POLÍTICA DA QUALIDADE

1 OBJETIVO

Formalizar um compromisso com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade, dentro das melhores práticas, em conformidade regulatória na sua área de atuação e requisitos normativos, com foco na satisfação das partes interessadas.

2 DIRETRIZES

  • Validar nossos processos de cuidados a saúde através de auditorias internas e externas;
    • Para essa política, entende-se como auditoria interna, as auditorias de processos realizadas pela equipe do Escritório da Qualidade, cuja finalizada não está relacionada com as atividades do Comitê de auditoria interna.
  • Melhorar continuamente nossos processos através da utilização de ferramentas da qualidade;
  • Cumprir e fazer cumprir a gestão dos documentos da organização, a fim de garantir a padronização dos processos e identidade organizacional;
  • Realizar a tomada de decisões com base na análise crítica de indicadores de resultado, analisar as metas e tolerâncias visando um processo crítico através dos resultados obtidos;
  • Implantar, gerenciar e seguir as diretrizes dos protocolos e procedimentos institucionais e setoriais com foco em segurança, qualidade e sustentabilidade da organização;
  • Gerir as não conformidades relacionadas aos processos com objetivo de garantir a melhoria contínua;
  • Apoiar a área do Centro de Informações Estratégicas para a criação, revisão, exclusão de indicadores e alteração de meta e tolerância dentro do Sistema Qualiex;
  • Acompanhar a área de Gerenciamento de Risco e Compliance para a identificação, gerenciamento, redução ou mitigação dos riscos de negócios e assistenciais;
  • Apoiar os projetos e ações relacionados com a estratégia e interesse da cooperativa;
  • Fica instituído que a responsabilidade de parametrização/ configuração dos módulos do Qualiex são do Escritório da Qualidade, ou seja, qualquer mudança ou necessidade diferente do que está configurado no sistema deve ser informado para o Escritório da Qualidade.
Para que isso seja possível:
  • As ações e atribuições da área e dos profissionais responsáveis pelo sistema de gestão da qualidade, intitulado escritório da qualidade, estão validadas pelo diretor presidente e demais diretores através de apresentações das ações e desempenho;
  • O cumprimento desta política aplica-se a todos os profissionais atuantes na Unimed de Araraquara e seus recursos próprios, sejam eles, diretores, médicos, gestores, colaboradores e terceiros;
  • Para validar seus processos, a Unimed de Araraquara definiu seu sistema de gestão da qualidade para a operadora com base nos requisitos da RN Nº 507, de 30 de Março de 2022; para o recurso próprio, Hospital São Paulo, os requisitos estão baseados no Manual Brasileiro de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, através de auditorias externas certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).