#Viva uma vida saudável!


O Univida é o Centro Unimed de Qualidade de Vida. Um centro que oferece aos clientes, vários programas de saúde com um único objetivo: viver uma vida saudável.

Neste local, o cliente pode participar de atendimento psicológico, nutricional, de terapia ocupacional, de fonoaudiologia e de clínica de fisioterapia, além de programas como Atividade Física, Cirurgia Bariátrica, Refluxo e o Programa Vida Nova Gestante.

A Clínica de fisioterapia foi implantada em 1997 com objetivo de oferecer aos clientes Unimed um atendimento de alta qualidade e tecnologia em diversas áreas da fisioterapia como: Ortopedia, Neurologia (incluindo Therasuit), Respiratória e RPG.

Todos os atendimentos oferecidos pelo Univida estão disponíveis através do encaminhamento médico e acessíveis, também, a clientes de outras Unimed’s.

O Univida conta também com estrutura ampla, acessibilidade e estacionamento dentro de suas dependências.


Conheça nossa estrutura!


De acordo com Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - V (DSM - V) o TEA tem critérios baseados em Déficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação e nas interações sociais, assim como: déficits expressivos no comportamento verbal usados para interação social; falta de reciprocidade social; incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento; padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades; comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns; excessiva adesão/aderência a rotinas e padrões ritualizados de comportamento; interesses restritos, fixos e intensos. Os sintomas devem estar presentes no início da infância, mas podem não se manifestar completamente até que as demandas sociais excedam o limite de suas capacidades.

Cada uma dessas variações envolvem situações, apresentações e graduações diferentes entre si, que vão de leves a graves, razão do uso do termo “spectro”.

A Unimed de Araraquara, através do Centro Unimed de Qualidade de Vida (UNIVIDA), pensando em oferecer aos seus clientes com diagnóstico de TEA, um atendimento diferenciado através de uma avaliação específica e com intervenção multidisciplinar, desenvolveu o PROGRAMA ESPECIAL AUTISMO, visando desta forma proporcionar uma maior qualidade de atendimento.

Objetivos do Programa
  • Auxiliar os familiares na compreensão do TEA;
  • Orientar as famílias quanto as estratégias para o convívio com crianças e adultos com TEA;
  • Orientar as famílias em como dar continuidade ao tratamento no ambiente familiar e escolar;
  • Fornecer atendimento multidisciplinar.

O Univida baseou todo o seu Programa nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Apllied Behavior Analysis), estratégia sistematizada com embasamento científico. Todos os profissionais envolvidos no Programa Especial Autismo, estão altamente qualificados em suas áreas de atuação e receberam rigoroso treinamento sobre as estratégias e a aplicação da Análise do Comportamento Aplicada.

Os atendimentos são realizados no Núcleo de Terapias Unimed, em estrutura física criada especialmente para o Programa, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por: Psicólogos, Pedagogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Fisioterapeuta e Educador Físico. As avaliações são realizadas pelos profissionais de forma individualizada e sistematizada no início do tratamento e são repetidas periodicamente. O processo de avaliação contém o levantamento do histórico de vida (família, escola e pessoa com TEA), através de análises de habilidades de comunicação e sociais, conhecimento das barreiras para aprendizagem, independência e autonomia para realizar as atividades diárias, e só então poderá ser estabelecida a elaboração do Plano Educativo Individual (PEI), que será aplicado por três vertentes: Terapias, Família e Escola, definindo-se a quantidade de horas a serem realizadas por cada segmento.

Para ser atendido pelo Programa Especial Autismo, o cliente deve possuir um encaminhamento médico, dirigir-se ao Univida para a devida autorização e encaminhamento para a realização do Plano de Avaliação junto a equipe multidisciplinar.

O Projeto - Univida Empresas tem como objetivo orientar os colaboradores das empresas que possuem contrato com a Unimed Araraquara e à comunidade em geral, sobre a prevenção de doenças, por meio da mudança de hábitos e conscientização da importância do tratamento clínico.

Os temas disponíveis são:

Nutrição
  • Nutrição
  • Benefícios de uma alimentação saudável;
  • Hipertensão - Cuide-se para evitar;
  • Terapia Nutricional no Diabetes Mellitus;
Psicologia
  • Dependência Química e outras compulsões;
  • Tabagismo: Porque as pessoas fumam;
  • Relacionamento Familiar: Quantidade x Qualidade
  • Ansiedade no trabalho;
  • Auto conhecimento – autoestima
  • Distúrbios Emocionais da atualidade;
  • Suicídio
Atividade Física
  • Atividade Física e seus benefícios no ambiente corporativo;
  • Atividade Física e postura frente aos desafios
  • Estresse na empresa – identificando e combatendo;
  • Os perigos da busca do corpo perfeito.
  • Qualidade de vida.
Enfermagem
  • Infecções Sexualmente Transmissíveis

As solicitações deverão ser feitas com 30 dias de antecedência através do e-mail:palestras_univida@unimedara.com.br ou pelos telefones 3303-1598/3303-1590 de segunda a sexta das 08h00 às 18h00.


Gas Brasiliano

A Unimed Araraquara, por meio de sua equipe do Univida (Centro Unimed de Qualidade de vida), promove um projeto de medicina preventiva junto às empresas clientes. A primeira delas foi a GasBrasiliano, em maio deste ano.

O objetivo principal do projeto na GasBrasiliano foi promover o gerenciamento do estado nutricional do grupo a fim de minimizar as possibilidades do desenvolvimento de doenças crônicas, como cardiovasculares, obesidade, diabetes, dentre outras, através de índices propostos em cada ciclo de vida.

A partida inicial foi um levantamento do perfil epidemiológico por meio de um questionário de condições gerais da saúde. Após a entrega dos formulários preenchidos pelos funcionários, foi feita a tabulação dos dados e apresentados os resultados aos coordenadores da ação, com sugestões de como trabalhar a equipe dentro dos perfis obtidos.

Foram realizadas atividades com orientações sobre hábitos alimentares e incentivos à prática de atividade física, desenvolvidas durante todos os 6 meses, às sextas-feiras, através de avaliações nutricionais, retornos e orientações, ginástica laboral e palestras educativas.

Participou do projeto uma equipe multidisciplinar, enfermeira, nutricionista, educadores físico e psicólogo.

Como meta, foi sugerida a redução de IMC e circunferência abdominal, melhora na qualidade de vida e autoestima, aumento na prática de atividade física e controle de peso.

Os resultados atingidos a partir da meta principal foi a melhora no estado nutricional em 40% dos funcionários atendidos. Pode-se concluir que o resultado do programa foi satisfatório, uma vez que 41% melhoraram o IMC e 67% diminuíram a circunferência abdominal, o que hoje em dia é considerado tão importante quanto a redução do peso.

Para Renata Bortolossi, coordenadora do Univida, o projeto foi surpreendente. "Tanto os funcionários da GasBrasiliano como a nossa equipe multidisciplinar aprenderam muito durante todo o projeto. Foi gratificante o grande número de participantes de forma engajada e, claro, ficamos realizados com os resultados obtidos".

Walter Fernando Piazza Júnior, Diretor Presidente da GasBrasiliano, declarou a satisfação da empresa com o trabalho realizado. "Acreditamos muito no projeto da Univida e ficamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos na GasBrasiliano. Os profissionais designados são excelentes, muito experientes e conduzem as atividades com habilidade, envolvimento e descontração, promovendo integração e alcançando os resultados além daqueles esperados"


Univida Araraquara

Demais estabelecimentos - Clínica
CNPJ 45.272.366/0006-62
Serviço(s): Fisioterapia, Centro de terapias
Rua Papa João Paulo I, 1.400 -
Jardim Higienópolis - 14807-253 - Araraquara / SP
Telefone: (16) 3303-1590

Univida Matão

Demais estabelecimentos - Clínica
CNPJ 45.272.366/0014-72
Serviço(s): Centro de terapias
Avenida Padre Nelson Antonio Romão, 455 -
Centro - 15990-350 - Matão / SP
Telefone: (16) 3383-2900 - 3383-2901

Localização privilegiada e de fácil acesso