pela cooperativa em todas as esferas.

O ano de 2020 entra na reta final com a uma importante conquista da Unimed de Araraquara. A Unimed do Brasil concedeu à cooperativa o Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade na categoria diamante para o Hospital São Paulo (HSP) e o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade na categoria ouro para a operadora.

Os selos em vigência de 2020 a 2022 mostram uma evolução bastante relevante nos serviços, processos e atendimentos realizados pelo HSP e pela operadora no período de 2018 a 2020, pois ambos subiram de patamar na avaliação divulgada neste mês pela Unimed Brasil. A operadora que era prata recebeu o selo ouro e o HSP, que tinha o selo ouro, agora chegou ao patamar mais alto: diamante.

No país todo foram avaliados pela Unimed Brasil, 65 hospitais dos quais apenas 8 receberam o selo diamante de sustentabilidade. Sete localizados na região sudeste e um na região sul. Já o selo ouro dedicado à governança e sustentabilidade da operadora Unimed de Araraquara das 180 Unimeds avaliadas, 56 receberam a confirmação efetiva dos bons serviços prestados na categoria ouro.

Para tal reconhecimento houve muitas mudanças e trabalho da atual diretoria bem como de todos os cooperados e colaboradores que assimilaram melhorias nos processos e serviços. Dessa forma, a operadora superou parte dos 69 pontos avaliados pela Unimed Brasil e obteve grau de conformidade de 85%. No caso do Hospital São Paulo foram 52 requisitos e 98% de grau de conformidade, ou seja, dos padrões que seguem metas internacionais para a sustentabilidade nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais, a Unimed de Araraquara alcança altos índices de realização.

O presidente da Unimed de Araraquara, José Paulo Luz Lima e o diretor hospitalar do HSP, Antonio Carlos Durante afirmam que os selos recebidos tanto pelo hospital como pela operadora demonstram que requisitos como ações junto a pacientes, funcionários e cooperados tais como processo seguro com foco no paciente, a participação do conselho administrativo na tomada de decisões na cooperativa e a presença efetiva da cooperativa na comunidade, são alguns dos pontos que trouxeram para a Unimed de Araraquara este alto padrão de reconhecimento e denotam também muita responsabilidade para manter a dinâmica do funcionamento sempre em cumprimento do bem estar de todos.




18/11/2020 - Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara faz treinamento com brigada com simulações práticas de prevenção a incêndio

Atividades realizadas na segunda, 16, teve a participação de cerca de 100 colaboradores do hospital como médicos e demais profissionais de saúde, além de outros funcionários.

A rotina de Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara ficou diferente na segunda-feira (16) com a realização do treinamento da Brigada de Emergência em Atendimento do hospital, organizado pelo hospital através do SESMT - Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho

Formada por cerca de cem funcionários do HSP entre médicos, enfermeiros e também colaboradores, a brigada, anualmente, passa por treinamento teórico e prático para atualizar procedimentos e protocolos e, assim cumprir a Instrução Técnica – IT 17 do Corpo de Bombeiros.

O treinamento teve várias etapas. Além de aulas teóricas, a brigada participou de atividades práticas com várias simulações. A primeira delas foi no quarto de fumaça em que geradores de fogo fizeram supostas vítimas em um incêndio, que tiveram que ser resgatadas numa prancha e removidas para um lugar seguro para os devidos cuidados. Essa atividade contou com um caminhão equipado no estacionamento do hospital.

Em outra etapa, os brigadistas foram submetidos a uma situação de princípio de incêndio no segundo andar do hospital em que evacuaram a área e socorreram possíveis vítimas com a utilização da técnica do lençol e do colchão para a retirada de pacientes. Já na última etapa do treinamento, a simulação aconteceu no primeiro andar do hospital e foram encenadas situações da retirada de um bebê, de um paciente de cadeira de rodas e outro em atendimento na emergência.

Segundo o representante da SESMT, Leônidas Mori, todas as situações simuladas contaram com a participação dos brigadistas ou como vítimas, ou pacientes ou profissionais da saúde, exceto no caso do atendimento ao bebê que foi utilizado um boneco.

Mori salienta que esse treinamento é muito importante porque visa a segurança dos pacientes e colaboradores do HSP através da realização de ações preventivas e corretivas que estabeleçam protocolos para casos de incêndio. “A importância dessas atividades está no fato de evitarem desastres e minimizarem riscos”, finaliza.




28/10/2020 - Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara recebe certificação internacional em referência no tratamento de pacientes com AVC

Na semana em que a prevenção do AVC é destacada, o Projeto Angels, com padrão internacional, certifica o hospital como único centro de referência de Araraquara no tratamento da doença.

29 de outubro é o Dia Mundial do AVC. Com foco na prevenção, a campanha de 2020 intitulada “Não deixe que seja você” (“Dont’t be the One”) visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir esta doença. O Acidente Vascular Cerebral – AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC bem como o rápido tratamento em um centro de referência podem diminuir a chance de sequelas.

Para os pacientes acometidos pelo AVC é de suma importância que ele seja atendido em um hospital preparado para este tipo de atendimento, pois o tratamento requer protocolo preciso de atendimento, agilidade, medicamento específico e unidade equipada. Esse é o caso do Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara, que em outubro de 2019 iniciou a jornada para se tornar um centro de referência no tratamento de AVC e acaba de ser certificado pela Iniciativa Angels.

A Iniciativa Angels é um projeto internacional que habilita hospitais em todo o mundo a atenderem pacientes com AVC. O projeto fornece suporte para implementação, manejo de protocolos, treinamentos para diversas áreas envolvidas no processo e monitoramento do desempenho do hospital.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HSP, Fátima Suélen Figueira, o Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara, busca constantemente a qualidade e segurança na assistência prestadas aos nossos clientes. Por isso, o HSP não poderia deixar de participar desta iniciativa, a qual traz resultados expressivos para os clientes. “Somos o único centro de referência no atendimento ao paciente com AVC na cidade de Araraquara e a única instituição particular da região com este título”, ressalta.

Além disso, a Iniciativa Angels em parceria com a Word Stroke Organization – WSO (Organização Mundial de AVC) e a Rede Brasil, premia os melhores centros de AVC no mundo, no qual o Hospital São Paulo recebeu o prêmio na categoria Stroke Read, no dia 23 de setembro.

Sobre a Inciativa Angels

Estabelecida pela Boehringer Ingelheim em 2015, a Iniciativa Angels teve um grande impacto na expansão do tratamento disponível para pacientes com AVC e na melhoria dos resultados pelo mundo. O objetivo principal da Angels é aumentar o número de centros capacitados para tratamento do AVC e melhorar a qualidade dos centros existentes.




20/10/2020 - Novo equipamento Hemodinâmica

O Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara adquiriu equipamento de alta tecnologia para a Hemodinâmica.

A partir de agora, exames de imagens cardiológicos e neurológicos dos pacientes feitos no hospital serão substituídos por novo um equipamento 3D que garante mais qualidade. Saiba mais aqui:

A cada dia a tecnologia avança e fornece ao atendimento à saúde novas possibilidades de tornar os diagnósticos ainda mais precisos. Pensando nisso, o Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara adquiriu para o setor de Hemodinâmica do hospital, em substituição a um antigo equipamento, um novo com tecnologia comprovada em imagens 3D de última geração para diagnósticos arteriais dos pacientes.

Com recursos que favorecem a qualidade da imagem com menor ingestão de dose de contraste pelo paciente, além de facilidades técnicas no manuseio e maior proteção radiológica tanto para pacientes como para profissionais da saúde que operam o sistema, o Artis One possibilita a aquisição de todas as angulações para o diagnóstico coronariano em um único exame, de forma a promover a melhor projeção para o tratamento de uma lesão.

O novo equipamento já está em operação e, nesta semana toda a equipe da Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HSP recebeu treinamento para utilizar da melhor forma todos os recursos oferecidos pelo Artis One. O equipamento tem protocolos pré-estabelecidos para a realização dos mais diversos procedimentos como angioplastias coronárias, implantes de válvulas aórticas – TAVI, abordagens de aneurismas cerebrais, más formações arteriovenosas, tratamento de doenças da aorta, entre outros.

Segundo o responsável pela Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HSP, o cardiologista João Oravio Junior, do ponto de vista clínico, essa tecnologia significa ter maior riqueza de imagens com uma qualidade bem melhor, de forma a possibilitar abordagens de casos mais complexos. “Os profissionais conseguem abordar casos mais graves com maior segurança para o paciente, além de reduzir a exposição à doses de emissão de raio X também usadas nesses equipamentos”, conta

Em termos de investimentos para a compra do novo equipamento, o presidente da Unimed de Araraquara, José Paulo Luz Lima fala em valores da ordem de 400 mil dólares, cerca de 2 milhões de reais. Luz Lima revela, no entanto, que houve uma intensa negociação até o preço final do equipamento que, incialmente custava 530 mil dólares. Com as negociações a Unimed de Araraquara conseguiu 25% de redução na aquisição.




30/09/2020 - Dia da Secretária

Dia da Secretária

No último dia 30, em comemoração ao dia das secretárias, presentamos em forma de agradecimento, todas as secretárias dos nossos médicos cooperados com um presente especial. Veja algumas fotos. Parabéns, secretárias!




29/09/2020 - Médico da Unimed de Araraquara é o primeiro a publicar artigo no site da Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica

Médico da Unimed de Araraquara é o primeiro a publicar artigo no site da Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica

Assunto abordado foi a Cisticercose em Crianças, que é causada pelo parasita encontrado na carne de porco e, quando mal cozida pode ser absorvido pelo intestino humano

O neurocirurgião pediátrico Matheus Fernando Manzolli Ballestero, da Unimed de Araraquara, publicou artigo no guia da Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica – ISPN. É a primeira vez que um trabalho brasileiro aparece no periódico médico.

O Guia ISPN é um recurso de neurocirurgia pediátrica desenvolvido para fornecer ao aluno e ao clínico um acesso rápido e fácil a informações relevantes. A publicação está em constante aprimoramento com contribuições de mais de 150 neurocirurgiões pediátricos em todo o mundo.

O artigo, que tem como título “Cisticercose do Sistema Nervoso Central em Crianças” também tem como autores os professores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Dr. Ricardo Santos Oliveira e Dr. Benedicto Oscar Colli, além do presidente da ISPN, Dr. José Francisco Manganelli Salomão.

Ballestero explica que a Neurocisticercose é uma infecção do Sistema Nervoso Central causada pela Taenia solium, parasita encontrado na carne de porco que pode ser absorvido no intestino humano por meio de carne suína mal cozida.

O contágio também pode ocorrer por meio de contato com fezes humanas contaminadas, água não tratada e mãos sujas. “É a infecção parasitária mais comum do Sistema Nervoso Central. Em alguns países cerca de 30% dos casos de epilepsia são causados por Neurocisticercose”, diz o Neurocirurgião.

A publicação pode ser visualizada no site https://www.ispn.guide/infections-of-the-nervous-system-in-children/cysticercosis-of-the-central-nervous-system-in-children-homepage




17/09/2020 - Fachada do Hospital São Paulo – Unimed se ilumina de laranja em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

Hoje é o Dia Mundial da Segurança do Paciente e, este ano, o tema abordado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) vem para alertar sobre a importância da assistência segura. A qualidade do cuidado tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os gestores, profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores com a finalidade de oferecer uma assistência segura. Em tempos de pandemia, em que essa atuação recebe novos e importantes contornos, o Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara aproveita o Dia Mundial de Segurança do Paciente para homenagear a todos os profissionais de saúde que, ao desempenharem as atividades com segurança, promovem também a segurança do paciente.

Com a iluminação da fachada do HSP na cor laranja, o hospital participa da comemoração do Dia Mundial da Segurança do Paciente, escolhido como data pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para homenagear a todos os profissionais incansáveis que estão na linha de frente, neste momento e, tantos outros que evidenciam a importância do trabalho deles e a gratidão de todos, afinal “Profissional de saúde seguro, paciente seguro”, diz a campanha da OMS.




15/09/2020 - Recepção do Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara está de cara nova para melhor receber o público

Reforma da recepção deu um visual mais moderno para área e, principalmente é mais confortável e acolhedora para clientes e visitantes.

Nesta terça-feira (15), entrou em operação a nova recepção do Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara. O local passou por uma reforma arquitetônica e estrutural exatamente para atender uma demanda dos clientes e também dos cooperados para aumentar o espaço destinado a receber o público, ampliar o número de assentos para a acomodação de pessoas na espera assim como tornar a recepção mais acolhedora, moderna e confortável para os beneficiários.

Segundo o diretor hospitalar do HSP, Antonio Carlos Durante, foi feita essa reforma pensando na melhoria do conforto e acolhimento do beneficiário e, esse objetivo passa pela renovação do visual, pela ampliação do espaço de atendimento e pelo aumento do número de assentos para a acomodação do público.

O projeto da reforma teve início há três meses e a reforma, propriamente dita, foi realizada em partes para não comprometer a regularidade do atendimento ao público no período.




14/09/2020 - Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara também faz ações no Setembro Amarelo

Sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de falar de suicídio e de formas de prevenção é o objetivo da equipe de psicologia do HSP no mês dedicado a reduzir os preconceitos e mitos sobre o tema.

Com o objetivo educativo de motivar pessoas a falarem sobre transtornos psiquiátricos e também de suicídio, a equipe de psicologia do Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara realiza durante todo o mês de setembro, ações que visam informar às pessoas da importância de tomarem conhecimento sobre o suicídio e como é possível preveni-lo.

Segundo a coordenadora da psicologia do HSP, Janaína Caldeira Lopes, a proposta é atuar para diminuir preconceitos e mitos que circundam esse tema e, também conseguir direcionar as pessoas a saberem o que é um transtorno psiquiátrico, que profissional procurar e quem é o médico psiquiatra. “Tem muito preconceito que gira em torno de problemas psiquiátricos e, também do suicídio, que é preciso falar a respeito de uma maneira educativa”, explica.

Além de uma semana dedicado à escuta psicológica de funcionários do hospital com agendamento prévio e ações educativas na área de convivência dos colaboradores, a área externa do hospital está toda decorada com flores amarelas e banners referentes ao Setembro Amarelo, para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de prevenir o suicídio.

A coordenadora da psicologia salienta ainda que é importante essas ações para que as pessoas tenham mais conhecimento, se sensibilizem, saibam quando e como procurar e como identificar fatores de risco, porque as pessoas ainda têm dificuldade de identificar quando estão precisando de apoio, de ajuda. “Uma forma de prevenir é falar mais, falar a respeito. Uma boa escuta, uma boa palavra é uma medida de proteção para quem está pedindo ajuda, quem está sinalizando que está em risco”, finaliza

Outras informações sobre Setembro Amarelo estão disponíveis em www.setembroamarelo.com




11/09/2020 - Cirurgia orbitária inédita realizada no Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara é marco em registros acadêmicos mundiais

Procedimento sem publicação acadêmica registrada foi realizado a primeira vez pela equipe coordenada pelo doutor em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, Eduardo Hochuli Vieira.

O Centro Cirúrgico do Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara foi o local para a realização, nesta sexta-feira (11), da cirurgia de reconstituição das paredes orbitárias direita da paciente S.A.M, procedimento inédito no mundo acadêmico e coordenado pelo professor doutor Eduardo Hochuli Vieira.

Segundo Hochuli, a cirurgia foi excelente. “O procedimento que fizemos não têm registros em trabalhos acadêmicos. É a primeira vez que foram reconstituídas as quatro paredes orbitárias do globo ocular de uma paciente. O objetivo foi recolocar o olho de volta no lugar”, afirma.

Essa reconstituição foi necessária porque, como explica o especialista, o olho é uma bola rodeado por músculos, nervos e gordura. “É como se tivéssemos um copo de água com uma bolinha de ping pong ocupando 1/3 da cavidade orbitária, que é o olho. No caso especifico desta paciente, ela perdeu a gordura da cavidade ocular, ou seja, parte da água e, o olho, sem sustentação, foi para dentro, causando a enoftalmia”, conta.

A cirurgia foi exatamente para recompor as quatro paredes orbitárias com placas de titânio customizadas para esta paciente. “Essas placas foram devidamente calculadas para esta paciente. Não podem ser usadas para outra pessoa e são resultado de um planejamento que iniciou em fevereiro deste ano com a participação de engenheiros que fizeram inúmeros cálculos do volume orbitário da paciente para assim desenvolverem as placas (próteses)”.

Ineditismo
Os procedimentos de reconstituição de partes da face e do globo ocular de pacientes que sofrem traumas em acidentes, por exemplo, são cirurgias realizadas com frequência pela sua equipe, no entanto a cirurgia feita no Hospital São Paulo é inédita porque foram implantadas próteses em redor de todo o globo ocular. “Não há registros em trabalhos acadêmicos em língua inglesa que tal procedimento tenha sido feito anteriormente no mundo”, ressalta Hochuli.




04/08/2020 - Unimed de Araraquara doa cobertores ao Fundo Social de Solidariedade

Doação é destinada a entidades assistenciais da cidade e mobilizou funcionários da cooperativa que também doaram peças de agasalhos.

A Unimed de Araraquara doou 200 cobertores para a Campanha do Agasalho realizada, todos os anos, pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade para arrecadar doações que possam ajudar as entidades assistenciais a reduzir as dificuldades das famílias carentes de Araraquara. A iniciativa também mobilizou funcionários da Unimed de Araraquara que doaram para a campanha mais 100 peças de roupas.

Segundo o gestor de mercado da Unimed de Araraquara, Rodrigo Marine, as empresas têm a responsabilidade social de colaborar com aqueles que mais precisam. “Estamos em um momento de pandemia, de isolamento social em que a solidariedade ficou mais evidente nas pessoas e, este pequeno gesto da Unimed de Araraquara mostra que por trás da empresa existem seres humanos preocupados em ajudar a reduzir as necessidades dos mais vulneráveis”, finaliza Marine.




03/08/2020 - Trigêmeos nascem no Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara

O nascimento de duas meninas e um menino foi o primeiro em 2020 realizado no HSP. A mãe e os bebês passam bem após cesárea

Neste domingo (2) foi um dia especial para a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas do Hospital São Paulo (HSP) - Unimed de Araraquara. Uma cesárea trouxe para a mãe Anamaria Pavarini e para o pai Anderson Nunes Pedro, os primeiros trigêmeos nascidos em 2020 no HSP.

Duas meninas e um menino são os primeiros filhos do casal e a gestação não foi resultado de inseminação artificial. A equipe coordenada pelo diretor hospitalar do HSP e obstetra, Antonio Carlos Durante informa que todos passam bem.

O nascimento dos trigêmeos mobilizou e emocionou toda a equipe de profissionais da UTI Neo Natal e também no berçário do Hospital São Paulo.

Trigêmeos nasceram e emocionaram a todos, neste domingo no Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara. Médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas cuidaram da mamãe Anamaria Pavarini, que deu à luz a duas meninas e um menino. A equipe coordenada pelo diretor hospitalar do HSP e obstetra, Antonio Carlos Durante informa que todos passam bem. O papai Anderson Nunes Pedro irá comemorar o dia dos pais em dose tripla!


24/07/2020 - Unimed de Araraquara faz doação de painel com dispositivo para álcool em gel para OAB

Unimed de Araraquara faz doação de painel com dispositivo para álcool em gel para OAB

Estrutura será utilizada para facilitar a higienização de profissionais e visitantes da Ordem de Advogados de Araraquara

O diretor de mercado da Unimed de Araraquara, Cesar Dias e o gestor de mercado, Rodrigo Marine estiveram nesta sexta-feira (24), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Araraquara para entregar ao presidente da instituição, Tiago Romano, dois painéis verticais, também conhecidos como totem, para uso no processo de higienização das pessoas na entrada e saída das dependências do prédio.

Os dois totens foram doados pela Unimed de Araraquara para a OAB como forma de auxiliar na prevenção ao novo corona-vírus e vai ao encontro da proposta da cooperativa de manter os cuidados à saúde de toda a população.




22/07/2020 - Parceria Unimed Drogaven

Parceria entre Unimed de Araraquara e a rede DrogaVen fica cada vez mais forte

Novo contrato estende a cobertura do plano de saúde a todos os funcionários e dependentes da rede de farmácias.

Já está em vigor o novo contrato da Unimed de Araraquara com a DrogaVen em que todos os funcionários da rede de farmácias instalada em Araraquara, Matão, Américo Brasiliense e Taquaritinga serão beneficiários do plano de saúde que, segundo o diretor da empresa, Mateus Antônio Estrella, é a melhor opção em atendimento no segmento para os colaboradores da rede.

Com o novo contrato, os dependentes somados aos 415 funcionários da rede DrogaVen passam a ser clientes da Unimed de Araraquara. Entre as modalidades de planos de saúde oferecidos pela Unimed de Araraquara neste novo contrato com a rede DrogaVen está o Plano Unimed Personal, que conta com uma estrutura em que o atendimento do cliente e de familiares é feito por um médico específico, no modelo médico da família.

O diretor da rede DrogaVen afirma que o plano Personal é um diferencial no atendimento da Unimed de Araraquara. “A estrutura do plano Personal foi bem pensada e nos agrada muito porque é uma relação muito próxima entre o paciente e o médico, o que é muito vantajoso no atendimento à saúde”, ressalta.

Segundo o gestor de mercado da Unimed de Araraquara, Rodrigo Marine, a DrogaVen é a rede de farmácias exclusiva da Unimed de Araraquara com o oferecimento de descontos especiais aos clientes. “Agora com o novo contrato, a Unimed irá estender também a todos os funcionários da rede os benefícios dos serviços dispensados pelos planos de saúde oferecidos pela cooperativa, tornando a longa parceria ainda mais forte”.




07/07/2020 - Parceria de empresas oferece sorvete aos colaboradores do Hospital São Paulo

Parceria de empresas oferece sorvete aos colaboradores do Hospital São Paulo – Unimed Araraquara

Ação realizada nos dias 29 e 30 de junho e que proporcionou um pouco de doçura e leveza a todos os profissionais envolvidos no atendimento à pacientes da COVID 19.

Que os profissionais de saúde são essenciais neste momento de pandemia todos reconhecem, mas a parceria da Sodexo e a Bem & Jerry’s fez um pouco mais. Ambas ofereceram, para todos os funcionários do Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara, sorvete como forma de reconhecer e agradecer o trabalho incansável de quem está na linha de frente do atendimento à pacientes da COVID 19.

Nos dias 29 e 30, após os horários destinados ao almoço e ao jantar dos colaboradores do HSP, no Espaço Externo destinado a eles, foi oferecido sorvetes Ben & Jerry’s para reforçar a importância desses profissionais neste momento de pandemia.

Esse agradecimento promovido pelas empresas Sodexo e Bem & Jerry’s foi dedicado a todos. Dos colaboradores administrativos, copeiros, cozinheiros, equipe de limpeza, médicos, enfermeiros e todos os demais profissionais da saúde.




18/06/2020 - Nota Sinalização Postos Unimed

Nota Sinalização Postos Unimed

A Unimed Araraquara, desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, tem trabalhado para atender da melhor forma às necessidades dos clientes e evitar aglomerações nas unidades físicas da cooperativa. Ações como a criação do Centro Epidemiológico para atendimento de pacientes com sintomas gripais e de casos de coronavírus, em lugar separado do Pronto Atendimento do Hospital São Paulo – HSP, a disponibilização do 0800 945 0550 para atendimento online de dúvidas e direcionamento de clientes. Também há a reserva de leitos de enfermaria e de UTI em um andar do hospital para pacientes diagnosticados com a COVID 19 e foram reformulados os horários de visitas a pacientes internados para evitar grande fluxo de pessoas no HSP.

Além disso, todas as unidades de atendimento da Unimed de Araraquara e região receberam sinalização para que o cliente seja lembrado da necessidade de respeitar as normas de distanciamento social caso necessite procurar os serviços da cooperativa presencialmente. Unimed com você, sempre.




10/06/2020 - Unimed de Araraquara faz doação de computador à entidade de Américo Brasiliense

Unimed de Araraquara faz doação de computador à entidade de Américo Brasiliense

A ação vai ao encontro de um dos pilares da cooperativa que é auxiliar entidades, projetos e programas sociais para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A Unimed de Araraquara com a proposta de auxiliar a comunidade e, sobretudo nas cidades da área de atuação busca ajudar entidades, projetos, programas e ações sociais que visam cuidar de pessoas em situação de vulnerabilidade e, assim melhorar a qualidade de vida e também as condições dos trabalhos voluntários e sociais. Nesse sentido, ao receber o pedido de doação de um computador para a Associação Beneficente Promocional Recanto Tabor, de Américo Brasiliense, atendeu a solicitação prontamente, visto que esse equipamento irá favorecer a organização e o gerenciamento das atividades da entidade.

A Associação Beneficente Promocional Recanto Tabor realiza um trabalho de recuperação de dependentes químicos e, para tanto conta com doações filantrópicas da comunidade, além de um pagamento simbólico por parte dos assistidos para manter as atividades.

Segundo a presidente da entidade, Maria de Lurdes, essa doação da Unimed de Araraquara é de muita importância para a entidade, que sobrevive de doações e do olhar da sociedade para o cuidado com essas pessoas que precisam de incentivo e apoio para recomeçar.

Na entrega estiveram presentes os funcionários do departamento de TI da Unimed de Araraquara. Um deles, Alessandro de Souza, supervisor de TI conta que, além de conhecerem as instalações da entidade e os trabalhos realizados pela equipe e pelos assistidos, foi um momento de aprendizado e alegria em poder, através dessa doação, ajudar essa entidade que assim como tantas outras são extremamente importantes para nossa sociedade.




08/06/2020 - Unimed Araraquara doa mudas para grupos de defesa ao meio ambiente em Araraquara e Matão

Unimed Araraquara doa mudas para grupos de defesa ao meio ambiente em Araraquara e Matão

Ações junto ao Instituto Paz e Bem de Araraquara e Grupo Matão + Verde foram realizadas em comemoração a Semana do Meio Ambiente.

No último sábado (6), membros do Instituto Paz e Bem que trabalha na defesa e recuperação da mata às margens do Córrego do Tanquinho no bairro Selmi Dey recebeu, da Unimed Araraquara, a doação de cerca de mil mudas que foram plantadas com a colaboração de voluntários. A ação organizada pelo Comitê de Gestão Ambiental da Unimed Araraquara foi realizada em comemoração a Semana do Meio Ambiente.

A iniciativa da Unimed Araraquara teve o objetivo de contribuir para a revitalização e preservação da área em torno do Córrego do Tanquinho. Segundo o representante da Unimed, Wagner da Costa, este ano a cooperativa fez essa parceria com o Instituto Paz e Bem visando promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas e também a recuperação ambiental de áreas degradadas na cidade. “Esperamos que essa parceria dure por muitos e muitos anos”, afirma.

Essa também é a expectativa do voluntário do Instituto Paz e Bem, Edson Marcos da Cruz que espera que essa ação da Unimed possa crescer cada vez mais para que o instituto possa recuperar essa área para que, no futuro, se torne um parque importante no bairro.

Desde a fundação em 2015, conscientizar a população do bairro Selmi Dey da importância da realização de ações para preservar as margens e nascentes do Córrego do Tanquinho tem sido a proposta do Instituto Paz e Bem que está em consonância com os conceitos adotados pela Unimed Araraquara de preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Doação em Matão

A doação de mudas pela Unimed Araraquara na Semana do Meio Ambiente também chegou ao grupo Matão + Verde. A entrega foi realizada no último domingo (7), com a presença de voluntários do grupo, representantes da Unimed e o secretário municipal do meio ambiente, saneamento e recursos hídricos, Marcelo Fávaro Orvietti.

Durante a entrega, o membro do grupo Antônio Carlos Bandeli falou da história escrita pelos voluntários do Matão + Verde durante os 14 anos de existência. A proposta é auxiliar a administração pública a revigorar o meio ambiente através da construção de parcerias com empresas que doam mudas para o viveiro municipal e, depois são plantadas em áreas públicas degradadas de Matão. “O que a Unimed Araraquara está fazendo aqui hoje é muito importante. São 460 mudas que ficarão aqui no viveiro municipal e, futuramente serão plantadas na cidade”.

Bandeli conta ainda que, da formação do grupo em 1º. de abril de 2006 até 16 de fevereiro deste ano, o Matão + Verde plantou 22.790 mudas e, cerca de 14 mil delas homenageou uma criança nascida na cidade neste período. “Batizamos parte das mudas plantadas com o nome de um bebê nascido em Matão. A primeira homenageada foi Patrícia de Fátima que hoje está com 14 anos”.

Essa proposta do grupo Matão + Verde vai ao encontro do que o secretário municipal do meio ambiente, Marcelo Fávaro Orvietti, define como característica dessas ações ambientais. “Cuidar do meio ambiente não é somente lógico e racional. A gente tem que colocar o coração na frente”, finaliza.




05/06/2020 - Hospital São Paulo- Unimed de Araraquara adere à campanha Junho Vermelho

Hospital São Paulo- Unimed de Araraquara adere à campanha Junho Vermelho


Neste momento de pandemia, os estoques de sangue do Hemonúcleo estão extremamente baixos. O HSP se une a vários segmentos da cidade para pedir doações.

O Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara está com a fachada toda vermelha para alertar a população que a campanha Junho Vermelho está em muitos locais da cidade para sensibilizar e conscientizar a população da necessidade de doar sangue.

Segundo a médica hematologista da Unimed de Araraquara, Fernanda Cardoso, os estoques de sangue do Hemonúcleo da cidade nunca estiveram tão baixos e, por isso a Santa Casa, o Senac e agora, o Hospital São Paulo estão empenhados em mostrar para as pessoas que a doação de sangue é essencial para salvar vidas.

Já o diretor hospitalar do HSP, Antonio Carlos Durante salienta também que, em tempos de pandemia, muitas pessoas têm medo de doar sangue, mas é fundamental que as doações retornem porque elas garantem a vida de muitos pacientes.

O Hemonúcleo Regional de Araraquara – Unesp tomou todas as medidas de segurança por conta do novo coronavírus e, todas as doações são feitas com agendamento prévio através do telefone (16) 3301-6102.




12/05/2020 - Prefeitura recebe cinco mil máscaras doadas pelas Unimed de Araraquara

Prefeitura recebe cinco mil máscaras doadas pelas Unimed de Araraquara

No último domingo, representantes da diretoria da cooperativa foram ao Hospital da Solidariedade entregar ao prefeito Edinho Silva máscaras que serão distribuídas para entidades assistenciais e pessoas carentes da cidade.

A Unimed de Araraquara fez uma doação de cinco mil máscaras de tecido lavável e reutilizável para Prefeitura Municipal distribuir para a população mais carente da cidade. A entrega foi realizada no último domingo (10), no Hospital da Solidariedade, montado pela Prefeitura para atender pacientes do novo coronavírus e, contou com a presença do diretor de assistência e promoção da saúde da Unimed de Araraquara, Emerson Carlos, do gestor de mercado, Rodrigo Marine, além do prefeito Edinho Silva e da secretária municipal da saúde Eliana Hounain.

Segundo o prefeito, a doação é muito importante, pois as máscaras se tornaram um instrumento fundamental no combate ao contágio do coronavírus. “Minha gratidão a Unimed de Araraquara por esse gesto que é um gesto, na verdade, que materializa uma parceria que já está caminhando desde que nós começamos a enfrentar a pandemia”, afirma Edinho Silva.

Já para o diretor de assistência e promoção à saúde da Unimed de Araraquara ressaltou a mobilização do município para o enfrentamento à pandemia. “Nós ficamos orgulhosos em saber que a cidade tem sido administrada para que a gente previna que a grave situação vivida no país não aconteça em Araraquara”. Carlos também reiterou que a Unimed quer colaborar com essa doação para que aqueles que não têm condições de possuir uma máscara tenham essa possibilidade.




23/03/2020 - Orientações Coronavírus

Orientações Coronavírus


A Unimed de Araraquara informa que clientes com sintomas ou dúvidas sobre o coronavírus tem à disposição orientação médica 24 horas por diano SOS Unimed pelo 0800-945 0550. Por isso, antes de dirigir-se ao atendimento físico nas unidades de saúde Unimed, é indicado procurar o SOS Unimed para encaminhamento dos casos.

Os clientes com sintomas de gripe, resfriado ou suspeita de coronavírus serão encaminhados para atendimento no Centro Epidemiológico Unimed, localizado em área anexa ao Centro Unimed de Qualidade de Vida – Univida, que fica no antigo Hospital Canasol, situado na Rua Papa João Paulo I, 1400 – Jardim Higienopólis.

O atendimento no Centro Epidemiológico Unimed é das 7 às 13 horas de segunda à sexta-feira, com uma equipe treinada para os casos suspeitos do coronavírus.

É importante salientar que os atendimentos no Univida como fonoaudiologia, psicologia e o Programa Especial Autismo seguem normalmente até novas determinações, no entanto a Unimed de Araraquara reitera que a área destinada ao atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus é separada dos atendimentos do UNIVIDA.

Com relação aos atendimentos de urgência e emergência de crianças até 12 anos seguem no Pronto Atendimento Infantil do Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara.

A Unimed de Araraquara reforça em caso de dúvida ou sintomas gripais ligue SOS UNIMED 0800-945-0550.




19/03/2020 - Fake News

COMUNICADO


A Unimed de Araraquara comunica que, infelizmente, estão circulando notícias falsas sobre os procedimentos no caso de suspeita de coronavírus. É o caso do comunicado veiculado em nome a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e da Unimed em que sugere-se que as pessoas, ao invés de procurar os serviços de emergência no caso de sintomas do coronavirus, devem ligar para a Vigilância Estadual para que faça a coleta domiciliar da amostra para o diagnóstico da doença. Isso é fakenews.

Na verdade, já está em funcionamento no Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara um plano de contingência que se inicia na triagem do Pronto Atendimento quando pacientes apresentarem sintomas do coronavirus. Nesses casos, a equipe do hospital irá fornecer ao paciente, máscara e encaminhá-lo para leitos de isolamento onde será avaliado por médicos. Os pacientes em estado grave serão internados e os que apresentarem sintomas leves serão monitorados em casa. Todo o caso suspeito será comunicado ao Serviço Especial de Saúde – SESA.

Em caso de sintomas ou dúvidas, os clientes Unimed de Araraquara terão orientação médica pelo SOS Unimed no 0800-945 0550.




16/03/2020 - Semana da Mulher - Oncologia

Centro Oncológico da Unimed de Araraquara Homenageia as Mulheres


O dia da beleza reforçou para as pacientes em tratamento que onde quer que a mulher esteja ela deve ser tratada com cuidado e muitas homenagens.


A semana começou com uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no Centro Oncológico da Unimed de Araraquara. As pacientes que lá estiveram receberam um convite ao cuidado. As maquiadoras profissionais Joelma Santos e Daiane Lima valorizaram a beleza daquelas mulheres que optaram por serem maquiadas.
Janaina Alves foi uma das mulheres que aceitou o convite e, além da maquiagem recebeu muitas dicas. Segundo ela, as dicas são muito bem-vindas já que ela sempre se maquia. “É sempre bom, se maquiar e se sentir bem e linda”.
E o dia da beleza foi repleto desse despertar porque, em todos os lugares, as mulheres estão presentes e merecem ser homenageadas como forma de evidenciar a importância que elas têm na sociedade. E foi esse o resultado conquistado ressaltado por Janaina Alves, afinal “essas iniciativas são muito boas para sentirmos que estamos bem e vivas, por mais que outras pessoas possam dizer ao contrário”.

Dança e Música
Além do tratamento especial dado à beleza das mulheres, quem passou pelo Centro Oncológico teve a chance de conferir também a apresentação do cantor Marlon Oliveira. Na terça foi o dia dedicado à dança com apresentações de dança do ventre, tango, bachata e samba.
A programação segue na quarta (11) com Thiago Chagas, com o show quem canta seus males espanta e, na sequencia, no dia 12haverá a apresentação do cantor Marcos Leiva, com Cantar faz bem a Vida e, para fechar, no dia 13, as homenagens às mulheres abrirão espaço para músicas do sertão com a dupla João Platino e Flor Morena.




10/03/2020 - Dia da Mulher - Funcionárias

Março é um mês muito especial porque é dedicado às mulheres. Por isso, a Unimed de Araraquara transformou a data em um motivo de agradecimento pela presença delas na vida de todos com a distribuição de cartões e bombons a todas as funcionárias da cooperativa. Obrigada mulheres e feliz dia 8 de março!





24/02/2020 - Carnaval dos bebês no Hospital São Paulo

O carnaval também está no berçário do Hospital São Paulo - Unimed Araraquara. Além dos pais receberem o cartão com o carimbo do pezinho decorado, os recém-nascidos entraram na alegria da festa popular com roupinhas cheias de cores, confetes e serpentinas. Viva o carnaval!





20/02/2020 - Medicina Ocupacional da Unimed de Araraquara promove feira nutricional

Atividade teve degustação e orientação sobre comidas naturais, integrais, além de uma palestra sobre cuidado com os pés.


A sala de treinamento do Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara foi o ponto de encontro dos funcionários e profissionais de saúde do hospital para a realização da Feira Nutricional promovida pelo SESMT – Medicina Ocupacional no último dia 19, dentro do programa saúde e bem-estar.


No evento, os participantes tiveram degustação e orientações em stands montados com comidas naturais e saudáveis, integrais, veganas, suplementos e granel. Além disso, foi realizada a palestra sobre Podoposturologia sobre o uso de palmilha na prevenção de patologias do pé, com o palestrante Lucas Nogueira Mendes, do Espaço Sallus.


A Feira Nutricional teve sorteio de brindes e as participações da Quiroprática, Planet Fit, Empório Pistache, Via Saudável, Nutri Saúde, Casa Deliza e Bothânica.





14/01/2020 - UNIMED Araraquara aprova Plano Diretor que irá construir novo Hospital São Paulo

Após reorganização das estruturas administrativas e das unidades de atendimento ao cliente da cooperativa, atual diretoria aprova a unificação dos serviços com a construção do novo hospital.


Com investimentos iniciais da ordem de 40 milhões de reais, a Unimed Araraquara, no primeiro semestre de 2020, vai começar a construção do novo prédio do Hospital São Paulo que irá abriga sete andares, com cerca de nove mil metros quadrados. Segundo o presidente da Unimed de Araraquara, José Paulo Luz Lima, nesse prédio serão instaladas as unidades de Pronto Atendimento Adulto e Infantil, Serviço de Imagem, Diagnóstico e Terapia, Unidade de Tratamento Intensivo – UTI Adulto e Infantil, Centro Cirúrgico e a Central de Esterilização. “Hoje a Unimed está muito fragmentada, então o nosso cliente vai ao médico, vai a outro lugar autorizar, vai ao Hospital, vai fazer exames e a ideia nossa do Hospital São Paulo e nós estamos investindo muito lá, é unificar o atendimento na região do Hospital”, explica Luz Lima.


Essas mudanças serão possíveis após a aprovação do Plano Diretor do Hospital São Paulo em assembleia que também já autorizou a segunda fase da reformulação que abarca a construção de um novo prédio onde será instalada a enfermaria. “Para isso será demolido o prédio que tem lá de três andares e mais o estacionamento para a construção de uma instalação de sete andares com 1,2 metros quadrados cada um”. Nessa segunda etapa o investimento deve chegar a 20 milhões de reais.



MEDIDAS

A atual diretoria do Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara anuncia os novos investimentos para clientes após um processo de reorganização das contas e de otimização dos recursos. Essas medidas geraram redução de custos e possibilitaram investimentos que visam a melhoria do atendimento e a transformação da estrutura do Hospital São Paulo, de forma a atender as expectativas dos clientes. Luz Lima ressalta que o Hospital São Paulo tem o selo ONA3, que é concedido pela Organização Nacional de Acreditação e define um alto padrão em uma série de projetos e normas que estão sendo seguidas a risca. “Só que o Hospital São Paulo é antigo, então ele funciona bem, estruturalmente ele vai bem, mas ele não é bonito, mas vai ficar”, conta.


A obra da primeira fase da reformulação deve durar cerca de dois anos e vai dar para Araraquara um hospital referência em qualidade e infraestrutura. “A Unimed de Araraquara está mudando totalmente de patamar e não é só bom para os usuários da cooperativa. É bom para Araraquara, que vai ter um hospital top de linha não só em atendimento mais também estrutura”, pontua.


Para a construção do novo Hospital São Paulo, a diretoria da Unimed de Araraquara adquiriu casas no em torno do Hospital e, recentemente por meio de licitação, área onde estão as instalações do Corpo de Bombeiros. “Nós já temos a área necessária para a reformulação do Hospital São Paulo, mas a compra do Corpo de Bombeiros foi uma ótima oportunidade para dar à Unimed de Araraquara uma reserva técnica para o futuro”, diz Luz Lima.



MATÃO

Assim como Araraquara, Matão também vai receber atenção da atual diretoria da Unimed de Araraquara. Luz Lima conta que já foi aprovado em assembleia a construção da primeira parte do Projeto para Matão que é a construção do Pronto Atendimento Adulto e Infantil e a expansão do programa de medicina preventiva que tem sido o foco principal da atual diretoria em todas as cidades atendidas pela Unimed Araraquara. Luz Lima afirma que a Unimed de Araraquara tem investido em programas de medicina preventiva porque são medidas que garantem uma vida saudável e reduzem os efeitos colaterais da medicina curativa.




02/01/2020 - Ouvidoria da Unimed Araraquara recebe certificação de excelência

Setor de segunda instância da operadora integrou programa realizado pela Unimed do Brasil


A Unimed Araraquara conquistou neste mês de dezembro a certificação nível 3 (Avançado) do programa Ouvidoria de Excelência do Sistema Unimed, programa idealizado pela Unimed do Brasil. O setor de Ouvidoria da operadora participou do Ciclo 2 do programa, durante o período de setembro de 2018 a outubro de 2019.


O certificado foi concedido após um intenso trabalho da equipe de Ouvidoria para adequação e revisão de processos, ajustes na atuação do Ouvidor e nos objetivos de resultado da Ouvidoria. Todos estes aspectos contribuem e oportunizam a Ouvidoria a atuar na prevenção das Notificações de Investigação Preliminar (Nips) e litígios, gerando redução de custos para a operadora, buscando sustentabilidade do negócio, fidelização e satisfação dos clientes.


“Esse é o papel essencial da Ouvidoria. Atuar de forma estratégica nos casos de manifestações não resolvidas em primeira instância, exercendo papel mediador entre o beneficiário e a cooperativa. A certificação alcançada ratifica o bom trabalho que vem sendo feito na busca pela satisfação de nossos clientes e pela mitigação de custos à operadora”, comenta Leonardo Fermiano, ouvidor da Unimed Araraquara.


A validade da certificação concedida é de 2 anos, quando se iniciará um novo ciclo de recertificação. “Nosso objetivo agora é manter o alto nível de atendimento e ao mesmo tempo trabalhar para atingir o próximo passo do programa, que é a certificação nível 4, o nível máximo concedido pelo programa”, afirma Fermiano.


A Ouvidoria da Unimed de Araraquara recebe e trata as manifestações de segunda instância não resolvidas no primeiro contato com a Operadora. As formas de contato da Ouvidoria são presencial, telefone, e-mail, carta ou pelo site oficial da cooperativa. Para mais informações acesse http://www.unimedara.com.br/ouvidoria.




04/12/2019 - HOSPITAL SÃO PAULO – UNIMED DE ARARAQUARA RECEBE VISITA DE VOLUNTÁRIOS DO PROJETO WENDY

Pela primeira vez os cães do projeto puderam levar aos pacientes do hospital o bem estar e o acolhimento que mobilizam grupo de voluntários há sete anos.


Iniciativas que buscam melhorar as condições físicas e emocionais do paciente durante o período de permanência no hospital são muito bem-vindas e, por isso o Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara recebeu no último dia 14, a visita do grupo de voluntários do Projeto Wendy cujas atrações são os cães, conhecidos pelo conforto e carinho que doam a todos.


Segundo a assistente social do HSP, Fabiana Grecca, o objetivo da ação foi proporcionar ao paciente bem estar no ambiente hospitalar. “Foi gratificante ver a interação dos pacientes com os cães. Tivemos casos de pacientes acamados interagindo com eles com alegria, carinho e afeto, o que foi uma resposta muito positiva para o tratamento deles”, salienta a assistente social.


Por cerca de uma hora os cães percorreram todos os andares do Hospital São Paulo e a receptividade dos funcionários e pacientes foi sentida pelos voluntários do projeto Wendy que acompanharam os cães Donna, Hórus e Wendy nessa visita. Uma delas foi Thais Neves Grillo que após a atividade avaliou junto ao grupo que houve muita receptividade e aceitação de todos, tanto de colaboradores quanto de pessoas assistidas. “Como foi a primeira vez no Hospital São Paulo, ficamos receosos com relação a aceitação, mas foi 100%. Não houve nenhum quarto que se recusou pelo fato dos cães estarem no ambiente hospitalar”, afirma.


O Projeto Wendy completou sete anos no dia 5 de dezembro deste ano e, atualmente, é formado por 11 cães e 19 pessoas voluntárias. O projeto realiza duas visitas por mês em casas de repouso, orfanatos, asilos e, também o Hospital Estadual de Américo Brasiliense. A voluntária Thais Grillo conta que há um cronograma que intercala as visitas para que aconteçam quinzenalmente, mas na Santa Casa de Araraquara, o projeto faz uma visita uma vez por mês.


A partir dessa primeira visita, a ideia é inserir o HSP nesse cronograma do projeto, de acordo com a assistente social do hospital. “Com certeza daremos continuidade as visitas, agora os cães estão de férias, retornam em fevereiro, onde faremos a programação para 2020”, afirma Fabiana Grecca.




04/12/2019 - 1ª CORRIDA E CAMINHADA EM PROL DO LAR E INTERNATO "OTONIEL DE CAMARGO" ACONTECE NESTE DOMINGO

Unimed de Araraquara é um dos patrocinadores do evento que visa arrecadar recursos para os idosos atendidos pela instituição.


Há quase 40 anos, o Lar e Internato “Otoniel de Camargo” é entidade filantrópica sem fins lucrativos que abriga idosos, sobretudo os mais carentes em regime de internato e, para suprir o atendimento integral das necessidades dos internos precisa da contribuição de toda a comunidade. Nesse sentido, a atual diretoria do Lar e Internato irá realizar no próximo domingo (8), a partir das 7 horas, a 1ª. Corrida e Caminhada do Otoniel de Camargo de forma a reverter os recursos arrecadados com as inscrições no evento na manutenção do atendimento aos idosos bem como na expansão das vagas atuais existentes na instituição.


Segundo um dos diretores do Lar e Internato Otoniel de Camargo, Emerson Carlos, atualmente são atendidos 15 idosos, mas a proposta é expandir esse número para 50 vagas, para tanto é necessário o envolvimento da comunidade através de parcerias e também de voluntários.


O evento


As inscrições para a 1ª. Corrida e Caminhada Otoniel de Camargo podem ser feitas no Lar e Internato ou pelo site www.minhasinscricoes.com.br/Evento/1CorridaLareInternatoOtonielDeCamargo


A caminhada será de três quilômetros e a corrida terá um percurso total de cinco quilômetros. O evento começa às 7 horas com aquecimento e alongamento, seguido pela largada da corrida às 7h30 e da caminhada, às 7h35. Os kits destinados aos inscritos podem ser retirados no sábado (7), das 9 às 12horas.


A 1ª. Corrida e Caminhada Otoniel de Camargo tem o patrocínio da Unimed de Araraquara, Drogaven, Mastermed, Alcatec, Castelinho, Baloné, Qually Citrus, Valmag, Sicredi, Morana, Garcia, Porto Seguro, Bene, Rodimar entre outros.


A caminhada será de três quilômetros e a corrida terá um percurso total de cinco quilômetros. O evento começa às 7 horas com aquecimento e alongamento, seguido pela largada da corrida às 7h30 e da caminhada, às 7h35. Os kits destinados aos inscritos podem ser retirados no sábado (7), das 9 às 12horas.


O Lar e Internato Otoniel de Camargo fica na Avenida Gutenberg, 553, Vila Xavier.




04/12/2019 - HOSPITAL SÃO PAULO - UNIMED DE ARARAQUARA FECHA NOVEMBRO ROXO COM RODA DE CONVERSA COM PAIS DE BEBÊS PREMATUROS

Encontro reuniu pais e mães de bebês prematuros para sensibilizar esse público da necessidade do acompanhamento, a longo prazo, para reduzir riscos.


No último dia 29, pais e mães de bebês prematuros nascidos no Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara tiveram um compromisso promovido no mês em que se promove a sensibilização para os cuidados com a prematuridade de bebês. O 1º. Encontro de Prematuros do Hospital São Paulo reuniu 14 pais e mães, além de 23 profissionais da saúde do HSP para uma roda de conversa em que foi abordada a necessidade do acompanhamento do bebê prematuro, a longo prazo, para minimizar riscos para o desenvolvimento saudável da criança.


A roda de conversa com profissionais da saúde como médica intensivista, enfermeiros, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e terapeuta ocupacional, além de falar sobre o acompanhamento, abriu espaço para os participantes tirarem dúvidas e revelar possíveis demandas. Segundo a psicóloga do HSP, Janaína Lopes, o encontro atingiu as expectativas tanto da equipe quanto dos pais dos prematuros estiveram envolvidos e participativos. “O objetivo de sensibiliza-los quanto a importância de seguir em acompanhamento profissional a longo prazo também foi alcançado. Desta maneira, fica o desejo de que os encontros se repitam anualmente”, afirma.


A prematuridade sem os devidos cuidados pode resultar em complicações respiratórias, metabólicas, cardiológicas, imunológicas e neurológicas, com prejuízos em curto e longo prazos. O HSP – Unimed de Araraquara registrou até outubro deste ano 53 nascimentos de bebês prematuros. Já durante todo o ano de 2018 foram registrados 64 nascimentos prematuros. O encontro será composto por país e mães de prematuros que estiverem na UTI Neonatal e também daqueles que passaram pelo hospital no decorrer do último ano.





29/11/2019 - UNIMED DE ARARAQUARA PROMOVE AÇÕES NO MÊS DEDICADO À SAÚDE DO HOMEM

Além de palestras realizadas em Araraquara e Matão, houve café da manhã com direito a show de rock na Oncologia da Unimed.


As ações da Unimed de Araraquara no mês dedicado à saúde do homem proporcionaram momentos de descontração, aprendizado, reflexão e muita interação sobre o tema.


No dia 20 de novembro a enfermeira do Centro Unimed de Qualidade de Vida – Univida/Matão, Kelly Watanabi, realizou palestra com o tema Saúde do Homem na empresa Mauser do Brasil Embalagens Industriais S.A, na cidade de Matão.


Já no dia 21 de novembro, a Banda de Rock UTI, formada pelo clínico médico, hematologista e hemoterapeuta, Reinaldo Bonfá e também por Junior Stucchi, Márcio Donizete, Danilo Romano, Renan Fraziolli e participação da cantora Tati Freitas, aproveitou o café da manhã oferecido na Oncologia da Unimed Araraquara para uma apresentação com grandes sucessos do rock.


No dia 26, foi a vez do urologista Luiz Carlos Thomaz fazer uma palestra para o público que foi ao auditório do Sincomércio de Matão para saber sobre prevenção e tratamentos que ajudem na saúde do homem.


Para fechar a programação do mês de novembro, o médico oncologista da Unimed de Araraquara, Luís Henrique de Carvalho fez uma palestra aberta a toda a população sobre o câncer de próstata, no dia 28, no auditório da UNIP.


Na programação desta palestra, teve também uma apresentação do Coral Unimed – Sicredi com a participação especial de Francisco E. Andreguetto, além de sorteio de brindes. O evento foi uma realização da Oncologia da Unimed Araraquara com apoio do Hospital São Paulo e da UNIP.





29/11/2019 - UNIMED ARARAQUARA DOA RESÍDUOS ELETRÔNICOS PARA HOSPITAL CAIRBAR SCHUTEL

O Projeto Sucatas é uma inciativa que une o descarte sustentável do lixo eletrônico e a ajuda a instituições com a venda do material doado.


Pelo segundo ano consecutivo a Unimed de Araraquara escolheu o Hospital Psiquiátrico Cairbar Schutel para doar o lixo eletrônico gerado pela cooperativa como forma de colaborar com o descarte sustentável e, também com a arrecadação de recursos dessa instituição. Esses são objetivos do Projeto Sucatas da Unimed de Araraquara que existe desde 2016.

Segundo o analista de suporte da Unimed de Araraquara, Alexandre Pereira de Castro, por alguns anos o lixo eletrônico descartado era encaminhado para Recicla Brasil. “No entanto, desde 2018, a Unimed de Araraquara passou a destinar esse material ao Hospital Psiquiátrico Cairbar Schutel, por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos que possui também um processo de descarte sustentável de lixo eletrônico”, explica Castro.

O coordenador técnico do Cairbar Schutel, Maurício Eugênio Oliveira Sgobi conta que a doação de material eletrônico pela Unimed Araraquara é muito bem-vinda porque atende a várias frentes no hospital. “Tem a questão ambiental juntamente com a econômica por conta da reversão de recursos para o hospital e, também a questão psicossocial, já que os pacientes trabalham na separação do material mediante um incentivo financeiro”, ressalta.

O projeto

A proposta do Projeto Sucatas da Unimed de Araraquara é adotar ações sustentáveis que vão ao encontro da conscientização e proteção do meio ambiente. Dessa forma, o descarte correto de equipamentos eletrônicos é fundamental para cumprir essa meta.

Além disso, o projeto busca escolher instituições que façam a devida separação, reutilização e descarte do lixo eletrônico como é o caso do Hospital Caibar Schutel, que com essas ações também consegue arrecadar recursos com a venda do material doado.

Segundo o supervisor de TI da Unimed de Araraquara, Alessandro Willian de Souza, periodicamente a cooperativa tem a necessidade de descartar equipamentos eletrônicos que se tornam obsoletos e, por isso o Projeto Sucatas é uma iniciativa que auxilia na proposta de preservar o meio ambiente e ajudar a comunidade.




28/10/2019 - UNIMED DE ARARAQUARA FECHA OUTUBRO ROSA COM PALESTRA DE ESPECIALISTA

A importância dos exames periódicos e do autoexame serão alguns dos temas destacados. Evento será realizado no auditório da UNIP e é aberto ao público.


Na próxima quinta (31), às 19h30, no auditório da UNIP, o coordenador da Oncologia da Unimed de Araraquara, o médico oncologista Luís Henrique de Carvalho irá realizar a palestra Outubro Rosa e prevenção ao câncer de mama.


O evento tem o objetivo de sensibilizar e orientar a população sobre a necessidade da realização dos exames periódicos como mamografia e, em alguns casos, da ultrassonografia das mamas, bem como a construção do hábito entre as mulheres de fazer o autoexame. Além disso, o coordenador da Oncologia da Unimed de Araraquara irá abordar a importância do acolhimento do paciente com câncer pela família e o respeito das pessoas para com aqueles que estão passando por tratamento de câncer.


O médico oncologista Luís Henrique de Carvalho, além de coordenador da Oncologia da Unimed de Araraquara é também médico oncologista e gestor do Centro de Oncologia da Santa Casa de Araraquara e do Hospital de Câncer de Catanduva, coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas em Oncologia e professor regente dos Departamentos de Clínica Médica e Oncologia da Faculdade de Medicina da Uniara.


Haverá também a participação de voluntárias do Chá de Lenços Único com depoimentos e exposição de fotos, Coral da Unimed – Sicredi e Grupo de Dança Renata Crespi.


A palestra é gratuita e fecha as atividades do mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Participe. Convide familiares, amigos e juntos abrace esta causa na lutar contra o câncer.




25/10/2019 - UNIMED PERSONAL RECEBE PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Evento destinado às mulheres fez parte das ações promovidas no Outubro Rosa.e, contou com a participação de profissionais da ginecologia, psicologia, nutrição e atividade laboral


Nesta quinta-feira (24), a partir das 19 horas, as mulheres clientes do Unimed Personal foram convidadas a participar de uma noite de orientação para a prevenção do câncer de mama. Promovido pela Unimed Personal, o evento contou com a presença do médico ginecologista e mastologista, Wellington Lombardi que, através de imagens de casos de pacientes que já tiveram câncer de mama, trouxe a realidade do tratamento contra a doença e falou também da necessidade da prevenção.


Já a psicóloga Geisa Robiatti abordou a sexualidade feminina após a mastectomia e como a psicoterapia com orientação psicanalítica pode contribuir nesse processo de adoecimento com os pacientes e familiares. Em seguida a nutricionista Raissa Runho focou na alimentação saudável como uma forma de prevenção de câncer e, para finalizar, a educadora física do Centro Unimed de Qualidade de Vida – Univida, Andrea Concion fez uma atividade laboral com o público presente que depois receberam brindes.


Segundo a coordenadora administrativa do Unimed Personal, Janaina Lopes Caldeira, a proposta desse evento é ampliar o olhar dos pacientes do Personal, frente á importância da Atenção Primária á Saude e sua eficácia no âmbito da prevenção e tratamento por meios de cuidado, atenção e acolhimento.





11/10/2019 - Valmag agora é cliente Unimed

Após experiência negativa com plano de saúde concorrente, empresa atendeu demanda dos funcionários e assinou contrato com a Unimed de Araraquara.


Nesta semana, a Unimed de Araraquara fechou contrato com a Comercial Valmag.Segundo a sócia-proprietária da empresa, Natália Leite Coletti, a transferência do plano de saúde dos funcionários da operadora concorrente para a Unimed de Araraquara surgiu da demanda dos próprios trabalhadores da empresa. “Recebemos muitas reclamações dos nossos funcionários com relação ao plano de saúde da concorrente. Daí fizemos uma pesquisa interna para saber qual o plano de saúde que os nossos funcionários gostariam de ter e a Unimed de Araraquara foi a escolhida”, conta.


Natália Coletti ressalta também que a Unimed oferece muitas vantagens e, portanto, a mudança significa uma grande melhoria no benefício dos funcionários. “São muitas vantagens que o plano de saúde Unimed de Araraquara oferece, no entanto o atendimento no Hospital São Paulo e os médicos credenciados pela Unimed de Araraquara são grandes diferenciais no atendimento dos nossos funcionários”.


Importante empresa da cidade na comercialização de material industrial, EPI’S, material agrícola e também residencial com ampla oferta de ferramentas, máquinas e demais acessórios para profissionais da área e para o público em geral, a Comercial Valmag foi fundada em 27 de maio de 1998. A empresa é referência em Araraquara e região quando o assunto é minimização de custos e equipamentos de última geração e alta qualidade, com uma equipe sempre conectada às novas tecnologias, à inovadora visão de mercado e às necessidades do cliente.


O gestor de mercado da Unimed de Araraquara, Rodrigo Marine destaca a chegada desse importante cliente para a cooperativa e valoriza o fato da empresa ter ouvido os funcionários para fazer a troca de plano de saúde. Segundo Marine, isso significa que o atendimento de qualidade dispensado pela Unimed de Araraquara tem credibilidade, além de ser um forte diferencial no mercado e de ter grande valor e segurança para os novos usuários do plano de saúde.




27/09/2019 - No mês da secretária, profissionais são homenageadas pela Unimed de Araraquara

Festa de confraternização realizada no dia 27 de setembro teve palestra, muita celebração e intensas homenagens.


As secretárias dos médicos cooperados da Unimed de Araraquara tiveram um compromisso marcado no Gran Hotel Morada do Sol no último dia 27 na festa de confraternização em comemoração a data em homenagem a essas profissionais, promovida pela atual diretoria da cooperativa.


Além de um jantar especial, a noite reservou espaço para uma palestra do diretor hospitalar do Hospital São Paulo, o ginecologista e obstetra Antônio Carlos Durante sobre saúde da mulher e também muitas homenagens às secretárias que organizam a rotina dos consultórios e também dos departamentos da Unimed de Araraquara.




02/09/2019 - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho mobiliza funcionários da Unimed de Araraquara e distribui prêmios

Palestras, peça teatral e show de talentos chamaram a atenção das pessoas para adoção de medidas preventivas para evitar acidentes.


Na 18ª. edição da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho no Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara as atividades foram desenvolvidas a partir do tema “Mãos que cuidam merecem cuidados”. De 26 a 30 de agosto, funcionários e profissionais da saúde do HSP foram convidados a fazer parte de uma série de ações como palestras sobre prevenção ao tabagismo, como evitar a obesidade e alimentação saudável.


Além dessas atividades de aperfeiçoamento dos conhecimentos a SIPAT programou também uma peça teatral com o grupo SESCOOP chamada “ Prevenir é viver”, com várias apresentações em diversos locais do HSP para assim o conteúdo atingir um maior número de funcionários e profissionais de saúde. A peça trazia informações sobre o uso de equipamentos de proteção individual como luvas, calçados especiais, jalecos e também formas corretas de manusear e descartar materiais perfurocortantes.

Outra atração da SIPAT foi a feira em que a sala de treinamento do RH bem como a área externa de entrada do local transformou-se em um espaço para expositores de diversos locais e empresas mostrarem para o público da semana muitas novidades. Os expositores foram os seguintes: Biblioteca Itinerante, Cerealista Vila, Cetec (Aferição PA, Peso e Altura), Dermodel, Droga Vem (Dextro), Eco Tupperware, Ergo Corp, Faculdade Anhanguera, Mary kay, Planet Fit, Projeto Wendy, Special Dog, Studio Z e Univida.

A semana também estimulou os participantes a enviarem através de um vídeo para a organização da SIPAT, alguma atividade cultural seja no canto, na música, na dança ou na poesia para o show de talentos sobre prevenção de acidentes. Os melhores concorrentes receberam prêmios. No primeiro lugar houve um empate entre Lucas Perches e Tiago Roque, ambos ganharam uma bicicleta. Já no segundo lugar os prêmios grill e squeeze ficaram com Renata e Wesley. O terceiro também houve um empate entre Talita Teixeira e Aline Gonçalves que receberam um extrator de suco e uma cafeteira, respectivamente. Houve também o reconhecimento pela participação de Leandro e Andrea Malagoli que levaram para casa um squeeze.

Segundo Leônidas Mori, do SESMT CIPA/HSP, a SIPAT teve uma boa participação dos funcionários e profissionais de saúde com mais de 900 presenças no total durante a semana. “O objetivo do evento é fazer com que por meio dessas atividades o funcionário reconheça seu valor próprio e trabalhe de forma preventiva evitando acidentes. A meta é alcançarmos zero acidentes”.

A SIPAT foi uma realização do SESMT CIPA/HSP com o apoio da Special Dog, Projeto Wendy, Faculdades Anhanguera, Fernanda Fritz, Grupo Transformação, Preço Único, Dermodel, Sicred, Uniara, Studio Z, Mary Kay, Tupperware, CETEC, SPSP, Provac, Planet FIT, Smart Fit, Drogaven e Univida.




20/08/2019 - GRUPO LEVA MUSICOTERAPIA PARA O HOSPITAL SÃO PAULO – UNIMED DE ARARAQUARA

Apresentações são realizadas duas a três vezes por mês e têm o objetivo de dar aos pacientes, visitantes e colaboradores do HSP doses de conforto, bem-estar e emoção.


Há muito se sabe através de experiências científicas, que a música possui efeitos terapêuticos nas pessoas e, por conta disso, músicos da orquestra da Igreja Congregação Cristã de Araraquara fizeram uma parceria com a diretoria do Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara para se apresentarem voluntariamente, duas a três vezes por mês no hospital e, assim contribuir para o bem-estar de pacientes, visitantes e colaboradores.


O HSP é primeiro de Araraquara a receber esse trabalho voluntário, mas o grupo pretende expandir essas ações para outros hospitais e asilos da cidade. Stain fala que o período de permanência no hospital não é simples nem fácil, por isso levar música para o ambiente hospitalar pode promover conforto e alegria para colaboradores, acompanhantes e, principalmente pacientes. “O músico pode não receber por isso, mas ver um sorriso, uma lágrima, provocados pela música, com certeza, faz valer a pena”, ressalta.

O grupo já fez duas apresentações no Hospital São Paulo e a próxima será na quarta-feira (21), às 16h30. Os músicos apresentam um repertório sacro tocado a partir dos seguintes instrumentos: violoncelo, violino, viola de arco, flauta e clarinete. As apresentações tem duração de cerca de uma hora e os músicos visitam espaços em comum do hospital em que a música possa ecoar a todos.

A atual diretoria do hospital da Unimed de Araraquara aprovou prontamente o projeto da musicoterapia principalmente porque vai ao encontro da dinâmica adotada pelo Hospital São Paulo que preconiza o bem-estar e a qualidade do atendimento à saúde com procedimentos humanizados para melhorar a interação com o paciente.




19/08/2019 - UNIMED de Araraquara participa da FACIMA 2019

Os cinco dias da FACIMA – Feira Comercial e Industrial de Matão contou com a presença ativa da Unimed de Araraquara com um estande onde os visitantes puderam conhecer os serviços oferecidos pela cooperativa em Araraquara e região assim como adquirir planos de saúde com condições especiais de valores e carências.


Centenas de pessoas estiveram no estande da Unimed de Araraquara e, além de fechar negócios, receberam brindes. Além disso, a Unimed de Araraquara através da parceria com a Mastermed, disponibilizou uma unidade móvel com uma equipe de profissionais da saúde para assegurar atendimento de urgência e de emergência durante todos os dias da FACIMA.

A participação da Unimed de Araraquara na feira reforça sua marca de excelência em atendimento à saúde, o que torna a cooperativa uma referência em qualidade para toda a região. Segundo o presidente do Sincomércio, Antônio Geraldo Giannini, o Toninho, a participação de uma grande marca na FACIMA como é a Unimed é um meio de estreitar relações profissionais e institucionais com a população de uma forma mais direta e simples. “Para nós, a Unimed vem abrilhantar a feira e dar a oportunidade dos visitantes conhecerem os planos e condições para que possam participar dos seus planos através de uma equipe bastante competente na prospecção de clientes”, ressalta Toninho.

O objetivo da Unimed de Araraquara em participar da FACIMA é exatamente reiterar a importância da proximidade com a população, segundo o gestor de mercado da cooperativa, Rodrigo Marine. “A participação da Unimed Araraquara na FACIMA vem, mais uma vez, demostrar o quanto é forte os laços de parceria que tem com a cidade de Matão e com os clientes matonenses, isso porque Matão vem se tornando um polo comercial e industrial dentro de nossa região e queremos oferecer toda a nossa estrutura a população da cidade”, conclui Marine.




12/08/2019 - Hospital São Paulo faz homenagem especial aos papais

A coordenadora do programa de medicina preventiva ressalta que tendo em vista a necessidade dos clientes com doenças crônicas, a academia foi criada para proporcionar a esse grupo, através da musculação/exercícios resistidos, a ativação do sistema cardiovascular, aumentando a oxigenação dos músculos e até a manutenção da densidade óssea, prevenindo doenças cardíacas e também controlando o diabetes, pressão arterial, dentre outras doenças.




06/08/2019 - UNIVIDA – UNIMED inova atendimento e cria academia para pacientes com doenças crônicas

Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA iniciou atividades em junho e já atende quase cem pacientes com atividades individualizadas.


Com o objetivo de oferecer um atendimento continuado em atividades físicas para pacientes com doenças crônicas, a equipe do Centro UNIMED de Qualidade de Vida - UNIVIDA, gerenciada pelo diretor de promoção e assistência à saúde da UNIMED Araraquara, Emerson Carlos, instalou nas dependências do Centro, uma academia para atender esse público e assim manter a qualidade de vida e bem estar desses clientes.


Segundo a coordenadora do programa de medicina preventiva do UNIVIDA, Renata Bortolossi, a Academia foi um projeto voltado a clientes com 40 anos ou mais com patologias crônicas como artroses, anormalidades da marcha, diabetes, hipertensão, complicações de cardiopatias, DPOC, fibromialgia, osteoporose, polineuromiopatia, postura anormal, hérnia de disco dentre outras. “O UNIVIDA atende as patologias acima e outras nas diversas atividades que temos na fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, além do Programa de Diabetes e Beneficiário Fragilizado aprovado pela Agência Nacional da Saúde – ANS” pontua Bortolossi.

A coordenadora do programa de medicina preventiva ressalta que tendo em vista a necessidade dos clientes com doenças crônicas, a academia foi criada para proporcionar a esse grupo, através da musculação/exercícios resistidos, a ativação do sistema cardiovascular, aumentando a oxigenação dos músculos e até a manutenção da densidade óssea, prevenindo doenças cardíacas e também controlando o diabetes, pressão arterial, dentre outras doenças.

A academia proporciona um acompanhamento diferenciado e individualizado de forma continua e em consonância com os tratamentos indicados pela equipe médica e fisioterapêutica do UNIVIDA, com o propósito de respeitar os limites de cada indivíduo, com foco em realizar os movimentos das tarefas de vida diária, fortalecimento muscular, estimulação da coordenação motora, equilíbrio e mobilidade, além da interação social e bem estar. “A musculação é uma excelente opção para manutenção da saúde e melhoria na qualidade de vida”, conta Bortolossi.

Estrutura

Em termos de formação de equipe a valorização de perfis diferentes dentro de um mesmo grupo pode ser bastante produtiva para o negócio, já que a inovação só aparece quando “faíscas” são estimuladas no convívio das pessoas.




05/08/2019 - “No mês de julho, os pacientes do Hospital São Paulo que fizeram aniversário foram recebidos com muita festa.”

Esta ação busca acolher a todos e valorizar a data importante de cada um. Confira as fotos:





25/07/2019 - UNIMED ARARAQUARA PROMOVE PALESTRA PARA EMPRESÁRIOS

Em comemoração aos 48 anos da cooperativa na cidade, a palestra de Waldez Ludwig pontua conceitos com visões diferentes para enfrentar os desafios do mercado.


A história mostra que em todos os momentos da trajetória humana houve obstáculos a serem transplantados e através dessa cronologia o palestrante Waldez Ludwig mostrou para um público de cerca de 450 empreendedores e empresários de Araraquara e região, nesta quarta-feira (24), no CEAR, como enfrentar o mercado atual. O evento foi realizado pela UNIMED Araraquara em comemoração aos 48 anos da cooperativa na cidade, com apoio da Mastermed e UNIMED Seguros. Segundo o presidente da UNIMED Araraquara, José Paulo Luz Lima, a proposta da cooperativa é exatamente manifestar para a comunidade o desejo de contribuir para que a economia local e regional sigam caminhos de pleno desenvolvimento. “Por isso a realização da palestra quer mostrar como a UNIMED Araraquara está em consonância com as demandas dos clientes e da realidade do país”, ressalta Luz Lima.


Sociedade atual

Numa sociedade em que a “midiocracia” impera, segundo Waldez Ludwig, ou seja, onde o mundo virtual mobiliza a atenção e a vida das pessoas, o desafio é tornar as empresas presentes no mercado. Waldez afirma que é preciso acompanhar os sinais que a sociedade produz.

A inovação é um desses sinais, mas Waldez ressalta que no Brasil o investimento é zero em inovação porque o conhecimento não é valorizado. “Para ter talento para inovar é preciso entender o mundo e criar obstáculos”.

Outro ponto destacado pelo palestrante é a necessidade pulsante para qualquer empreendedor ou empresário de conviver com os jovens. “Quem acabou com os vídeos, com os CDs foram os jovens. Eles sinalizam para onde devemos ir”, afirma.


Em termos de formação de equipe a valorização de perfis diferentes dentro de um mesmo grupo pode ser bastante produtiva para o negócio, já que a inovação só aparece quando “faíscas” são estimuladas no convívio das pessoas.

Durante uma hora e meia, Waldez Ludwig mobilizou a atenção do público e mostrou porque em 26 anos como consultor independente especialmente em temas ligados aos novos paradigmas tecnológicos, ações diferenciadas podem trazer melhor eficácia e eficiência para as empresas mesmo em momentos de incertezas.




22/07/2019 - GAROTOS DO ESPAÇO CRIANÇA CRISTO REI SÃO CAMPEÕES NA CUP CARAGUATATUBA

Campeonato é a principal competição do ano para os garotos da ONG e a primeira que participam após receberem os novos uniformes da UNIMED Araraquara.


Após a incerteza gerada pelo furto dos uniformes que poderia deixar os garotos da ONG Espaço Criança Cristo Rei sem participar da 2ª. CUP Caraguatatuba, eles não só mobilizaram a UNIMED Araraquara, a jogadora da seleção brasileira de futebol feminino Bia e o médico Haroldo Petlik, a doarem os novos uniformes, como foram para o campeonato realizado de 14 a 20 de julho e, voltaram com o título de campeão.


As finais realizadas no sábado deram o primeiro lugar para a equipe sub 9 contra a cidade de Jacareí e o vice-campeonato para os meninos da sub 17 que jogaram contra o time do Paulista de Jundiaí, que disputa o campeonato estadual da categoria.


Segundo um dos gestores da ONG Cristo Rei, Luis Carlos Sechi Filho essas conquistas são a confirmação que os meninos merecem todo o incentivo recebido pelos parceiros que ajudaram as equipes a participar do campeonato que é o principal torneio do ano de futebol amador. “Só podemos agradecer imensamente aos parceiros que nos doaram os uniformes, entre eles a UNIMED porque sem esse incentivo não estaríamos hoje comemorando essa importante conquista dos meninos do Espaço Criança”.

Os atletas da ONG Espaço Criança Cristo Rei conquistaram também o título de artilheiro da competição na categoria sub9 com o Gabriel Bueno que fez quatro gols e de goleiro menos vazado com apenas um gol sofrido por Breno.

FRUTOS

Dois dos talentos revelados pela equipe campeã sub9 do Espaço Criança Cristo Rei, o volante Murilo Medeiros Suplício e o atacante Gabriel Henrique da Silva Bueno, foram convidados pela Sociedade Esportiva Palmeiras a fazer parte da equipe do clube na faixa etária dos nove anos.

O convite aconteceu logo no primeiro jogo da 2ª. CUP Caraguatatuba em que olheiros de clubes como Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Corinthians e Red Bull também manifestaram interesse pelos garotos. “Em comum acordo com as respectivas famílias e a ONG, os garotos irão treinar o próximo semestre no Palmeiras por uma questão de logística. Foi uma grande disputa entre os clubes”, finaliza Sechi Filho




15/07/2019 - UNIMED ARARAQUARA DOA UNIFORMES PARA EQUIPES DE FUTEBOL DA ONG CRISTO REI

Entrega foi realizada na véspera das equipes embarcarem para o principal do ano de futebol amador. Doação foi feita após uniformes oficiais serem furtados.


Após um fato triste e sem justificativa, quando na volta de um jogo preparatório em Batatais, as equipes de futebol da ONG Espaço Criança Cristo Rei tiveram os uniformes furtados, a solidariedade mobilizou segmentos da cidade e a UNIMED Araraquara se prontificou a doar os jogos de camisas para que as crianças e jovens dessa organização não governamental.


Segundo o gestor de mercado da UNIMED Araraquara, Rodrigo Marine, quando o furto foi divulgado, a atitude imediata foi de propor à diretoria da cooperativa o auxilio para a reposição dos uniformes para que o trabalho reconhecido da ONG seguisse seu curso. “Nós precisávamos ajudar porque a falta de uniformes não pode desfazer os sonhos das crianças e jovens atendidas pela ONG”, ressalta Marine.


Sonhos esses vividos e realizados pela jogadora da seleção brasileira de futebol feminino, Bia, que foi revelada pela Cristo Rei e, hoje mantêm uma ligação forte com a ONG a ponto de, ao saber da dificuldade criada pelo furto, também se propôs a doar parte dos uniformes utilizados pelas equipes de futebol.

Como a jogadora está na Coréia, os pais Aparecido Donizetti João e Maria José Senerato João estiveram na cerimônia de entrega dos novos uniformes, no último sábado (13), juntamente como representante da UNIMED Araraquara, Rodrigo Marine e o médico endocrinologista Haroldo Petlik, que também contribuiu para repor as camisas de treinos e de jogos das equipes de futebol amador da Cristo Rei.

Um dos gestores da ONG, Luis Carlos Sechi Filho reitera a importância da doação para as equipes. “É imensurável a gratidão a esses parceiros que ajudaram a recuperar os uniformes da Cristo Rei”.

Os uniformes já estão em uso. De 14 a 20 de julho, as equipes da Cristo Rei estão em competição na CUP Caraguatatuba de Futebol Amador, principal competição do ano para esses atletas. “Muitos observadores estarão lá de olho em novos talentos”, conta Sechi.

Na primeira edição da copa realizada no ano passado, o Espaço Criança Cristo Rei ficou em terceiro lugar. Este ano, segundo Sechi, a perspectiva é ser campeã. “Estamos muito estimulados a trazer este título”, finaliza.




11/07/2019 - UNIVIDA É DESTAQUE EM VISITA DA UNIMED SÃO JOSÉ DO RIO PRETO À UNIMED ARARAQUARA

Em junho equipe do intercâmbio da cooperativa de São José do Rio Preto esteve em Araraquara para mostrar e conhecer experiências desenvolvidas nas unidades.


Com o foco em aprimorar e dividir as experiências bem-sucedidas realizadas, representantes das equipes de relacionamento e intercâmbio da UNIMED São José do Rio Preto estiveram em visita à UNIMED Araraquara no mês de junho.


Durante a visita foram abordados os serviços oferecidos por ambas unidades da UNIMED. O representante da Unimed São José do Rio Preto falou sobre os serviços de excelência em Quimioterapia e Pronto Atendimento. Destacou também os serviços inovadores de Vacinação, Clínica Lar, que valoriza a assistência domiciliar de pacientes e Clínica Habitare, que visa a adoção de cuidados paliativos de pacientes terminais, além de programas como Medicina Preventiva e de apoio à gestantes.


Já os representantes da UNIMED Araraquara destacaram a experiência adquirida com o Centro UNIMED de Qualidade de Vida – UNIVIDA e os programas de cuidados especializados oferecidos por esse importante serviço. Segundo Gabriel Lima dos Passos, do Intercâmbio UNIMED Araraquara, frente ao crescimento da concorrência, o relacionamento entre as Unimeds ainda é o melhor caminho para o fortalecimento da marca, por isso a troca de experiências e fortalecimento de parcerias e tão importante.




27/06/2019 - CERTIFICAÇÃO DE EXCELÊNCIA REFORÇA UNIMED ARARAQUARA COMO REFERÊNCIA NO ESTADO EM ATENDIMENTO À SAÚDE

Depois receber a ONA3, UNIMED Araraquara recebeu visitas das cooperativas de Itapetininga, Bauru e São Carlos para mostrar os fatores que garantiram o reconhecimento para a acreditação.


No fim de maio, uma equipe de profissionais da UNIMED Itapetininga esteve em Araraquara para conhecer os processos que levaram a Hospital São Paulo – UNIMED a receber no início daquele mês, certificação de excelência dado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA3 que garante o reconhecimento da qualidade dos processos de gestão, segurança do paciente e o comprometimento com a melhoria contínua no atendimento.


Essa foi a primeira de três visitas que o HSP recebeu após acreditação de nível 3 pela ONA. Em junho, equipes das UNIMEDs de Bauru e São Carlos também estiveram na cidade para conhecer e trocar experiência que possibilitem a conquista de qualidade e excelência no atendimento à saúde. Segundo a supervisora estratégica da UNIMED Araraquara, Gabriela Arnosti Neves, essa troca de informação é importante independentemente do grau do hospital ou do número de leitos. “A importância de receber esse tipo de visita é aproximar e facilitar o relacionamento entre as UNIMEDs, já que a UNIMED está sempre próxima à realidade do atendimento à saúde que o cliente almeja”, ressalta.


A supervisora estratégica da UNIMED Araraquara revela que cada uma das UNIMEDs visitantes tem um perfil. “A UNIMED Itapetininga tem nível 1 na ONA e a equipe priorizou conhecer a gestão de suprimentos do HSP, principalmente a dinâmica do funcionamento da farmácia e almoxarifado, já que o nosso processo está consolidado no nível 3”.


A UNIMED São Carlos também tem ONA1 e a equipe que visitou o HSP buscou informações sobre a farmácia e, também o SND – Serviço de Nutrição e Dietética, que agrega a cozinha propriamente dita e também a parte de nutrição clínica do hospital.


Já a equipe da UNIMED Bauru que possui o ONA3 e está em processo de nova certificação dentro normas atualizadas estabelecidas pela Organização Nacional de Acreditação veio até o HSP - UNIMED Araraquara para entender as expectativas do manual novo “Nós fomos uma das primeiras UNIMEDs a conseguir o nível 3 no manual novo, então podemos auxiliar outras unidades nesse processo”, finaliza Neves.