Unilab


O Unilab - Laboratório de Análises Clínicas - é o responsável pelos exames de análises clínicas. Possui os equipamentos mais modernos e um rigoroso controle de qualidade.
Realiza todos os tipos de exames: bioquímica, hormônios, parasitologia, urinálise, microbriologia e hematologia. A confiabilidade dos processos é comprovada por duas certificações concedidas por instituições renomadas na área de proficiência laboratorial. 
Pelo 12º ano consecutivo recebeu o PNCQ.  E pelo 8º ano consecutivo o certificado do ControlLab.
Para informações adicionais e esclarecimentos a respeito de outros exames, conte com o apoio do Unilab pelo telefone (016) 3303-1800 ou através do e-mail unilab@unimedara.com.br.


Resultado de Exames

Horários de Funcionamento
Segunda à Sexta 6h30 às 18h00
Sábado 6h30 às 12h00
Horários de Coletas
Exames Eletivos
Segunda à Sabado 6h30 às 11h00
Exames de urgência
Segunda à Sexta 6h30 às 17h00
Sábado 6h30 às 11h00

Dúvidas Frequentes

Sim.Portanto, qualquer medicamento que o paciente esteja tomando deve ser informado. Caberá ao médico do paciente orientá-lo quanto a possibilidade de suspender ou não a medicação para a realização do exame.
Nem todos. Portanto, siga sempre as recomendaçãos relativas ao exame solicitado.
Não, mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina e mesmo em alguns exames de sangue.
Sim, especialmente o de triglicérides, frações do colesterol e vitamina E. O ideal é, antes de fazer o exame, ficar 24 horas sem ingerir bebidas alcoólicas.
Não se deve fumar, particularmente nos dias de exames de curva glicêmica.
Sim, especialmente nas dosagens de vitaminas C e E. Consulte seu médico quanto à necessidade de suspender a ingestão de vitaminas.
Sim, no exmae de urina, por exemplo. Por isso, o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Caso seja urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, adotando-se cuidados de antisepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar a mistura de sangue com a urina.
Não são todos, apenas aqueles que sofrem variação conforme o dia do clico, tais como LH, FSH, estradiol e progesterona. Para a realização destes exames é necessário informar o primeiro dia do último ciclo menstrual.
Para diagnóstico de infeccção urinária, solicita-se desprezar o primeiro jato de urina, uma vez que este pode conter células, microorganismos e/ou secreções que podem estar presentes na uretra e interferir nos resultados.
Sim, principalmente no de triglicérides. Em caso de dúvida, peça orientação ao laboratório ou a seu médico antes de fazer o exame.

Orientações para exames

Manter dieta normal, sem sair da rotina alimentar. Jejum de 12 horas ou conforme orientação médica
Manter dieta normal, sem sair da rotina alimentar.Jejum conforme orientação médica.
Jejum de 12 horas sendo permitido somente a ingestão de água e não fazer uso de bebida alcoólica 24 horas antes de realizar a coleta.
Agendar o exame com antecedência no laboratório.Jejum de 12 horas.Dieta rica em carboidratos que consiste em acrescentar massas e doces as refeições usuais, nas 72 horas que antecedem o exame. Não tomar bebida alcoólica na véspera. Informar medicamentos em uso nos últimos 30 dias.
Jejum de 4 hotas. Não manter relações sexuais nas 48 horas que antecedem o exame. Não realizar sondagem uretral ou toque retal até 72 horas antes do exame, ultrassom transretal até 7 dias, colonoscopia até 15 dias ou biopsia de próstata até 30 dias antes do exame. Não fazer exercício em bicicleta nos 2 dias que antecedem o exame.
Jejum de 8 horas e aguardar em repouso por 30 minutos no laboratório para coleta do exame.
Colher amostra da primeira urina da manhã em frasco apropriado. Preferencialmente a coleta deve ser realizada no laboratório, ou então deve-se colher a urina após 3 horas de abstinência urinária. Para os casos de coletas realizadas em casa, o material deve ser levado ao laboratório no prazo máximo de 1 hora e meia.
Colher amostra da primeira urina do dia no laboratório ou solicitar material e orientação na véspera do exame para coleta em residência.
1º dia: Ao acordar, desprezar a 1ª urina e colher todas as outras urinas do dia no frasco fornecido pelo laboratório(marcando o horário do inicio da coleta). 2º dia: Ao acordar, deve-se urinar no mesmo frasco e levar ao laboratório o volume total colhido em 24 horas.
Preparo: não ingerir leite e derivados durante 3 dias (queijos, manteiga, iogurte e alimentos ricos em cálcio). E alimentos ricos em cálcio. No 3º dia coletar a urina conforme Coleta de Urina 24 horas. Obs.: Manter a dieta inclusive durante o período de coleta.
Coletar as fezes em frasco apropriado, ou em papel ou plástico, e transferir em seguida para o frasco. A coleta das fezes deve ser realizada no período da manhã, e deve ser entregue logo em seguida ao laboratório. Caso não seja possível, deve-se armazenar o frasco em um saco plástico e guardá-lo na geladeira, por um período de no máximo 12 h.
Manter a seguinte dieta durante 5 dias: Alimentos proibidos: alimentos ricos em ferro e/ou coloração avermelhada, carne vermelha, beterraba, verduras escuras, legumes vermelhos, feijão, presunto, mortadela, salsicha, salame. Alimentos permitidos: arroz, carne branca de frango e peixe, frutas brancas, batata, mandioca, leite sem ferro, macarronada sem carne ou molho de tomate, pão.

Conheça mais a estrutura do Unilab