^
Home > Institucional > Sustentabilidade

Sustentabilidade


O sistema Unimed tem como base fundamental os princípios do cooperativismo que garantem a autonomia e a gestão democrática das cooperativas, bem como o desenvolvimento e o cuidado com as comunidades em que suas operações estão inseridas.


Projeto Mais Esporte

Projeto em parceria com a Prefeitura de Araraquara, abrangendo cerca de 6.000 crianças e adolescentes em mais de 20 modalidades esportivas espalhadas nos bairros de Araraquara.


Projeto Pescar

O Projeto Pescar tem por objetivo promover ações sociais junto a empresas, por meio de uma franquia social que permita o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes em situações de vulnerabilidade social. Conta com atendimento médico-hospitalar (sem órtese e prótese) para os alunos regularmente inscritos na escola mantida pelo projeto. Este projeto é uma parceria entre a Unimed, o Centro Educacional Carlos Guilherme Eduardo Fischer e a Fundação Projeto Pescar.


Bom de Bola, Bom na Escola

A Unimed também mantém um convênio com o Projeto "Bom de Bola, Bom na Escola", desenvolvido pelo Grupo Fischer. A Unimed presta toda a assistência médica e hospitalar aos participantes, oferecendo o que há de melhor em plano de saúde na região. O objetivo da Unimed é não só aplicar a medicina curativa (consultas, exames, raios X, fisioterapia, internações clínicas e cirúrgicas), mas principalmente cuidar da saúde desses garotos, visando a reduzir o risco de doenças e melhorar a qualidade de vida por meio da medicina preventiva. Isso é feito com palestras, campanhas educativas e orientações de hábitos saudáveis aos futuros atletas.


Projeto SABSA

A parceria entre a Unimed de Araraquara e a SABSA foi iniciada em 2003 e começou atendendo 75 crianças, e hoje conta com aproximadamente 95. Visa a proporcionar às crianças previamente cadastradas na Sociedade de Amigos do Bairro do Santa Angelina atendimento médico-hospitalar de urgência e emergência na Unidade de Emergência da Unimed Araraquara. O Projeto é voltado a atividades como: esporte, oficinas profissionalizantes, culturais e educacionais.


Projeto Felix

Em Abril de 2011 a Unimed e a Associação Mulher Unimed de Araraquara implantaram o Programa Felix. O projeto faz parte da política de Responsabilidade Socioambiental da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo - FESP, que visa uma atuação sólida e profissional para a inclusão social e a construção da cidadania, em busca de um mundo menos desigual e mais humano. O Programa Felix consiste em um conjunto de ações direcionadas à inclusão digital de crianças e adolescentes que têm pouco ou nenhum acesso às tecnologias da informação e comunicação e, após análise interna, definiu-se como parceiro para esse Projeto o Lar Escola Redenção, no bairro Yolanda Ópice, denominado Núcleo "Bezerra de Menezes" que atende cerca de 37 crianças e adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 07 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade e exclusão social, provenientes de famílias de baixa renda. Formaram-se neste programa duas turmas e a terceira está em andamento, iniciada em fevereiro de 2012.


Voleisol

O Projeto talentos na Escola - Voleisol, em parceria com a Fundesport, iniciado em 2009 com cerca de 60 crianças, saltou em 2011 para 600 inscritos. O Projeto visa o aprimoramento nas categorias de base da modalidade do Voleibol, como forma de valorização e inclusão social dessas crianças e adolescentes, com o objetivo de utilizá-los futuramente nas categorias profissionais. A Unimed auxilia o projeto financeiramente.