Conheça aqui, o que a Unimed Tem!

Unimed Araraquara adquire equipamento de leitor de urina totalmente otimizado

Laboratório de Análises Clínicas da cooperativa é o primeiro da cidade a contar com esse serviço

A tecnologia é uma das principais parceiras da medicina na hora de salvar vidas, criando novas possibilidades e auxiliando em diagnósticos diversos. Ciente desta premissa e sempre focada na busca pelo melhor para o seu beneficiário, a Unimed Araraquara fez a aquisição de um novo equipamento para o seu Laboratório de Análises Clínicas: o UN 300, da marca Sysmex.

Junção do UC 3500 com o UF 5000 e o UD10, o maquinário atua como um leitor de urina totalmente otimizado, cuja qualidade da análise é perfeita. A Unimed é a primeira a contar com esse equipamento na cidade.

"Esse aparelho proporciona uma maior rapidez e volume, conseguindo analisar cerca de 60 urinas por hora. O mesmo também funciona na análise de fluídos corporais, líquido pleural, quando há análise da água no pulmão, e o liquor, para a meningite", comenta o Dr. Reinaldo Bonfá, responsável técnico.

O UN300 também informa, com mais precisão, o número de bactérias e células diferentes, assim como os cristais. Normalmente, esse processo é feito, manualmente, pelo profissional do laboratório através de um microscópio e centrífuga. "Nenhum outro aparelho trabalha como ele. Ele diminui a necessidade de intervenção humana e, conseqüentemente, do erro", finaliza o Dr. Bonfá.

Fonoaudiologia

Acompanhamento Fonoaudiológico em crianças ganha nova preocupação durante a pandemia

Para Fernanda Custódio, fonoaudióloga do Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida), novo cenário pode ocasionar dificuldades na fala e linguagem.

Uma das medidas adotadas para combater a propagação do novo coronavírus, o isolamento social trouxe algumas deficiências no desenvolvimento da fala e linguagem das crianças que estão em casa, longe de amigos e familiares, de uma maneira geral.

Mesmo com a reabertura das escolas, muitos pequenos mantiveram sua rotina caseira, com os pais trabalhando em home office ou sob os cuidados de outros adultos. Atrasos no desenvolvimento oral, na leitura e na escrita foram os mais evidenciados no atual panorama.

"O aumento do uso de aparelhos eletrônicos como tablets, celulares ou computadores para distrair e entreter as crianças é um dos motivos que também acabaram prejudicando a interação, até mesmo no ambiente familiar, atrasando o desenvolvimento da comunicação como um todo”, comenta Fernanda Custódio, fonoaudióloga do Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida).

Ainda segundo a especialista, esse cenário que envolve a fonoaudiologia infantil faz parte de um novo momento: as "Crianças da Pandemia”, título que reúne pequenos de 0 – 10 anos prejudicados com a privação social e a falta da freqüência escolar, que envolve, além do contato social, o conteúdo pedagógico.

“As crianças estão em constante desenvolvimento e têm condições de reverter toda essa demanda estabelecida, melhorando, assim, o seu quadro de dificuldades e alterações, sempre com muita segurança, protocolos adequados e profissionalismo. É um grande desafio para todos nós. Por isso, contar com um plano de saúde tão abrangente quanto o da Unimed é de suma importância", comenta.

Cuidados em casa

Na avaliação da fonoaudióloga, algumas dicas simples podem ser adotadas no dia a dia para melhorar a comunicação verbal, em casa. Crianças que estão começando a falar, por volta de 1 ano ou que estão em pleno desenvolvimento de fala e linguagem, entre os 2 ou 3 anos, devem ser, diariamente, estimuladas através dos cinco sentidos: audição, visão, tato, olfato e paladar.

"Primeiramente, organize a rotina das atividades da família para que os pais possam participar das execuções. Priorize ações que exijam a atenção, concentração e o contato visual, que são algumas das habilidades básicas para o desenvolvimento da fala e da linguagem. Use comandos não verbais (como “dar tchau”, jogue um beijo, balance os braços, entre outros) e expressões faciais. Imite sons (de animais, de meio de transportes, do que usamos em casa). Use músicas. Nomeie tudo, e solicite que ela repita, sempre chamando a atenção para a boca, mostrando, assim, a forma que o som é produzido. E, qualquer dúvida, agende uma avaliação com o profissional especializado", finaliza Fernanda Custódio.

Fonoaudiológico
Hemodinâmica

Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital São Paulo - Unimed Araraquara é sinônimo de excelência e confiabilidade em todo o Estado de São Paulo

“Em mais de 20 anos de atendimentos, setor acumula mais de 15 mil procedimentos”, pontua o Dr, João Oravio Junior, responsável técnico pelo setor

Responsável por estudar os movimentos e pressões da circulação sanguínea para diagnosticar e tratar doenças com métodos seguros e, minimamente invasivos, o setor de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital São Paulo - Unimed Araraquara é sinônimo de excelência e confiabilidade figurando entre os melhores serviços do interior do Estado de São Paulo.

A afirmação é assinada pelo cardiologista Dr. João Oravio Junior, responsável técnico pela divisão. "Há 20 anos, oferecemos um serviço que, com toda certeza, está entre os melhores. Contamos com equipamentos de elevada tecnologia e uma equipe altamente especializada. Já fizemos mais de 15 mil procedimentos", confirma.

Acolhendo pacientes encaminhados por médicos da Unimed -especialistas em Neurologia, Cirurgia Vascular e, principalmente, Cardiologia - o departamento realiza procedimentos ligados às doenças do coração, como infarto, angina e arritmias. O mesmo ocorre com enfermidades relacionadas aos vasos sanguíneos, como obstruções, tromboses, aneurismas e isquemias e malformações vasculares.

“Somos, também, um dos maiores centros regionais de intervenção percutânea na válvula aórtica -TAVI- com mais de 30 procedimentos realizados com êxito pleno", completa o Dr. João Oravio. (Confira detalhes específicos sobre os procedimentos no quadro).

Desde 2018, as doenças cerebrovasculares são tratadas pelo Dr. Lucas Eduardo Bonadio, especialista em Neurocirurgia e Neurorradiologia Terapêutica. São elas: aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas, acidente vascular isquêmico, doenças das carótidas e vertebrais e fístulas arteriovenosas. "Visamos ajudar os pacientes a se sentirem melhores para recolocá-los, rapidamente, em suas atividades diárias”, contextualiza o médico.

Tecnologia e saúde

Em 2020, reforçando seu compromisso na busca de novas possibilidades de tornar os diagnósticos ainda mais precisos por meio da tecnologia, o setor de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital São Paulo - Unimed Araraquara adquiriu o angiógrafo Siemens Artis One, equipamento de última geração que permite imagens de melhor qualidade e em 3D.

“Com ele, os profissionais conseguem abordar casos mais graves com maior segurança para o paciente, além de reduzir a exposição às doses de emissão de raio X também usadas nesses equipamentos”, finaliza o responsável técnico.

Interessados em saber mais informações sobre os planos de Saúde da Unimed Araraquara, procurar o departamento de vendas localizado na Rua Carlos Gomes, 1943, no Centro. O telefone para contato é (16) 3303.1550.

Psicologia

‘Contar um plano de saúde com atendimento psicológico é mais do que essencial, neste momento’

Segundo Aline Tellaroli, psicóloga da Unimed Araraquara, pandemia de Covid-19 intensificou os atendimentos de saúde mental no Univida

As mudanças nas rotinas familiares e sociais, bem como a introdução abrupta de novos hábitos - mesmo com a flexibilização da quarentena -, ainda representam um grande desafio para o ser humano dentro deste cenário de pandemia de Covid-19 que atinge o Brasil há mais de um ano.

Logo, além dos cuidados físicos, a ressonância dessa doença causada pelo novo coronavírus também reafirmou a importância de cuidar da saúde mental. Segundo estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro o Brasil registrou, de março de 2020 até os dias de hoje, um aumento de 50% nos quadros de depressão e 80% nos casos de ansiedade.

Esse cenário emergente é confirmado por Aline Tellaroli, psicóloga do Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida). Segundo ela, essa demanda urgente foi superada por meio do esforço e dedicação dos qualificados profissionais de psicologia da Unimed Araraquara que atendem, hoje, pacientes dos dois aos 80 anos. Os beneficiários recebem o tratamento após uma avaliação solicitada por um médico especialista.

“A pandemia nos trouxe novas lições e responsabilidades. O atendimento psicológico é um forte aliado nesse combate à Covid-19, só que por outros meios. O estresse e a ansiedade são os mais comuns. Por isso, contar com um plano de saúde que oferece esse tipo de benefício é mais do que essencial, nesse momento”, comenta.

Ainda dentro desse cenário pandêmico, um detalhe chamou a atenção da profissional: o aumento da procura por acolhimento por parte de crianças e adolescentes. Para Aline, o isolamento social, as demandas escolares em um novo cenário de aprendizagem, entre outras situações, promovem novas emoções e aflições.

“O incremento da exposição na internet também trouxe um aumento na vulnerabilidade emocional das crianças e jovens. Muitos não conseguem se expressar por medo, por exemplo. Nesta fase, o acompanhamento profissional é de suma importância”, finaliza Aline Tellaroli.

Interessados em saber mais informações sobre os planos de Saúde da Unimed Araraquara, procurar o departamento de vendas localizado na Rua Carlos Gomes, 1943, no Centro. O telefone para contato é (16) 3303.1550.

Psicologa Aline Tellaroli
Atividades físicas remotas

Univida promove atividades físicas remotas e gratuitas para colaboradores de empresas beneficiadas

Em tempo de pandemia, profissionais da Unimed Araraquara sugerem exercícios variados para promover bem estar físico e mental; processo garante segurança para todos os envolvidos

A prática de exercícios físicos sempre foi sinônimo de uma vida saudável. Com a chegada da pandemia de COVID -19 e suas novas imposições de trabalho, consumo e socialização, profissionais da área buscaram novas soluções para que esse conteúdo essencial, cujos benefícios também são psicológicos, continuasse na rotina do ser humano.

E essa adequação de acolhimento ganhou espaço nas atividades físicas oferecidas pelos profissionais do Univida - Centro Unimed de Qualidade de Vida dentro do Univida Empresas, projeto exclusivo que oferta, gratuitamente, diversas ações ligadas à qualidade de vida aos colaboradores de empresas que possuem contrato com a cooperativa.

De maneira remota, o educador físico da Unimed, através de um link gerado em uma plataforma de vídeochamadas on-line, comanda uma aula com os funcionários que estão em home office, ou mesmo in loco, tudo com um horário pré-agendado.

"Os exercícios foram adaptados para oferecer o máximo de segurança ao praticante, sem deslocamentos e sempre de acordo com a demanda da empresa", explica Leonardo Sanioto Júnior, educador físico.

A atividade tem duração de 15 a 20 minutos. Os movimentos propostos visam aliviar as tensões decorrentes das tarefas relacionadas ao dia a dia, bem como trabalhos de respiração e relaxamento. "A idéia é promover um alívio, além de físico, mental, como a redução da ansiedade. Também orientamos algumas técnicas para o dia a dia", completa Sanioto.

Para solicitar o serviço, as empresas que contam com a Unimed Araraquara como plano de saúde devem procurar o Univida em sua sede (Av. Papa João Paulo I, 1400 - Jardim Higienopolis), ou ligar no número (16) 3303-1590. "Depois da solicitação, será realizada uma avaliação, viabilizando o atendimento da empresa solicitante, finaliza Sanioto.

Educador Físico Univida