Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara faz treinamento com brigada com simulações práticas de prevenção a incêndio
Compartilhe:

Publicada em: 11/11/2020
Atividades realizadas na segunda, 16, teve a participação de cerca de 100 colaboradores do hospital como médicos e demais profissionais de saúde, além de outros funcionários.

A rotina de Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara ficou diferente na segunda-feira (16) com a realização do treinamento da Brigada de Emergência em Atendimento do hospital, organizado pelo hospital através do SESMT - Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho
Formada por cerca de cem funcionários do HSP entre médicos, enfermeiros e também colaboradores, a brigada, anualmente, passa por treinamento teórico e prático para atualizar procedimentos e protocolos e, assim cumprir a Instrução Técnica – IT 17 do Corpo de Bombeiros.
O treinamento teve várias etapas. Além de aulas teóricas, a brigada participou de atividades práticas com várias simulações. A primeira delas foi no quarto de fumaça em que geradores de fogo fizeram supostas vítimas em um incêndio, que tiveram que ser resgatadas numa prancha e removidas para um lugar seguro para os devidos cuidados. Essa atividade contou com um caminhão equipado no estacionamento do hospital.
Em outra etapa, os brigadistas foram submetidos a uma situação de princípio de incêndio no segundo andar do hospital em que evacuaram a área e socorreram possíveis vítimas com a utilização da técnica do lençol e do colchão para a retirada de pacientes. Já na última etapa do treinamento, a simulação aconteceu no primeiro andar do hospital e foram encenadas situações da retirada de um bebê, de um paciente de cadeira de rodas e outro em atendimento na emergência.
Segundo o representante da SESMT, Leônidas Mori, todas as situações simuladas contaram com a participação dos brigadistas ou como vítimas, ou pacientes ou profissionais da saúde, exceto no caso do atendimento ao bebê que foi utilizado um boneco.
Mori salienta que esse treinamento é muito importante porque visa a segurança dos pacientes e colaboradores do HSP através da realização de ações preventivas e corretivas que estabeleçam protocolos para casos de incêndio. “A importância dessas atividades está no fato de evitarem desastres e minimizarem riscos”, finaliza.

Fonte: Unimed Araraquara

Compartilhe: