Conheça, aqui, o que a Unimed Tem!

Psicologia

Pandemia de Covid-19 intensifica os atendimentos psicológicos no Univida

‘Contar um plano de saúde com atendimento psicológico é mais do que essencial, neste momento’ Segundo Aline Tellaroli, psicóloga da Unimed Araraquara, pandemia de Covid-19 intensificou os atendimentos de saúde mental no Univida

As mudanças nas rotinas familiares e sociais, bem como a introdução abrupta de novos hábitos - mesmo com a flexibilização da quarentena -, ainda representam um grande desafio para o ser humano dentro deste cenário de pandemia de Covid-19 que atinge o Brasil há mais de um ano.

Logo, além dos cuidados físicos, a ressonância dessa doença causada pelo novo coronavírus também reafirmou a importância de cuidar da saúde mental. Segundo estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro o Brasil registrou, de março de 2020 até os dias de hoje, um aumento de 50% nos quadros de depressão e 80% nos casos de ansiedade.

Esse cenário emergente é confirmado por Aline Tellaroli, psicóloga do Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida). Segundo ela, essa demanda urgente foi superada por meio do esforço e dedicação dos qualificados profissionais de psicologia da Unimed Araraquara que atendem, hoje, pacientes dos dois aos 80 anos. Os beneficiários recebem o tratamento após uma avaliação solicitada por um médico especialista.

“A pandemia nos trouxe novas lições e responsabilidades. O atendimento psicológico é um forte aliado nesse combate à Covid-19, só que por outros meios. O estresse e a ansiedade são os mais comuns. Por isso, contar com um plano de saúde que oferece esse tipo de benefício é mais do que essencial, nesse momento”, comenta.

Ainda dentro desse cenário pandêmico, um detalhe chamou a atenção da profissional: o aumento da procura por acolhimento por parte de crianças e adolescentes. Para Aline, o isolamento social, as demandas escolares em um novo cenário de aprendizagem, entre outras situações, promovem novas emoções e aflições.

“O incremento da exposição na internet também trouxe um aumento na vulnerabilidade emocional das crianças e jovens. Muitos não conseguem se expressar por medo, por exemplo. Nesta fase, o acompanhamento profissional é de suma importância”, finaliza Aline Tellaroli.

Interessados em saber mais informações sobre os planos de Saúde da Unimed Araraquara, procurar o departamento de vendas localizado na Rua Carlos Gomes, 1943, no Centro. O telefone para contato é (16) 3303.1550.

Psicologa Aline Tellaroli
Atividades físicas remotas

Univida promove atividades físicas remotas e gratuitas para colaboradores de empresas beneficiadas

Em tempo de pandemia, profissionais da Unimed Araraquara sugerem exercícios variados para promover bem estar físico e mental; processo garante segurança para todos os envolvidos

A prática de exercícios físicos sempre foi sinônimo de uma vida saudável. Com a chegada da pandemia de COVID -19 e suas novas imposições de trabalho, consumo e socialização, profissionais da área buscaram novas soluções para que esse conteúdo essencial, cujos benefícios também são psicológicos, continuasse na rotina do ser humano.

E essa adequação de acolhimento ganhou espaço nas atividades físicas oferecidas pelos profissionais do Univida - Centro Unimed de Qualidade de Vida dentro do Univida Empresas, projeto exclusivo que oferta, gratuitamente, diversas ações ligadas à qualidade de vida aos colaboradores de empresas que possuem contrato com a cooperativa.

De maneira remota, o educador físico da Unimed, através de um link gerado em uma plataforma de vídeochamadas on-line, comanda uma aula com os funcionários que estão em home office, ou mesmo in loco, tudo com um horário pré-agendado.

"Os exercícios foram adaptados para oferecer o máximo de segurança ao praticante, sem deslocamentos e sempre de acordo com a demanda da empresa", explica Leonardo Sanioto Júnior, educador físico.

A atividade tem duração de 15 a 20 minutos. Os movimentos propostos visam aliviar as tensões decorrentes das tarefas relacionadas ao dia a dia, bem como trabalhos de respiração e relaxamento. "A idéia é promover um alívio, além de físico, mental, como a redução da ansiedade. Também orientamos algumas técnicas para o dia a dia", completa Sanioto.

Para solicitar o serviço, as empresas que contam com a Unimed Araraquara como plano de saúde devem procurar o Univida em sua sede (Av. Papa João Paulo I, 1400 - Jardim Higienopolis), ou ligar no número (16) 3303-1590. "Depois da solicitação, será realizada uma avaliação, viabilizando o atendimento da empresa solicitante, finaliza Sanioto.

Educador Físico Univida